O meu filho deixa-me louca!!! | De Mãe para Mãe

O meu filho deixa-me louca!!!

Responda
44 mensagens
JNunes -
Offline
Desde 04 Jan 2011

ando desesperada com o meu filho de 4 anos. Já falei dele aqui várias vezes: é muito inteligente (agora até já junta sons das letras!) e toda a gente o acha o máximo porque parece um adultozinho a falar e tal. Mas a verdade é que ele é uma criança muito difícil! Já pensei que era hiperativo mas não se enquadra no perfil. Ando a dar em doida com tantas asneiras a toda a hora! Não está 5 minutos ao pé do irmão de 14 meses sem o estar a apertar, empurrar, magoar, puxar pés... tudo e mais alguma coisa! Há uma semana pegou num marcador e riscou tudo o que viu à frente - brinquedos, paredes, tapetes, impressora, mala do computador... O meu marido passou-se e deu-lhe umas sapatadas e pôs de castigo a pensar. Hoje dei com ele a riscar a parede novamente!!! Fiquei doida!!! Berrei com ele porque cheguei a um ponto em que já não sei o que lhe faça! E não é que ele ainda me responde torto! Parece um adolescente! Copia tudo o que ouve dos desenhos animados e manda-me calar e põe-me a língua de fora! Eu fico pior ainda e berro-lhe de novo e ponho-o de castigo novamente. E ele ainda é capaz de fugir do castigo a gozar comigo outra vez! (Castigo é ficar sem TV, ir para o quarto sem brincar ou estar sentado encostado à parede sem brincar). Toda a gente me diz: se fosse meu filho eu dava conta do recado, mas na verdade quando me veem tentar tudo e mais alguma coisa lá me dão razão que o rapaz é mesmo 1 bico de obra. Tenho a casa toda estragada, não posso deixar os meus filhos juntos, não posso ir a lado nenhum sem que ele se porte mal, não obedece a nada, não aprende com os castigos. JÁ TENTEI A BEM e não funcionou! Andei 2 semanas a engolir os berros e a falar a bem e também não melhorou! Ainda por cima ele é do género de acordar às 6h30 da manhã e põe-se a acordar toda a gente aos berros. Eu acordo logo doida! Já não sei que lhe faça! Será que já estou a exagerar? Eu não vejo ninguém com miúdos assim, ou será que são? Desculpem o testamento!

Sobre JNunes

espreitem a minha lojinha:
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/84443

Elsalves -
Offline
Desde 24 Jan 2011

pois é complicado mas houve alguma alteraçao tipo mudança de escolinha será ciumes do irmao que lhe esteja a despertar este comportamento ?

Bjokas

JFONSECA_ -
Offline
Desde 21 Out 2011

O meu este fds também andava insuportável! Mas tirei-lhe tudo o que gosta, mandei-lhe 2 berros e hoje já se portou melhor, mas tb estava a dar em doida.,,
O meu problema é que ameaçava e nao fazia, agora tiro-lhe mesmo o que ele gosta ( tv, iPod, brinquedos, bicicleta, etc... E qt aos riscos na parede, escondi tudo o que era canetas e só tem acesso a uns marcadores laváveis que comprei... Experimenta ele nao puder mexer em nada que origine asneira... Com o meu resulta...

SaxContra -
Offline
Desde 07 Jun 2011
I Love DMPM

Realmente é complicado.

O irmão está na altura das gracinhas e uma brincadeira de uma criança de 14 meses todos acham piada. Não será que ele se está a sentir "despromovido" do título de "todos me acham piada"... E isso é uma (má) forma de chamar a atenção.

Ou o irmão não terá feito uma brincadeira que todos acharam piada que ele possa estar a copiar?????

Sobre SaxContra

Mãe babada da Mariana 27 de Abril de 2011 40,5cm 1570g 35 semanas de gestação

lenadt -
Offline
Desde 25 Abr 2010

Olá mamã. O teu filho não é o único, o meu é exatamente igual, (tem 3 anos) até parecia que tinha sido eu a escrever( com a exceção que não tenho mais nenhum filho).
Também não sei mais o que fazer com ele, só faz asneiras (também já me pintou as paredes, a impressora e até a televisão) , nenhum castigo ou palmada resulta, também me responde torto e ainda goza.
Nunca lhe dei motivos para ele agir assim, sempre tentei impôr regras e nunca fui de permitir abusos mas não sei como se tornou assim.
A pediatra diz que é uma fase e que ele acaba por acalmar mas não tenho muita esperança.
Ainda hoje ficou 20minutos no quarto de castigo porque tinha arrancado as folhas da planta e deitou-as no aquário da tartaruga e logo que o tirei foi só virar costas e já tava a despejar o champô na banheira.
Ás vezes é desesperante estar um dia inteiro com ele, Deus me perdoe mas é mesmo assim, tem dias que só quero que chegue a hora dele dormir para ter um bocadinho de sossego.
Temos de pensar que as coisas vão mudar, se calhar é mesmo uma fase, pelo menos gostava de acreditar nisso.

JNunes -
Offline
Desde 04 Jan 2011

Não houve alteração nenhuma! Ele sempre foi difícil de lidar - já é feitio, mas agora com o irmão é mais difícil ainda. Tanto que ele até aceitou bem o irmão, mas há aquela disputa constante como faz com os amigos do colégio, só que ele esquece que o irmão é bebé e magoa-o constantemente! Isto chegou ao ponto de eu e o meu marido passarmos a vida a discutir por causa disto! Como nada funciona, há dias em que um de nós perde as estribeiras e lá vem o outro pedir calma e depois enervamo-nos mais ainda...Acordar aos berros todos os dias também não deixa muita sanidade mental cá por casa! Eu costumo passar o domingo com os meus pais e eles já admitiram que a casa deles fica de doidos aos domingos! Nem sequer tenho coragem para lhes pedir que fiquem com os meus filhos por uma tarde que seja para eu poder descansar um pouco, porque sei que eles davam em loucos!

Sobre JNunes

espreitem a minha lojinha:
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/84443

SaxContra -
Offline
Desde 07 Jun 2011
I Love DMPM

Posso deixar-vos descansadas... A minha com 13 meses já goza comigo... Estou a dizer-lhe para não fazer, ela continua e põe-se a mandar beijinhos Zangado Zangado Zangado Zangado Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!! Que raivaaa!!!

Ontem foi para o móvel tirar livros da prateleira (é bebé todo o terreno porque passou por cima de um puff), comecei a filmar, ela viu olhou para mim a rir com um ar de malandra e continuou....

Sobre SaxContra

Mãe babada da Mariana 27 de Abril de 2011 40,5cm 1570g 35 semanas de gestação

JNunes -
Offline
Desde 04 Jan 2011

lenadt
pois, eu também sinto o mesmo quando passo um dia inteiro com os 2 sem o marido (trabalha ao fim de semana) - quando vão dormir eu até rezo para que durmam só + um bocadinho. Todos os dias penso como era impossível eu ser mãe a tempo inteiro sem já estar internada no Mgalhães Lemos! LOL!
SaxContra
É claro que o irmão faz gracinhas e a família acha piada, mas eu acho que o João nunca teve falta de atenção, desde que o irmão nasceu...

Sobre JNunes

espreitem a minha lojinha:
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/84443

SaxContra -
Offline
Desde 07 Jun 2011
I Love DMPM

Tu própria dizes que todos acham piada a ele ser adultinho, mas se calhar acham mais piada às gracinhas de bebé e ele está a tentar fazê-las. Deixar de ser o homenzinho e passar a ser o bebé querido!

Sobre SaxContra

Mãe babada da Mariana 27 de Abril de 2011 40,5cm 1570g 35 semanas de gestação

JNunes -
Offline
Desde 04 Jan 2011

acho que não é bem isso, porque ele não faz gracinhas de bebé nem nada semelhante - o irmão não faz nada do género. Ele sabe o que são asneiras. Porta-se mal deliberadamente e são comportamentos em nada parecidos com graças de bebé. Aliás, se a lógica fosse essa ele demonstraria apenas o comportamento adulto porque é o que as pessoas acham graça. Por este andamento chega aos 13 e manda cá em casa. Olhem... não sei que faça!

Sobre JNunes

espreitem a minha lojinha:
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/84443

Bolhinha -
Offline
Desde 03 Mar 2012

Boa noite

A minha filha parece exatamente o teu filho. Também batia no irmão sempre que eu estava distraída, chegou mesmo arrebentar o lábio ao Salvador com um brinquedo. Batia em alguns meninos do colégio, não ligava nenhuma as educadoras e auxiliares. Já me riscou paredes, almofadas, cortou as roupas do pai com uma tesoura, mesmo que eu esconda ela encontra tudo. Curiosamente as educadoras vieram falar comigo exatamente sobre o tema hiperatividade e falaram até em mudar a menina de sala mas o pediatra não valorizou muito.

A minha traquina, mais parece um furação, tem uma personalidade um pouco vincada já e tem bem a quem sair lool

Por norma consigo controlar bem as situações, quando se porta mal falo com ela e tento explicar, volta a fazer vai para o tapete e só sai quando eu achar que entendeu bem o que eu referi. Ao início ela saía do castigo mas fui mais teimosa que ela e aprendeu que não pode sair. O sistema das bolinhas também ajudou bastante a controlar o comportamento.

Nestas alturas é que vejo o que a minha mãe "sofreu" comigo hehe

SaxContra -
Offline
Desde 07 Jun 2011
I Love DMPM

Pelo que vocês contam prevejo um futuro muito negro para a minha sanidade mental nos próximos anos.....

Ai que medo!!!!!!!

Sobre SaxContra

Mãe babada da Mariana 27 de Abril de 2011 40,5cm 1570g 35 semanas de gestação

amigavirtual -
Offline
Desde 07 Out 2009

o meu querida ainda consegue ser pior...amanha vou a uma consulta na intervençao de menores p ver se ajudam-me senao meu destino vai ser um hospicio...

Bolhinha -
Offline
Desde 03 Mar 2012

Ah, a minha sempre falou muito bem, tem agora 3 anos, sempre que se porta mal faz questão de justificar os seus comportamentos, justifica tão bem que muitas vezes nem tenho resposta.
Também me dá gozo mas é na brincadeira, em situações sérias não o faz.

Houve uma altura que pensei que tivesse ciúmes do irmão mas não porque têm diferença de 1 ano e eu tive de dar obrigatoriamente a mesma atenção aos dois

As vezes lá começa ela:

- mãeeeeee mãeeeeeeee ó mãeeeeee.... mamããããããã mamãããã
Pergunto o que quer cala-se
- ó mãeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee mãeeeeeeeee... Anaaaaaaaaaaaaaa ó Anaaaaaaaaaaaaa... Claraaaaaaaaa Claraaaaaaaa... Ana Claraaaaaaa

Se for preciso passa uma tarde a chamar por mim para nada. Agora aprendeu o "Ó Ana Clara anda cá porra" Choque!

Outras vezes pede me coisas, quando dou ou diz que não quer ou diz que não pediu nada lool

Eu sempre fui maluca mas agora com a Maria acho que a maluqueira ficou pior.

JNunes -
Offline
Desde 04 Jan 2011

consulta na intervenção de menores??? Em que consiste?

Sobre JNunes

espreitem a minha lojinha:
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/84443

JNunes -
Offline
Desde 04 Jan 2011

E dicas? Alguém tem sugestões? Mesmo que não tenham funcionado com os vossos, partilhem pois podem funcionar com outros. Eu estou disposta a tentar tudo, até o politicamente menos correto Tempos desesperados exigem medidas desesperadas.

Sobre JNunes

espreitem a minha lojinha:
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/84443

angelyka51 -
Offline
Desde 22 Jun 2011

amigavirtual escreveu:
o meu querida ainda consegue ser pior...amanha vou a uma consulta na intervençao de menores p ver se ajudam-me senao meu destino vai ser um hospicio...

junto me a voce mama Careta
meus filhos tambem sao terriveis , mais muito amaveis quando querem ser Careta
axho que ainda pararei num hospicio Que raivaaa!!!

1° ESTRELINHA ÍSIS, AGORA ESPERANDO A 2° ARTHUR
Positivo: 3/12/2010 DPP:11/08/2011
nasceu Arthur com 3,600 e 49cm
Arthur tem madrinha mais babada do site hehe babyluney feliz por aceitar !

Bolhinha -
Offline
Desde 03 Mar 2012

JNunes escreveu:
E dicas? Alguém tem sugestões? Mesmo que não tenham funcionado com os vossos, partilhem pois podem funcionar com outros. Eu estou disposta a tentar tudo, até o politicamente menos correto Tempos desesperados exigem medidas desesperadas.

Sistema de bolinhas de comportamento?

SaxContra -
Offline
Desde 07 Jun 2011
I Love DMPM

Escreveu nas paredes?? Então só sai dali quando as limpar Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho

Escreveu nas almofadas?? Lava-as à mão

Puxou os pés ao irmão?? Faz-lhe o mesmo Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho

Tenta estipular horários (se ainda não os tens).

X horas para ver a tv e se se portar bem ganha 30 mins no fim de semana.

Por exemplo. 2 horas ao fim de semana... Pode ganhar 10 minutos por dia. E se se portar mal não vê nesse dia e é descontado tempo ao fim de semana.

Sobre SaxContra

Mãe babada da Mariana 27 de Abril de 2011 40,5cm 1570g 35 semanas de gestação

Bolhinha -
Offline
Desde 03 Mar 2012

SaxContra escreveu:
Escreveu nas paredes?? Então só sai dali quando as limpar Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho

Escreveu nas almofadas?? Lava-as à mão

Puxou os pés ao irmão?? Faz-lhe o mesmo Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho Anjinho

Tenta estipular horários (se ainda não os tens).

X horas para ver a tv e se se portar bem ganha 30 mins no fim de semana.

Por exemplo. 2 horas ao fim de semana... Pode ganhar 10 minutos por dia. E se se portar mal não vê nesse dia e é descontado tempo ao fim de semana.

A solução que encontrei para a Maria parar de bater no irmão foi exatamente o que referiste, quando batia no irmão levava logo uma palmada na fralda. Bastou-lhe duas palmadas

JNunes -
Offline
Desde 04 Jan 2011

O sistema de bolinhas até é capaz de dar algum resultado... O problema de pô-lo a lavar paredes e almofadas era que aquilo passava de castigo a festa - ele ia adorar fazê-lo e era bem capaz de deixar tudo ainda em pior estado. Além disso, a tinta das minhas paredes não é lavável e as assinaturas a caneta não saem com nada que eu já tenha experimentado! O sistema de horários acho que funciona melhor com crianças + velhas - seria complicado ele entender castigs medidos em minutos de TV, porque são conceitos ainda muito abstratos. Eu às vezes é na hora - puxo o fio da tomada e tudo! Acaba a Tv e os DVDs. O pior castigo que lhe posso dar é tirar-lhe a história antes de dormir. Mas mesmo assim não funciona para que se porte bem, porque a consequência não é imediata. A minha pedi diz que nestas idades o castigo tem que ser imediato porque eles não entendem a noção de tempo como os adultos.

Sobre JNunes

espreitem a minha lojinha:
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/84443

Bolhinha -
Offline
Desde 03 Mar 2012

JNunes escreveu:
O sistema de bolinhas até é capaz de dar algum resultado... O problema de pô-lo a lavar paredes e almofadas era que aquilo passava de castigo a festa - ele ia adorar fazê-lo e era bem capaz de deixar tudo ainda em pior estado. Além disso, a tinta das minhas paredes não é lavável e as assinaturas a caneta não saem com nada que eu já tenha experimentado! O sistema de horários acho que funciona melhor com crianças + velhas - seria complicado ele entender castigs medidos em minutos de TV, porque são conceitos ainda muito abstratos. Eu às vezes é na hora - puxo o fio da tomada e tudo! Acaba a Tv e os DVDs. O pior castigo que lhe posso dar é tirar-lhe a história antes de dormir. Mas mesmo assim não funciona para que se porte bem, porque a consequência não é imediata. A minha pedi diz que nestas idades o castigo tem que ser imediato porque eles não entendem a noção de tempo como os adultos.

E meteres o pequeno sentado numa zona que não tenha nada que o faça distrair? O mais certo é levantar-se mas terás de o sentar sempre que se levantar nem que seja 50 vezes. Vai acabar por se cansar.
Com algumas crianças funciona contra até 3

JNunes -
Offline
Desde 04 Jan 2011

Contar até 3 funciona quando não vem ao ser chamado, ou seja, chamo para vir ao pe´de mim, se não vem lá começo a contar e ele vem antes do 3. Mas não vou mentir, ele só vem porque já levou umas boas solhas quando não vinha. Agora deixei de lhe bater. Houve uma altura que era todos os dias, e eu percebi que assim não era solução e desgastava-me... comecei a achar que estava mal passar a vida nisso! Ás vezes ainda leva uma palmada a quente mas é raro. Quanto ao ficar sentado num sítio sem nada é o castigo mais comum e imediato cá de casa. Só sai depois de acalmar e pedir desculpa. Só que o espertalhão já percebeu que se pedir desculpa + depressa sai de lá mais depressa e então é logo "desculpa, desculpa", mas senta na mesma, e fica a espernear... Volta logo à carga minutos depois! Hoje, desesperada com mais paredes riscadas, fiz uma mesmo politicamente incorreta... Podem achar-me a pior mãe do mundo mas eu tinha que tentar: passei hoje o dia todo a dizer-lhe que a partir de amanhã vai viver com outra família, porque não pode continuar a magoar o irmão e a estragar tudo cá em casa. Fui inventando pormenores sobre tudo e + alguma coisa sobre a sua nova família e antes de deitar disse-lhe que a partir de amanhã já não tinha + histórias ao deitar e que também não ia poder levar os brinquedos porque a nova família não deixava. Disse-lhe que tinha muita pena e que o adorava mas que não aguentava + tantas asneiras - ele começou a ficar preocupado e prometeu-me que não se ia portar mal muitos dias! Eu sempre com cara séria, disse-lhe que ia ver o que decidia. Dizia-me ele para ligar ao Joaquim e à Alberta (nomes dos novos pais LOL)e dizer que ele agora se ia portar bem. Será que ele se vai assustar e se porta melhor? Custou-me vê-lo aflito com a ideia da nova casa e eu sei que não se deve fazer isto, mas foi mesmo uma medida desesperada...

Sobre JNunes

espreitem a minha lojinha:
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/84443

ÂngelaNeves -
Offline
Desde 18 Maio 2012

OLa..
Imagino o teu desespero!
Nao sou mae mas "criei" , eduquei uma criança desde os 6 meses de iadade, nao era tao revelde como o teu é mas a minha soluçao era , "ameaçar" , pois nao era minha filha para dar umas palmadas apesar que tinha auturizaçao e ERA minha sobrinha!
Pois bem, primeiro eu mal vice uma asneira era castigo nao brincas mais , pedia desculpa, nao adianta pedir desculpa pois antes de fazer a asneira pensa-ses no que fizes-te( sem que sao crianças mas se a gente nao poem mao agora em pequenos que sao vao por aos 16 e 17 ?) muito bem desde o momento que começei a castigar nao brincar mesmo pedindo desculpa nao acabava o castigo e levantava-se eu sentava pois bem que ate indireitou bastava chamar 1 x a atençao que já nao o fazia , ja se sabe que as crianças tem que fazer asneiras , a umas que a gente ri tem piada mas sempre deve chamar a atençao e a outras que nao tem piada nenhuma e se chama na mesma a atençao!
Batia nos outros , levava igual e assim via que aleijou os outros ja nao batia mais, levava dos outros sempre lhe ensinei os outros dou-te tu das igual, agora tu nunca deves bater nos outros meninos porque eles batem-te a ti e tu choras por isso nao faças a eles se nao queres que eles te batam a ti! e assim ela foi aprendendo ate que era rara a vez que batia ou que precisava de castigo!
Sim eu sei a mim costava e nao era filha custa a gente ve-los chorar e pedir desculpa mas um dia mais tarde a gente diz fogo valeu a pena, nao preciso bater é so falar que ja nao sabe onde se meter!
Bjnhs

carla bb -
Offline
Desde 11 Ago 2010

Muitas vezes, os pediatras desvalorizam realmente determinadas situações, que a agravarem-se podem acabar por se traduzir em desvios graves do desenvolvimento. No entanto, existem especialistas para isso mesmo. Ou os pediatras acumulam várias formações, o que não me parece que seja frequente. No teu caso, procuraria opinião de um especialista em psiquiatria infantil. Pede ao teu médico de família o encaminhamento, ou procura um em consultório privado. Mas fá-lo, antes que sejas tu a precisar de um especialista nesta área. e estou a falar a sério....

4evermae -
Offline
Desde 21 Fev 2011

Ola mama:

Olhe infelismente revejo-me tal e qual no seu problema, aliás parece que foi escrito por mim. O meu Mais velho tem 3,5 e está precisamente assim. A sorte é que o mano de 19 meses não tem medo dele.
Entretanto até já me chamaram ao infantário, para falar sobre ele, pois mudou muito. A casa já nem comento, brinquedos, só duram umas horas:(
O Salvador vai agora ao psicologo,foi a pediatra que o encaminhou, até porque tal como a mamã eu estou a ficar sem paciência, todos os dias é uma pilha de nervos, desde manhã à noite.
Bjinhos e boa sorte:)

maryjane -
Offline
Desde 18 Abr 2009

Olá,

O meu ainda tem 2 anos e meio e já mostra bem o que me espera... É asneira atrás de asneira e também me grita: "Cala-te" quando lhe ralho... De entre tudo o que já experimentei, o que melhor resulta com ele, é dizer-lhe que estou mesmo triste com ele, que não quero abraços nem beijinhos e que não falo mais com ele porque estou zangada! A partir daí, começo a ignorá-lo. Ele quando vê que eu estou a falar a sério, fica aflito, vem logo andar de roda de mim, a perguntar se eu não gosto dele, e eu digo sempre que sim mas que estou zangada porque ele se porta muito mal e eu fico triste. Aí ele diz logo que já não está a fazer disparates e acaba por sossegar um bocadinho pelo menos. Claro está, que para isto funcionar, as primeiras vezes tive que recusar beijinhos, abraços e conversa durante tempo suficiente para ele sentir e sempre que ele falava para mim, eu dizia que não queria falar com ele porque ele se tinha portado mal, e ele atrás de mim a chorar, a pedir beijinhos e a dizer: "Mamã, mas eu gosto de ti, tu não gostas de mim?" E eu só lhe dizia: "Gosto, mas tou zangada". Custa muito não ceder, mas é mesmo a única coisa que vai funcionando...

Sobre maryjane

O meu filho é a coisa mais doce e mais pestinha do Mundo Sorriso Amo-o mais que tudo Sorriso

Muki -
Offline
Desde 08 Fev 2009

Agora aprendeu o "Ó Ana Clara anda cá porra" Choque!

desculpa rir-me, mas adorei Sorriso tou aqui farta de me rir no trabalho Careta Espertalhão

Inês D.R. -
Offline
Desde 02 Nov 2011

Mamã... o meu menino não nasceu quanto mais dar me esse tipo de problemas, mas a verdade é que tenho uma irmã que tambem era assim mas só com a minha mãe. a mim sempre teve um respeitinho que se lhe dizem "olha que vou chamar a Inês" ela já tentou dizer k se ta a lixar porque eu não sou mãe dela mas se eu lhe apareço a frente o caso muda de figura, lool, na minha cara ela não me consegue dizer isso. hoje em dia a minha mãe continua a tentar por mão nela (ela tem 10 anos vai fazer 11 em Agosto) e sai de casa sem avisar, desaparece e aparece passado horas, responde lhe torto, chama lhe nomes, meu deus eu dava em doida, mas sabes o que noto? ela tornou se assim (não estou a dizer que seja o teu caso, atenção) porque a minha mãe tanto gritou e bateu muitas vezes sem pedir explicação pelas asneiras que ela fazia, que a menina meteu na cabeça que fizesse bem ou mal seria igual, então vamos fazer o que dá mais gozo, e outra coisa que notei é que o pai desautoriza a mãe, a mãe desautoriza o pai, quando se apoiavam chegavam a um ponto em que perdiam a paciencia e lá se punham aos berros um com o outro... podem desatinar um com o outro mas longe dos ouvidos do vosso menino. quanto a ele fazer mal ao irmão faz lhe igual, ele vai aprender. Olha vi um dia uma amiga minha que estava com a filhota dela e a menina mordeu no primo, a minha amiga agarrou na mão da menina e disse vá agora morde na tua mão, ela dizia que não, e a minha amiga meteu a mão na boca da menina e disse "morde Iara com a mesma força que mordeste ao primo", a menina depois de muita insistencia lá mordeu e ficou com as lagrimas nos olhos, a minha amiga perguntou, gostaste? ela disse que não e sentou se na cadeira muito triste, e ficou lá a olhar para o primo, depois foi pedir desculpa ao primo e voltou a rir se como se nada tivesse acontecido mas o ensinamento ficou la, a minha amiga teve que se ir esconder na casa de banho a chorar porque lhe custou muito, mas foi necessário...
Mas olha a cima de tudo não desatines com o pai dos teus filhos á frente deles e mesmo que desatinem e fiquem chateados um com o outro á frente do vosso filho nada se passa e perante ele vocês devem se apoiar mutuamente mesmo que discordem. =) depois conversam quando os meninos estiverem a dormir.
bem eu com a minha irmã, o que fiz para ela não ser assim comigo como é com a minha mãe... bem... castigos na hora, não há televisão, não há mimos, não há histórias, não há brinquedos, não há idas ao parque ao fim da tarde, etc etc... ela lá foi vendo que se fosse mal comportada comigo perdia o que mais gostava. bater lhe, dei lhe uma bofetada no rabo uma vez, porque ela agarrou no portatil de brincar e bateu na minha outra irmã, eu levantei me e pimba uma estalada na hora naquele rabo que ela ficou a olhar para mim, nem chorou, ficou em choque, nunca lhe tinha batido, ficou com as lagrimas nos olhos mas não chorou. eu como lhe bati não gritei, é uma coisa que não gosto de fazer, gritar... altero o tom de voz mas não grito, mas quando lhe dei essa palmada nem disse nada, ela sabia bem o mal que estava a fazer. virei costas e não lhe falei enquanto ela não pediu desculpa a minha irmã. foi remédio santo. nunca mais bateu em ninguem. quando lhe dei essa palmada fartei me de chorar, porque como é obvio não gosto de bater na minha menina mas teve que ser. e hoje vejo que foi o melhor que fiz.
Atenção nunca fui desautorizada nem desautorizei ninguem. isso eu acho crucial. perante as crianças acho que não devemos mostrar pontos fracos, nem que isto ou aquilo nos enerva. contar até 10 e ter uma atitude fria e rigida na hora H... nada de nervos e gritos... posso estar muito errada, mas olha a minha irmã é mesmo hiperactiva e foi assim que lhe dei a volta... ela comigo parece uma coisa e longe de mim é outra.

leonilde -
Offline
Desde 11 Set 2009

ola mamas pensei que era a unica mas ainda bem que nao sou, identifico-me com todas as situaçoes aqui relatadas, a minha filha tem 2 anos e meio e o irmao 3m e aqui em casa as coisas vao de mal a pior, ja experimentei o esquema das bolinhas mas ela nem quis saber,se a puser de castigo so berra ate se ouve na rua ja chegou ao cumulo de a minha mae ir a passar na rua e vir tocar a campainha a perguntar o que se passa porque ouvia berros na rua toda, tentei o sistema das recompensas e nada:( falei com a pediatra disse para nao castigar nem bater levar as coisas com calma mas torna-se impossivel, a comer e uma desgraça so faz porcaria come com as maos etc!
falei em hiperactividade mas a medica desvalorizou a situaçao.
tambem nao sei que faça.

Sobre leonilde

princesa Leticia 01-10-2009 e agora o príncipe Santiago 15-03-2012

Sain -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Para quem está de fora é muito fácil julgar, mas....

Isso a mim parece-me mimo a mais, juntamente com uma personalidade forte e falta de atenção.

Disseste que ele não sentiu a chegada do irmão.. se calhar sentiu, se calhar sente, provavelmente sente-se posto de parte mesmo que não o diga, sente-se preterido em relação ao irmão e tenta a todo o custo chamar a atenção e tentar fazer-vos ver como ele se sente.

Não sou apologista de bater e castigos normalmente são impostos já em segundas núpcias!

Lá por casa as coisas resolvem-se normalmente na base da conversa, à pessoas que nos julgam tolinhas por estarmos a explicar a uma caganita de 1 ano que não deve de mexer numa tomada, mas a verdade é que ela não mexe e nunca tentou nem faz drama!

Quando começam a esticar a corda uma pessoa fala, argumenta e pede ajuda para resolver a situação, pergunta porque o fez, e o que se passa, coloca-mo-nos ao nível deles para eles perceberem que também temos sentimentos e que ficamos tristes com as actitudes deles.

Nunca dizemos que estamos chateados ou que já não gostamos deles, dizemos sempre que gostamos muito deles mas que estamos tristes, com as actitudes e demonstramos.

Porque não pegas nele e falas com ele (independentemente de ele ter 4 anos)? Mas sem irmão, pai, quem quer que seja por perto?
És mãe, apela ao coração, consegues chegar lá dentro, não sejas superior, sê igual a ele, coloca-te ao nível dele, sê cúmplice dele, mostra-lhe que estás ali para o ajudar.

Espertalhão

Sobre Sain

https://www.facebook.com/pages/Gente-Crescida/182021205178031 Todas as novidades das minhas coisinhas lindas!!!!
Piscar o olho
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/19568 A lojinha deste cantinho Espertalhão