O meu filho não diz o som "lh" | De Mãe para Mãe

O meu filho não diz o som "lh"

Responda
8 mensagens
A-A-A -
Offline
Desde 18 Nov 2009

Bom dia a todos.
O meu filho tem 7 anos e vai agora transitar para o 2.º ano. Ele não diz o som "lh" e estamos com dificuldade em marcar uma consulta de terapia da fala nesta altura do ano. Em vez de "ovelha, telhado, palha", ele diz "oveia, teiado, paia". Percebe que existe o fonema "lh", mas não consegue dizê-lo.
Aos 4 anos foi acompanhado por uma que o ajudou com muito sucesso a dizer o "r" (por exemplo, dizia "compido" em vez de "comprido"), mas agora a agenda está cheia e só tem vaga para setembro.
Alguém sabe alguns exercícios que possamos praticar com ele para o ajudar a posicionar a língua e todo o espaço bucal?
Muito obrigada pela ajuda.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Existe uma app chamada gamefono que ajuda a treinar diferentes fonemas, inclusive o lh.

T zero -
Offline
Desde 17 Jul 2009

Sugiro-lhe que, com um pauzinho de gelado ou o cabo de uma colher de chá, lhe toque no(s) ponto(s) em que a língua tem que tocar para pronunciar o som e que também lhe mostre a área da língua que tem que contactar com o palato e os dentes. Quando ele tiver a língua em posição, peça-lhe para dizer o "lh". Com o meu rapaz, funcionou para lhe explicar o r fraco. O difícil foi ele meter na cabeça que já o sabia pronunciar e começar a enfiá-lo nas palavras. Espertalhão Mas, deve dozer-lhe, que embora andasse na terapia da fala, o terapeuta começou a trabalhar outros sons (s/z/ch/j) e, quando voltaram a encontrar-se depois das férias do Natal, o rapaz já acertava nas erres. ::P

Sobre T zero

Madrinha surpreendida e orgulhosa da Igraine e sua Fadinha Sorriso

A-A-A -
Offline
Desde 18 Nov 2009

Muito obrigada pelas ajudas preciosas. Vou experimentar!

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

o teu filho é cá dos meus...eu não consigo pronunciar esse som (ou seja em vez de pronunciar LHE pronuncio como se houvesse um I a seguir ao a menos que me concentre muito, e mesmo assim não soa perfeito. nasci e cresci num país onde esse som não existe.

ryssie -
Offline
Desde 27 Jan 2010

O "lh" encosta a ponta da língua nos dentes incisivos. Se os dentes estiverem mal posicionados pode não conseguir pronunciar direito. Às vezes os problemas de fala estão relacionados com questões físicas bucais. Freio lingual curto, mordida aberta...

Sobre ryssie

Ryssie

SweetBlonde -
Offline
Desde 02 Ago 2012

A minha filha tem quase 21 anos e também não o diz!

Blonde

************************************

Madrinha e afilhada orgulhosa da Nelia02

Anderson Abreu -
Offline
Desde 07 Out 2019

Oi linda, um fonoaudiólogo pode ajudar.

Sou uma mãe amorosa, vivo para a minha família, é a minha maior riqueza.