Olá! | De Mãe para Mãe

Olá!

Responda
13 mensagens
Lisbela -
Desde 05 Abr 2020

Olá, mamãs e futuras mamãs! Sorriso
Descobri que estou grávida sexta e hoje entrei em total desespero.
Não consigo marcar consulta no CS porque não tenho número de utente. Nem em breve terei, o SEF cancelou a marcação e não tem data definitiva para que eu possa receber meu título de residência após a declaração de estado de emergência.
Não posso marcar consultas em hospitais privados porque nosso plano de saúde tem uma carência de 365 dias para qualquer coisa relacionada a gravidez.

Infelizmente não tenho mãe para me apoiar nesse momento e nem amigos por aqui. Honestamente não sei o que fazer. Triste

CatiaS_S -
Desde 30 Set 2016

Eu tinha lido que eles estavam a agilizar os títulos de residência exactamente por causa disso, para não ficarem sem número de utente (para o caso de apanharem covid poderem ser tratados). Ligue para a embaixada ou assim e informe-se, explique a situação. Boa sorte

Sobre CatiaS_S

Agosto 2016: Vamos tentar ter um filhote!
Set-Out 2016: Consultas, exames, análises; Folicil e Yodafar
Novembro 2016: Começam os treinos
10 Maio 2017: Positivo ao 5º ciclo Espertalhão
DPP: 11 Janeiro.....e se não quiser nascer, indução marcada para dia 17...
http://outroblogsobrematernidade.blogspot.pt/

Sansa -
Desde 18 Jan 2018

Tem de ligar para o SEF e pressionar, explicando exatamente que está grávida, precisa de marcar consulta e para tal necessita de ter número de utente.

Videl86 -
Desde 18 Jul 2014

Vive em que cidade?

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Videl86 -
Desde 18 Jul 2014

Não lhe podem negar atendimento, dia 27 de março saiu um decreto por causa da pandemia, em relação a isto. Leve o despacho e o comprovativo de marcação do sef, têm de lhe marcar consulta.

Sobre Videl86

Sansa -
Desde 18 Jan 2018

Videl86 escreveu:
Não lhe podem negar atendimento, dia 27 de março saiu um decreto por causa da pandemia, em relação a isto. Leve o despacho e o comprovativo de marcação do sef, têm de lhe marcar consulta.

Boa 👍
E se no CS começarem com histórias, peça o livro de reclamações.

CatiaS_S -
Desde 30 Set 2016

Videl86 escreveu:

Era disto que eu falava, obrigada videl

Sobre CatiaS_S

Agosto 2016: Vamos tentar ter um filhote!
Set-Out 2016: Consultas, exames, análises; Folicil e Yodafar
Novembro 2016: Começam os treinos
10 Maio 2017: Positivo ao 5º ciclo Espertalhão
DPP: 11 Janeiro.....e se não quiser nascer, indução marcada para dia 17...
http://outroblogsobrematernidade.blogspot.pt/

Melinha -
Desde 16 Fev 2010

Outro aparte é que a carência de 365 dias é para o parto em si, não para consultas, essas devem ter outro período, por norma 90 dias.

Lisbela -
Desde 05 Abr 2020

Oi, obrigada pelo acolhimento.
Fui negada o atendimento por duas vezes em dois CS diferentes, vou tentar novamente amanhã no mais próximo a minha residência. Moro na Amadora.

Quanto ao SEF, havia ligado na sexta-feira para saber justamente se podia ser adiado mas foram canceladas todas as marcações até o final de junho e será remarcado tudo novamente a partir de julho por ordem cronológica, o único serviço prestado é relacionado ao passaporte português e mesmo assim casos urgentes. Não fui informada ainda quando será a nova data.

Tem razão, Melinha. Reli o contrato e a carência de 365 dias é referente ao parto em si, então consegui marcar uma consulta para o final do mês no Hospital da Luz. O plano não ajuda na parte do custo do parto e já tenho medo de ter que parir numa banheira. Triste

Sansa -
Desde 18 Jan 2018

Lisbela escreveu:
Oi, obrigada pelo acolhimento.
Fui negada o atendimento por duas vezes em dois CS diferentes, vou tentar novamente amanhã no mais próximo a minha residência. Moro na Amadora.
Quanto ao SEF, havia ligado na sexta-feira para saber justamente se podia ser adiado mas foram canceladas todas as marcações até o final de junho e será remarcado tudo novamente a partir de julho por ordem cronológica, o único serviço prestado é relacionado ao passaporte português e mesmo assim casos urgentes. Não fui informada ainda quando será a nova data.
Tem razão, Melinha. Reli o contrato e a carência de 365 dias é referente ao parto em si, então consegui marcar uma consulta para o final do mês no Hospital da Luz. O plano não ajuda na parte do custo do parto e já tenho medo de ter que parir numa banheira.

O parto será no público, ninguém lhe vai negar assistência, não se preocupe.

Lisbela -
Desde 05 Abr 2020

Oi!
Só para dar um update:
Foi ontem a dois CS diferentes. Um estava com uma fila muito grande e muitas pessoas aglomeradas, então decidi não ficar por lá.

No outro CS, foi onde esclareci alguns pontos. Eles não estão fazendo marcações e vários atendimentos estão cancelados por enquanto, ninguém entra no centro de saúde. Ficamos na porta em fila e um segurança na porta faz a "triagem". No meu caso, eles não se recusaram a prestar o atendimento mas pediram para que eu voltasse com 10 semanas de gravidez para fazer a consulta e ecografia.
Eu acredito que os atendentes foram dispensados por enquanto e lá só estão os médicos, enfermeiros e seguranças. O que explicaria a recusa em realizar marcações no momento.

Outro ponto, levei comigo o despacho que Videl mencionou (apesar de não ter precisado dele) mas ele tem um "ponto cego". O despacho fala que todos os estrangeiros com situação pendente no SEF podem receber atendimento como utentes. Só que os CS não estão com atendentes, então não estão a realizar marcações ou a preencher fichas de cadastro o que leva a não atender pessoas sem o número de utente.

Videl86 -
Desde 18 Jul 2014

Lisbela, não podem, se não cumprem têm de ser denunciados. Os estrangeiros têm de ser tratados como se fossem nacionais e um nacional sem número de utente seria atendido na mesma. E honestamente não é de todo o que acontece onde eu vivo (Porto - Gondomar). Aqui o meu centro de saúde só está a atender grávidas e crianças com menos de 2 anos. E há um centro de saúde do agrupamento destes centros de saúde que atende todos os outros casos. Todos têm atendentes a atender. De qualquer forma acho normal dizerem-lhe para voltar às 10 semanas, eu provavelmente voltaria um pouco antes tipo às 8 semanas Sorriso

Lisbela escreveu:
Oi!
Só para dar um update:
Foi ontem a dois CS diferentes. Um estava com uma fila muito grande e muitas pessoas aglomeradas, então decidi não ficar por lá.
No outro CS, foi onde esclareci alguns pontos. Eles não estão fazendo marcações e vários atendimentos estão cancelados por enquanto, ninguém entra no centro de saúde. Ficamos na porta em fila e um segurança na porta faz a "triagem". No meu caso, eles não se recusaram a prestar o atendimento mas pediram para que eu voltasse com 10 semanas de gravidez para fazer a consulta e ecografia.
Eu acredito que os atendentes foram dispensados por enquanto e lá só estão os médicos, enfermeiros e seguranças. O que explicaria a recusa em realizar marcações no momento.
Outro ponto, levei comigo o despacho que Videl mencionou (apesar de não ter precisado dele) mas ele tem um "ponto cego". O despacho fala que todos os estrangeiros com situação pendente no SEF podem receber atendimento como utentes. Só que os CS não estão com atendentes, então não estão a realizar marcações ou a preencher fichas de cadastro o que leva a não atender pessoas sem o número de utente.

Sobre Videl86

Lisbela -
Desde 05 Abr 2020

Videl86 escreveu:
Lisbela, não podem, se não cumprem têm de ser denunciados. Os estrangeiros têm de ser tratados como se fossem nacionais e um nacional sem número de utente seria atendido na mesma. E honestamente não é de todo o que acontece onde eu vivo (Porto - Gondomar). Aqui o meu centro de saúde só está a atender grávidas e crianças com menos de 2 anos. E há um centro de saúde do agrupamento destes centros de saúde que atende todos os outros casos. Todos têm atendentes a atender. De qualquer forma acho normal dizerem-lhe para voltar às 10 semanas, eu provavelmente voltaria um pouco antes tipo às 8 semanas

Lisbela escreveu:Oi!
Só para dar um update:

Achei coerente também pedirem para voltar com 10 semanas, não me preocupou muito essa parte.
Como consegui uma consulta no particular para o fim do mês já fico mais tranquila porque cai justamente na 8a semana.

Outros tópicos relacionados

Espasmos
O meu bebé com 5 semanas costuma ter uns espasmos num pé, numa mão e tremeliques no lábio de baixo. Será normal??
Quem já ouviu falar e resultados
Boa tarde alguém já ouviu falar do chá uxi amarelo e unha de gato+?? Resultoi
Dor nas pernas frequentes com 5 anos
Ola mamas. Queria uma opiniao a minha princesa esta com 5 anos e ja alguns meses eque se queixa com dores nas pernas. Sera normal ? Alguem ja passou pelo mesmo? E que ela chora mesmo com as dores e ultimamente tem se agravado
Clinica iera, alguém já ouviu falar?
Ola meninas, em janeiro quero começar o novo tratamento então estava a pesquisar as clinicas no privado e encontrei esta da iera lisboa, alguém sabe me diz alguma coisa sobre essa clinica, as taxas de sucesso ,o atendimento, os tratamentos.....
Alternativa para casais com baixa reserva ovariana... Armazenamento de embriões?! Já alguém ouviu falar ou fez?
“Armazenamento” ou coleta de embriões: Como alternativa, as induções podem ser repetidas, isto é, os óvulos são coletados em duas ou três induções diferentes ( em meses seguidos ou não), fertilizados, congelados (vitrificados) e transferidos, de uma...
mamilo comprido
Ola meninas Estou a começar a tentar amamentar o meu menino e não esta a ser nada fácil. Tenho os mamilos muito grandes e ele não consegue fazer uma boa pega. Fica só a chuchar no mamilo em vez de abocanhar a aureola tb. Resultado em 5 mamadas tenho...

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?