A minha filha recusa-se a comer - só gosta de mama! | De Mãe para Mãe

A minha filha recusa-se a comer - só gosta de mama!

Responda
35 mensagens
C L P -
Offline
Desde 08 Out 2011

Olá a todas as mães do fórum

Estou a colocar esta mensagem na esperança de que alguma mãe já tenha passado por isto e me dê sugestões, porque estou a começar a não saber o que fazer. Peço desculpa desde já pelo texto enorme, mas queria descrever bem a situação.
Amamentei a minha filha em exclusivo até aos seis meses, altura em que iniciei a alimentação complementar. Esta altura coincidiu também com o meu regresso ao trabalho e com a consequente entrada da bebé na creche. Nos primeiros 15 dias, para a mudança não ser tão brusca, consegui ir só trabalhar de tarde, e assim era eu ou o pai que lhe dávamos a sopa ao almoço.
Li o livro "Mi niño no me come" do Dr. Carlos González (que aconselho vivamente a todas as mães) e sei que a alimentação complementar é isso mesmo: um complemento ao leite, que deve continuar a ser o alimento principal do bebé durante o primeiro ano. Sei também que cada bebé tem o seu ritmo e que nunca se deve insistir com uma criança para comer. Por isso, assim que ela mostrava sinais de desagrado com a sopa, ficávamos por ali (às vezes comia cinco colheradas, outras vezes dez, mas de qualquer modo comia sempre qualquer coisa). Esperava eu que nos primeiros 15 dias, até eu começar a trabalhar a tempo inteiro, ela se habituasse a comer relativamente bem e, mesmo não comendo a sopa e a fruta todas, comesse pelo menos o suficiente para não ter fome entre a mamada da manhã e a da hora do almoço (vou sempre à creche por volta das 14).
Mas não foi isto que aconteceu: quando a comecei a levar de manhã para a creche ela ainda não se tinha adaptado muito bem, e na creche, com o tempo (e suponho eu que devido a alguma insistência), começou a rejeitar a sopa logo à primeira colher. E eu, que pelo que expus acima tinha pedido na creche para que não insistissem muito com ela para comer, acabei por aceitar que insistissem (em alternativa ela ficaria cheia de fome; de facto, no único dia em que ela não comeu a sopa e eu fui dar-lhe de mamar mais cedo, ela estava esfomeada e tornou-se óbvio que não podia continuar assim). Desde então, apesar de me partir o coração a ideia, na creche têm-na obrigado a comer, e ela tem de facto comido tudo, mas a ferros (que é totalmente o oposto do que o que eu queria).
Entretanto, dada esta má experiência com a sopa, introduzimos também a papa (feita com o meu leite, que retiro no trabalho), mas o resultado foi o mesmo. Neste momento está com sete meses e uma semana e não come nada sem "dar luta". Ao fim de semana, em casa, temos vindo a notar que cada vez está pior: dantes ainda comia umas colheradas, mas agora não come nem uma colher de sopa, nem de fruta, nem de papa. E nem sequer é uma questão de sabor porque ela nem prova a comida. Basicamente rejeita a(s) colher(es), seja o que for que lá estiver dentro. Já tentei fazê-la gostar mais da colher dando-lha para brincar, tentando dar-lhe água ou o meu leite na colher, mas ela vira a cabeça, tenta agarrar a colher, grita. Já tentei dar-lhe comida com os dedos, e também não resulta (se bem que nem sempre vire a cara). Em casa não conseguimos dar-lhe nada porque continuamos a não querer insistir.
Adicionalmente, temos tentado adoptar, em casa e ao jantar, o método "Baby Led Weaning", em que basicamente não se dá nada à criança à colher: ela escolhe e come o que quer, pegando na comida e levando-a à boca. No entanto, apesar de lhe colocarmos sempre comida à disposição desde há cerca de um mês (bocadinhos de cenoura e bróculos cozidos, fruta mole, massinhas muito bem cozidas…) e de ela levar frequentemente comida à boca, raramente a engole: fica de boca aberta a babar-se imenso sem engolir nada. Eu acho mesmo que ela ainda não sabe engolir nem percebeu que a comida mata a fome.
O pediatra diz que temos de insistir, e que se não for a bem vai a mal. Ela tem de comer, eu sei que sim, mas não queria mesmo obrigá-la. Dar comida a um bebé deve ser um prazer para toda a família, e não um martírio.
Alguém tem sugestões? Como eu acho que é o facto de a forçarem a comer na creche que está a desencadear a repulsa pela comida, estava a pensar voltar a começar do zero: pedir outra vez licença (mesmo recebendo a 25%, mas cá nos arranjaríamos) e tentar muito lentamente (não lhe mostrar a colher durante uma semana ou mais e tentar mais tarde). Mas para isso é preciso que ela fique bem quase só com mama, o que para um bebé de 7 meses já não é bem verdade...
Eu estou a tentar levar isto sem stresses; sei que é preciso paciência e eu não tenho muita, é certo. Mas está cada vez mais difícil não stressar porque não vejo a minha filha a evoluir e a gostar mais de comer…
Será que me podem ajudar? Muito, muito obrigada!!!

zeferina -
Offline
Desde 29 Jan 2008

Linda, desejo-te toda a sorte do mundo e sei que mais tarde ou mais cedo ela vai habituar-se. Infelizmente não te posso ajudar. O meu filho come à colher desde os 4 meses e sempre adorou comer. Mas pode ser que alguma mamã te ajude Sorriso

Sobre zeferina

Francisco - 26 de Fevereiro de 2011
1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥(♥)♥40
Guilherme - 10 de Abril de 2013
1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥(♥)40
Amo-vos muito meus filhotes!

reiju -
Offline
Desde 24 Maio 2010

Ola

Parabens por seres uma mãe bem informada e que lê! Ser Mãe é uma aprendizagem e esses livros são bons.
Posso sugerir outras abordagens?
A- dado que a tua bebe ja esta condicionada e sabe o q fazer qdo esta na cadeira da papa e ve a colher...torna a hora da refeição divertida, por ex a bebe sentada numa mantinha e mamã com comportamento divertido e risonho;
B - os indios qdo começam a alimentar os bebes mastigam a paporoca e dão ao bebe; se és saudavel podes mastigar um pouco de abacate, anona, etc. e mostrares à tua bebe como se come e inclusive dar um pedacinho(s). Pode parecer estranho mas p a bebe tu es a mentora, logo ela vai imitar-te;
C - se lhe das o leite materno no biberon podes colocar ai sopa ou papinhas ralinhas e ver se se habitua ao gosto dos novos alimentos;
D- visualiza q vai correr tudo bem, a nossa tensão interfere no comportamento dos bebes

Sucesso

Sobre reiju

Santiago - és um milagre bem amado

S-Isabel -
Offline
Desde 28 Dez 2008

Estás situações são muito stressantes, o eles não quererem comer, mas tens que forçar se ela é assim, o meu a partir dos 13 meses começou a ficar horrível para comer e eu tinha que o forçar senão não comia nada de nada, agora com a entrada na escola é que começou a comer melhor, é preciso de facto muita paciência, que por vezes falta, mas têm que ser um pouco obrigados senão nada feito.

Sobre S-Isabel

O primeiro dia mais feliz da minha vida 22/03/2009"Santiago amo-te"
O segundo dia mais feliz da minha vida 28/11/2012"Constança amo-te"
"Madrinha do Santiago da mamã Carla Marques" "A madrinha da minha princesa a querida marapt"
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/24962

babyannah -
Offline
Desde 27 Jun 2009

A minha filha tb tem dias assim, nao quer comer por nada. As vezes tento po-la a janela para se distrair e la vai comendo qq coisa, outras vezes nao quer comida e quer leite, um conselho q faço é q ponho sempre no biberão do leite uma colher de papa Nutriben para leite, ela fica melhor.

SEPOL -
Offline
Desde 06 Jul 2007

Já tentas-te esquecer o espaço habitual de refeição e levá-la para um sitio diferente, a varanda por exemplo?
A minha filha começou a comer com 4 meses e sempre comeu mais ou menos, digo mais ou menos porque tem alturas em que também é um martirio dar-lhe comida, porque também a recusa, e grita como se lhe estivesse a dar algo mau. O problema da minha é que não gosta de leite, só lhe consigo dar-lho a dormir, então tem de ser mesmo comida.
O que faço nessas alturas é o que chamo trabalho de equipa, ela tem um brinquedo que são umas chaves de plástico, muito barulhentas, e o pai agita-as com força para a distrair e ela vai abrindo a boca.
Agora ela já olha para a televisão, então também costumo ligá-la para ver se a consigo distrair

carina mateus -
Offline
Desde 08 Fev 2010

Olá, costumas oferecer a mama de seguida à recusa dela à comida de colher? Sei que pode ser difícil para ti mas tens de cortar na mama. Ela com a fome há-de comer. Tenta com distração... o meu muitas vezes só come com tv nos bonecos ou com carrinhos para brincar Sorriso
Bjinhos, boa sorte

elisamanero -
Offline
Desde 09 Jul 2009

ola
Ela come bem a sopa ?
E fruta cozida e passada em casa? come
Esses metodos que mencionaste desconheço.
Mas uma coisa aprendi com os meus filhos que quem manda são eles.

Por vezes não comem um alimento e passado algum tempo ja comem.
nessa idade os bebes ainda não fazem bem a digestão deve ser tudo passado por isso aconselho a passar a comida esses metodos usas por exemplo ao fim de semana que tens mais tempo e paciencia

Na volta não sabe engolir dás uma colher e mete a chupeta e esperas que ela engola foi assim que os meus filhos aprenderam a engolir alimentos mais pastosos.

bj
elisa

Mariana Fragoso -
Offline
Desde 23 Mar 2011

olha a minha bébé agora que voltei ao trabalho fez-me um filme com saudades da maminha. mas de resto sempre comeu bem desde que seja outra pessoa que nao eu a dar-lhe a comida (se nao quer a minha mama). A organização Mamar ao peito ajudou-me nisto. pode ser que te consigam dar uma dica. experimenta

https://www.facebook.com/mamaraopeito

mama_mar -
Offline
Desde 24 Set 2010

provavelmente vais ter de cortar nessa mamada na creche, porque ela está a espera para se alimentar, ou seja ainda não passou fome porque depois mama.

Sobre mama_mar

afilhada da deaS e seventh
madrinha da ana_karizia
o meu principe torna o meu mundo muito colorido

C L P -
Offline
Desde 08 Out 2011

Muito obrigada a todas pelos vossos conselhos. Na verdade há coisas que já tentei: dar-lhe a comida noutro sítio mais "divertido", por exemplo.
Dar-lhe a comida no biberão é coisa que já me passou pela cabeça muitas vezes (eu "comi" assim até aos 9 meses porque fazia exactamente o mesmo, segundo a minha mãe), mas o problema é que ela também não gosta de biberões... Vira a cabeça tal como faz com a colher, mas há muito tempo que não tento. Se calhar está na altura de voltar a tentar. Mas por causa disto (de ela recusar o biberão) é que não posso abdicar de lhe ir dar de mamar à creche. Ela também precisa de outras comidas, mas o leite tem de ser o seu alimento principal, e não pode ficar o dia inteiro sem ele...
Tenho tentado evitar dar-lhe de mamar logo a seguir a ela rejeitar a comida de colher - espero sempre 1 horita ou hora e meia a seguir (normalmente, quando mamava em exclusivo, esta era a frequência com que ela mamava durante o dia, por isso suponho que tenha fome).
Mas eu acho mesmo que ela prefere ter fome do que comer à colher. Com o biberão era a mesma coisa: às vezes eu tinha de me ausentar e deixava leite com o pai e passavam-se horas e lá tinha eu de voltar a correr para casa porque ela nem tocava no biberão e já estava a berrar de fome...
Acho que me vou inspirar naquilo que muitas mamãs sugeriram e tentar distraí-la (ainda mais), seja com a televisão, seja com brinquedos, seja a passear... Talvez funcione!
Muito obrigada a todas!

claudia_ramos -
Offline
Desde 19 Jun 2010

Olá, o leite ainda é o alimento principal, mas é suposto começar a deixar de o ser... aos 9 vai começar com carne depois ovo, peixe e com 12 meses é suposto comer de tudo.
Compreendo q queiras tornar tudo mais aprazível e sem esses problemas nem forçar a comer, mas a realidade n se passa assim. Não foi o facto de na creche a obrigarem a comer q a fez rejeitar a comida, mas o facto de depois de a rejeitar vir o LM. É a mesma coisa que comeres o teu prato preferido depois de rejeitares aquilo q te querem dar!! Ela percebeu q isso acontecia sempre portanto mais vale rejeitar à partida e encher a barriga depois.
Estás a dar um intervalo q davas qd se tratava do leite mas a sopa é suposto alimentar durante mais tempo... Eles são tão espertos!!! nem fazemos ideia o quanto!!!
A minha sugestão (não vais gostar, provavelmente não vais seguir, mas é o q eu faria no teu lugar, portanto aqui vai) é: insistires durante uns 20 min. se ela não comer mesmo nada, parar e não lhe dar mais nada antes de perfazer hora e meia após esses 20 min, no mínino. Se ela chorar de fome entretanto, dar-lhe sopa/papa (só uma colher por tentativa), se rejeitar voltas a parar, se aceitar aumentas 10 min. (à hora e meia) por colher. Fazer isto só ao almoço porque vai afectar o horário para comer. Ao jantar juntar 2 colheres de papa ao leite, e muito carinho para ela não ficar triste na hora da caminha Sorriso .
A única forma de ela evoluir e começar a gostar de comida agora é mudar de estratégia, já viste q essa n está a funcionar, certo? Experimenta durante 2 semanas, depois vês como ela reage. Uma coisa era começar a comer e depois rejeitar (q fez a principio,certo?) outra coisa é nem sequer experimentar... ela tem mesmo de comer, a tendência é a piorar! A consistência é o ingrediente principal, o método q usares (seja ele qual fôr) deve ser sempre o mesmo (tu em conjunto com creche) ou vai falhar.
Boa sorte, mta paciência, coragem e força.
Bj

25/09/2010 - Nasceu a Luz da minha vida, André.
01/08/2013 - Nasceu nova Luz, Helena

Anita R -
Offline
Desde 29 Set 2010

Tens novidades? Que tens feito de diferente e como tem ela reagido?

É que assim aprendemos contigo...

Beijinhos e força.

C L P -
Offline
Desde 08 Out 2011

Olá

Até agora, só experimentámos a sugestão de uma mamã que sugeria fazer a bebé engolir a comida ajudando com a chupeta...
A minha filha também não é adepta da chupeta, mas diverte-se a brincar com ela e a pô-la na boca de vez em quando, por isso resolvemos experimentar mergulhar a chupeta na comida e dar-lha a seguir, para ver se pelo menos ela sentia o sabor docinho (foi com papinha de fruta) e se interessava... Não resultou, mas vamos continuar a tentar desta maneira.

Não tentámos mais nada porque ela ainda por cima está doentita, toda cheia de ranho, e então resolvemos mesmo não insistir nadinha.

Amanhã vou à creche ver como lhe dão a comida lá - normalmente só me dizem "comeu bem", mas quando eu pergunto "e não protestou?" respondem-me sempre que protestou "um bocadinho". Em casa ela não protesta um bocadinho, protesta imenso, por isso talvez tenham algum truque especial e ela nem sequer se porte assim tão mal como em casa. É a minha esperança, mas acho mesmo que quando dizem "um bocadinho" é só para eu não ficar triste!

De resto, estive a ler ainda mais e a colocar questões num fórum sobre o tal método Baby Led Weaning, e estou cada vez mais inclinada para o seguir (em casa, que na creche é impossível). É muito pouco convencional, mas muito apelativo: o bebé senta-se à mesa com os pais e é ele quem escolhe o que come e leva a sua comida à boca. Não é preciso comida passada ou triturada porque os bebés têm capacidade (ou adquirem-na) de lidar com comida sólida. Leva o seu tempo a aprender e é uma porcaria :), mas em compensação não há stresses e por volta do ano de idade as crianças normalmente já comem de tudo, como é recomendado. Deixo aqui o link para o site onde está o fórum onde coloquei algumas questões, para o caso de haver alguma mãe interessada:

http://www.babyledweaning.com/

Eu vou dando novidades!

kakia -
Offline
Desde 14 Maio 2010

CLP, a minha opinião é diferente de todas as outras.... se podes tirar uma licença p ficares com ela mais uns tempos devias de o fazer. Segundo o que escreves ela está a rejeitar a comida devido à forma como a obrigam a comer na creche - para veres o q realmente se passa tens de conseguir ver a hora da refeição sem que ninguém saiba que estás a ver pois o comportamento delas muda quando estão lá pais (quando o meu mais crescido andava na creche fiz isso e acredita que n vais querer ver.....).
Re-lê o livro do Carlos, retira a colher e deixa de tentar que ela coma. A adaptação aos sólidos é normal que dure alguns meses, é mesmo assim quando eles amamentaram em exclusivo até aos 6 meses. A minha mais nova só comeu uma sopa ou uma papa inteiras depois dos 9 meses, hoje tem 12 meses e come tudo e mais alguma coisa sem o mínimo problema, nunca lhe recusei mama, aliás, só lhe dava a comida depois de ela ter mamado um bocadinho para n estar tão ansiosa e com tanta fome. Conheço outros bebés que só comeram (mais que meia dúzia de colheradas) depois dos 10 meses - todos saudáveis, agora a comerem de tudo. A questão da diversificação da alimentação a partir dos 6 meses é importante porque os bebés passam a necessitar de mais proteinas, mas a quantidade de que precisam a mais é minuscula por isso nem te preocupes muito.
Segue os teus instintos, após uma ou duas semanas sem colher, tenta novamente e muito devagar sem forçar, não transformes as refeições numa guerra, isso pode fazer mais "estragos" do que demorares mais tempo na diversificação alimentar. Os bebés não são manhosos, nem maus, nem nos querem dar a volta, apenas se querem sentir bem e não ficam "estragados" por seguirmos os seus ritmos (tenho 4 em casa que o comprovam bem).

Boa sorte Sorriso

C L P -
Offline
Desde 08 Out 2011

Kakia, nem sabes quanto te agradeço pela tua resposta. Estava mesmo a precisar de um testemunho assim.

Eu sei que sou mãe de primeira viagem e inexperiente, e agradeço imenso a todas as mamãs deste forum que me deram sugestões muito valiosas. Mas eu não me conformo com as teorias que ouço de todo o lado: que é mesmo assim, que tem de se forçar, que não há outra maneira de fazer as coisas com algumas crianças, que tem de se tirar a mama para a criança aprender a comer (!).
Para mim faz-me confusão uma coisa: se muitas crianças amamentadas em exclusivo muito tempo têm estes problemas de adaptação à alimentação complementar, então há algo de errado. E não são certamente as crianças que estão erradas. Não será o sistema todo? Não é exigir demais à minha filha, que há pouco mais de um mês apenas mamava, que hoje coma três refeições por dia?

Tal como disse que ia fazer, tentei ir ver a minha filha a comer na creche. A auxiliar a quem fiz o pedido fez uma cara atrapalhada e disse-me: "então tenho de a preparar: a sua filha chora do princípio ao fim; se a mantivermos sentada ela cospe tudo o que lhe pomos na boca, e por isso deitamo-la no colo e vamos-lhe dando colher atrás de colher, para ela não ter outra hipótese sem ser engolir". Posto isto, claro que eu já não precisei de ver nada.

E eu ainda me perguntava por que é que ela estava a recusar a colher. Se me fizessem isso a mim eu certamente nunca mais quereria ver uma colher à frente. E olhem que eu já como à colher há alguns aninhos! Agora imaginem fazer isto a uma bebé que ainda não percebe bem o que é a comida e para que serve e que ainda está a aprender lidar com a comida na boca e a engolir - deve ser a coisa mais assustadora do mundo. Eu até me espanto como é que, tirando a hora da comida, ela ficava tão serena, bem disposta e sorridente na creche - eu provavelmente faria uma cena para não voltar lá todos os dias.

O que mais me chocou, ainda, foi narrar esta situação ao pediatra, para lhe pedir conselhos sobre o que fazer a seguir (já que a minha filha ficar na creche deixou de ser uma hipótese), e ele dizer que às vezes tem de ser assim, algumas crianças são difíceis, que temos é de ver se ela come porque lhe vão faltar nutrientes, que ela não quer comer porque tem uma relação muito forte com a mãe, e blablabla. Pior - eu conto esta história aqui no trabalho e toda a gente me olha indiferente - e então? Isso é normal.

Desculpem lá: sou eu que estou maluca? Não pode ser normal maltratar assim uma criança. Eu recuso-me a fazê-lo à minha filha, e por mais difícil que seja vou tentar, com calma, ensiná-la a comer e a gostar de o fazer.

Ontem acabámos por ir ao pediatra e ele ficou preocupado porque ela não aumentou de peso no último mês (passou para o percentil 25) - ou seja, alimentar uma criança à força ainda por cima não resulta. Mas, agora já mais sensatamente (deve ter percebido que estava prestes a perder uma paciente), aconselhou-me a recomeçar com paciência, sugerindo a intervenção de uma pessoa externa que não seja nem a mãe nem o pai - a avó. A minha mãe mora em Aveiro e eu no Porto - e eu ainda por cima trabalho em Vila do Conde - mas a minha mãe vai tentar vir cá todos os dias durante uma semana para a tentar ensinar a comer. Se não resultar, então vou pedir uma licença e vou ficar em casa com ela só a dar-lhe mama durante pelo menos uma semana, sem sequer lhe mostrar uma colher. E depois voltamos a tentar. E vamos ver como corre.

Kakia, tens toda a razão no que dizes. Infelizmente vai ser muito complicado para mim ficar em casa com a minha filha, mas a minha família toda está disposta a fazer o que for preciso - a nossa bebé merece-o!

Anita R -
Offline
Desde 29 Set 2010

Bem... essa história da cresce chocou-me um bocado, não admira que ela reaja assim quando tem que comer com colher.

Mas vais conseguir...

Vai dando notícias, please!

C L P -
Offline
Desde 08 Out 2011

Pois, a mim também me chocou. Eu sabia que elas insistiam, mas quando eu perguntava sempre me disseram que ela "protestava". Para mim, de protestar até chorar do princípio ao fim ainda vai um longo caminho. Para já não falar do método de empurrar a comida, claro.

Para além disso, o que me irritou mais foi a falta de bom senso em todos os sentidos: quando levei a minha filha para a creche, expliquei que ela estava ainda a aprender a comer e pedi que não insistissem. A interpretação delas deste meu pedido foi não darem comida *de todo*: sempre que a bebé reclamava um bocadinho no início da refeição não lhe davam nem uma colher (e eu tinha de ir lá porque ela estava cheia de fome; até queriam que eu assinasse um termo de responsabilidade). Quando disse que não, que alguma coisa teriam de lhe dar, claro que achei que iam compreender que não era para ir ao outro extremo - o de lhe dar tudo contra a vontade dela. Onde é que ficou o meio termo que, no fundo, é o que funcionaria? Com paciência, hoje duas colherzitas, amanhã mais um pouco (e eu iria lá para lhe dar mama em caso de emergência), e a minha filha acabaria por aprender a comer. Ao só funcionarem com estes dois extremos (não tentarem alimentá-la ou despejarem-lhe a comida pela garganta abaixo) mostraram uma tremenda falta de paciência e de tacto - e isto vindo de supostas profissionais.

Ainda não decidi se a minha filha voltará para lá ou não depois de aprender a comer. A verdade é que não tenho grandes opções perto do meu trabalho e que ela se adaptou muito bem e adorava as auxiliares (nem tanto a educadora). E compreendo que elas achem que estavam só a fazer o seu trabalho o melhor que sabem - lá está, é aquela mentalidade que eu critiquei anteriormente, de achar que forçar uma criança a comer é natural. Deve ser assim em todo o lado...

Bem, hoje foi um bom dia: a minha mãe ficou com ela enquanto eu fui trabalhar; ficou a manhã quase toda com fome mas ao princípio da tarde lá bebeu um biberãozito!! Já não é mau sinal. E depois, ao jantar, demos-lhe bocaditos de comida para ela explorar com as mãos e haviam de a ver: com cenoura cozida numa mão e pão na outra, uma dentada num lado e uma dentada no outro... E depois mastiga e engole como gente grande! É hilariante...

Luabranca -
Offline
Desde 09 Ago 2009

Que chatice essa situação!
Se na creche a obrigam a comer é claro que ela desenvolveu essa antipatia pela colher!
Não estás sozinha; a minha filha também é amamentada e até fazer um ano foi dificil! Aos 9 meses fui à consulta e quando disse à médica que ela só fazia uma refeição e tudo o resto era leite, a mulher ia-me matando. Resultado: voltei para casa e começei a forçar a miuda a comer sopa.... que estupidez a minha! Devia ter seguido o meu instinto. Vá lá que me passou ao fim de uns dias.... E voltei a seguir o ritmo da minha filha e a não stressar. Depois quando fez um ano, magicamente tornou-se um bom garfo.

A verdade é que nós, mães. temos que confiar mais em nós. Nós somos especialistas no nosso filho em particular.

Sobre Luabranca

Bjs

Anita R -
Offline
Desde 29 Set 2010

Bem... fiquei muito feliz em saber que já quiz explorar a comida com as mãos. É uma bom começo!

Estou a ver que já fez "grandes" progressos...

claudia_ramos -
Offline
Desde 19 Jun 2010

Olá, depois da descrição das refeições na creche, retiro tudo o q disse anteriormente... A técnica q falei faria sim, numa situação normal, isso é tudo mesmo normal... e não acredito (ou pelo menos não quero acreditar) q façam isso em todo o lado. Isso não é dar nem forçar, isso é tortura! Espero q corra tudo bem.
Bj

25/09/2010 - Nasceu a Luz da minha vida, André.
01/08/2013 - Nasceu nova Luz, Helena

kakia -
Offline
Desde 14 Maio 2010

O que eu vi na creche na hora da alimentação foi exatamente o q relatas, sem tirar nem pôr, e olha q era a todos os bebés, não aos q tinham dificuldades em comer... Pelo q percebi é assim que funciona na grande maioria das creches até eles se sentarem à mesa. Preocupado
E porquê? Não é dificil de perceber que nem têm grande forma de fazer muito diferente, ora como é que 2 adultos conseguem alimentar 9 ou 10 bebés em 30 minutos ou pouco mais?
As crianças n estão erradas, claro que não, na sua maioria aprendem a ser passivas para sofrer menos pois percebem que não vale a pena fazer nada.
Porque é q o sistema é assim? Também é fácil de explicar - dinheiro. A nossa sociedade vive à volta do dinheiro e não do bem estar das pessoas (bebés, crianças, adultos, idosos).
Se é suposto os bebés apenas estarem a leite manterno nos 1ºs 6 meses, como é q a licença de maternidade é de 5 meses? podemos aumentar p 6 com reduções, mas mesmo assim onde fica o tempo de adaptação? e se o leite materno deverá ser o PRINCIPAL alimento até aos 12 meses como ficamos? Isso interessa? Claro que n, o que interessa é o dinheiro, logo as crianças q se adaptem, q comam, q chorem, q se habituem q a vida n é fácil,.... Têm de ser "enfiadas" em amontodados de bebés, onde 2 adultos apenas tratam de 9 ou 10 (li uma coisa q faz todo o sentido: a primeira coisa que uma mãe pensa qd sabe que está grávida de 3 ou mais bebés é de quem a vai ajudar, como é que depois entregamos 5 bebés a um adulto??). Tudo para as mães poderem trabalhar.
A nós mães tentam convencer-nos que os nossos instintos estão errados, q os bebés passam a vida a tentar manipular-nos, que têm de ser "adestrados", que são malandros... A culpa é de todos nós por nos deixarmos ir assim, por questionarmos pouco, por deixarmos de acreditar em nós, nos nossos instintos, para acreditarmos num livro ou num "profissional".

Não quero parecer que estou a criticar ninguém, o q critico é a sociedade e a nossa (minha incluida) resignação a isso tudo.

A reacção da tua filha é a de um bebé de bem com a vida, que (ainda) confia em ti para a "salvares", o triste é a maioria dos bebés nem reagirem a essas coisas.
Ela vai comer, claro que sim, ao ritmo dela, é só a deixarem e depois limpar tudo à volta Gargalhadas

(Já me fartei de divagar :P)

annacarrico -
Offline
Desde 15 Fev 2011

Olá CLP, como está a menina agora com a papinha? Aproveito para acompanhar o teu topico e aprender contigo. A minha Flor está a passar por algo semelhante..

Bjinhos
Ana

Afonso Dinis 01-12-2006 de 41 semanas às 16h10m com 2590g e 46cm, nasceu a luz da nossa vida!!
Diana Flor 22-06-2011 de 38 semanas às 19h05m com 2440g e 45,5cm, se a nossa vida já tinha luz, agora ficou mais iluminada ainda..e florida!!!
Ambos partos normais e... sem epidural!!..
Amo-vos muito meus filhos!

Dadinha_mami -
Offline
Desde 22 Fev 2011

o meu bébe tem kuase 7 meses, e amamentei ate aos 6 meses, teei biberon mas recusou.agora mudei para o leite dos 6 emses e já bebe, mas nunca á noite..k é kuando eu keria, parapoder-mos dormir.
acordo 4 vezes durante anoite para lhe dar demamar, porque não aceita biberon á noite, só de dia, mas sempre 50ml ou 100ml não mais.
também não gosta muito de sopa, ou papas ou pera cozida, mas também só o estou a fazer há 1 semana.
não estou atrabalhar pk keria amamentar o bebe como devia, e dar-lhe o melhor..mas seu eu ando de diretas como posso ser divertida e ter peito suficiente de dia..é dificil...
mas como disseram é melhor ser paciente...e aceitar o que ele quer comer e a quantidade desejada.
só queria habituá-lo a comer antes de eu ficar sem peito, porque sem peito ele faz um berreiro....
bjs

C L P escreveu:
Olá a todas as mães do fórum

Estou a colocar esta mensagem na esperança de que alguma mãe já tenha passado por isto e me dê sugestões, porque estou a começar a não saber o que fazer. Peço desculpa desde já pelo texto enorme, mas queria descrever bem a situação.
Amamentei a minha filha em exclusivo até aos seis meses, altura em que iniciei a alimentação complementar. Esta altura coincidiu também com o meu regresso ao trabalho e com a consequente entrada da bebé na creche. Nos primeiros 15 dias, para a mudança não ser tão brusca, consegui ir só trabalhar de tarde, e assim era eu ou o pai que lhe dávamos a sopa ao almoço.
Li o livro "Mi niño no me come" do Dr. Carlos González (que aconselho vivamente a todas as mães) e sei que a alimentação complementar é isso mesmo: um complemento ao leite, que deve continuar a ser o alimento principal do bebé durante o primeiro ano. Sei também que cada bebé tem o seu ritmo e que nunca se deve insistir com uma criança para comer. Por isso, assim que ela mostrava sinais de desagrado com a sopa, ficávamos por ali (às vezes comia cinco colheradas, outras vezes dez, mas de qualquer modo comia sempre qualquer coisa). Esperava eu que nos primeiros 15 dias, até eu começar a trabalhar a tempo inteiro, ela se habituasse a comer relativamente bem e, mesmo não comendo a sopa e a fruta todas, comesse pelo menos o suficiente para não ter fome entre a mamada da manhã e a da hora do almoço (vou sempre à creche por volta das 14).
Mas não foi isto que aconteceu: quando a comecei a levar de manhã para a creche ela ainda não se tinha adaptado muito bem, e na creche, com o tempo (e suponho eu que devido a alguma insistência), começou a rejeitar a sopa logo à primeira colher. E eu, que pelo que expus acima tinha pedido na creche para que não insistissem muito com ela para comer, acabei por aceitar que insistissem (em alternativa ela ficaria cheia de fome; de facto, no único dia em que ela não comeu a sopa e eu fui dar-lhe de mamar mais cedo, ela estava esfomeada e tornou-se óbvio que não podia continuar assim). Desde então, apesar de me partir o coração a ideia, na creche têm-na obrigado a comer, e ela tem de facto comido tudo, mas a ferros (que é totalmente o oposto do que o que eu queria).
Entretanto, dada esta má experiência com a sopa, introduzimos também a papa (feita com o meu leite, que retiro no trabalho), mas o resultado foi o mesmo. Neste momento está com sete meses e uma semana e não come nada sem "dar luta". Ao fim de semana, em casa, temos vindo a notar que cada vez está pior: dantes ainda comia umas colheradas, mas agora não come nem uma colher de sopa, nem de fruta, nem de papa. E nem sequer é uma questão de sabor porque ela nem prova a comida. Basicamente rejeita a(s) colher(es), seja o que for que lá estiver dentro. Já tentei fazê-la gostar mais da colher dando-lha para brincar, tentando dar-lhe água ou o meu leite na colher, mas ela vira a cabeça, tenta agarrar a colher, grita. Já tentei dar-lhe comida com os dedos, e também não resulta (se bem que nem sempre vire a cara). Em casa não conseguimos dar-lhe nada porque continuamos a não querer insistir.
Adicionalmente, temos tentado adoptar, em casa e ao jantar, o método "Baby Led Weaning", em que basicamente não se dá nada à criança à colher: ela escolhe e come o que quer, pegando na comida e levando-a à boca. No entanto, apesar de lhe colocarmos sempre comida à disposição desde há cerca de um mês (bocadinhos de cenoura e bróculos cozidos, fruta mole, massinhas muito bem cozidas…) e de ela levar frequentemente comida à boca, raramente a engole: fica de boca aberta a babar-se imenso sem engolir nada. Eu acho mesmo que ela ainda não sabe engolir nem percebeu que a comida mata a fome.
O pediatra diz que temos de insistir, e que se não for a bem vai a mal. Ela tem de comer, eu sei que sim, mas não queria mesmo obrigá-la. Dar comida a um bebé deve ser um prazer para toda a família, e não um martírio.
Alguém tem sugestões? Como eu acho que é o facto de a forçarem a comer na creche que está a desencadear a repulsa pela comida, estava a pensar voltar a começar do zero: pedir outra vez licença (mesmo recebendo a 25%, mas cá nos arranjaríamos) e tentar muito lentamente (não lhe mostrar a colher durante uma semana ou mais e tentar mais tarde). Mas para isso é preciso que ela fique bem quase só com mama, o que para um bebé de 7 meses já não é bem verdade...
Eu estou a tentar levar isto sem stresses; sei que é preciso paciência e eu não tenho muita, é certo. Mas está cada vez mais difícil não stressar porque não vejo a minha filha a evoluir e a gostar mais de comer…
Será que me podem ajudar? Muito, muito obrigada!!!

C L P -
Offline
Desde 08 Out 2011

Olá

A minha filha tem agora 10 meses e tem comido bem melhor.

Nunca consegui fazer com que comesse bem à colher: apesar de nunca mais ter ido à creche e de eu e a minha mãe termos tentado de todas as maneiras que ela comesse papas e sopas, a única coisa que aceitou comer à colher foi iogurte, e nunca mais do que meio copito.
Durante os primeiros tempos chorava sempre que via a colher, por isso acho que nunca chegou a ultrapassar o trauma que resultou de a terem forçado daquela maneira na creche.

O que tem resultado lindamente é o tal método de que falei - o Baby-Led Weaning. Ela demorou até acordar para a comida - só o fez já perto dos 9 meses e até aí comia muito pouquito - mas a partir do momento em que acordou já ninguém a parou! Agora come pela mão dela imensa coisa; ainda em pouca quantidade, é certo, mas tem estado tão interessada pela comida e a evoluir tão bem que já não me preocupo minimamente.

Tenho plena noção de que se ela não tivesse sido obrigada a comer na creche provavelmente hoje comeria à colher como outro bebé qualquer; tenho videos das primeiras sopas em que a vejo abrir a boca para a colher e percebo que houve algo que foi "estragado" a partir do momento em que a forçaram. Por isso a única coisa que recomendo mesmo é paciência e nunca forçarem uma criança a comer. Não é assim que ela aprenderá e provavelmente adquirirá traumas que dificultarão o processo...

annacarrico -
Offline
Desde 15 Fev 2011

CLP, obrigado por partilhares a tua experiencia.
No nosso caso a Flor come, não quer é comer a sopa!.. Porque se for pápa come maravilhosamente bem, fruta depende da que for e mesmo a que come agonia-se várias vezes.. Sopa é que nem pensar!.. Já fiz de todas a maneiras possiveis e imaginárias e a doidinha não que mesmo comer sopa! Fecha a boca e vira a cara para que a colher não toque na boca! Acabo por nem saber se devo insistir com ela ou não..

Fico contente por saber que a tua menina está a ultrapassar esse problema com a comida!

Afonso Dinis 01-12-2006 de 41 semanas às 16h10m com 2590g e 46cm, nasceu a luz da nossa vida!!
Diana Flor 22-06-2011 de 38 semanas às 19h05m com 2440g e 45,5cm, se a nossa vida já tinha luz, agora ficou mais iluminada ainda..e florida!!!
Ambos partos normais e... sem epidural!!..
Amo-vos muito meus filhos!

kakia -
Offline
Desde 14 Maio 2010

Experimenta batata doce em vez de batata como base (já n me lembro em qual, mas um dos meus filhotes também n gostava de nenhuma sopa e com batata doce marchava q era uma maravilha) Piscar o olho

annacarrico -
Offline
Desde 15 Fev 2011

kakia escreveu:
Experimenta batata doce em vez de batata como base (já n me lembro em qual, mas um dos meus filhotes também n gostava de nenhuma sopa e com batata doce marchava q era uma maravilha) Piscar o olho

De momento a sopa que faço é com batata, batata doce e cenoura... não adianta!..
Tenho insistido na mesma, mesmo que coma só 3 colheres. Mas ela com a sopa nem chega a abrir a boca à 1ª, não sei se ela percebe que é a sopa pelo cheiro ou assim.. Também já tentei a por leite na sopa, houve mamãs aqui no forum a dizer que com elas resultou, por aqui nada!
Obrigada por tentares ajudar!
Bjinhos
Ana

Afonso Dinis 01-12-2006 de 41 semanas às 16h10m com 2590g e 46cm, nasceu a luz da nossa vida!!
Diana Flor 22-06-2011 de 38 semanas às 19h05m com 2440g e 45,5cm, se a nossa vida já tinha luz, agora ficou mais iluminada ainda..e florida!!!
Ambos partos normais e... sem epidural!!..
Amo-vos muito meus filhos!

annacarrico -
Offline
Desde 15 Fev 2011

repetido...

Afonso Dinis 01-12-2006 de 41 semanas às 16h10m com 2590g e 46cm, nasceu a luz da nossa vida!!
Diana Flor 22-06-2011 de 38 semanas às 19h05m com 2440g e 45,5cm, se a nossa vida já tinha luz, agora ficou mais iluminada ainda..e florida!!!
Ambos partos normais e... sem epidural!!..
Amo-vos muito meus filhos!

filipa1980 -
Offline
Desde 02 Dez 2011

Mistura fruta na sopa
por ex:

pera, batata-doce e abóbora. fica docinha Gargalhadas

Dadinha_mami -
Offline
Desde 22 Fev 2011

axo isso da creche DEPLORAVEL, n se faz..
eu "forcei" insisti ao meu bebe de 7 meses p comer a sopa, e ele quase vomitou.Parei.
misturei na colher um pouco do meui iogurte c a sopa e lá comeu mais 4 colherzinhas.
aotodo comeu ai 2 colheresde sopa.
estou a introduzir os solidos,há 2 semanas e meia, pk tb me disseram k amamentar ate aos 6 meses exclusivamente era melhor, mas parece k torna as crianças maispreguiçosas?!
a papa de nutiben ele gosta..ALELUIA... mas lá vai aminha tb sempre!
vou tentar introduzi-lo neste mundo de cão...com paninhos de lã!