mães de gémeos (medo) | De Mãe para Mãe

mães de gémeos (medo)

Responda
5 mensagens
Dorianna -
Offline
Desde 08 Ago 2019

Olá, estou gravida de gemeos di/di.
Tenho muito medo que não chegar a gravidez de termo e os bebes ficarem no serviço de neonatologia internados.

Voçês conseguiram chegar ate qtas semanas?
Os bebes foram pra casa ao fim de 3 dias?
No caso de nao terem alta a mãe pode ficar com os.bebes ou tem alta e é obrigada a dormir em casa?

PANICOOOOOOOOOO

MALT -
Offline
Desde 27 Jul 2019

Olá!
Antes de mais, tente ter calma e pensar que vai correr tudo bem! Se é um facto que as gravidezes gemelares têm maior probabilidade de não chegarem ao termo, não quer dizer que isso aconteça com todas, pode não acontecer com a sua. A minha mãe teve gémeas numa gravidez que chegou às 42 semanas, por isso tudo pode acontecer... Sorriso
Eu não tive gémeos, mas a minha filha nasceu prematura (35s+6d). Como nasceu com bom peso (2800g) não teve de ir para a neonatologia, mas nos primeiros 2 dias perdeu 10% do peso de nascença e por isso teve de ficar na maternidade mais 2 dias que o normal. Eu tive alta e ela não, mas continuei lá com ela e tive tudo o que precisava como se ainda não tivesse tido alta, a única diferença é que a minha recuperação pós-parto deixou de ser avaliada.
Depois, quando a minha filha tinha acabado de fazer 1 mês, teve uns pequenos problemas de saúde que fizeram com que fosse internada 3 dias na neonatologia. Eu pude estar sempre com ela, inclusivamente deixaram-me dormir numa poltrona ao lado dela, mas se eu quisesse tinha um quarto noutro andar para dormir ou podia ir a casa quando quisesse. Eu não conseguia sair de ao pé dela, só para comer e ir à casa de banho, e as enfermeiras foram bastante compreensivas nesse aspeto, pois eu era a única que passava lá a noite ao lado da minha bebé.
Claro que não sei como é nos outros hospitais, isto passou-se no de Viseu. Mas não stresse, vai correr tudo bem!
Felicidades!

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Antes de mais parabéns a dobrar Sorriso
Claro que a probabilidade é nascerem antes, mas há sempre quem consiga chegar às 38 semanas. Quando nasceu a minha filha mais velha nasceram duas gémeas às 35semanas e ambas tinham mais peso do que a minha com 38semanas.
Quanto à neonatologia, depende muito do hospital, o melhor é ver como é nos hospitais para onde pensa ir. Há uns que não deixam dormir, a minha filha teve só um dia (foi operada com menos de um mês e o recobro faz-se na neonatologia) só era possível permanecer entre as 9:00 e as 22h.
Felicidades

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Parabéns! Ter gémeos é uma bela aventura!
As minhas gémeas nasceram às 36 semanas de cesariana programada, com 2,450 e 2,670. Correu tudo bem. Uma deles esteve na incubadora 36h porque nasceu com ttrn (pulmões molhados,não libertou6logo todas as secreções). Viemos para casa 5 dias depois do parto porque na altura era assim no caso de cesarianas.
Claro que uma gravidez de gémeos implica uma vigilância mais apertada e, estatisticamente, há maior probabilidade de parto prematuro, mas não é uma inevitabilidade.
Quant aos serviços de neonatologia, penso que a maioria não permite a pernoita, mas não há necessidade de se preocupar com isso agora.

Mummy3 -
Offline
Desde 10 Jan 2019

Olá. Os meus gémeos nasceram com 36+5d de cesariana programada. Ele tinha compressão do cordão e estava a perder peso (1950g) e ela nasceu com 2300g. Ele ficou 48h na Neo para se certificarem que mamava bem mas ao fim de 3 dias viemos para casa. A minha melhor amiga tb teve gémeos, 36+6 e 2700g cada um. Não foram pra Neo. Por isso como vês hoje em dia uma gravidez de gémeos não significa necessariamente prematuridade e problemas. Não fiques stressada.