NIC 3 - TRAQUELETOMIA (CONIZAÇÃO) - RELATO | De Mãe para Mãe

NIC 3 - TRAQUELETOMIA (CONIZAÇÃO) - RELATO

Responda
9 mensagens
Rafaela5789 -
Offline
Desde 10 Fev 2018

Olá pessoal. Tenho um filho nascido em 2010, após um natimorto. Minha primeira gestação foi em 2009 e tudo fluiu perfeito até que, no dia do parto (e somente no dia do parto, porque até poucos dias antes tudo ia bem), recebi um filho sem vida (não há causa que provocou a morte. Entendo que Deus assim quis e isso trouxe conforto ao meu coração). Foi uma cesárea e após 3 meses, engravidei novamente. Quis engravidar. De presente de natal, em 2010, recebi meu filhote. Foram duas cesáreas em um ano, uma em fevereiro e outra em dezembro - loucura, mas faria tudo de novo. Meu filhote nasceu lindo, forte, saudável e tem sete anos, graças a Deus.
Mas, não é sobre isso que quero falar. Vim falar sobre um diagnostico que recebi em 2014 - NIC 1. ANTES DE MAIS NADA, QUERO ESCLARECER QUE NÃO SOU MÉDICA. APENAS COMPARTILHO AQUI AS MINHAS PRÓPRIAS EXPERIENCIAS, PORTANTO, ESSE RELATO SERVE APENAS COMO INFORMAÇÃO. O que diabos é isso, me perguntei. Hoje sei que é uma lesão, provocada pelo HPV, que tem como fator principal de transmissão, o sexo. MAS NÃO É A ÚNICA FORMA - sabonete, toalha e até vaso sanitário PODEM transmitir HPV, ainda que de forma muitíssimo RARA. No entanto, creio que a minha transmissão ocorreu via sexual mesmo. Quer dizer que sou promiscua? Quer dizer que transo com todo mundo sem camisinha? N Ã O! Tive apenas dois homens na vida e quem me passou isso foi meu ex-marido. QUER DIZER QUE ELE ME TRAIU? NÃO necessariamente. O que se sabe é que a maioria das pessoas sexualmente ativas porta esse vírus que fica adormecido no corpo, principalmente os homens. É como se eles fossem uma espécie de transmissores, porque para eles, as consequências são diferentes do que para as mulheres. Assim, ele pode ter se contaminado com o HPV com a primeira namorada da adolescência, que por sua vez pode ter recebido o vírus compartilhando o sabonete com a mãe, entenderam? Bom, o HPV é um vírus muito disseminado, de 60 a 80% das pessoas terão contato com ele em algum momento da vida, porém, apenas 10% terão complicações. A maioria dessas complicações ocorrerá em mulheres - ou terão verrugas, ou terão neoplasia intraepitelial cervical (NIC), que pode ser de grau I, II ou III. As NIC de grau I acometem uma pequena parte do colo do útero e podem regredir espontaneamente. Quando uma mulher recebe esse diagnostico o protocolo médico é apenas acompanhar de seis em seis meses , porque a lesão pode desaparecer sozinha. Entretanto, pode também evoluir para a NIC II ou NIC III e aí sim, deverá ser feita necessariamente uma intervenção, que poderá ser ou CAF ou conização (e aí o medico explica melhor o que é cada uma dessas intervenções quando usá-las). Isso porque apesar de essas lesões eventualmente também regredirem espontaneamente, o risco de evoluírem para câncer é grande. Apos a NIC III O PRÓXIMO PASSO É O CARCINOMA, CÂNCER. Porém, essa evolução é muito lenta, e nas palavras da minha médica: "levam de 5 a 15 anos para virar câncer". Assim, o câncer de colo de útero é sempre sinal de pouca atenção ginecológica. (ISSO É CLARO, NA MAIORIA. EXISTEM CASOS E CASOS, OK?)
90% dos casos de câncer de colo de útero estão relacionadas com o HPV e, portanto, com essas lesões, que quase sempre não tem qualquer sintoma. Quando a mulher sangra, por exemplo, nas relações, PODE ser que já seja um câncer. Mas isso só um exame e um médico poderá dizer.
Bom, a minha experiencia propriamente dita, começou em 2014 quando eu recebi o diagnostico de NIC I. Nunca tinha ouvido falar disso e recebi após a prevenção de rotina. Após toda a explicação recebida, o médico que encontrei na época foi um AÇOUGUEIRO, ANTIÉTICO. Isso porque o diagnostico precisa ser confirmado por biopsia. Apos receber o preventivo com NIC, é necessário fazer uma biopsia para confirmar o grau da lesão e indicar o tratamento adequado. No meu primeiro exame deu NIC II e III, já a biopsia, confirmou NIC I. O médico, porém, ao fazer a biopsia, retirou um pedaço um pouco menor que uma bola de gude pequena. Sem anestesia. Não preciso descrever a dor e o trauma. Isso porque se dizia referencia em tratamento de câncer. Louco! Não sei o que diabos ele estava pensando, mas sim, fez isso. Além disso, após o diagnostico confirmado de NIC I, sugeriu a cirurgia, que APENAS É RECOMENDADA PARA NIC II E III, e ainda me cobrou R$ 2.000,00 por um procedimento que o plano de saúde cobria!!!! absurdo.
Deixei esse médico pra lá e fui atras de outros, fiz alguns tratamentos homeopáticos, mas confesso - e aqui meu erro - que deixei que acompanhar a evolução da lesão porque em 2015 perdi o plano de saúde e em 2016 me divorciei. Quem mora no Brasil sabe que a saúde pública é caótica, então...bom, foi um erro, mas assim eu fiz. Honestamente, achei que a lesão sumiria sozinha e até esqueci.
Em março de 2017 voltei a acompanhar, pela rede pública mesmo, e o resultado foi apenas uma inflamação por candida. No entanto, eu sentia que precisava repetir esse exame. Não me conformei com aquele resultado. Em setembro recuperei o plano de saúde, marquei um novo preventivo e o resultado: NIC II. Novamente fui encaminhada a um especialista, dessa vez uma médica consciente, responsável e humana, que me acalmou em todo tempo disse: ISSO NÃO É CÂNCER, QUASE TODAS AS PESSOAS sexualmente ativas TêM CONTATO COM O HPV, NÓS VAMOS REMOVER ESSA LESÃO E VC FICARÁ CURADA". Simples assim. Sem alardes. Sem escândalo. Tivemos que repetir a biopsia - na qual eu não senti qualquer dor e o pedaço retirado foi do tamanho de uma cutícula da unha - e o resultado foi NIC III!! Assim, a opção foi pela traqueletomia ou conização. Apesar de alguns médicos fazerem no consultório mesmo, eu fiz em um centro cirúrgico, sedada, com todo conforto possível. Não vi nada, não senti dor nenhuma, nenhuma tensão, foi tudo uma bênção. A cirurgia foi recente, há 10 dias, ainda estou de atestado (15 dias) do trabalho, 30 dias de atividades físicas e 45 dias sem sexo - não sou casada, não tenho namorado, poderia ser até um ano, agora 30 dias sem malhar pra mim será difícil...kkk
Bom, o que quero dizer com esse relato IMENSO:
1) NIC NÃO É CANCER. PODE VIR A SER, CASO NÃO HAJA TRATAMENT, portanto, o acompanhamento é fundamental.
2) NÃO ENTENDO O Porquê DE ALGUMAS MULHERES ENTRAREM EM DESESPERO QUANDO OUVEM A PALAVRA NIC E HPV...hpv é um vírus comum e por alguma razão imunológica o o organismo de algumas pessoas não o elimina...associo esse desespero a falta de informação. Vamos nos poupar de estresse desnecessário.
3) eu não senti NENHUM desconforto pre ou pós operatório, nunca me senti suja por ter NIC, nem o considerei diagnostico de morte, agora COM CERTEZA vacilei por deixar passar quase QUATRO ANOS entre o primeiro diagnostico de NIC I e a cirurgia. NÃO RECOMENDO DE JEITO NENHUM.
4) sei que essa cirurgia aumenta o risco de aborto e parto prematuro. Conheço uma amiga que teve o bebe com 35 semanas. Porém, preserva a fertilidade e com o devido acompanhamento médico os riscos poderão ser diminuídos.
Vamos nos cuidar, meninas, sem desespero e folclore, com base apenas em informações científicas e tudo dará certo.
E outra, conte apenas para quem precisa saber (M A R I D O). Se vc tiver um namorado, diga apenas que é um procedimento ginecológico de rotina, porque, pelo menos aqui no Brasil ainda existem pessoas com a cabeça muito pequena. Ele pode associar isso com o HPV e o HPV com promiscuidade e fazer de sua vida um inferno. E detalhe, pode ter sido ele mesmo que passou pra vc. Assim, como eu disse, VAMOS NOS POUPAR DE ESTRESSE DESNECESSÁRIO.
BJS a todas e desculpem o relato imenso. O objetivo é ajudar quem está passando por essa situação.

PRISCILA CAMPOS... -
Offline
Desde 17 Out 2018

Olá Rafaela como vai?

Estou passando por essa situação e me identifiquei muito com o seu relato. Eu venho acompanhando a evolução ( ou não, assim espero) do meu NIC I de 6 em 6 meses. Esse começo de ano fiz todos os exames, colposcopia com biopsia e deu nic 1. Como indicado, fiz esse semestre tb. Porém não sei o que houve, tive que fazer duas vezes a colposcopia. ( me ligaram do laboratório para refazer o exame), e não me falaram porque. Foi ai que coemçou o inferno na minha vida. Fiquei apavorada. Meu retorno com a minha gine é dia 26/10 agora, o resultado já esta pronto mas não tive coragem de ir buscar.Vou pegar só no dia da consulta pra própria médica abrir.Enfim, espero que dê tempo de eu fazer um tratamento antes de virar um câncer. Eu ainda não tenho filhos e sonho em ser mãe. Eu estou noiva, me batizei recentemente na igreja e ainda não tenho relação com meu noivo, só depois do casamento. Eu estou com medo de contar pra ele do meu problema e ele me largar. Não sei como contar isso pra ele.Pensei em fazer tudo o que tiver que fazer, mas na hora da relação falar que eu só posso fazer com camisinha. Estou com medo, por isso e pela minha saúde tb.O que vc me diz?
Obrigada pela paciencia

A estrela que m... -
Offline
Desde 22 Out 2010

Olá! Eu tenho hpv negativo.. Ou seja, o que tive foi hereditário da minha mãe que aos 37 anos teve de tirar o útero porque naquela altura não tinham mais opções como se tem hoje...
Eu descobri em 2013 que tinha duas lesões no colo do útero... Uma Nic II e outra Nic III,e tinha já o chamado carcinoma in situ...
A sorte é que estava apenas superficial ainda é uma conização resolveu o problema.
Sofri imenso... Cá em Portugal não entendo porquê mas fazem essa cirurgia com anestesia geral... Ou seja, estamos acordadas a ver tudo e a sentir também.. É mínimo mas sente-se..
Fiquei com uma estenose, um aperto no buraco do colo do útero porque quando me fizeram a conização, cicatrizou tudo e tiveram de me reabrir o buraco com um bisturi...
Foi horrível e muito doloroso...
Tive mais um filho de parto normal depois de tudo isso e até correu bem.
Mas pronto... Ainda hoje sempre que faço o exame papanicolau tenho medo que venha alguma coisa de anormal..
Beijinhos e tudo a correr bem😘😘

27/06/2006 Nasceu a Soraia 3.500kg e 51 cms.
02/02/2009 Faleceu a minha princesa Soraia ((http://videos.sapo.pt/uO1vWfDWDawDqeoLSVY7
24/04/2011 A.E.😢
20/09/2011 Positivo!!15/05/2012 Nasceu o Tiago 2610kgs e 45,5cm💖18/01/2018 Positivo!é um pilas!

A estrela que m... -
Offline
Desde 22 Out 2010

A estrela que mais brilha escreveu:
Olá! Eu tenho hpv negativo.. Ou seja, o que tive foi hereditário da minha mãe que aos 37 anos teve de tirar o útero porque naquela altura não tinham mais opções como se tem hoje...
Eu descobri em 2013 que tinha duas lesões no colo do útero... Uma Nic II e outra Nic III,e tinha já o chamado carcinoma in situ...
A sorte é que estava apenas superficial ainda e uma conização resolveu o problema.
Sofri imenso... Cá em Portugal não entendo porquê mas fazem essa cirurgia com anestesia local.. . Ou seja, estamos acordadas a ver tudo e a sentir também.. É mínimo mas sente-se..
Fiquei com uma estenose, um aperto no buraco do colo do útero porque quando me fizeram a conização, cicatrizou tudo e tiveram de me reabrir o buraco com um bisturi...
Foi horrível e muito doloroso...
Tive mais um filho de parto normal depois de tudo isso e até correu bem.
Mas pronto... Ainda hoje sempre que faço o exame papanicolau tenho medo que venha alguma coisa de anormal..
Beijinhos e tudo a correr bem😘😘

27/06/2006 Nasceu a Soraia 3.500kg e 51 cms.
02/02/2009 Faleceu a minha princesa Soraia ((http://videos.sapo.pt/uO1vWfDWDawDqeoLSVY7
24/04/2011 A.E.😢
20/09/2011 Positivo!!15/05/2012 Nasceu o Tiago 2610kgs e 45,5cm💖18/01/2018 Positivo!é um pilas!

A estrela que m... -
Offline
Desde 22 Out 2010

Desculpa editei porque foi com anestesia local e não geral como tinha 😊

27/06/2006 Nasceu a Soraia 3.500kg e 51 cms.
02/02/2009 Faleceu a minha princesa Soraia ((http://videos.sapo.pt/uO1vWfDWDawDqeoLSVY7
24/04/2011 A.E.😢
20/09/2011 Positivo!!15/05/2012 Nasceu o Tiago 2610kgs e 45,5cm💖18/01/2018 Positivo!é um pilas!

Rafaela5789 -
Offline
Desde 10 Fev 2018

[quote=PRISCILA CAMPOS DE SOUZA]Olá Rafaela como vai?
Estou passando por essa situação e me identifiquei muito com o seu relato. Eu venho acompanhando a evolução ( ou não, assim espero) do meu NIC I de 6 em 6 meses. Esse começo de ano fiz todos os exames, colposcopia com biopsia e deu nic 1. Como indicado, fiz esse semestre tb. Porém não sei o que houve, tive que fazer duas vezes a colposcopia. ( me ligaram do laboratório para refazer o exame), e não me falaram porque. Foi ai que coemçou o inferno na minha vida. Fiquei apavorada. Meu retorno com a minha gine é dia 26/10 agora, o resultado já esta pronto mas não tive coragem de ir buscar.Vou pegar só no dia da consulta pra própria médica abrir.Enfim, espero que dê tempo de eu fazer um tratamento antes de virar um câncer. Eu ainda não tenho filhos e sonho em ser mãe. Eu estou noiva, me batizei recentemente na igreja e ainda não tenho relação com meu noivo, só depois do casamento. Eu estou com medo de contar pra ele do meu problema e ele me largar. Não sei como contar isso pra ele.Pensei em fazer tudo o que tiver que fazer, mas na hora da relação falar que eu só posso fazer com camisinha. Estou com medo, por isso e pela minha saúde tb.O que vc me diz?
Obrigada pela paciencia[/
quote]

Priscila Campus, tudo bem, desculpe a demora. Bom, a esta altura vc já deve ter pegado o exame e estar muito mais tranquila sobre o resultado. Até onde sei demora muito para um NIC I virar câncer, há quem diga 10 a 15 anos, então se teu primeiro exame foi apenas um NIC I é facilmente monitorado e corrigido, talvez sem cirurgia. Imagino que isso, neste momento, não seja mais um problema pra vc.
Quanto ao seu noivo existem algumas coisas que sei por conversar com médicos. Tinha essas dúvidas tb, mas é o seguinte: HPV é facilmente transmitido. Houve um médico que disse que é possível pegar por sabonete, toalha, vaso sanitário...outro disse que o contato tem que ser sim mais íntimo. Porém acho que vc não precisa mesmo falar certas coisas para não gerar desconfiança. Nem todas as pessoas tem esclarecimento e entendimento para ouvir certas coisas. Diga apenas o necessário até pq ele tb pode ter HPV. Se ele teve relação lá com a primeira namorada, uma única vez na vida ele tb pode ter HPV. É mesmo uma coisa difícil de se explicar para os homens...eu sei como se sente, mas só vc sabe como seu noivo pensa. Porém, a ciência ainda não conhece a fundo e sim, existe uma possibilidade de vc ter pegado isso por outros meios que não sexo (compartilhar toalha e sabonete, por exemplo). Se achar necessário explanar com todos os nomes, faça, mas deixe claro que isso não tem nada a ver com promiscuidade. Ele mesmo pode ter HPV. E quanto a usar preservativo, soube tb que o HPV pode ser transmitido até mesmo com o uso de preserevativo pq o vírus pode estar nas áreas que o preservativo não alcança. Se vc terá relação apenas com seu noivo e se ele terá apenas com vc sua exposição a riscos será muito menor. Já ouvi de um médico que uma vez removido o NIC o problema está resolvido e o HPV curado. Isso mesmo, curado. Como se ve, nem mesmo os profissionais de saúde conhecem bem esse vírus. Assim, o "conselho" que te dou é: faça o acompanhamento médico, seja feliz com seu futuro marido, aproveite tudo de maravilhoso que o sexo oferece (pq sexo é um presente dado por Deus aos homens), construa uma linda família, seja muito feliz e Deus cuida do resto.
Fique na paz do Senhor.

tatiane reis de... -
Offline
Desde 09 Mar 2019

Oii Rafaela, me identifiquei muito com sua hitória.
Fui diagnosticada com NIC II, fiz a CAF tem um mês, ontem levei o resultado da cirurgia para o médico e fui diagnosticada mais uma vez, agora com NIC III.
Sai do médico desesperada, pq ele disse que se dessa vez a lesão não sair com a Conização a opção vai ser a retirada do útero, ai essa hora meu mundo desabou, tenho apenas 25 anos, solteira e sem filhos. Estou com esperança que vai dar tudo certo nessa cirurgia. E queria saber como vc esta hoje? Se ocorreu tudo bem com cirurgia?

TatianeRL

PRISCILA CAMPOS... -
Offline
Desde 17 Out 2018

Olá Rafaela como vai? Desculpe a demora pra responder. Vou resumir o que aconteceu comigo.Para honra e glória de Deus,Outubro 2018 fiz a CAF e após toda recuperação o resultado do exame foi Margens livres. Tomei a primeira dose da vacina, agora faltam mais duas. E a recomendação foi, cuidar da imunidade e alimentação. Como havia dito, me caso em Novembro, não falei nada pra ele e to deixando as coisas fluírem normalmente.Falei que fiz uma cirurgia para retirada de cistos no útero. Descobri um grupo no Facebook, que tem me ajudado muito, tem muitas e muitas mulheres passando por isso, lá uma ajuda a outra. O grupo chama NIC 1, 2, 3 Neoplasia Intra-Epitelial Cervical. Como você está hoje em dia? Obrigada pelo seu relato, qndo li da primeira vez, fiquei mto aliviada. Deus abençoe

PRISCILA CAMPOS... -
Offline
Desde 17 Out 2018

Olá Tatiane, desculpe me intrometer. Não fica desesperada. Tem um grupo no facebook chama NIC 1,2,3 neoplasia intra-epitelial cervical. Tem me ajudado mto, a moderadora da página foi curada do problema,procura la.

Outros tópicos relacionados

Hospital de S. Teotónio em Viseu
Olá mamãs Há por aqui alguém que tenha tido parto recente no Hospital de S. Teotónio em Viseu e que queira partilhar? Em princípio o meu filhote vai nascer lá e gostava de conhecer opiniões sobre o hospital. Beijinhos.
Hospital S Teotónio - Viseu
Olá Mamãs! Alguém já teve os seus filhos no Hospital de S. Teotónio? O que acharam da equipa médica, do tratamento que tiveram, etc? Sabem se há alguma lista das coisas que temos que levar para o parto, nesse hospital? Beijos Kikas
Mala maternidade S. Teotónio Viseu
Olá mamãs... Sou nova nestes assuntos e o meu principe vai nascer no mês que vem na maternidade do hospital S. Teotónio. Alguém me sabe dizer com algum rigor o que é necessário levar quer para mim quer para ele? Já vi que as coisas diferem imenso de...
alguma mamã que tenha tido o seu filhote de 5 de abril a 10 de abril de 2011 no hospital sao teotónio em Viseu??
partilhem a vossa experiência
Consultas são teotonio
Bom dia, Alguma mãe que tenha sido acompanhada em Viseu que me possa dizer como funciona as consultas no s Teotônio a partir das 30 semanas ? Até agora so fiz lá as 2 ecos morfológicas. E agora o meu médico de família encaminhou me para ter consulta...
Ajuda Mala de Maternidade Hospital de Viseu
Bom dia mamas preciso de ajuda para fazer a mala! alguem sabe o que é necessario para mim e para a boneca? Ja li que de hospital para hospital varia, se houver mamas que tenham tido os filhotes no hospital sao teotonio e q possam ajudar, agradecia!...

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?