Ola mamãs
O meu filho tem 3 anos e é um miudo muito inteligente( podia se destacar pela positiva - dito pela auxiliar e educadora) mas não aceita ser contrariado.
Nas aulas de música/ginastica/capoeira, fica sempre de castigo... mete os professores doidos, pq começa a fazer as coisas bem, mas depois da lhe um flash e começa a variar e nao aceita q lhe digam para nao fazer/parar quieto/ no aceita ficar de castigo... ja bateu num professor, goza com as professoras... faz birras enormes
Em casa é um miudo tranquilo, tambem tenho q zangar as vezes mas nada de mais, o normal... acata as minhas ordens. Dou lhe atençao, brinco com ele, cantamos, fazemos jogos...
Não sei o que fazer, nem chantagem, nem castigos resultam
Alguem ja passou pelo mesmo? O que fizeram?
Bater é uma expressão de frustração em crianças pequenas, que ainda não têm o auto-controlo suficiente para não o fazer. Cada vez que corrigimos calmamente e sem violência a criança, estamos a modelar o comportamento que queremos que ela aprenda; mas obviamente leva tempo e requer maturidade.
Também não me parece que faça sentido obrigarem as crianças a fazerem as coisas de uma determinada forma, não com essa idade, principalmente sendo actividades lúdicas, correndo até o risco de se criar alguma aversão.
Vou transcrever um cartoon que vi ontem:
"Querido, quando cresceres quero que sejas assertivo, independente e determinado. Mas enquanto és criança, quero que sejas passivo, adaptável e obediente."
Uma vez que o problema se manifesta no infantário , cabe sobretudo à educadora e aos professores das atividades encontrar as formas de conter esses comportamentos indesejáveis, no imediato (porque com essa idade não faz sentido dar um castigo horas depois). A primeira coisa que me ocorre é que a educadora lhe diga que se se porta mal não vai à música, por exemplo, fica na sala sozinho.
Fale com a educadora sobre as estratégias que já usaram.Ele só se porta assim nas atividades extra? Nas rotinas do dia a dia ou com os colegas não há problema?
A minha tem três anos e sabe que há regras, que têm de fazer o que a professora diz, que não podem fugir saltar da cadeira etc etc. E sabe que se quem se porta mal tem um castigo. Não entendo porque dizem que não se pode pedir a uma criança dessa idade para aceitar um não. Se empurrar um colega também não se pode dizer que não?
É ajustar com a educadora, é importante estarem em sintonia..
Uma vez que o problema se manifesta no infantário , cabe sobretudo à educadora e aos professores das atividades encontrar as formas de conter esses comportamentos indesejáveis, no imediato (porque com essa idade não faz sentido dar um castigo horas depois). A primeira coisa que me ocorre é que a educadora lhe diga que se se porta mal não vai à música, por exemplo, fica na sala sozinho.
Fale com a educadora sobre as estratégias que já usaram.Ele só se porta assim nas atividades extra? Nas rotinas do dia a dia ou com os colegas não há problema?
Na rotina da escola com a auxiliar educadora é igual... atira para tras a cadeira quando o sentam de castigo, deita lingua de fora, mas porta se muito bem quando os amigos mais proximos faltam ou vao embora mais cedo(nas extra porta se mal os amigos estejam ou nao)
Bater é uma expressão de frustração em crianças pequenas, que ainda não têm o auto-controlo suficiente para não o fazer. Cada vez que corrigimos calmamente e sem violência a criança, estamos a modelar o comportamento que queremos que ela aprenda; mas obviamente leva tempo e requer maturidade.
Também não me parece que faça sentido obrigarem as crianças a fazerem as coisas de uma determinada forma, não com essa idade, principalmente sendo actividades lúdicas, correndo até o risco de se criar alguma aversão.
Vou transcrever um cartoon que vi ontem:
"Querido, quando cresceres quero que sejas assertivo, independente e determinado. Mas enquanto és criança, quero que sejas passivo, adaptável e obediente."
Eu trabalho na escola onde ele esta, e mesmo falarem com ele de maneira calma, ele amua e ali fica assim e n faz mais nada do que lhe pedem
Conhece o trabalho da Janet Lansbury? Recomendo imenso, ela tem vários livros e um site sobre educação.
Compreendo a frustração e acredite que não defendo falta de limites, pelo contrário, as crianças precisam deles, mas também vejo numa criança desobediente além da desobediência. Partindo desse respeito, é mais fácil trabalhar com a criança e perceber o que está por trás da atitude. Mas se conseguir, veja o site, é muito interessante mesmo!
Conhece o trabalho da Janet Lansbury? Recomendo imenso, ela tem vários livros e um site sobre educação.
Compreendo a frustração e acredite que não defendo falta de limites, pelo contrário, as crianças precisam deles, mas também vejo numa criança desobediente além da desobediência. Partindo desse respeito, é mais fácil trabalhar com a criança e perceber o que está por trás da atitude. Mas se conseguir, veja o site, é muito interessante mesmo!
Muito obrigada
Vou ver sim 😊😘