Mau atendimento na urgência - Hospital de Gaia/Espinho | De Mãe para Mãe

Mau atendimento na urgência - Hospital de Gaia/Espinho

Responda
4 mensagens
msspereira -
Offline
Desde 13 Mar 2020

Escrevo aqui depois de já me ter queixado a outros profissionais no mesmo hospital, onde aliás sempre tenho sido bem tratada, com excepção deste episódio.

Às 38 semanas e 6 dias comecei a sentir contrações diferentes das de preparação - começam com dor que irradia do fundo das costas para a frente, e que se mantém durante cerca de 40 segundos. Começaram às 21h40, e a partir das 3h começaram a acontecer sensivelmente de 10 em 10 minutos. Não conseguia dormir mas aguentei até às 6h porque na preparação me disseram que me devia dirigir quando as contrações fossem de 5 em 5min. No entanto, como já estava assim há muito tempo, para além da dor fiquei preocupada e achei melhor deslocar-me à urgência do Hospital de Gaia.

Lá realizei o CTG e depois fui atendida pela Dra Matilde Azevedo, que quero acreditar que estaria num dia mau porque foi bastante rude.

Mandou-me deitar para fazer o "exame", e eu é que perguntei se se trataria do toque para verificar a dilatação. Perguntou-me se era a primeira vez, eu disse que sim. Depois calçou as luvas e nem me deu tempo de respirar, enfiou os dedos até tocar no colo (ainda fechado) e só tive tempo de gritar de dor. Estava eu naquele cenário e ela só dizia "Isto não está em trabalho de parto! Está muito fechado!", e ao mesmo tempo insistia no toque. Considero que sou uma pessoa relativamente tolerante à dor, nunca tive nenhum problema em fazer papanicolau ou qualquer outro exame ginecológico. Mas esta médica teve ZERO cuidado/consideração, para além de que não me explicou nem me pediu consentimento para nada. No final, ainda deu a entender que não lhe estava a dizer a verdade relativamente às contrações que tinha tido durante horas, porque o CTG só mostrava duas, mandou-me embora sem qualquer conselho ou indicação.

Perante isto, questiono:

- Será que ela apenas verificou a dilatação, ou tentou fazer o descolamento de membranas?
- Quem já fez este exame, como foi a abordagem do profissional? Foi doloroso?
- Alguém tem experiência de ter tido contrações com dor durante tanto tempo e não estar em trabalho de parto?

Obrigada!

Joaninha 1985 -
Offline
Desde 07 Ago 2018

Olá mamã, só a posso ajudar em relação ao descolamento das membranas e digo lhe que é horrível, pelo menos para mim foi. Neste caso foi feito pela minha obstetra, ela disse me que me ia ajudar a entrar em trabalho de parto e eu não me opus. Eu já estava no segundo dia de indução de parto. Comparando com as contrações e eu até acho que sou bastante tolerante à dor, acho que é pior o descolamento. A única parte boa é que o meu bebé nasceu nesse dia.

Joana Simão

Margarida_2017 -
Offline
Desde 31 Jul 2019

Eu não tenho razões do hospital .. Já fui às urgências e as consultas e a verdade é que não tenho que dizer , também não fui atendida por essa médica .
Eu já tive dores que eram suportáveis +\- durante 1.30h e com um intervalo de 8 em 8min .. como eram suportáveis fiquei em casa à espera mais um pouco para não ir a correr para o hospital .. e a verdade é que de um momento para o outro parou e nunca mais tive . O que a enfermeira do curso de preparação para o parto. Realmente isto pode acontecer e é mais frequente do que pensamos ..

Quando não lhe explicarem o que vão fazer ou o que está a acontecer , pergunte sempre .. porque a bem ou a mal a médica/o vai lhe dar uma resposta ...

soniasilva2987 -
Offline
Desde 27 Mar 2020

Aconteceu-me algo semelhante numa consulta que fiz às 38s+4. A médica disse apenas que me ia examinar e eu, ignorante ao que ela ia fazer nem questionei e quando dei por ela estava a trepar pela cama acima com as dores. Durante o exame é que pedi para ela parar porque me estava a doer imenso e lhe perguntei o que estava a fazer ao que ela me responde “estas médicas são umas malvadas! Estou só a ver a dilatação.”. O que é certo é que fiquei cheia de dores esse dia e o próximo que mal me podia mexer e ao falar com outras amigas grávidas, dizem-me que o toque vaginal para ver a dilatação não dói. Fiquei convencida que ela tivesse feito o tal toque maldoso, para o descolamento das membranas, mas entretanto uma enf. amiga disse que pode só ter forçado o colo para ver se abria um pouco e acelerava a dilatação. Porque se fosse descolamento deveria ter sangrado bastante.
Conclusão até hoje não sei bem o que ela me fez porque quando perguntei mentiu-me...ela não viu simplesmente a dilatação porque senão eu não teria tido aquelas dores mas lá o que ela fez só ela sabe. Fiquei super incomodada com esta situação, entretanto tive que aceitar mas é horrível sentir que nos fizeram algo sem o nosso consentimento, sem explicarem o que vão fazer...senti-me mesmo mal e espero que o parto seja diferente.