Novas rotinas maminha | De Mãe para Mãe

Novas rotinas maminha

Responda
30 mensagens
Joana G Morais -
Offline
Desde 19 Fev 2018

Olá mamãs. O meu bebe tem hoje duas semanas e até agora estava a dar mama em livre demanda (o que normalmente era a cada 3/4 horas) e durante uns 20 minutos pelo menos, às vezes 40. À noite tento sempre aumentar o tempo de intervalo, e consigo que ele durma umas 5 horas.
Hoje fomos à primeira consulta com o Pediatra e gostámos mesmo muito dele, pois identifico-me muito com a sua maneira de pensar. Basicamente ele descomplica, o que eu gosto, e é a favor da criação de rotinas, que eu também concordo. A razão para eu estar a dar em LD neste momento foi porque achei que os bebés só criavam rotinas por volta dos 3 meses, senão tinha começado logo de início.
Agora vamos ao ponto que me fez escrever aqui. Ele diz que o bebé deve mamar durante o dia de 3 em 3 horas (que é mais ou menos o que tem acontecido até agora) e que a noite deve mamar por volta da meia noite, banho e dormir e que depois só as 7h da manhã. E que eu devo dar apenas 5 minutos de maminha, porque ele come tudo o que precisa nos primeiros 3 minutos, pois se ficar mais tempo está só a engolir ar e a destruir o mamilo. Eu concordo com ele e estou disposta a começar esta rotina, mas o que me está a deixar mais ansiosa é que eu dava mais tempo de maminha porque eu sabia que o consolava e que o acalmava, e tenho receio que ele se sinta “abandonado” ou que não se consiga acalmar sem a maminha.
Escrevo para aquelas mães que criaram esta rotina e como é que foi, eu sei que vão haver muuuuitas mães que não concordam e peço-vos que não me digam que não o devo fazer pois já decidi apesar de saber que é difícil, e estou muito ansiosa com as noites que aí vêm, por isso preciso de algumas palavras daquelas que optaram por seguir esta abordagem Sorriso
Desculpem o testamento. Beijinhos e obrigada Sorriso

SK. -
Offline
Desde 14 Ago 2012

Eu não vou criticar a abordagem mas acho que o facto de funcionar depende do bebé e não da mãe, por isso não foram as mães que criaram as rotinas (não com 2 semanas). Há bebés que fazem noites completas desde a primeira semana, há outros que não e que precisam mesmo de se alimentar e de conforto. E para um bebé de 2 semanas o único conforto que existe é mamar, por isso é normal que esteja ansiosa por não o conseguir acalmar de outro modo. Também não vou criticar o seu pediatra mas sinceramente, isso dos 3 minutos ... acha que é verdade? É que sempre ouvi dizer, tanto por pediatras, como enfermeiros que o leite mais calórico é o último e duvido muito que ao fim de 3 minutos o bebé já tenha chegado a esse leite. Não sei se há por aqui alguém que tenha feito assim mas duvido muito que um bebé aguente a noite toda se mamar apenas 5 minutos.... além de que assim não está a estimular a produção de leite... não sei se isso é importante para si mas quanto menos tempo o bebé mamar, menos leite irá produzir e provavelmente acaba a amamentação cedo. Com isto não quero criticar a sua opção mas adivinham-se noites muito complicadas (especialmente se o bebé tiver fome) e penso que está a complicar a sua vida, e a do bebé, bastante precocemente. Espero que tenha sorte porque com o meu nem tive hipótese de pensar em optar por livre demanda ou outra coisa qualquer... se ele não mamasse de 2h em 2h descia o Inferno à Terra. E ele tinha mesmo fome, não mamava por conforto.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu vou contra o que pediu e digo que nao concordo com o médico e acho que antes estava a fazer bem. Se quer continuar a amamentar deve faze-lo em livre demanda, às horas que o bebé quer e durante o tempo que o bebé quer. Independentemente de estar a beber leite ou a usar a mama para consolo. Ambas as coisas sao necessárias ao bebé.
Há bebés mais rápidos a mamar, há bebés mais lentos. Há aqueles que dormem a noite toda (raros), há aqueles que pedem constantemente mama. Os bebés sao todos diferentes, nao sao máquinas. E o médico, ao apontar uma solucao para todos, está a partir do princípio que as criancas sao máquinas todas iguais. A maior parte dos bebés, especialmente tao pequenos, nao consegue ficar 7 horas sem mamar, que é o que o médico está a pedir. 7 horas é imenso tempo, o bebé vai ter fome! Além disso a amamentacao noturna é muito importante, há uma hormona qualquer que funciona melhor á noite e é essencial para a amamentacao. E os 5 minutos podem ser suficientes em alguns bebés, mas para outros é pouco tempo. Corre o risco, se o bebé for lento a mamar, de só lhe dar o leite aguado do início e nunca chegar ao leite gordo que vem mais tarde. Assim ainda fica com mais fome e pode perder peso. Nao fazer livre demanda, amamentar menos, deixar o bebé com fome por amamentar menos vezes do que precisa, menos tempo do que precisa, e nao chegar ao leite gordo. Vai deixar o bebé com fome e destruir a amamentacao. A mama também nao vai ser estimulada para produzir o que o bebé precisa e vai produzir cada vez menos. E o que acho mais impressionante é que está a falar de um bebé de 2 semanas! Um recém nascido. Que precisa de crescer, de comer, de mamar, da presenca da mae, da mama para consolo. Eu fugia desse médico. Digo mais uma vez, mama~, antes estava a fazer tudo bem.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

No seguimento do comentário da SK e da Bagalaranja, acrescento que existem outras rotinas que podem ser implementadas sem ter que mudar a frequência das mamadas. E o facto de haver uma rotina ,não significa necessariamente que esta tenha que ser rígida. Pode perfeitamente haver uma rotina e deixar que o bebé continue a mamar em LD.
Mamar 5 minutos???? Isto é a coisa mais ignorante que ouvi nos últimos tempos. É um perfeito disparate e esse pediatra devia ser ensinado devidamente, para não voltar a repetir essas baboseiras.
Faça o que achar que deve, mas primeiro, leia muito e informe-se bem. Estamos a falar de um recém-nascido com 2 semanas. Compreendo que está exausta, todas nós estávamos e sabemos o quanto é duro. Mas melhores tempos virão, e as coisas, aos poucos, tornam-se mais fáceis. A mama não é apenas uma fonte de alimento. É também segurança, conforto, alivia as dores. Durante os picos de crescimento, os bebés precisam de mamar quase de hora a hora. É uma necessidade!
O que vou dizer a seguir vai ser muito mal interpretado, mas vou dizê-lo na mesma: há pessoas que querem muito ter filhos mas não querem ser pais. Acham que não têm que se ajustar às necessidades de um bebé, que este é que tem que se ajustar às rotinas dos pais.
Remember, you are not managing an inconvenience; You are raising a human being ~ Kittie Frantz

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Quando se fala em rotinas pode ser por exemplo ir dar uma volta a pé durante a manha, ler para o bebé à tarde, dar banho antes de ir dormir, fazer uma massagem quando está mais chorao, deitar sempre à mesma hora. Essas sao realmente rotinas que se podem seguir, e adaptadas ao que o bebé precisa.
Eu nao dormi uma noite completa em 3 anos. Tentei algumas "técnicas" para eu dormir melhor. Nenhuma funcionou. O que resultou: aceitar que o bebé/crianca é como é, e eu adaptar-me. Daí vem também o "livre demanda": o bebé tem as suas necessidades, neste caso nutritivas ou de conforto, e a mae aceita e adapta-se. Caso contrário nao funciona, por muitas "técnicas" que nos queiram impingir (e também tive médicos com técnicas de meter medo, que na consulta até me fizeram acreditar que tinham razao, e só depois de pensar um bocado é que vi que era um disparate). Há bebés como os da SK, que trazem o inferno à terra se nao se atende às suas necessidades, e há outros mais sossegados, mas que tem as mesmas necessidades.

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Acho que já foi tudo dito por isso não vou "bater mais no ceguinho".

Só vou acrescentar mais uma coisa. Há bebés que só por volta dos 3 meses é que conseguem mamar eficientemente. Não sei se tem a noção das tetinas dos biberons, mas as primeiras têm um buraquinho muito pequeno, para simular o como o bebé mama de início, muito pouco, muito devagar.... Depois é que começa a mamar com eficiência e puxa bem o leite. Por isso, essa coisa de só o deixar mamar 5 min faz sentido... Quando ele tiver 3 meses... Não agora... (A não ser que a ideia seja suplementar com leite artificial ou leite seu tirado previamente, isso é outra conversa).

Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

Tem a certeza que levou o seu bebé a um pediatra? É que a mim parece-me que o levou a um centro de reparação de computadores ou algo género. Um pediatra que não respeita minimamente o bebé, que não percebe de amamentação e que acha que com 15 dias de vida há rotinas é um pediatra do qual eu fugiria a 7 pés. Com 15 dias um bebé precisa de muito colo, muita maminha às horas que quer e durante o tempo que quiser. O pediatra sugeriu que só lhe desse mama à meia-noite e depois às 7h. Deveria também ter-se oferecido para ir a sua casa acalmar o bebé quando ele acordar a meio da noite. Ou o bebé também tem de dormir 7horas seguidas? As mamadas noturnas são muito importantes nesta fase e os despertares a meio da noite contribuem para evitar a SMS. Como já lhe disseram em comentários anteriores, estava a fazer tudo bem antes. Siga o seu instinto e troque de pediatra se quiser manter a amamentação.

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos

sylviemarinha -
Offline
Desde 16 Nov 2009

Eu acho é que o seu pediatra está a complicar as coisas… eu meus filhos mamar pouco tempo (15 dias para 1, 1mês para o outro), sempre foram bebés que comeram bem e posso dizer que dar um biberon (em que eles não têm de fazer o esforço que fazem com a mama) demorava muito mais que 5mn.
Eu não acredito que seja capaz de lhe dar 5mn de mama e deixá-lo a gritar com fome, isso seriam maus tratos.
Não consegue ou não quer dar mama, passe ao biberon em que de facto os bebés "aguentam" mais tempo.
A minha pediatra simplificava muito era no sentido de não lavar as roupas separadamente, na introdução alimentar e sobretudo indicava-nos para seguirmos o nosso instinto.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Só vinha acrescentar que dar 5 minutos de mama à meia noite, e voltar a dar 5 minutos de mama sete horas depois, para mim é negligência e preocupa-me muito que haja profissionais de saúde a aconselhar isto. Mas o que é que ele pretende? Que o bebé fique desnutrido?
A minha filha às 2 semanas mamava durante cerca de 40 minutos (20 minutos em cada mama). Isto é o normal.
Se está a ser muito mais difícil do que aquilo que imaginava e não consegue suportar as exigências da amamentação, então é preferível dar LA do que deixar o bebé passar fome. Não tem de sentir forçada a amamentar, mas o bebé também não pode passar fome.
Pense muito bem antes de pôr as sugestões desse “pediatra” em prática.
Eu nunca me preocupei muito em estabelecer rotinas, e no entanto a minha filha foi ganhando as suas rotinas muito naturalmente.
Sugiro-lhe ainda que pesquisa sobre o quarto trimestre de gestação.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu tive uma fase em que a minha dormia muito mal (pior do que o costume) e pedi ajuda a uma pediatra. A sugestao dela foi medonha, mas apresentou aquilo tao bem e tao convincente, que eu acreditei nela e vinha mesmo convencida que ela tinha razao e decidida a fazer o que ela tinha dito. Depois pensei um bocadinho, li, o meu namorado também disse que era um perfeito disparate, e nao fiz nada do que ela me disse e continuei a fazer à minha maneira. Isto para dizer que há pediatras muito convicentes, eu nos conseguem fazer acreditar em coisas que sao uma perfeita violencia para os bebés. É bom ouvir opinioes depois, ler, seguir o instinto, e nao acreditar que os pediatras tem sempre razao. De amamentacao infelizmente percebem muito poucos. O que quero dizer com isto é que nao condenem esta mae, ainda só tem 2 semanas de experiencia, nesta altura andavamos todas à nora e acreditavamos em tudo o que nos diziam, especialmente de pediatras. Ela veio aqui pedir opiniao, as opinioes sao todas as mesmas, espero que tenha percebido que o pediatra está muito errado e continue a fazer como estava a fazer antes. Se estava a seguir o seu instinto, era mesmo isso o correcto.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Não, esta mãe não pode ser condenada, o pediatra é que sim. As primeiras semanas com um bebé são extremamente desgastantes, fisicamente e mentalmente. Acho que ninguém sabe o quanto realmente é duro até passar pela experiência. Amamentar também não é sempre fácil. Por vezes é doloroso, porque o bebé ainda está a aprender.
É natural que esta mãe, no meio de tanto cansaço, vendo uma solução tão simples e prática, se sinta tentada. No entanto, garanto que não é solução e garanto que se o fizer se vai arrepender.
Questiono-me ainda, o que é suposto fazer quando o bebé acordar no intervalo dessas 7 horas? É que se chorar e ninguém for ter com ele, sim, vai sentir-se abandonado, respondendo a uma das questões.

CatarinaSa26 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá mamã.
É claro que não a vou criticar, está numa fase sensível, de descobertas e vulneravel a opiniões de terceiros que por vezes são autênticas monstruosidades. Se esse homem é pediatra, então é muito mas mesmo muito mais profissional. Eu concordo com tudo o que as outras mamãs já disseram, mas acima de tudo realço que é muitíssimo perigoso deixar um bebé tão pequeno 7h sem mamar!! Pode ter um coma hipoglicémico e levar até à morte. Já para não falar dos riscos aumentados de morte súbita.
É mesmo verdade que os bebés são diferentes e que cada um tem necessidades diferentes. Tem de respeitar o seu bebé. Ele ainda mal percebeu que está fora da barriga, está numa adaptação ao mundo que só eles compreendem como é difícil, precisa muito da mãe, do colo e da maminha. É o reflexo de sucção que o acalma e conforta e a mama também serve para isso mesmo.
Já para não falar que se consegue que durma 5h seguidas já é muitíssimo bom num recém nascido. A maioria mama de 2 em 2 ou 3 em 3 horas durante o dia e durante a noite. Considera-se que um bebé dorme a noite toda quando dorme 6h seguidas e isto é a partir dos 3 meses e o seu está quase lá, com 15 dias de vida. O seu receio de que ele se sinta abandonado é mais do que real e é natural que seja o que vai acontecer. Vai sentir-se abandonado e desamparado porque não tem a única coisa que lhe é familiar. Já para não falar nas necessidades nutricionais. Desculpe, eu não quero de todo critica-la, não é isso que estou a fazer acredite, mas se veio aqui como mãe pedir conselhos, é porque se preocupa com o bem estar do seu bebé e só quer fazer o melhor para ele certo? E nós aqui, como mães, muitas vezes mais experientes, só queremos fazê-la ver que o que esse senhor com cérebro de robot lhe disse para fazer, não é de todo o melhor para o bebé e consequentemente também não é o melhor para si. Informe-se bem, leia mais sobre o assunto antes de tomar um decisão tão drástica. Há mesmo mil e uma rotinas que pode criar, (mesmo que só funcionem bem mais tarde, porque ele ainda é muito pequenino e se for o caso ainda nem entrou na fase das cólicas... que é mais uma fase em que ele precisa de todo o conforto possível e imaginário), mas condicionar assim a amamentação e a saúde do bebé, ainda por cima tão cedo é um ato completamente cruel.
Espero que tome um boa decisão.
Beijinhos e felicidades.

Mother of two ❤
6-4-2014 # Positivo
9-12-2014 | 11:05h
13-10-2016 # Positivo
10-6-2017 | 6:30h

CatarinaSa26 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Ahhh, tinha-me esquecido de mencionar a questão dos 5 minutos. Isto é a prova mais concreta da burrice, negligência, estupidez e mais umas quantas coisas que agora não digo do que esse homem diz. Então nem é preciso ser-se um génio para saber que a mamada é feita em duas fases e que o leite que sai inicialmente é hidratante (daí ser mais fino e aguado) e o último leite ser o leite mais gordo e rico em nutrientes que realmente sacia o bebé (vê-se até pela cor mais branca e a espessura mais grossa).
Portanto é impossível que em 5 minutos um bebé que ainda está a aprender a alimentar-se e que habitualmente demora de 20 a 40 minutos a mamar, consiga extrair todo esse leite necessário ao seu desenvolvimento e crescimento saudáveis. E isto já para não falar do argumento de que depois desses 5 minutos o bebé fica só a destruir o mamilo, isto até me dá para ri que é mesmo para não chorar, então se o bebé está a mamar, a fazer uma boa pega, está a destruir o quê?!
Isto é realmente preocupante e é mesmo assustador que uma pessoa assim, com ideais desses tenha a vida de bebés e crianças nas mãos.

Mother of two ❤
6-4-2014 # Positivo
9-12-2014 | 11:05h
13-10-2016 # Positivo
10-6-2017 | 6:30h

CatarinaSa26 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Eu até confesso que gostava de saber o nome do suposto pediatra. Para me lembrar de fugir a 7 pés se alguma vez me cruzar com ele.

Mother of two ❤
6-4-2014 # Positivo
9-12-2014 | 11:05h
13-10-2016 # Positivo
10-6-2017 | 6:30h

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

CatarinaSa26 escreveu:
Eu até confesso que gostava de saber o nome do suposto pediatra. Para me lembrar de fugir a 7 pés se alguma vez me cruzar com ele.

Eu gostava de saber quem mas para lhe mandar um mail com as diversas fontes que ele pode consultar para se educar nesta matéria e pôr fim à profunda ignorância.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Eu gostaria de convidar a Joana a partilhar conosco as suas dificuldades. Tem aqui no fórum uma fonte de partilha de dicas muito úteis para ajudá-la a ultrapassar os diversos obstáculos.

SK. -
Offline
Desde 14 Ago 2012

BagaLaranja escreveu:
Eu nao dormi uma noite completa em 3 anos. Tentei algumas "técnicas" para eu dormir melhor. Nenhuma funcionou. O que resultou: aceitar que o bebé/crianca é como é, e eu adaptar-me. Daí vem também o "livre demanda": o bebé tem as suas necessidades, neste caso nutritivas ou de conforto, e a mae aceita e adapta-se. Caso contrário nao funciona, por muitas "técnicas" que nos queiram impingir .

Isto é pura verdade.
No primeiro mês de vida eu e o meu marido complicámos tanto, mas tanto. Acho que quando somos pais pela primeira vez não temos mesmo noção do impacto que é ter um bebé a chorar e a acordar de hora em hora aflito, sabe-se lá com o quê. Quando olho para trás até me dá vontade de rir com as tontices todas que fizemos, desde comprar LA porque quase nos convenceram que ele acordava tanto porque o meu leite não saciava, aos suplementos todos para cólicas, ao tentar deitá-lo mil vezes com jeitinho na alcofa para ele ficar lá a dormir... enfim. Quando deixámos de tentar controlar as coisas e seguimos ao ritmo dele as coisas melhoraram imenso e ficámos todos mais felizes.
Há algumas coisas em se pode tentar "treinar" (odeio esta expressão) um bebé, como pô-lo a dormir exclusivamente no berço. Na amamentação não podem existir treinos. Um bebé com fome é um bebé com fome, os pais até podem fazer o pino que não o irão acalmar se não o alimentarem.

emviasde -
Offline
Desde 23 Jan 2012

Mamã as 2 semanas de vida os bebês entram num.pico de crescimento em que solicitam mais maminha porque estão a crescer e precisam de mais leite. É normal eles pedirem mais mama para alimento e conforto. Também é Super importante até ao primeiro mês.de.vida o bebê não passar das 4h sem mamar , até porque além das possível crises de hipoglicemia também reduz o risco de morte súbita a sucção.
Quanto ao tempo do bebe na mama obviamente quem está a amamentar e quer amamentar não vai conometrar. O bebe enquanto mama deve deixar mamar. Se vir que está a fazer sucção não nutritiva (tipo chuchar) pode com o dedo mindinho no canto da boca dele retirar o.mamilo. Mas se estiver a mamar deve ficar até estar satisfeito. Isto é como nós adultos, também não come em 5 minutos!
As rotinas vai ter muito tempo de as introduzir, daqui a nada já vai ser Grande e querer sair de casa. 😉 aproveite

Sobre emviasde

1ª FIV em Jan de 2013 - negativo 2ª FIV em Jun de 2013 - Aborto Espontâneo
1ª TEC em Out de 2013 - negativo
3ª FIV em Jan de 2014 - positivo Espertalhão
2ª TEC em Set de 2016 - Gravidez Anembrionaria Aborto Retido
3° TEC em Fev de 2017 - Gravidez bioquímica
Gravidez espontânea Março 2017 <3

Joana G Morais -
Offline
Desde 19 Fev 2018

Olá mães Sorriso
Muito muito obrigada pelas vossas opiniões. Só vi agora e fiquei tão contente por ter tido tanta gente a tentar ajudar Sorriso
Eu adoro amamentar. Nunca pensei que gostasse tanto e que fosse tão bom este laço que se cria com o nosso bebe quando estamos a amamentar. E é tão bom quando ele sai da maminha com aquele ar consoladinho e barriguinha cheia Sorriso
O que tenho feito nestes dois dias foi dar mais tempo do que 5 minutos de maminha, obviamente que não consigo dar só 5 minutos porque não quero que ele sinta que fica com fome ou que fique desconsolado. Tenho dado cerca de 15 minutos, mas se sentir que ele quer mais, dou-lhe. Tenho feito os intervalos de 3 horas durante o dia, mas não sinto que o bebe peça mais. Quanto muito às vezes começa a pedir maminha quando faltam 20 minutos e aí não espero pelas 3 horas, dou-lhe logo. À noite o que temos feito (só foram duas noites) foi dar-lhe maminha já no quarto, por volta das 00h30, banho e a seguir dormir. E depois temos visto a que horas é que ele pede de novo e ele só pede por volta das 6h30/7h (e dou-lhe logo) por isso até agora não tenho sentido que ele fica desconsolado ou com fome ou que se sinta “abandonado“. Vamos ver como corre, se ele começar a pedir maminha mais frequentemente, muito provavelmente vou-lhe dar porque realmente é o que vocês dizem, o meu instinto é isso que me diz, além de todos os benefícios que já mencionaram.
Vou dar mais uma oportunidade a este pediatra, porque apesar desta abordagem mais radical, eu gostei mesmo muito dele por isso vamos ver a próxima consulta. Se eu continuar com dúvidas e sentir que realmente não estou a fazer nada do que ele diz, aí mudo claro. Não faz sentido ser seguida por uma pessoa com quem não nos identificamos, e eu identifico-me com ele em algumas coisas. Vamos ver Sorriso
Agora fiquei com esta questão.. Acham que com 15/20 minutos de maminha vou deixar de produzir leite? É que neste momento também é um exagero o leite que eu produzo, eu passo o dia a pingar leite literalmente. Também não é lá muito confortável :p mas não quero que as minhas maminhas deixem de produzir, que eu tenciono dar muito tempo de maminha Sorriso

Obrigada 🙏🏽😊

Múrias -
Offline
Desde 22 Set 2017

Vou apenas partilhar a minha opinião e experiência de mãe de primeira viagem. Num bebé dessa idade não há rotina que valha. Imagine que começa a trabalhar num sítio novo. Com duas semanas ainda está a conhecer o local e adaptar-se e apenas mais tarde cria rotinas. Com um bebé não é diferente. Com duas semanas ainda está a mamã e o bebé adaptar se. A conhecerem-se. A criar laços. A livre demanda não lhe foi bem explicada pelo seu pediatra. Livre demanda e rotinas de amamentação são exactamente o oposto. E livre demanda e rotinas (que nada tem a ver com amamentação) são outra questão. Um bebé de 2meses não deve estar mais que três horas sem comer. Com quase 1semana levei nas orelhas da enfermeira do hospital porque deixei o bebé 3h30 sem mamar. Na minha opinião se o deixar apenas 5mn na mama o que vai acontecer quase de certeza é que vai ter noites terríveis e causar um desconforto no bebé desnecessário. A livre demanda pressupõe que o bebé vai mamar quando quiser (por fome e/ou aconchego) quanto quiser (5min ou 2h). Nos primeiros meses não fiz mais nada da vida que ficar sentada com ele a mamã. Mamava duas horas dormia outras duas. A noite eram 3. Com o tempo foi aumentando. Até dormir a noite toda. Ao ritmo dele. Criou rotinas saudáveis sem imposições. Acho que não há aqui nenhuma mamã que tenha feito isso. Nem quem não amamenta consegue fazer isso. Um bebé de duas semanas não pode e na minha opinião não deve ter rotinas de amamentação. Provavelmente ainda nem sabe distinguir o dia da noite. Só sabe do colo da mãe e da mamã da mãe. Se controlar isso vai stressar o bebé e por conseguinte a si que vai acabar frustrada. A minha opinião é que procura outra opinião noutro pediatra ou um enfermeiro se saúde infantil no seu centro de saúde e vai reparar que a vão desaconselhar disso

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Não te preocupes, porque daqui a uns dias/semanas (varia de mulher para mulher) a produção de leite estabiliza e o peito deixa de ficar engorgitado e passa a ficar mais mole. Quanto ao pingar, é também normal, e se tomares um duche quentinho o peito começa a esguichar leite 😁
Não tenhas receio que não vais deixar de produzir leite, enquanto o bebé mamar. Os bebés não mamam sempre a mesma quantidade, no mesmo intervalo de tempo. Está sempre a mudar. E prepara-te para, no picos de crescimento, passares o dia com a mama de fora. Por vezes os bebés mamam um pouquinho várias vezes por hora. A isto chama-se cluster feeding.
Como vês, acontece de um tudo, dependendo do estágio em que o bebé se encontra e das suas necessidades, nutricionais e outras.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Já agora acrescento: nos períodos em que o bebé passa o dia solicitar a mama, o melhor que tens a fazer é acampar no sofá. Prepara snacks, àgua, tablet ou telemóvel, e aproveita para ver uma série, filme, documentário... acredita que é o melhor que podes fazer.

Múrias -
Offline
Desde 22 Set 2017

É perfeitamente normal no inicio teres o peito meio desregulado. Eu até aos 2/3 meses era uma loucura. Tinha que dormir com o soutien e os discos porque caso contrário acordava encharcada em leite.
Não deixas de ter leite assim, não te preocupes.
Eu deixei de amamentar no inicio de setembro e ainda tenho "leite".
Descomplica . Deixa o bebé e o teu instinto guiar-te e tudo vai correr bem.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Como tudo já foi muito bem dito, só venho acrescentar que tem muita, muita sorte! O bebé fazer seis horas a dormir de noite é um sonho, com as minhas só consegui isso aos... 4 anos (e estiveram quase sempre a LA). Não precisa de o acordar. Foi-me dito quer pelo pediatra das minhas filhas quer por um pediatra amigo especialista em neonatologia que só os bebés que nascem com peso inferior a 3kg precisam de mamar, no máximo, a cada 3horas. Quando as minhas filhas atingiram esse peso(eram gémeas, nasceram pequenas) deixei de as acordar de noite. Raramente faziam mais que 5horas,nas se fizessem aproveitava.

CatarinaSa26 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá mamã.
Ainda bem que todas pudemos ajudar um pouco, mas o que é mais importante e de louvar é que mesmo sem nos "ouvir" manteve-se fiel ao seu instinto e priorizou sempre as necessidades e o bem estar do seu bebé Sorriso
Quanto ao tempo de mamada, eu acho que actualmente, com apenas 15 dias, deve deixa-lo mamar o tempo que ele quiser e retirar a mama apenas quando ele a largar ou então caso fique só a chupetar na mama como se fosse chupeta (e tal como ja foi dito, nesse momento deve colocar a ponta do seu dedo mindinho no cantinho da boca do bebé que ele instintivamente vai abrir a boquinha e largar o mamilo), daqui por um mês ou dois no máximo vai notar que ele vai adotar o seu próprio ritmo, tal como há adultos que comem mais rapidamente do que outros, os bebés também diferem entre si, mas chegará uma altura em que provavelmente vai mamar em apenas 10 minutos e ficar saciado. É importante que ele mame até ficar satisfeito, o que acontece com o leite mais gordinho. E isso é que vai manter sempre a sua produção que se vai ajustando com o tempo às necessidades do bebé. Vai haver alturas em que vai produzir pouco porque ele não vai precisar tanto, mas também vão tornar a haver alturas em que voltará a ficar com as maminhas a transbordar, por norma nos tais picos de crescimento.
Mas continue a seguir o seu coração, porque está a fazer tudo bem. Respeite o ritmo do bebé que ele próprio criará a sua rotina.
Beijinhos e muitas felicidades.

Mother of two ❤
6-4-2014 # Positivo
9-12-2014 | 11:05h
13-10-2016 # Positivo
10-6-2017 | 6:30h

Cândida Silva -
Offline
Desde 11 Dez 2017

Olá Joana!
Isso realmente seria o sonho de muitas mamãs, que os bebés com duas semanas começassem logo a dormir 7 horas seguidas!
Eu acho que se devem criar rotinas, sem dúvida, e os pais é que devem decidir quando, mas realmente na minha opinião ainda é um pouco cedo.
Deixo aqui a minha experiência, que vale o que vale mas pode ajudar...a minha filha inicialmente só dormia. Nasceu muito pequenina e então a médica disse para não a deixar mais de 3 horas sem comer. Durante a noite nas primeiras duas semanas e até ela começar a ganhar peso eu acordava-a durante a noite para mamar.
Depois aos poucos foi ela acordando sozinha. Até aos 2 meses deixei-a fazer os horários que ela quis, mas depois começou a querer dormir cada vez mais tarde, até chegar a uma altura que só adormecia depois da 1h30 da manhã.
Então decidimos que era altura de ela se habituar a dormir mais cedo. Tentamos começar a criar rotinas mais certas, banho à mesma hora, vestir o pijaminha, maminha e dormir.
Ao início foi complicado, mas depois habituou-se e desde os 3 meses que a deito por volta das 22h30, e ela continua a acordar uma vez durante a noite para mamar assim por volta das 4h.
Já houve algumas noites que dormiu inteiras, mas isso com o tempo há-de lá chegar.
Quanto ao tempo de mamar, neste momento que tem quase 5 meses, durante o dia demora 10 minutos a mamar, mas à noite antes de ir dormir gosta de ficar mais tempo e eu deixo...miminho também faz bem Piscar o olho fica mais ou menos meia hora, e muitas vezes acaba por adormecer porque já está habituada àquele horário.
Claro que, como disse, os pais é que têm de ver o que acham melhor para o seu bebé, mas acho que as rotinas devem ir sendo impostas lentamente, e conforme os bebés, claro.
Se o seu bebé se está a adaptar bem assim, ótimo, mesmo! Mas acho que se ele quiser ficar 20 ou 30 minutos a mamar antes de ir dormir é normal, isso até vai fazer com que ele descanse melhor Piscar o olho

Cândida Silva -
Offline
Desde 11 Dez 2017

Ah e quanto ao leite, eu também andava sempre a pingar, mas aos 3 meses isso fica controlado, até passei uma fase que achava que tinha pouco leite, mas agora já estabilizou novamente.
É tudo novidade e às vezes não sabemos bem o que fazer, mas com calma e paciência tudo se resolve!

Desde 03 Maio 2020

Acho a livre demanda a melhor opcaoopção. Esse medico nao sabe o que diz. Segue um link que explica muito bem o quao importante eé mamar ade noite

https://www.cuf.pt/mais-saude/amamentacao-tudo-o-que-precisa-de-saber

Desde 03 Maio 2020

Acho a livre demanda a melhor opção. Esse medico nao sabe o que diz. Segue um link que explica muito bem o quao importante eé mamar ade noite

https://www.cuf.pt/mais-saude/amamentacao-tudo-o-que-precisa-de-saber

Desde 03 Maio 2020

Acho a livre demanda a melhor opção. Esse medico nao sabe o que diz. Segue um link que explica muito bem o quao importante é mamar de noite

https://www.cuf.pt/mais-saude/amamentacao-tudo-o-que-precisa-de-saber