Mamas para novembro de 2017 | Page 9 | De Mãe para Mãe

Mamas para novembro de 2017

Responda
1396 mensagens
Sand_msm -
Offline
Desde 03 Mar 2017

sara777 escreveu:

JoanaLopes88 escreveu:Boa tarde a todas!
Estou grávida de 6 semanas já estive grávida 2 vezes, mas acabei por abortar (espontâneo) na 1ª vez com 5 semanas e na 2ª com 10 semanas...portanto como devem de calcular estou cheia de medo!! Mas como a esperança é a ultima a morrer estou com pensamento positivo!
Em Janeiro tinha pedido á minha médica de família para me encaminhar para a Maternidade, porque queria começar a fazer um "estudo" de quais seriam as razões para os abortos. Entretanto recebi a carta para ir agora no final de Março á maternidade e já vou grávida.. só espero que corra tudo bem...
Beijinhos e toda a sorte do mundo para todas as mamãs!

Parabéns Joana Lopes!!! Vai correr tudo bem desta vez!
A Patrícia sp talvez te possa dar alguns conselhos, bem mais informados do que eu. Mas tenho uma amiga bastante próximo que também tem um historial de 2 abortos já (e tem uma menina, também) e está grávida (está quase as nascer)! Mal engravidou desta vez, o médico receitou de imediato medicação para evitar o aborto. Julgo que a Patrícia também mencionou medicação. Se calhar seria melhor fazeres uma consulta antes dessa do final de MArço para ver se será necessária alguma medicação... Não te quero enervar! Estamos todas ansiosas aqui no grupo! Mas se estivesse no teu lugar, iria rapidamente a uma consulta para saber se seria necessário alguma medicação/cuidado! Faltam 3 semanas para o fim do mês.

Pois é sara concordo ctg..eu tentava ir ao medico um pouquito antes se possível Sorriso

Sobre Sand_msm

DUM 26 Jan
Teste de Gravidez ClearBlue POSITIVO (2/3sem)
Primeira ECO 2 de Março CONFIRMAÇÃO-SEGURA-TE!
DPP 2 NOV
ECO trimestral 13 ABRIL

sara777 -
Offline
Desde 01 Mar 2017

Sand_msm escreveu:

patriciasp escreveu:Bem finalmente marquei a consulta na GO, dia 21 com 6sem e 4dias!

Yey patricia então depois das notícias!
A sara é já dia 15, e as espinhas dia 20 é assim n é?
Bolas eu só para o mês que vem dia 3 mas se tudo correr bem já vou estar de 8 semanas e dois dias, e era óptimo ouvir o coraçãozinho *_*
Até agora tenho sido abençoada, sem vómitos nenhuns, náuseas de vez em quando, quando tenho fome ou de manhã, mas os "cocós", gases, xixis, maminhas, borbulhas e fadiga tão a dar cabo de mim!
O meu namorado já me pergunta se a hora da coca cola light do bebé já começou, porque a partir das 16h30 sinto-me sempre muiiito grávida e cheia de sintomas hihihihi

Ah ah ah!!! hora coca-cola light do bebé! Essa é boa!
Na minha primeira gravidez, os meus enjoos começaram a partir das 6 semanas... e só apareciam depois do almoço e mantinham-se até à hora de deitar! Vamos ver para a semana, se sinto alguma coisa!

Sobre sara777

27/2/2017 -Positivo
28/3/2017 - AR às 8 semanas

Mariana Fernandes1 -
Offline
Desde 10 Mar 2017

Euu Espertalhão ... DUM (primeiro dia da ultima menstruação, estou com 5 semanas) Espertalhão

Sand_msm -
Offline
Desde 03 Mar 2017

Joananmv escreveu:
Ouvi com 9 semanas de ambas as gravidezes! Do mais novo fui com 6 semanas à consulta e ainda nem dava para o ver!

Olaaá! Afinal há duas Joanas hihihi poxa isto vai ser complicado responder a toda gente sem me embaralhar toda kkkk
Oh bolas as 9 semanas só? Então se calhar n vou ouvir o coração na próxima consulta! Bolas isso vai me deixar super nervosa Confuso
Normalmente é em que semanas que já se pode ouvir?ou isso depende da posição etc?

Sobre Sand_msm

DUM 26 Jan
Teste de Gravidez ClearBlue POSITIVO (2/3sem)
Primeira ECO 2 de Março CONFIRMAÇÃO-SEGURA-TE!
DPP 2 NOV
ECO trimestral 13 ABRIL

sara777 -
Offline
Desde 01 Mar 2017

Mariana Fernandes1 escreveu:
Euu ... DUM (primeiro dia da ultima menstruação, estou com 5 semanas)

Bem-vinda Mariana Fernandes!

Sobre sara777

27/2/2017 -Positivo
28/3/2017 - AR às 8 semanas

sara777 -
Offline
Desde 01 Mar 2017

Sand_msm escreveu:

Joananmv escreveu:Ouvi com 9 semanas de ambas as gravidezes! Do mais novo fui com 6 semanas à consulta e ainda nem dava para o ver!

Olaaá! Afinal há duas Joanas hihihi poxa isto vai ser complicado responder a toda gente sem me embaralhar toda kkkk
Oh bolas as 9 semanas só? Então se calhar n vou ouvir o coração na próxima consulta! Bolas isso vai me deixar super nervosa Confuso
Normalmente é em que semanas que já se pode ouvir?ou isso depende da posição etc?

Supostamente depende de duas coisa:

- às seis semanas já é possível ouvir. A questão é que , por vezes, a gravidez ocorreu mais tarde do que se pensa...
- da qualidade do ecógrafo.
Mas se vais estar de oito semanas, já deves ouvir!

Sobre sara777

27/2/2017 -Positivo
28/3/2017 - AR às 8 semanas

Sand_msm -
Offline
Desde 03 Mar 2017

espinhas escreveu:
Sim, Os meus dois partos foram vaginais, o primeiro custou um bocado mas o segundo foi rápido. O primeiro levei epidural e fiquei o dia todo em trabalho de parto enquanto que o segundo , não levei epidural e demorou 2 horas.

Uauuu quero ser corajosa como tu! Tenho medo que eu não aguente. Sinceramente a parte que me assusta mais é o Toque e o parto.

Sobre Sand_msm

DUM 26 Jan
Teste de Gravidez ClearBlue POSITIVO (2/3sem)
Primeira ECO 2 de Março CONFIRMAÇÃO-SEGURA-TE!
DPP 2 NOV
ECO trimestral 13 ABRIL

Sand_msm -
Offline
Desde 03 Mar 2017

Taninhav escreveu:
ai meninas k confusão ate ei ja estou toda confusa penso k devo de estar de 5s e 2d mas agora nem tenho certeza a minha ultima menstruação começou no dia 31 de Janeiro e pelo meu ap do telemovel diz k estou de 5s e 2d agora sera vou no dia 14 fazer a minha primeira eco e e as contas estiverem certas estarei de 6s assim ja ouvia o coraçãozinho acho k todas ansiamos o mesmo.
Bem meninas eu enjoos nao tenho nenhum.
tonturas tambem nao
fome alguma
xixi muito para dar e vender heheh
acne nao pelo contrario tinha antes e agora a pele esta bonita ieieiei
maminhas a explodir
gases nem falo pois estou uma bomba
e umas cólicas de vez enquanto k m preocupao se será normal
barriga inchada nao sei s e da gravidez ou dos gazes humm n:)
Agora pareço uma tolinha a falar pra barriga para a minha sementinha s aguentar com força ai k medo porra .
e voces como vao os vossos sintomas Sorriso
beijoka

Ahaha ola Taninha pois a tua app deve te dar o numero certo de acordo com a tua DUM mas na eco o valor vai variar muito provavelmente. Eu tenho basicamente 3 valores. Um pela DUM, uma pela eco e outro que me deu pelo teste de gravidez e pelo dia que suspeito muito ter sido a minha concepção. Portanto pelo que a sara me explicou e pela nina, penso, eu estou pela DUM e pela eco, de 6 semanas e dois dias mas pela concepção só tou de 5 semaninhas Sorriso

Sobre Sand_msm

DUM 26 Jan
Teste de Gravidez ClearBlue POSITIVO (2/3sem)
Primeira ECO 2 de Março CONFIRMAÇÃO-SEGURA-TE!
DPP 2 NOV
ECO trimestral 13 ABRIL

sara777 -
Offline
Desde 01 Mar 2017

Sand_msm escreveu:

Taninhav escreveu:ai meninas k confusão ate ei ja estou toda confusa penso k devo de estar de 5s e 2d mas agora nem tenho certeza a minha ultima menstruação começou no dia 31 de Janeiro e pelo meu ap do telemovel diz k estou de 5s e 2d agora sera vou no dia 14 fazer a minha primeira eco e e as contas estiverem certas estarei de 6s assim ja ouvia o coraçãozinho acho k todas ansiamos o mesmo.
Bem meninas eu enjoos nao tenho nenhum.
tonturas tambem nao
fome alguma
xixi muito para dar e vender heheh
acne nao pelo contrario tinha antes e agora a pele esta bonita ieieiei
maminhas a explodir
gases nem falo pois estou uma bomba
e umas cólicas de vez enquanto k m preocupao se será normal
barriga inchada nao sei s e da gravidez ou dos gazes humm n:)
Agora pareço uma tolinha a falar pra barriga para a minha sementinha s aguentar com força ai k medo porra .
e voces como vao os vossos sintomas Sorriso
beijoka

Ahaha ola Taninha pois a tua app deve te dar o numero certo de acordo com a tua DUM mas na eco o valor vai variar muito provavelmente. Eu tenho basicamente 3 valores. Um pela DUM, uma pela eco e outro que me deu pelo teste de gravidez e pelo dia que suspeito muito ter sido a minha concepção. Portanto pelo que a sara me explicou e pela nina, penso, eu estou pela DUM e pela eco, de 6 semanas e dois dias mas pela concepção só tou de 5 semaninhas

Sand-msm
Agora já me estás apôr confusa a mim! então não me disseste que a ecografia deu menos tempo? Por isso é que te disse que deveria ter sido a implantação que demorou um pouco mais de tempo...

Sobre sara777

27/2/2017 -Positivo
28/3/2017 - AR às 8 semanas

Sand_msm -
Offline
Desde 03 Mar 2017

Em relação a parto privado ou público. Ainda não me decidi. Eu tenho seguro para o privado e tou a ser acompanhada por um OB do privado que tem 35 anos de experiência :0 portanto sinto-me tranquila mas disseram-me que se eu quiser as aulas pre natais, devo ir ao público porque valem mesmo a pena, para iniciantes como eu, e para o meu namorado me acompanhar também e isso, para além que pelo que sei também que os exames obrigatórios, pelo menos, são todos comparticipados, e depois se por acaso entrar em parto antes das 36 semanas no privado não atendem, e se o parto se complicar, transferem para o hospital, porém podem fazer cesarianas e isso tudo. Há também o lado de tarmos num quarto mais reservado sem tantos bebés e pessoas a entrar e a sair etc.... vou pensar muito bem nisto tudo e decidir com o meu namorado mas só lá po segundo semestre. Para já quero que a minha ervilhinha cresça com força e se agarre bem Sorriso

Sobre Sand_msm

DUM 26 Jan
Teste de Gravidez ClearBlue POSITIVO (2/3sem)
Primeira ECO 2 de Março CONFIRMAÇÃO-SEGURA-TE!
DPP 2 NOV
ECO trimestral 13 ABRIL

sara777 -
Offline
Desde 01 Mar 2017

quanto aos quartos, há imensos hospitais públicos agora que têm quartos privados na maternidade... é uma questão de se informarem em relação aos hospitais da vossa área!
O pai pode ficar de noite com a mãe .

Sobre sara777

27/2/2017 -Positivo
28/3/2017 - AR às 8 semanas

Sand_msm -
Offline
Desde 03 Mar 2017

[/quote]
Sand-msm
Agora já me estás apôr confusa a mim! então não me disseste que a ecografia deu menos tempo? Por isso é que te disse que deveria ter sido a implantação que demorou um pouco mais de tempo...[/quote]
Bolas parece que me expliquei mal.
Então cá vai de novo:
Pela DUM 28 janeiro, eu no dia 2 março , tinha que tar de 5 semanas e 5 dias.
Pela ECO eu estava , na mesma data 2 de março, de 4 semanas e 1 dia.
Pelo teste de gravidez que fiz a dia 28 de janeiro, Deu 2 a 3 semanas. O que me faz total sentido, sendo a fecundação por volta dos dias 11.
Se eu fôr pela ECO teria que a fecundação se ter dado a dia 1 de fevereiro.
Portanto, a ECO deu sim menos dias que a DUM.
Penso que seja isto. Ufaa desculpem eu própria já tou toda trocada.
Portanto taninha se a tua DUM foi a 31 janeiro tas quase de tanto tempo como eu, suponho que estejas de 5 semanas e 3 dias hoje! E a tua DPP é 07/11
E a Sara tem razão a tua eco deve dar uns dias a menos. Sorriso

Sendo assim, sara é possível os bebés nascerem depois da DPP?

Sobre Sand_msm

DUM 26 Jan
Teste de Gravidez ClearBlue POSITIVO (2/3sem)
Primeira ECO 2 de Março CONFIRMAÇÃO-SEGURA-TE!
DPP 2 NOV
ECO trimestral 13 ABRIL

Sand_msm -
Offline
Desde 03 Mar 2017

Pela App se eu puser a DUM, a DPP passa a 4 de novembro e não 2 de Novembro, mas a data de concepção é mesmo a data que suspeito, dia 11 fevereiro e fica certinho com o teste de gravidez. Mas não combina com a DPP do OB....hmmm...

Sobre Sand_msm

DUM 26 Jan
Teste de Gravidez ClearBlue POSITIVO (2/3sem)
Primeira ECO 2 de Março CONFIRMAÇÃO-SEGURA-TE!
DPP 2 NOV
ECO trimestral 13 ABRIL

sara777 -
Offline
Desde 01 Mar 2017

ah! então percebi bem. A explicação que te dei está certa. Ou seja pela Dum estavas, no dia da eco deu menos tempo. Mas a eco está a contabilizar na mesma a partir da Dum ( e não da concepção, como no caso do teste). simplesmente tirou uma semana ao tempo porque provavelmente a implantação ocorreu mais tarde do que se pensava... Mas a data de ovulação está certa, ok?

Sobre sara777

27/2/2017 -Positivo
28/3/2017 - AR às 8 semanas

sara777 -
Offline
Desde 01 Mar 2017

Mas na próxima ecografia vais ter mais certezas... Também essa data prevista para o parto não interessa muito, não é? raramente o bebé nasce na data prevista! É só um apontar!

Sobre sara777

27/2/2017 -Positivo
28/3/2017 - AR às 8 semanas

sara777 -
Offline
Desde 01 Mar 2017

Mas sim, é sempre possível os bebés nasceram depois da data prevista, ou antes também. Aqui em Portugal, não costumam deixar passar das 41 semanas. Provocam o parto. Mas também pode nascer antes! aquela data é só uma forma de sabermos mais ou menos quando nasce...

Sobre sara777

27/2/2017 -Positivo
28/3/2017 - AR às 8 semanas

Sand_msm -
Offline
Desde 03 Mar 2017

sara777 escreveu:
Mas na próxima ecografia vais ter mais certezas... Também essa data prevista para o parto não interessa muito, não é? raramente o bebé nasce na data prevista! É só um apontar!

Pois a data de ovulação não faço ideia. Pela app do telemóvel foi dia 8 mas consideram fértil dois dias antes e 4 dias depois, a verdade é que eu sinto sempre a pontada quando o ovario expulsa o ovulo, e foi por volta dessa altura quase de certeza porque estranhei no dia 16 de fevereiro sentir outra pontada ,mas do lado direito.Até comentei com a minha mãe, quando estava no supermercado a comprar um bolo de aniversário para o meu pai, que morreu no mesmo dia, se seria o outro óvulo a trabalhar fora de horas. O mais incrível disto tudo é que o OB disse que o ovário muito provavelmente responsável pela gravidez foi o esquerdo portanto a segunda pontada poderia ter sido a implantação! Apesar de isto tudo parecer muito rebuscado eu acredito que foi uma benção de Deus.
Sou muito ligada ao meu corpo mas os primeiríssimos sintomas de tonturas, fadiga, e ataques de choro pensei que fosse tudo devido à morte do meu pai e que estivesse de ressaca pois obviamente bebi...enfim apenas aos 4 dias de atraso é que somei um mais um. E aos 5 dias tive um positivo super rápido!
Para além disso já tinha tentado engravidar aos 27 anos, durante 6 meses a treinar, e nada....
Portanto era porque desta tinha mesmo que ser. Daí a razão de eu querer muito um menino :,)

Sobre Sand_msm

DUM 26 Jan
Teste de Gravidez ClearBlue POSITIVO (2/3sem)
Primeira ECO 2 de Março CONFIRMAÇÃO-SEGURA-TE!
DPP 2 NOV
ECO trimestral 13 ABRIL

Sand_msm -
Offline
Desde 03 Mar 2017

Hihihi sendo assim o meu pode nascer do dia 2 ao dia 11 hihihi mas espero que a próxima eco já me dê mais indicações Espertalhão

Sobre Sand_msm

DUM 26 Jan
Teste de Gravidez ClearBlue POSITIVO (2/3sem)
Primeira ECO 2 de Março CONFIRMAÇÃO-SEGURA-TE!
DPP 2 NOV
ECO trimestral 13 ABRIL

Sand_msm -
Offline
Desde 03 Mar 2017

Ah e okay se a Eco usa a DUM tambem okay já percebi. Sendo assim fico mais convencida ainda de quando o concebi. Eu sei que parece tolice mas é tão bonito saber mais ou menos estas coisas todas. E como é a primeira gravidez fico em pulgas e quero saber tudo direitinho. Acho que numa semana já li mais sobre bebés do que uma vida inteira.
No outro dia pus-me a chorar com um video no YouTube tão simples sobre a concepção de um bebé. É mesmo maravilhoso. Se encontrar posto aqui o link

Sobre Sand_msm

DUM 26 Jan
Teste de Gravidez ClearBlue POSITIVO (2/3sem)
Primeira ECO 2 de Março CONFIRMAÇÃO-SEGURA-TE!
DPP 2 NOV
ECO trimestral 13 ABRIL

Sand_msm -
Offline
Desde 03 Mar 2017

Tá aqui :,) chorei baba e ranho a ver isto hihihihi Hormonas hihihi
https://youtu.be/GE_lI86boUU

Sobre Sand_msm

DUM 26 Jan
Teste de Gravidez ClearBlue POSITIVO (2/3sem)
Primeira ECO 2 de Março CONFIRMAÇÃO-SEGURA-TE!
DPP 2 NOV
ECO trimestral 13 ABRIL

catiavlsousa -
Offline
Desde 26 Mar 2014

ola meninas!

O MEU HCG de hoje foi 7138 ( dois dias atras era de 6248) fiz uma eco hoje também e nao se viu embriao a médica disse que possivelmente é uma gravidez anabrionária......estou de 5 semanas supostamente (desde a concepçao) ela disse que ja se devia ver alguma coisa....

Estou de rastos já passei por um aborto espontaneo o ano passado e agora de novo....foi um murro no estomago.

Boa sorte a todas
um beijinho

sara777 -
Offline
Desde 01 Mar 2017

catiavlsousa escreveu:
ola meninas!
O MEU HCG de hoje foi 7138 ( dois dias atras era de 6248) fiz uma eco hoje também e nao se viu embriao a médica disse que possivelmente é uma gravidez anabrionária......estou de 5 semanas supostamente (desde a concepçao) ela disse que ja se devia ver alguma coisa....
Estou de rastos já passei por um aborto espontaneo o ano passado e agora de novo....foi um murro no estomago.
Boa sorte a todas
um beijinho

Oh!!! Minha querida!!!
Nem consigo imaginar o que estás a sentir! Quando vais fazer outra eco para confirmar? O que é que combinaste com a médica?

Sobre sara777

27/2/2017 -Positivo
28/3/2017 - AR às 8 semanas

catiavlsousa -
Offline
Desde 26 Mar 2014

Daqui a duas semanas .....volto a ir a medica mas ja sei o que me espera vai ser dificil

sara777 -
Offline
Desde 01 Mar 2017

catiavlsousa escreveu:
Daqui a duas semanas .....volto a ir a medica mas ja sei o que me espera vai ser dificil

Triste
Sei que não há palavras para te consolar! Recebe aqui um abraço apertado virtual, que é a única coisa que sei que pode ajudar neste momento!

Sobre sara777

27/2/2017 -Positivo
28/3/2017 - AR às 8 semanas

sara777 -
Offline
Desde 01 Mar 2017

Não sei se te serve de consolo mas tenho um casal amigo que teve uma gravidez anembrionária. E logo a seguir, conseguiu engravidar e hoje têm um filha linda! A maior parte das mulheres que tem gravidez anembrionária, na vez seguinte, tem uma gravidez sem problemas.

Sobre sara777

27/2/2017 -Positivo
28/3/2017 - AR às 8 semanas

catiavlsousa -
Offline
Desde 26 Mar 2014

obrigada querida sara....Deus queira que sim dizem que á terceira é de vez Triste ...só me resta fazer o meu luto e acreditar que dias melhores viram.

Um grande beijinho e tudo de bom

espinhas -
Offline
Desde 03 Fev 2015

catiavlsousa escreveu:
ola meninas!
O MEU HCG de hoje foi 7138 ( dois dias atras era de 6248) fiz uma eco hoje também e nao se viu embriao a médica disse que possivelmente é uma gravidez anabrionária......estou de 5 semanas supostamente (desde a concepçao) ela disse que ja se devia ver alguma coisa....
Estou de rastos já passei por um aborto espontaneo o ano passado e agora de novo....foi um murro no estomago.
Boa sorte a todas
um beijinho

Mas os valores do Hcg aumentaram e isso é bom, não fiques em baixo porque vais ver que não é nada. 5 semanas é cedo para ver embrião, não desesperes. Faz mais análises e se o hcg aumentou mais é porque está a correr tudo bem, repete as análises.

sara777 -
Offline
Desde 01 Mar 2017

Espinhas: infelizmente nao é só subir... O tempo de duplicação do hcg é um indicador importante (muito mais importante do que o número em si, que pode variar muito em mulheres com o mesmo tempo de gravidez). Ontem deveria ter apontado para um pouco abaixo de 10000 (atendendo ao valor que a Cátia tinha na quarta e considerando um tempo de duplicação de 96 horas, quando os niveis estão acima dos 6000). Quando sobem mais devagar pode ser sinal de uma gravidez anembrionária.

Cátia: sei que a tua DUM foi a meio de Janeiro e que, por isso, já deverias estar com mais de 7 semanas. Mas a Espinhas tem razão: se a médica quer repetir o exame daqui a duas semanas é porque se calhar há casos que saem destes padrões e quer ter certeza do diagnóstico apontado ontem. Outro indicador importante é o tamanho do saco gestacional. Sabes qual era o tamanho, Cátiavlsousa?
Encontrei este artigo (com certeza já leste) que foi escrito por uma utrassonagrafista obstétrica sobre a gravidez anembrionária. aqui vai o link: http://brasil.babycenter.com/x1500633/o-que-significa-uma-gesta%C3%A7%C3...

Neste ela diz que e cito: "Durante a ultrassonografia, o médico mede o saco gestacional e procura sinais do embrião. Se o saco gestacional medir mais de 25 mm e não houver indícios do embrião, o diagnóstico provavelmente será de ovo cego.

No caso de o diâmetro do saco ser menor que 25 mm, pode ser que a gestação esteja em um estágio menos avançado do que você imaginava, e um novo ultrassom será realizado em uma ou duas semanas para tirar a dúvida. Se nessa etapa o embrião ainda não aparecer, o diagnóstico será confirmado."

Se ela quer repetir é porque o saco gestacional ainda devia estar abaixo dos 25 mm, certo? Vamos torcer, com os pés assentes na terra, mas torcer!
Sei que é impossível estares calma nestas duas semanas. Mas aparece por aqui, se te apetecer e conversa connosco ( a mim acalma-me). Sei que estas duas semanas vão demorar muito a passar. Mas vão passar. e quando chegar o dia, logo verás se o diagnóstico é confirmado ou não. Eu vou rezar por ti! Estamos todas juntas!

Sobre sara777

27/2/2017 -Positivo
28/3/2017 - AR às 8 semanas

sara777 -
Offline
Desde 01 Mar 2017

Sand_msm sinto muito pela morte do teu pai! Nem quero imaginar! Muita força para ti e para a tua família! Deve ser uma mistura de emoções enorme!!

Sobre sara777

27/2/2017 -Positivo
28/3/2017 - AR às 8 semanas

espinhas -
Offline
Desde 03 Fev 2015

Sara obrigada pelo esclarecimento :), mas Cátia vamos ter fé, vai correr tudo bem.
Sand_msm meus sentimentos pelo teu pai, mas agora tens que estar calma por essa sementinha.