Mamãs Vegan/Vegetarianas | De Mãe para Mãe

Mamãs Vegan/Vegetarianas

Responda
6 mensagens
Rita Cruz1 -
Offline
Desde 14 Maio 2018

Sou nova neste mundo novo e magnífico mas claro que nem tudo é um mar de rosas... Fui hoje à creche do meu filho falar com a educadora que logo me levou a falar com o dono da instituição para vermos se chegávamos a um acordo para que o meu filho podesse comer a nossa dieta na creche e ficou estipulado eu levar a comida dele ou pelo menos os substitutos da proteína animal... Mamãs que já passaram por esta luta, podem me dizer se os vossos pequenos sofreram com preconceito ou com as diferenças? O dono da instituição e a educadora reforçaram bastante esse possível "problema", mas ficámos de ver como tudo se desenvolvia... (Neste momento o meu piolho tem 18meses)

SK. -
Offline
Desde 14 Ago 2012

O meu tem 20 meses, não segue uma dieta vegetariana mas tem alergias alimentares e por isso a alimentação dele é ligeiramente diferente em algumas coisas. Na sala dele é óbvio que não há preconceito... não têm idade para isso. Nas salas seguintes há crianças vegetarianas e pelo que sei nunca houve qualquer conflito entre os miúdos. Há algumas que levam bebidas vegetais em alternativa ao leite, outras bolachas específicas, etc, são situações normais. Na sala dos 3 anos a quinta-feira é o "dia vegetariano" para todos e isto surgiu porque os outros meninos tinham curiosidade em experimentar os pratos diferentes. Nestas idades não me parece que exista preconceito... isso existe mas é na cabeça dos adultos.

chiclete -
Offline
Desde 23 Jan 2016

Acho que nessa idade não haverá preconceito mas é perfeitamente possível que menino comece a querer comer o que todos estão a comer em breve. Tirando isto, desde que haja boa vontade de quem está a preparar os pratos/fazer substituições deve ser tranquilo.

Rita Cruz1 -
Offline
Desde 14 Maio 2018

Adorei essa iniciativa por parte da creche do dia vegetariano, quem me dera que assim fosse em todas... Aqui é uma vila pequena e ele é o único com essa dieta, sei que vai ser uma luta pois não vi grande interesse em me apoiorem na creche, sabem, pessoas que nos consideram "estranhos"... E é bem verdade, o preconceito existe nos adultos infelizmente, que deveriam educar as crianças a aceitar a diferença mas nem sempre o fazem...mas fico mais descansada com os vossos testemunhos!

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Também acho que não há preconceito pela parte das crianças, mas que também pode haver aquela parte da criança querer imitar os outros e não perceber porque é que não pode comer igual (isto tanto é válido para quem tem uma dieta diferente por questões culturais, éticas ou de saúde, sendo que neste caso é mais complicado pois as crianças podem não perceber que ficam doentes se comerem igual aos outros meninos Triste ). É saber gerir essas situações da melhor forma possível e ver no que dá Piscar o olho . Boa sorte

Rita Cruz1 -
Offline
Desde 14 Maio 2018

Sem dúvida que me sinto capaz de lidar com todos os obstáculos que irei encontrar, mas também acredito que aos poucos a nossa sociedade tem vindo a evoluir e quem sabe o futuro não seja tão difícil assim... Obrigada mamãs pelas vossas palavras e se mais alguém quiser deixar o seu testemunho agradeço imenso e terei todo o gosto em ler! Beijinhos