Mutismo Selectivo | De Mãe para Mãe

Mutismo Selectivo

Responda
6 mensagens
epipoka -
Offline
Desde 12 Mar 2013

Olá mamãs,

Depois de muito pesquisar penso que o meu filho sofre de Mutismo Selectivo Triste

Com 3 anos entrou numa IPSS onde entrava mudo e saia calado, não falava com ninguém mas connosco era precisamente o contrario. Este ano lectivo, aos 4 anos, muda-mos para uma escola mais pequena com menos meninos na classe e melhorou bastante, já brinca e fala com as outras crianças mas continua a não falar nada com os adultos (educadora, auxiliar, vizinhos etc), exprime-se por gestos, fica retraído, há ali qualquer coisa que o bloqueia.
Em casa fala pelos cotovelos.

Estou neste momento á espera de uma consulta de desenvolvimento no hospital publico mas gostaria de ouvir testemunhos se possivel de mães que tem/tiveram filhos com este problema e se conseguiram melhorar, que estratégias usaram etc

Estou tb num grande dilema se o ponha para o ano na pré-primaria publica (já o inscrevi mas estou indecisa) ou se continue no particular , será que vai piorar dado serem muitos meninos e por conseguinte menos atenção da educadora/auxiliares ou antes pelo contrario seria uma boa adaptação para a primaria uma vez que ai sim tem mesmo que ir para a publica?

Obrigada Sorriso

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Não sei o que tem o seu menino e se de facto ele tem alguma coisa, mas faz-me lembrar a história do meu marido. Sorriso Durante todo o infantário e escola primária era um menino que mal falava. Os meus sogros eram repetidamente chamados à escola porque o meu marido chegava e sentava-se num canto do recreio, não brincava com os outros meninos, não falava com eles, não respondia ao professores, nada....Em casa era uma criança normal, que falava e brincava com os primos, sem qualquer bloqueio. Na escola alertavam para o facto de ele ter com certeza algum problema e os meus sogros já nem sabiam o que fazer. Ainda hoje ele lembra-se bem da primária e já lhe perguntei porque razão não falava ou brincava com ninguém na escola. E ele diz que simplesmente não lhe apetecia. Careta
Conheci-o depois já no ciclo, noutra escola, e aí era tímido mas normal. Sorriso Pelo menos o suficiente para jogar à bola com os rapazes e namorar com as meninas. Espertalhão

Espero que o seu menino não tenha nada de mais e que seja apenas como o meu marido (que posso assegurar ser um adulto absolutamente normal, com amigos, com vida social, emprego, mulher, filha...:) ).

epipoka -
Offline
Desde 12 Mar 2013

Obrigada ClaraMiguel pelo testemunho, eu espero mesmo que isto se resolva de preferência antes da primaria pois acredito que muitos professores não o vão entender se continuar assim.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Ia sugerir que o levasse a um psicólogo infantil, mas vi que está á espera de uma consulta de desenvolvimento. Ainda assim...acho que não perdia nada em ouvir uma opinião na área da psicologia.
As minhas filhas não tiveram esse tipo de comportamento, mas como sempre foram muito tímidas, dificilmente falavam com alguém que não conhecessem bem. Tiveram uma boa integração no infantário (aos 2 anos) porque a educadora foi sempre a mesma e a auxiliar também (só a 2ª auxiliar é que foi mudando). Mas se alguém fosse à sala (outra educadora ou auxiliar) era certo e sabido que não lhe falavam. Quando fizeram a consulta pré-entrada na escola, a médica de familia (que nunca as tinha visto porque mudámos de médica e habitualmente não as levava lá) ficou convencida que uma delas era um bocado atrasada...chegou a dizer-me que estivesse atenta, que podia ter problemas na escola...precisamente porque a M. respondia-lhe com sim e não, muito baixinho...
No caso do seu filho, já é a 2ª mudança...eu evitaria uma 3ª...para as minhas filhas, estabilidade nos adutlos cuidadores era fundamental...

epipoka -
Offline
Desde 12 Mar 2013

Olá Guialmi,

Pois isso do atrasada também já mo disseram na IPSS onde andou chegando a compará-lo a uma criança de 2 anos o que não é de todo verdade pois em casa é uma criança perfeitamente normal, inteligente, autonóma o suficiente para a idade e divertida, penso que é mesmo uma timidez/bloqueio.
Vou esperar mais um pouco que me chamem do hospital mas se demorarem muito já pensei de facto ter que optar por um psicólogo particular, vamos ver.

Obrigada.

piu costa -
Offline
Desde 18 Ago 2014

Boa tarde! Bem sei que este tópico é já antigo, mas ainda estará por aqui alguma mamã que na altura relatou que o seu filho tinha mutismo seletivo e que possa ajudar?
A minha filha tem 4 anos e não fala com ninguém no infantário. Em casa, não se cala. Vai o caminho a cantar e assim que entra no portão, parece outra criança. Tenho a certeza que ela é bem tratada, mas há um bloqueio qualquer. Ela é muito agarrada a mim e isso tambem provoca ansiedade. Entrou este ano para a escolinha, já há 6 meses e ainda não ouviram a sua voz! Estou preocupada e vou marcar psicólogo, mas se ela não fala com estranhos, como correrão as sessões?
Como se resolveu esta questão dos vossos flhotes?
Obrigada a quem puder ajuda! Sorriso