A minha filha pinta maioritariamente com cor preta. Preocupante? | De Mãe para Mãe

A minha filha pinta maioritariamente com cor preta. Preocupante?

Responda
17 mensagens
Cmlsantos -
Offline
Desde 25 Maio 2016

Boa noite a todas,
Tenho uma filha de quase 3 anos e meio. Gosta de fazer tudo o que uma criança da idade faz. Brinca, ri, faz pequenas birras, gosta de ver a minnie... Adora cores e diz que a cor favorita é o rosa. Adora vestir saias e vestidos rosa, adora vestir coisas com flores. Gosta de cores vivas na roupa. Quando faz desenhos a lápis ou marcadores, escolhe cores vivas. Mas quando pinta em telas pequenas, com tinta, escolhe sempre cores escuras e tem optado bastante pelo preto. Hoje preencheu a tela toda só com preto. O meu marido ficou assustado. Ele perguntou porque é que escolhia essa cor e ela não deu resposta clara. Já está na cama e o meu marido e eu falamos sobre os assuntos que nos preocupam apenas quando eles já estão a dormir. Amanhã irei elogiar os desenhos e tentar perceber a razão da escolha do preto. Mas entretanto vim pesquisar o possível significado do uso do preto e encontro coisas relacionadas com depressão. Esta actividade de pintar, foi uma estratégia para ela não ficar triste e chorosa quando eu ia trabalhar, porque é algo que adora, e que é só dela e do pai quando eu estou fora.
Já pintei uma tela com ela, uma ou outra vez, mas já há algum tempo e ela deixou-me influenciar as cores, mas a verdade é que ela tende sempre para a escuridão. Mas é só com a tinta. Para além disso, não deixa nenhum espaço em branco, pinta tudo. Não sei se devo preocupar-me ou apenas ficar atenta.
Ela faz sempre referência à família, incluindo-se a ela, a mim, ao pai e ao mano. Nunca excluiu ninguém, diz que adora quando estamos todos. Será que é por eu estar a trabalhar e é uma expressão da minha ausência e da falta que lhe faço? Reduzi meu trabalho para apenas 3-4 dia por semana, e apenas a 6h já há quase um ano. Ou Será que é porque sabe que vai entrar na escola depois das férias e está com receio? (Ela tem estado sempre em casa com um de nós, pai ou mãe).
Alguém já passou por isso ou é da área para me poder ajudar?

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Não creio que as crianças pequenas atribuam o mesmo significado às cores que nós.
A minha filha gosta de pintar preto e vermelho. A melhor foi no supermercado, onde têm um ecrã para as crianças brincarem, e “pintou” uma boneca de vermelho e preto, mesmo digno de um filme de terror 😆
Para quem, como eu, adora filmes de terror, um caderno de colorir cheio de rabiscos pretos pode parecer, no mínimo, sinistro. No entanto não é um comportamento alarmante nem indicador de depressão. A depressão em crianças muito pequenas é rara, e existe um quadro de sintomas que incluem tristeza, apatia, cansaço, alteração do padrão de sono, pesadelos, isolamento, entre outros.

pinkpeonies -
Offline
Desde 04 Mar 2008

O meu filho tem quase 3anos e quando usa aguarelas só quer pintar com o laranja. Nunca fiquei a pensar no assunto.
Sinceramente pelo que relata não vejo nada de anormal.

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Não tem significado absolutamente nenhum, nenhum mesmo, ela tem 3 anos! Se calhar o preto estava mais perto, ou é a cor que se vê melhor, que ela acha mais fácil de pintar, ou ela tem preguiça de trocar de cor, ou é porque os livros de colorir têm os contornos sempre todos a preto...não é porque ela tem sentimentos de depressão! O meu filho normalmente também só pinta de preto ou castanho, por vezes vermelho, e a cor favorita dele é amarelo.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Mia. -
Offline
Desde 12 Set 2013

Apresente a situação ao médico/pediatra da criança. Na maioria das vezes não é nada de especial, mas sim, o preto em desenho está relacionado com tristeza, depressão, ausência.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

A minha filha até aos 3 anos e meio só usava a cor preta. Quer para desenhar quer para colorir. Recusava-se a usar usar outras cores. Quer fosse lápis, canetas ou aguarelas. Depois mudou e já usa todas as cores. É apenas uma fase. Não stressem nem a stressem a ela com isso.

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

Ola. O meu filho tambem em pequeno pintava maioritariamente com preto ou azul escuro. Confesso q me preocupava. Ate que lhe perguntei o porque de ser tudo preto e azul e ele respondeu me que era a cor que pintava mais depressa Cair ao chão de tanto rir ele so nao.tinha paciencia para pintar com cores claras. Porque nao pergunta a menina porque pinta com essas cores? Pode surpreender se. Lol

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

Beatriz1991 -
Offline
Desde 30 Jul 2019

Não tem significado nenhum. Não procure problemas onde eles não existem.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Nem de propósito, lá está ela de lápis preto na mão a cantarolar muito contente e a fazer gatafunhos

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

A minha também passou por uma fase em que o preto era rei. Agora vai variando.
E porquê a preocupação em encher todo o espaço? Mais uma vez, a minha tem essa tendência. Nós lá em casa, como temos alguma formação em desenho, achamos o máximo: saber «ocupar» uma folha é algo valorizado. Piscar o olho
Acho que está a olhar para essa questão isoladamente e não faz muito sentido. Imagino eu que qualquer problema se revelaria também de outras formas, até mais evidentes.

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

O preto é uma cor tão válida como as outras. Não se preocupe. Se ela brinca, corre, salta, ri,... é certamente uma menina feliz.
Mas se acha mau esconda as cores escuras, assim terá de optar por outras cores.
O meu filho com 3/4 anos pintou um rei mago todo de verde escuro (cara, roupa, tudo!). Ficou "lindo" tipo Shrek bronzeado (assim para o feioso). Deu para rir. A educadora é que não achou piada nenhuma e deu-me outro para decorar com a minha supervisão (era para colocar no presépio da salinha).
Felicidades!!

Anete Silva -
Offline
Desde 06 Fev 2019

Não vejo alarme nenhum nisso sinceramente, como já disseram é a cor que se vê melhor, que preenche espaços mais depressa, etc... não vejo razão para esse alarido e acho que a nossa preocupação exagerada é que não é muito saudável, temos que relativizar, estar atentos mas encarar as coisas com naturalidade e não stressar demasiado... sou suspeita para dizer isso mas a minha sogra é assim super alarmada e questiona e analisa tudo e criou um filho super stressado e ansioso, por isso sou muito anti stress...
Os filhos precisam é de estar felizes e bem e não devemos viver com os sentimentos de culpa que estamos pouco, trabalhamos muito e que estão ressentidos, se agirmos com naturalidade sobre isso tudo corre na normalidade... parece-me a mim que com o teu sentimento de culpa andas à procura de sinais que a tua filha não está bem, não vais por aí... o que descreves é uma criança feliz e saudável, a mãe trabalhar é totalmente normal e não podem crescer a ser dependentes de ninguém nem a ter que ter a mãe a 100%, têm que criar resistências... relaxa, parece-me que está tudo certo!

Vanessa R -
Offline
Desde 01 Set 2015

O meu filho passou por uma altura em que quase só pintava com preto. Em alternativa escolhia o azul escuro . Espaços em branco, eram raros. Cheguei a esconder a tinta preta para ver o que acontecia (protestou, claro) e lá pintava e pintava tudo muito negro.
Andei apreensiva mas acabou por passar . Hoje pinta com as cores todas.

DaniGonçalves -
Offline
Desde 14 Jan 2015

o meu pinta de vermelho mas é porque e a cor do benfica e para ele e a grande paixao. benfica benfica benfica e diz que vai fazer uma tatuagem do benfica!!!!!
incentivo o a pintar de outras cores. ele la pinta um bocadinho mas depois pimba la vai para o vermelho e tambem pinta tudo a vermelho. qualquer coisa, qualquer desenho.
no fundo até acho graça.
(um aparte, ele sabe as cores e identifica-as. mas se por exemplo pergunto dinis que cor é esta (verde)? ele diz sporting, azul diz que e cor porto e vermelho claro esta diz que e benfica. muito raramente responde que é vermelho, azul ou verde. diz sempre o nome dos clubes)

08/09/2015 Nasce o meu amoooor Dinis! <3
Completa Espertalhão

xRain -
Offline
Desde 20 Jul 2019

Eu acho que não tem significado nenhum, escolheu preto como podia ter escolhido azul ou rosa, pode ser porque achou que ficava melhor, não? Acho que fazes bem em ficar atenta e perguntar - lhe o que é a pintura mas sem pressionar se ela não quiser dizer ou não conseguir explicar. Na minha opinião, não é nada de preocupante, porque a melhor maneira de ver se uma criança está a passar por algum problema ou ansiosa é observar o comportamento no dia a dia e pela descriação parece - me uma menina alegre e feliz.

Cmlsantos -
Offline
Desde 25 Maio 2016

Olá a todas, em primeiro lugar, quero agradecer a vossa partilha e as vossas respostas. Fico mais descansada por saber que não é só a minha filha a ter este comportamento. E como do meu grupo de amigas mais próximas, fui a primeira a ser mãe, não tenho com quem partilhar receios e dúvidas... Por isso, recorro muito à net, a livros e a vocês Sorriso
Perguntei no dia seguinte o porquê de ter escolhido o preto e ela disse que era porque estava triste de eu ter ido trabalhar... Mas pronto, expliquei que tenho de trabalhar como as mamãs de todas as crianças, mas que volto sempre, como todas as mamãs voltam para os seus filhos. Julgo que o facto de ter sido logo depois de um fim‑de‑semana talvez tenha aumentado o sentimento, pois estive sempre com os meus filhos e marido. E ela diz sempre com muita alegria, sempre que estamos os 4: "Estamos todos em família! Adoro a nossa família!".
Foi um momento, vai melhorar e estou mais descansada agora que li as vossas respostas.
Muito obrigada!!!

Vânia- -
Offline
Desde 05 Ago 2015

Opah que engraçado... a minha filha faz exatamente o mesmo... é com cada obra de arte..... 😬😅 quando pinta com canetas é tudo a vermelho e castanho, quando é aguarelas só pinta com preto... e depois borra as restantes cores ... 😅👌🏼