Obstetra Carla Pina | De Mãe para Mãe

Obstetra Carla Pina

Responda
3 mensagens
TatianaSousaPinto -
Offline
Desde 26 Mar 2023

Olá a todas!
Tenho 28 anos e estou grávida pela primeira vez.
Tenho neste momento 4 meses de gravidez.
Até à data tenho sido acompanhada no público (Hospital de Gaia) e no privado (Trofa Saúde Gaia).
Confesso que não sou a maior fã de medicina privada, mas gosto de ver o bebé com mais regularidade do que as 3 ecografias a que temos direito no público.
Sendo a primeira do meu grupo de amigas a engravidar, não tenho nenhuma referência recente de nenhum obstetra.
Quando descobri (com surpresa) que estava grávida decidi abrir a APP do Trofa saúde e marcar uma consulta com o primeiro médico obstetra disponível.
A médica com a primeira vaga disponível era a Susana Maia.
Fui lá 2x, mas não me identifiquei muito. A médica queria imenso que eu fizesse um teste (TRUST) que custa 780€. Não fazia sentido nenhum, não tenho indicação nenhuma e para além disso sou super nova.
Inclusivamente, no público fazem gratuitamente o rastreio bioquímico para mal formações. A par disso fez-me uma ecografia endovaginal numa manhã e durante a noite tive imensas perdas de sangue e fui cheia de medo para as urgências da maternidade Júlio Dinis. Na maternidade disseram que perdas de sangue depois de uma ecografia endovaginal são normais e que o que não era normal era a médica não me ter alertado para isso. Fiquei tão chateada que decidi mudar de obstetra.
Com mais algum tempo, fui investigar feedback online de obstetras e cheguei à Carla Pina.
Entrei na consulta e encontrei uma médica super simpática, despachada e disponível. Fiquei maravilhada!
Eis se não quando chega o tema da 2a ecografia morfológica. Ao que ela me diz que no Trofa Saúde não fazem esse tipo de ecografias e por isso me ia marcar para a clínica onde ela trabalha.
Respondo-lhe "Desculpe, mas a ecografia morfológica não vai ser feita consigo, vou faze-la no público".
A partir desse momento ela arregala-me os olhos e "virou a boneca" completamente. Ficou super indignada e disse que se eu fosse pesquisar o nome dela no Google que via que toda a gente fazia questão de fazer esse tipo de ecografias com ela. Disse-me também que se eu queria confiar no público que eu é que sabia e que esperava que os médicos do público soubessem o que estão a fazer. E terminou com "Mas pronto se é essa a sua decisão desejo-lhe boa sorte".
Fiquei tão chocada com isto que nem consegui contestar. Como é que uma médica é capaz de dizer isto a uma mãe, grávida pela primeira vez? Como é que se põe num pedestal tal que põe em questão o serviço nacional de saúde?
Fico muito triste mesmo com este tipo de médicos que se vende à medicina privada. Esquecem -se que tudo o que aprenderam foi no público e depois só porque querem recrutar clientes fazem com que jovens casais ponham todas as suas decisões em causa.
Achei muito feio mesmo.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Só está grávida de 4 meses e já vai para o 3o obstetra, não precisa de mudar por essas razões, fará sempre o que entender. Digam o que disserem, a decisão final é sua. Ou fica só no público ou não tem necessidade de mudar por essas questões, senão não vai conseguir nenhum, só vai gastar dinheiro. Não sei se são as duas do mesmo hospital, mas quando quiser mudar convém ser um médico doutro hospital, se for do mesmo vai aceder a todas as informações, o que lhe propuseram, o que se recusou, etc, etc.
O privado será sempre um negócio, alguém investiu lá o seu dinheiro para ter lucro, é o negócio dele, quer ganhe dinheiro com o investimento.
Já agora, não é normal sangrar com uma ecografia, não há qualquer motivo para tal, é externa e não é radioactiva, não tem de onde vir o sangue. Há qualquer coisa que não bate certo ou fez mais exames, ou fez um exame que não ecografia, ou não entendeu corretamente o que lhe disseram.

@RaquelZB -
Offline
Desde 28 Mar 2023

Fui ao Lusíadas, fiz consulta com a Dra. Diana Arteiro e ela foi maravilhosa, super atenciosa e sensível ao meu caso. Sangrar em ecografia não é normal. Procure outra obstetra que tenha um pouco mais de humildade. Os melhores trabalham no SNS também.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?