O meu bebé tem 2 meses e acho que tenho feito tudo errado em relação aos sonos dele.
Ele nunca foi um bebé fácil para dormir desde que nasceu, quando viemos para casa dava noites muito complicadas, sem dormir e a chorar.
Fomos sempre colocando-o no berço mas acordava muitas vezes. Chegamos ao ponto de dormir com ele na nossa cama (da forma mais segura possível) para conseguirmos descansar alguma coisa e ele também. Ele está a dormir connosco há cerca de um mês e os sonos melhoraram bastante. No entanto sinto-me mal por não o conseguir colocar no berço e quanto mais tempo passa acho que cada vez vai ser mais difícil fazer essa transição.
Durante o dia é o outro problema, no berço não dorme nada. Só consigo que durma mais tempo, encostado no meu peito. Não é o ideal mas é a única forma de ele descansar alguma coisa.
Sinto que perdi o controlo da situação e não sei como reverter esta situação 😔
Rita Lopes
Nao perdeu controlo nenhum. E está a fazer exatamente o que é suposto, que é atender às necessidades de afeto e de contacto físico do seu bebé com a mamã dele. Relaxe, esta fase ja é exigente demais para ainda se acrescentar esses sentimentos negativos.
.
Muiyow parabéns pelo bebé!
Está tudo bem, a vida não é para se controlar.
Só está cá fora há 2 meses, a maior parte da vida dele não foi a dormir em berços, é normal que não gostem. Não se preocupe com o futuro, nada é irreversível, terá muito tempo para fazer todas as mudanças que quiser.
A única questão que tem de ver é consigo, o impacto que tem na sua vida, para o bebé está tudo bem. Um dia vai dormir no berço, vai dormir na cama dela e até fora de casa 😛 Nada é definitivo, faça o que lhe fizer sentido e faça-o com amor. Vai correr bem.
Não há nada de errado.
O Gabriel nasceu e aos 8dias ficou internado. estive com ele lá 17dias e quando fomos para casa só ficava com ele ao colo para aproveitar o tempo todo. Posso dizer que cheguei a desesperar porque as sestas dele eram todas feitas ao colo se o pousava para ir a casa de banho ele acordava 10min depois.
Foram 5 meses a dormir só no meu peito... receie o meu regresso ao trabalho e tentei todos os dias deita-lo na alcofa pelo menos 1sesta e começou aos poucos a ficar cada vez mais tempo até atingir 30min. quando regressei ele começou a dormir sestas de hora na cama dele.
Isto para dizer que deve aproveitar e não desespere. atenda às necessidades do seu bebé e não pense no depois, porque depois as coisas vão ao sitio.
Beijinho
Parabéns! Seguiu o seu instinto e proporcionou ao seu bebé o conforto e segurança que ele necessita.
Só teria de se sentir mal se ignorasse as necessidades do seu bebé.
É suposto um recém nascido dormir junto da progenitora. O que não é suposto é perpetuar-se a ideia de que um bebé tem de ser colocado a dormir no seu berço desde o 1o dia sob pena de nunca mais sair da cama dos pais, nem com a ida para a faculdade (um dos pais terá de ir atrás para dormir com ele).
Olá Rita.
Não está a fazer NADA errado!
Os meus dois filhos foram um inferno nos primeiros 3-4 meses.
Começavam a chorar as 19h e só paravam por volta da 1h ou 2h da manhã..
Nada os acalmava.
Era tentar de tudo, e nada funcionava.
Quanto às noites, eu e o pai dividiamos.
Metade da noite (4 horas) um ficava na sala no sofá e com alcofa com o bebé, e o outro fechava as portas todas e ia para o quarto dormir. Dormir a sério.
Eu tirava leite materno e o pai dava com biberã.
Só a partir dos 4 meses as coisas começaram a acalmar, mas mesmo assim o bebé acordava a cada 2horas para beber leite (fosse LA ou LM), isto até aos 7-8 meses,quando finalmente dormiram a primeira noite completa.
É uma fase muito complicada. Muitas vezes é sobreviver.
Força!!!