O meu bebé chora a mamar e tira a mama da boca...será que já não tenho leite?? | De Mãe para Mãe

O meu bebé chora a mamar e tira a mama da boca...será que já não tenho leite??

Responda
44 mensagens
anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Pois é mamãs, algumas vezes passei por esta situação e algumas de vós também...algumas insistiram e outras ficaram a pensar que já não tinham leite ou que o leite já não chegava, etc etc...e finalmente encontrei uma resposta!!!
Minhas queridas, estava eu a ler o forúm do SOSamamentação quando começo a ler uma mamã muito preocupada porque lhe estava a contecer esta situação. Então a resposta da conselheira em amamentação foi a seguinte:

"Entre os 2 e os 4 meses acontece o seguinte fenómeno: os bébes tornam-se muito mais eficientes a mamar, conseguindo extrair mais leite em menos tempo, simultâneamente o estômago passa a ter mais capacidade. Em sequência disso alguns bébes sentem espasmos no estômago quando começam a mamar ou durante a mamada e têm comportamentos estranhos tais como os que descreveu, tirar e pôr a mama na boca, chorar durante a mamada, ficarem muito agitados. Isso advém de sentirem alguma dor e não propriamente de falta de leite na mama. Esta situação é temporária, geralmente passa em poucas semanas. Quando o bébe se começa a comportar assim deve-se interromper a mamada e tentar acalmá-lo e confortá-lo um pouco. Depois do bébe estar calmo e sem chorar, com a mãe calma também deve voltar a oferecer a maminha, procurando que a barriga do bébe esteja bem encostadinha à sua pois o calor do corpo ajuda a aliviar um pouco os espasmos. Se o bébe não quiser mamar mais deve-se respeitar, lembre-se que nesta fase eles ingerem mais em menos tempo e possívelmente o bébe ingeriu o suficiente nos minutos que mamou, se quiser mais mama mais.

O importante é continuar a estar disponível para dar dempre de mamar a pedido, com a frequência e duração que o bébe desejar. Se o bébe sentir segurança da mãe para lidar com a situação também o ajudará a lidar com as novas sensações que tem e em breve conseguirá ultrapassá-las."

Piscar o olho

Beijinhos

Ana Lopes -
Offline
Desde 29 Nov 2006

Olá Ana,

No meu caso isso acontece-me mas porque já quase não tenho leite. Até agora tinha muito leite e quando comecei a trabalhar tinha de tirar com a bomba, agora de uma semana para cá já não tenho leite para tirar. O Tiago mama de manhã, à tarde e antes de ir dormir. Ontem pela primeira vez tive de fazer um biberon de leite de transição, ele começou a mamar à noite e a chorar muito agarrado à mama, troquei-o de mama mas passado pouco tempo ficou igual, as minhas mamas estavam mesmo vazias eu conseguia sentir isso. Fui fazer-lhe um biberon com 250ml bebeu 180ml de seguida cheio de fome coitadinho. Pensei que desta vez durante a noite já não acordasse para mamar, mas enganei-me as 4h da manhã lá estava o sr Tiago a pedir maminha e esteve a mamar até se acabar o leitinho novamente. Acho que agora vai ser uma questão de tempo até acabar mesmo, tenho pena porque eu gosto muito de lhe dar maminha é um momento único.

Beijinhos
Ana

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Olá Ana. Não penses que já não tens leite, se ele tem estado a mamar é porque tens!!!
Eu também já não sinto o peito como dantes, só quando ele começa a mamar é que o sinto a encher.
Se puderes passa no forum do sosamamentação e expõe a tua situação, acho mesmo que há mesmo um tópico com a mesma situação.
Será que andas mais nervosa ou ansiosa? Isso afecta muito a produção de leite, tal como o stress e falta de descanso.

Ana Lopes -
Offline
Desde 29 Nov 2006

Olá Ana,

Stress, nervosismo e falta de descanso é o que eu tenho de sobra neste momento, desde que comecei a trabalhar que a minha vida mudou completamente. não tenho tempo para nada e de noite não consigo descansar porque o Tiago acorda muitas vezes. O Tiago agora só mama quando vem da creche, à noite depois do banho e depois a partir das 3h da manha começa sempre a acordar para mamar, de manhã quando acorda é raro querer mamar, tambem não insisto porque ainda deve ter leite armazenado da noite. Durante o dia come a papinha, sopinha e frutinha. Na mamada da noite, depois do banho quando chora com fome e eu vejo que o peito está vazio dou-lhe um biberon, normalmente bebe entre 150 a 200ml.
O meu peito já não deve estar a produzir tanto leite porque ele tambem já não mama durante o dia.

Beijinhos
Ana

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Olá Ana. Não quero ser maçadora e estar sempre a opinar...mas de certeza que ele chora com fome?!
Dsc dizer mas o Gabriel por vezes depois de mamar tb chora e se o puser na mama cala-se mas é por manha...não será que o Tiago sente a tua falta durante o dia e é uma forma de pedir miminhos? Eu tenho a certeza que lhe dás mts quando estão juntos, mas sabes que estar na maminha é um mimo diferente, ele esteve muito tempo ctg e as mudanças são grandes...
O facto de a seguir beber o biberão não quer necessariamente dizer que tem fome...
Há mães que amamentam até aos 2/3 anos e os bebés só mamam de manhã e à noite, logo não é por isso que ficam sem leite. Não te esqueças que a partir de uma determinada altura deixamos de sentir o peito cheio e mesmo aquela sensação de leite a subir quando ele começam a mamar. O teu peito produz a quantidade que o teu menino mama, nem mais nem menos, e à medida que ele mama está a ser produzido conforme ele mama.
Os pediatras normalmente dizem que quando se começa a dar almoço, lanche e jantar para deixarmos de dar essa mamada mas a OMS não diz isso...diz até que podemos quebrar essas rotinas nos dias em que estamos com os bebés. Porque não experimentas nos dias em que estás cm ele, que deve ser aos fins de semana, dares-lhe de mamar sempre que ele peça e mesmo após as refeições?!
De certeza que isso aumentaria a tua produção!
Isto claro que gostares de manter a amamentação por mais tempo. Claro que se preferires deixar de amamentar não o faças.

Dsc mas é que andei a pesquisar imenso sobre amamentação e tenho uma amiga que é conselheira e membro voluntária da sosamamentação e aprendi imenso sobre o assunto. Eu gostava de amamentar até o gabi querer. Neste momento sei que ele prefere mamar a comer outros alimentos, e eu adoro amamentar.

Ana Lopes -
Offline
Desde 29 Nov 2006

Olá Ana,

No meu caso é mesmo fome. Sabes que eu tambem gosto muito de amamentar e tambem gosto de ler sobre o assuntoi, inclusivé cheguei a ir algumas vezes ao cantinho da amamentação. Mesmo depois do Tiago começar a comer sopa e mais tarde papinha, ao fim de semana eu continuava a dar só mama. Depois quando comecei a dar sopa ao fim de semana dava-lhe mama a seguir. Depois comecei a tirar o leite dessa mamada com a bomba e nunca consegui tirar mais de 140ml e para tirar isso era preciso quase 1hora a tirar leite.

O Tiago nem sempre chora à noite na mamada após o banho. Normalmente essa mamada é a última e é aí que ele adormece. Normalmente ele começa a mamar e passado 10 minutos está a dormir
e ainda mama bastante tempo, eu deixo porque agora é a única mamada grande do dia. Quando tento tirar a mama volta a mamar, chega a estar na mama aí uns 40 minutos, depois dorme descansado até mais ou menos Às 2horas da manhã, Às vezes até ás 3h. O que me começou a acontecer é que nessa mamada por vezes tenho pouco leite, eu própria sinto o peito muito vazio e ele começa a chorar pouco tempo depois de por o peito na boca, mudo de peito e passado pouco tempo lá começa novamente a chorar, aí tenho mesmo de fazer um biberon com leite e ele mama o biberon quase todo e adormece já não chora mais. Ainda só me aconteceu 3 ou 4 vezes, mas já aconteceu. Eu comecei a trabalhar no dia 2 deste mês e ía sempre dar maminha à hora de almoço, que para ele é lanche. Eles almoçam entre as 10h30 e o meio-dia. Como o Tiago não come de manhã, dão-lhe a sopa e a frutinha logo Às 10h30 a seguir dorme até às 2h e depois Às 2h30 dão o leitinho ou a papinha, normalmente é 2ª 4ª e 6ª papinha terça e quinta leitinho. Eu ía sempre dar mama a essa hora mas ele não comia quase nada queria era brincar comigo, não conseguia mantê-lo com a mama na boca mais de 30 segundos. Quando fui À pediatra no dia 9 ele tinha perdido peso, passou de 7,300 para 7,250 e ela disse para eu começar tambem a dar-lhe papinha. Adaptou-se lindamente elas passaram a dar-lhe a papinha ao lanche e ele come a papinha toda, por isso deixei de lhe ir dar a mama. Comprei umas embalagens de leite de transição com cereias e na terça e quinta dão-lhe esse leite no resto dão a papinha. Não sei se já engordou, porque prometi a mim mesma que só o ia pesar na próxima consulta que é agora no dia 9 de Abril, a consulta dos 7 meses, para não parecer paranoica, mas acho que está mais gordinho. Ao fim de semana tento fazer o mesmo, para ele não perder o ritmo e a verdade é que resulta, neste momento está a dormir e deve dormir até às 14h. Vou busca-lo à creche entre as 17 e as 18h e a essa hora dou-lhe maminha e depois mama a seguir ao banho. De vez em quando tenho de trabalhar até mais tarde e vai o pai busca-lo aí dá-lhe uma frutinha e eu só lhe dou mesmo um pouquinho de mama quando chego, para ele não perder a fome para a ultima mamada. No inicio quando ele começou a comer a papinha eu vinha a casa À hora de almoço e tirava leite com a bomba só que começou a ser cada vez menos e cheguei a só conseguir tirar 60ml.
Ultimamente não lhe tenho feito biberon, só bebe mesmo a maminha, amos ver se vai continuando assim. O que eu gostava mesmo era que ele dormisse a noite toda. Já começou o Pedro a acordar para o embalar, mas não tem resultado muito porque ele anda com ele de um lado para o outro as vezes quase uma hora e ele não se cala, volta a po-lo na cama e ele chora de peito aberto. Eu levanto-me meto-o na maminha nem 5 minutos depois está a dormir e levamos as noites assim. Agora tem um relógio biológico bastante certo, ainda não são 7h acorda e já não dorme mais, até pode ficar na cama dele sem chorar, vai falando sózinho mas já não dorme mais, mudo-lhe a fralda, visto-o e por volta das 8h faz um grande cocó, olha que isto é mesmo todos os dias assim, mas ainda bem porque nunca mais teve cólicas. Tá muito engraçado, faz muitas gracinhas, tenta gatinhar, fartamo-nos de rir com ele.

Assim que tenha tempo coloco aqui fotos.

Beijinhos
Ana

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Todas as noites assim?! Preocupado
Lembro-me de dizeres que ele passava os dias acordado mesmo quando era pequenino, estou certa não estou?!
Nem quero imaginar...
Mas ainda bem que ele está a comer bem, é isso que importa, claro que se chora porque tem fome tens mesmo que lhe fazer leitinho!

O Gabriel não gosta nada de estar de barriga para baixo, por isso nem tenta gatinhar, começa logo a resmungar e eu deixo-o mais um bocado, mas depois começa mesmo a chorar...sento-o e fica todo contente a brincar!!

Tens que lhe tirar umas fotos para nos mostrares!

Chegaste a ir ao cantinho da amamentação dizer o que se está a passar?

Ana Lopes -
Offline
Desde 29 Nov 2006

Olá Ana,

Sabes que o Tiago tambem não gostava de estar de barriga para baixo, no infantário estavam sempre a dizer-me que eu tinha de o colocar mais vezes nessa posição, mas eu não colocava porque ele começava logo a chorar e porque bolsava muito. Não sei o que elas fizeram lá no infantário que a semana passada coloquei-o aqui no tapete e ele virou-se logo e como ele adora espelhos e o tapete tem um espelho ficou maluco já não se queria voltar de barriga para cima. Em poucos dias ficou a voltar-se bem tanto de barriga para baixo e sózinho volta-se para cima e começou logo a empinar o rabo para se poder movimentar.

Não tenho ido ao cantinho da amamentação, desde que comecei a trabalhar que não tenho tempo para nada, mas falei com a pediatra e ela disse que era normal e que o tempo de amamentação varia de pessoa para pessoa e que o Tiago agora já não precisa tanto da minha mama, pois está a descobrir os novos sabores. Sabes que eu estive doente há umas semanas atrás e tive de ir às urgências, não conseguia falar e estava com muitas dores na garganta, disseram-me que era alergia e receitaram-me um medicamento anti-estaminico e disseram para eu não amamentar durante 6 dias, vim para casa infeliz e não fui levantar o medicamento, isto foi antes de ir à pediatra, depois falei com ela e ela disse-me para tomar o medicamento de manhã e só dar de mamar à noite mas eu não fui levantar o medicamento na mesma, graças a deus que passado alguns dias fiquei melhor. Eu gostava de dar de mamar o máximo de tempo que for possível, mesmo que seja só para ele estar aqui a ter miminhos.

Eu já estou a tratar das fotos, em breve coloco-as aqui. Isto de ser mãe, trabalhar e ser dona de casa é uma missão que parece impossível.

Bjs
Ana

Beijinhos
Ana

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Olá Ana!
Desde ontem que o estou a por de barriga para baixo mas passados 5 minutos já está a chorar...tens k lhes perguntar o que elas fizeram!!!
Sentado fica todo contente mas de barriga para baixo começa logo a refilar...

Ainda bem que já estás melhor, eu acho que também não tinha comprado o medicamento... Preocupado

Beijinhos aos dois
Ps: Está um rapazão, já vi as fotos dele! Ele gosta de andar no carrinho? Só levei duas vezes o Gabriel à rua no carrinho mas prefiro ainda o ovo... Preocupado

Helena Moura -
Offline
Desde 16 Mar 2007

Obigada pelo por este post, foi muito muito esclarecedor..O meu bebe faz exactamente isso, até pensei k s passava alguma coisa.. Mas como ele continua a engordar, fui relevando..Mas o meu bebe ainda so tem 1 mes e meio..Será normal? Axo k vou falar ao médico..

Felicidades para ti e pro teu piolhinho!

Lena

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Olá Helena
É normal sim, conheço imensas mães que se queixam do mesmo e que passados uns tempos tudo volta ao normal.
Eu própria passei pelo mesmo e sei que só continuei a dar de mamar ao Gabi porque tive o apoio de uma conselheira em amamentação que me explicou e me deu imenso apoio. Hoje ainda dou de mamar 5 a 6 vezes ao dia e hei-de dar enquanto ele quiser.
Muitas vezes me diziam que o meu menino não estava satisfeito, que tinha fome, que o meu leite já não era suficiente...mas a verdade é que sempre aumentou entre 350 e 400gr por semana só a mamar!!
Mas chorava imenso na mama...ele e eu...o pai acalmava-o um pouco e voltávamos a tentar, até que passou!!
Mas claro que pode falar com o médico, não se esqueça é que muitos médicos não estão bem informados em relação à amamentação...
Recomendo-lhe o forum
www.sosamamentacao.org
Lá encontra pessoas com formação em aleitamento materno que irão de certeza esclarecer qualquer dúvida ou problema!

Ana Lopes -
Offline
Desde 29 Nov 2006

Olá Ana,

Elas lá no infantário simplesmente foram insistindo com ele e colocando ele todos os dias um bocadinho de barriga para baixo e davam-lhe brinquedos para o entreter, primeiro chorava logo imenso e depois foi aguentando sempre mais um bocadinho sem chorar, agora adora.

Eu ainda nunca passeei na rua só com o carrinho, anda sempre no ovinho, mas em casa só gosta de estar no carrinho, não gosta da espreguiçadeira, eu até já dei a espreguiçadeira À minha cunhada porque ele não a usava, quer estar no carrinho, ou então na cadeirinha de comer, eu acho que é porque são mais altas do que a espreguiçadeira.

Ele está grande, para a semana vou à pediatra à um mês que não o peso não sei quanto tem e estou a morrer de curiosidade porque o mês passado tinha perdido peso, mas vou esperar é já para a semana.

Beijinhos
Ana

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Também tenho feito isso, mas ele começa logo a resmungar...agora só quer estar sentado!!
A "sogrinha" do Gabi deu-me umas dicas para o pôr sentado e ele agora não quer mais nada!!
Eu também não o peso à mais de 1 mês, vou esta sexta porque para a próxima é feriado, também estou muito curiosa mas porque ele iniciou os sólidos e quero ver se há alguma diferença em relação ao ganho de peso.
Fui aconselhar-me com uma conselheira em amamentação e ela disse que eu podia oferecer mama ao Gabi a qualquer hora do dia, mesmo até depois de comer o almoço, ou até mesmo depois quando introduzir o lanche (que é já para a semana). Até agora não noto diferença na produção de leite pois ele continua a mamar 5 vezes ao dia como antes de começar a comer a sopa. Espertalhão
O meu objetivo é amamentar até aos 2 anos como recomenda a Organização Mundial de Saúde Espertalhão

Mahbroadway -
Offline
Desde 14 Maio 2009

Olá!

Eu tenho um filho de 9 meses,ele é muito esperto mas, é muuito manhoso,fica chorando e resmungando o tempo todo. E não gosta de brinqueds ou bichinhos, ele só quer celular,controle ou garrafa pet. Não sei o que faço,está cansativo. Tem algma coisa que eu possa fazer?

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

"ele só quer celular,controle ou garrafa pet"
desculpa mas não percebi...

martolas -
Offline
Desde 22 Maio 2008

Ola,

Com ena minha tenho que te izer que quando o meu rodrigo começou a fazer isso era porque tinha mt fome e ficava irritado e depois nem comia. Eu fiquei de rastos, pq era dificil suportar o seu sofrimento...qd percebi que era fome tive que introduzir suplemento

beijinhos

Sobre martolas

____________________________________________________________

Nascimento: 16 de Março

Marta e Rodrigo

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Mas um bebé com 9 meses é diferente martolas... Piscar o olho
Será que não tem dentinhos a nascer?

martolas -
Offline
Desde 22 Maio 2008

anamacas sim e diferente, mas e um dos indicadores para esse choro qd agarrado a mama. O imp e analisar se de facto ele chora nessa altura e nao em outras! Os dentinhos sim e possivel, mas se for esse o caso chora em outras situações tb.

O estudo que mostras-te faz sentido, mas cada bebe e diferente e vais te aperceber qual a sua necessidade e como se reconforta. O tipo de choro tb é um indicador e se para ou e continuo etc... cm mãe vais conseguir encontrar a resposta. Ser mãe e mm um desafio...força!

beijinhos
marta

Sobre martolas

____________________________________________________________

Nascimento: 16 de Março

Marta e Rodrigo

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Desculpa que te diga mas estás redondamente enganada...chorar na mama não tem nada a ver com o bebé passar fome!!!
De onde tiraste essa ideia?! Em que estudo foi isso escrito??
É que eu NC li isso em lado nenhum!!!
Se fosse por isso o Gabi nunca tinha estado no percentil 90 de peso nem estava hoje no percentil em que está!!

Foi por o teu bebé chorar depois de mamar que pensaste que ele passava fome e introduziste o suplemento?!

APPM -
Offline
Desde 06 Abr 2009

Olá, mamãs!

Para quem não me conhece, sou conselheira em aleitamento materno, e com a ajuda que tenho prestado a muitas mamãs, vou percebendo algumas coisas, para além da minha formação de CAM!

Realmente um bebé pode chorar na mama por vários motivos, quando são mais novitos eu aponto mais para as cólicas, pois quando o leite entra no estômago, faz com que o estômago comece a trabalhar e se este estiver com gases e devido à imaturidade do sistema digestivo, pode provocar dor e normalmente o que aconselho é que se façam massagens antes de cada mamada e costuma resultar!

Se não resultar e se coincidir com a altura em que o bebé passou a mamar mais rápido, realmente pode tentar-se esta alternativa de acalmar o bebé e tentar que mame, e essa fase acaba por passar!

O bebé pode chorar por vários motivos, mas o maior receio da mãe que amamenta é que o bebé chore por fome, porque duvidamos da nossa capacidade de alimentar os nossos filhos, e mesmo que acreditemos muito nessa maravilha da natureza, há muita gente que a desacredita e às vezes nós acabamos por duvidar também...

Eu não digo que um bebé amamentado não possa chorar de fome, mas antes de dizer que é fome temos de analisar outros factores, como os seguintes sinais que nos podem indicar se o bebé está ou não a receber leite suficiente:
- O bebé mama várias vezes ao dia (o recém-nascido deve mamar 8 a 12 vezes por dia);
- Parece satisfeito após a mamada (embora alguns bebés possam ser pacientes após a mamada);
- Parece saudável e atento;
- Urina várias vezes ao dia;
- A urina não tem um cheiro forte;
- Durante mais ou menos as 6 primeiras semanas de vida defeca entre 2 a 5 vezes por dia (depois das 6 semanas pode haver bebés que estejam alguns dias sem defecar, isto não constitui nenhum problema desde que o bebé esteja a ser exclusivamente amamentado);
- O bebé aumenta de peso (durante a primeira semana de vida, o bebé perde cerca de 10% do seu peso inicial, entre a 2ª e a 3ª semana de vida o bebé recupera o peso com que nasceu.)

Se alguns dos sinais não forem positivos no bebé, pode realmente significar que o bebé tem fome, mas a solução não passa por introduzir o suplemento, mas sim por aumentar a produção de leite da mãe, que em qualidade é sempre bom, mas em quantidade pode não ser suficiente... Para aumentar a produção de leite não há nada melhor que a sucção do bebé e muitas vezes a solução passa por dar mama mais vezes ao bebé e assim é garantido que não passa fome, mesmo que precise de mamar de meia em meia hora... E normalmente esta situação resolve-se em poucos dias, pois a produção aumenta, o bebé ingere mais leite, acalma, e volta tudo ao normal! Em casos mais complicados, pode ser necessário suplementar, mas eu aconselho a fazerem-no sempre com o leite materno e não com LA pois a introdução do LA é o primeiro passo para o desmame...

Deixo-vos aqui o meu blog para quem quiser se informar mais sobre a amamentação: www.mamaraopeito.blogspot.com

Jocas

Sobre APPM

Educadora Perinatal
Conselheira em Aleitamento Materno
Professora de Ginástica para Bebés

http://blogamigodosbebes.blogspot.com/

martolas -
Offline
Desde 22 Maio 2008

Minha querida anmacas sinto muito agressividade nessas palavras, existem estudos sim e varios. É obvio que o bebe pode chorar por diversos motivos na mama da mãe e um deles e precisamente o nao conseguir mamar e enervar-se e por consequencia ter fome. Pode tb chorar por outros, e a sua forma de expressao entendes?

Nao te esqueças que no titulo do teu post dizia.. será que nao tenho leite?

Existem varios estudos e varias teorias... Sou Psicóloga e trab com crianças a alguns anos, passei a mha exp e se te enervou peço dcp. Mas estar enganada nao estou! O meu filho mamava e cm nao se alimentava decentemente, com o decorrer do dia, acabava por mamar mais vezes e menos leite...logo chorava enervado na mama pq nao conseguia tirar o que queria! Pode e nao ser o teu caso!

Nao digo que o teu bebe nao esteja crescido, graças a deus que está, e deves ser concerteza a melhor mae do mundo para ele... mas um dia o teu leitinho pode terminar...

Qd li o teu post e resp foi para ajudar, pq eu dava mama e ele estava a desenvolver-se imenso e por causa dos nervos um dia o leite ficou aguado e depois terminou assim de um dia para o outro.

Espero que des mama mt tempo e que sejas feliz...

beijinhos

Sobre martolas

____________________________________________________________

Nascimento: 16 de Março

Marta e Rodrigo

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Então se sentes agressividade estás enganada!
Só acho absurdo cada vez que uma mãe diz que o bebé chora depois de mamar vêm logo dizer que passa fome.
E se leste tudo com atenção, reparaste que dizia que tinha lido num fórum este tema e que a resposta tinha sido, não que no momento me estivesse a acontecer.
Uma coisa é o bebé ficar enervado e não conseguir mamar, claro que vai ter fome. Quando tem fome chora, e a mãe dá de mamar e passa. Muitas vezes é culpa da mãe esses nervos pois deixam que o bebé chegue a um ponto em que já está com tanta fome que não tem paciência para mamar e chora desalmadamente. Muitas vezes olham para o relógio e pensam "Mamaste à 2h, ainda não tens fome, só mamas daqui a 1h!", e quando chega essa hora já o bebé não pega bem na mama porque já está esfomeado!!!
Mas se dá passado 2h começa logo a pensar "O meu leite já está fraco e o bebé já está com fome..."!!

"O meu filho mamava e cm nao se alimentava decentemente, com o decorrer do dia, acabava por mamar mais vezes e menos leite"
Menos leite?! Se mamava mais vezes ao dia de certeza que tinhas mais leite, o teu corpo funciona por procura-oferta, logo quanto mais procura há, mais produz!

E também eu espero dar maminha muito tempo, mas informei-me, pesquisei e pedi ajuda. Não fiz como muitos casos que ao mínimo contratempo introduziram o leite artificial, porque também tive que ultrapassar obstáculos e dificuldades...mas estava bem informada sobre essas dificuldades e o que fazer nessas situações!

liliana_26 -
Offline
Desde 12 Out 2007

ola Anamacas:

Cá venho eu mais uma vez com as minhas duvidas, tentei te encontrar no msn mas parece q andamos desencontradas :s

Então é assim o Gabi dantes mamava mais tempo entre 15 a 20m agora mama entre 8m a 12 ou 15m mas ele continua a ser sofrego e eu ponho a arrotar e qd tento dar novamente ele deita a lingua de fora a dizer q nao quer mais, penso q fica bem pois nao xora nem nada e aguenta 3h +/- pois as vezes é 2h45 ou 2h30 à noite consegue aguentar 6h seguidas a dormir e dps dai mama quase de 2h em 2h será normal?? Claro q o pediatra disse q o horario da amamentação era livre e eu sp q ele pede dou e ele deve ter um bom peso pois noto q ele ta mais pesado.

Ele dantes esperniava a mamar agora encosto a barriguinha dele a mim e ele sente-se melhor e mama bem.
Tenho mt receio como vai ser qd for trabalhar pois agora os meus peitos enchem mt e se eu tiver um dia inteiro como e q vai ser?! Tb tenho mt medo de me enervar e perder o leite ou o Gabi ficar nervoso, pois uma vez tava a dar de mamar ao Gabi e a minha mae disse q o meu leite era fraco e q como o meu parto foi complicado nao podia ter mais filhos enervei-me de tal maneira q passei os nervos tds para o Gabi e ninguem o conseguia calar... eu adoro amamentar e se calhar se nao fosse este forum e a mt informação e ajuda q tu das ja tinha desistido de amamentar pois a minha mae ta sp a dizer q o meu leite e fraco qd eu lhe disse q num mes o Gabi engordou 800gr o pediatra axou optimo e disse pa continuar a dar de mamar q o meu leite era bom.

Outra duvida eu tenho um panico terrivel de sair de casa pa lhe dar de mamar so saimos de casa para ir aos medicos pq de 3 em 3h ele tem q mamar e se formos ao centro comercial vou dar-lhe mama lá? como e q tu fazes?

Desculpa estas perguntas tds mas eu tenho mm q tirar estes macaquinhos da cabeça pois quero mt continuar dar de mamar o maximo q conseguir!

Obrigada e beijinhos

Renasci no dia 5/03/09 nascimento do Gabriel Dinis

cristina2810 -
Offline
Desde 23 Mar 2007

Olá Anamacas,

A minha bebe LA desde que nasceu, e também aconteceu o que falas no teu post: chorava imenso mal começava a beber o leite. NO caso das mães que dão peito ficam a pensar que é do leite...

Agora acredita que há bebés que choram por fome!!! Pode não te ter acontecido, mas tal como a Martolas, tambem me aconteceu a mim. A Lara so chuchava no peito, e os dias na maternidade foram um autentico pesadelo... Ela tinha fome, e mamava, chorava, estava o DIA TODO no peito... Agora diz-me, achas que vale a pena um bebé com tão poucos dias estar assim? Ou tipo "dar mama de meia em meia hora" Eu não... Um recem-nascido na minha opinião precisa de descanso e paz. Imaginas um dia de um bebé tão pequeno que nem dorme porque está o dia todo no peito com a sensação de fome? A minha filha, quando bebeu o 1º biberon de LA dormiu finalmente quase 4h seguidas...
Que o LM é o melhor, isso sim está mais que provado, mas se na minima dúvida vejo que a minha filha tem fome, olha volto a fazer tudo igual: dou LA... Sim porque o LA não é nenhum bicho de 7 cabeças...
Acredito que cada mãe faz o que acha melhor para o seu filho. E no meu caso, acredito que fiz o melhor para a minha filhota liiiinda Espertalhão
Criticaste as mães que no minimo caso introduziram logo o leite aritificial... Não te cabe a ti decidir nem sequer criticar... Porque não sabes as razões... Compreendo que defendas o leite materno, e fazes muito bem, atenção!!!! Alias, até poderias ser conselheira de amamentação, é só uma augestão Piscar o olho

Cristina e Lara (nascida a 13/08/2008)

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Eu não "critico", apenas não compreendo como as pessoas não tentam...como desesperam logo...mas da mesma forma que um bebé tem que aprender a sentar, a andar, a comer com garfo e faca também precisa aprender a mamar, e sim, aprender a mamar...e sim, preferia dar de mamar de meia em meia hora porque aconteceu e fi-lo porque sabia que podia acontecer...
Mas sabes que o stress e todo o cansaço do parto podem fazer com que haja problemas de amamentação, e vê-los a chorar ainda piora mais...
Outra coisa é que ela até podia não mamar e estar com dores, pois o acto que mamar faz com se sintam confortados e por consequência mais aliviados...porque não confortá-la dessa forma?...
Claro que quem sabe são as mães, eu sou mãe do meu filho e sei o que é melhor para ele como as outras sabem dos seus.
Outra coisa: no início os bebés só choram!! Mas não acredito que seja só por fome, mas claro que choram por fome, é uma forma de lhes darmos de comer.

martolas -
Offline
Desde 22 Maio 2008

Anamacas no meu caso ele mamava mais vezes porque fazia intervalos mais curtos, precisamente pq nao retirava o normal suposto para o seu tempo de vida, e tinha fome mais cedo. Cm o meu leite estava a falhar, pq nem todas as mulheres sao abençoadas com leite, o leite estava a ficar aguado... o Rodrigo bebia a saciava a sede e depois ficava cansado e descansava.

Por isso a regra do dar mais produzir mais nao se aplica a mim... o seu comportamento refletiu a questao de o leite ser insuficiente, percebes.

Cada caso e um caso, os bebes sao todos diferentes...

Qt a agressividade, dcp mas estou a ser sincera e foi o q senti em relaçao as tuas palavras. devemos nos respeitar e aceitar as opinioes umas das outras e nao julgar o outro.

beijinhos e espero q sejas feliz

Cristina desejo tudo de bom para ti e partilho as tuas palavras qd dizes q um recem nascido necessita de paz. Cm gostava de ter tido maminhas enormes cheias de leite... mas nao tive e a vida continua... beijinhos e tudo de bom para ti.

Sobre martolas

____________________________________________________________

Nascimento: 16 de Março

Marta e Rodrigo

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Não precisas de pedir desculpa, não pensei que o tivesses dito por mal, mas sabes que se to dissesse pessoalmente irias entender mas quando se escreve nunca se sabe com que entoação as palavras são ditas.

Quanto ao assunto do mamar, poderia dizer-te muitas mais coisas e tentar fazer-te entender outras tantas mas penso que não sairíamos daqui!!!

martolas -
Offline
Desde 22 Maio 2008

De facto nao sairiamos daqui... pq aprender a mamar nao existe e uma pulsao que e aperfeiçoada pelo bebe...

Mais uma vez foste agressiva de uma forma subtil e acredito que entendas isto.

Espero com o tempo q consigas aceitar as opinioes dos outros e os seus sentimentos...

marta

Sobre martolas

____________________________________________________________

Nascimento: 16 de Março

Marta e Rodrigo

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Desculpa martolas mas não vou entrar em discussões.

liliana_26: já falámos pelo msn! Beijinho
Espero que não nos tenhamos esquecido de nada!

cristina2810 -
Offline
Desde 23 Mar 2007

Onde eu queria mesmo chegar Anamacas, é que um bebé com LM pode chorar por fome, e espero que tenhas entendido isto... Claro que um bebé chora por muitas razões, todas as mães sabem disso, e provavelmente a mior parte das vezes podem ser dores ou outra coisa, cada caso é um caso claro...

No caso da Lara não eram dores, era fome! Isso é o k as enfermeiras diziam no hospital... Então se ela passava o tempo a chorar, e sempre no meu peito, mal dormia, e umas horas antes de sair da maternidade quando bebeu pela 1º vez suplemento ela finalmente dormiu quase 4h, se isso não é fome???? E perdeu 14% do peso da nascença... E depois as enf so diziam "mas se demos suplemento já não pega na mama", e daí??? Um recem-nascido tem necessidade de estar o dia todo em stress com a sensação de fome, sem dormir????

Podes não compreender como muitas mães desistem logo, mas quando uma mãe fica na dúvida se um filho chora com fome, ficamos lavadas lágrimas e duvidamos de tudo...

Tu não compreendes como uma mãe passa a dar LA, eu não compreendo como insistimos com o LM quando o bebé não fica satisfeito e precisa de passar o dia no peito... Mas como disseste isto é um forum, somos todos diferentes Espertalhão

Cristina e Lara (nascida a 13/08/2008)

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Cristina, eu sei que pode chorar com fome, eu percebi.
Mas acho que continuarmos a insistir nesta "discussão" não nos vai levar a lado nenhum, ia ser a chamada "conversa de surdos" (não tenho nada contra pessoas surdas!), pois por mais coisas que vocês digam eu vou sempre arranjar argumentos e vice-versa.
E sim, somos todas diferentes, mas ainda bem, se todos gostassemos de amarelo isto não tinha piada nenhuma! Piscar o olho
Mas não quero deixar de te contar o que me aconteceu apenas para te dizer que por vezes as enfermeiras nos dão conselhos muito errados (não estou a dizer que te foi dado algum conselho errado, atenção). Tive uma gastroenterite que me fez vomitar imenso e ficar muito fraca. Disseram-me no hospital para não dar de mamar ao Gabi nesse dia em que estive a fazer medicação. Como tive que tomar antibiótico fiquei com receio de lhe dar de mamar e estive 4 dias sem o fazer (sem necessidade nenhuma, claro). Quando voltei a dar de mamar ela adormecia no peito e quando o tirava ele chorava até lho dar outra vez. Fui à enfermeira da saúde infantil e contei-lhe. Respondeu-me logo "Mas você já não tem leite, por isso é que ele adormece, fica cansado de puxar e não sair nada!!"...e eu fui a chorar para casa feita parva. A minha sorte nisto tudo foi no dia seguinte encontrar a mãe de uma aluna que é conselheira em amamentação e eu não sabia. Voltei a dar de mamar e ainda bem que já não tinha leite, pois se tivesse não sei como seria!!!! O Gabi mamou até aos 6 em exclusivo e ainda hoje mama quando quer!!
Nem sempre os conselhos de quem é suposto serem bons o são realmente...se fosse pela enfermeira eu tinha deixado de lhe dar de mamar quando ele tinha 15 dias...

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?