Mamas e Futuras Mamas que estejam pelo fundo de desemprego que me possam ajudar :) | De Mãe para Mãe

Mamas e Futuras Mamas que estejam pelo fundo de desemprego que me possam ajudar :)

Responda
4 mensagens
LilianaSSM -
Offline
Desde 10 Jul 2012

Olá a todas Sorriso

Preciso da vossa ajuda.

Então é assim, estou pelo fundo de desemprego e prestes a ter a minha bebe. Já fui a segurança social buscar os formulários para preencher mas estou com algumas dúvidas.

Por exemplo deram-me o da licença de parentalidade em que no 1º quadro aparece para colocar os dados da mãe e do pai, mas na ultima pagina aparece um quadro a solicitar os dados do outro progenitor. Acho um bocado estranho. Eu e o papa não somos casados como devo preencher?

Outra duvida e que no site da segurança social indica que quando ja foi solicitado o abono pre natal so e necessario apresentar a certidao de nascimento do bebe no entanto deram-me um formulario para solicitar abono na mesma em que solicitam todos os dados do bebe incluindo nº de contribuinte e segurança social mas o bebe quando nasce nao tem esses dados. Disseram-me que esses dados sao atribuido ao terceiro mes do bebe quando se tira o cartao de cidadao. Isto quererá dizer que vou ficar sem abono 3 meses?

Sinceramentes estou com muitas duvidas.

A ultima e sobre o valor da licença de maternidade. Como é calculado? eu vou pedir os 5 meses e o papa so vai ficar os 20 dias a que tem direito. Eles calculam sobre o valor do fundo de desemprego ou pelo meu ordenado enquanto trabalhava?

Quando devo entregar toda a documentaçao? É que nos documentos já me estao a pedir os rendimentos de 2012 mas só agora e que da para preencher o irs e tenho que deixar o bebe nascer pois ja vou ter um dependente. Isto e bastante complicado.

Peço desculpa pelo testamento.

Se alguem me poder ajudar agradeço imenso.

Beijinhos

elisabete o silva -
Offline
Desde 21 Mar 2013

olá,
tens que por os dados porque eles fazem cruzamentos com finanças e assim para checar se está tudo certo. mas na seg social ajudam-te a preencher.
eu tb nao sou casada com o meu companheiro e preenchi formulário normalmente.
também tinha preenchido o do pre-natal, apesar de nao me ter sido atribuido, e depois preenchi esse. assim tens a certeza que está tudo certo.
levas os dados que te pedem mais a certidao de nascimento e o papel da alta do hospital.
o resto eles tratam.
nao se tira o cartao de cidadão aos 3meses, tiras quando quiseres. nº utente fica logo quando inscreves no centro saude e da segurança social já deve vir no pre-natal, senao eles atribuem.
sem stress que eles se acharem que tens direito pagam logo apartir do nascimento.
o valor do sub maternidade acho que é sobre o valor do irs. acho que nao te dao 5 meses por estares no desemprego. 5 meses é para quem trabalha. a mim só deram 4.
o irs tens que fazer já porque é relativo a 2012 e nao tinhas dependentes.
entregas tudo quando saires do hospital que assim já tens tudo.
e nao te esqueças de ir ao centro de emprego dar baixa do subsidio. e depois se for o caso retomas quando acabar a licença.
espero ter ajudado.
felicidades.

Filha foste o melhor presente de aniversário de sempre.. amo-te mais que tudo ♡♡♡♡♡♡

LilianaSSM -
Offline
Desde 10 Jul 2012

Obrigada pela ajuda Sorriso

Beijinhos

elisabete o silva -
Offline
Desde 21 Mar 2013

De nada. Dispõe. E felicidades para a estrelinha Sorriso

Filha foste o melhor presente de aniversário de sempre.. amo-te mais que tudo ♡♡♡♡♡♡