Mães antes dos 30, Alguém por aqui? | De Mãe para Mãe

Mães antes dos 30, Alguém por aqui?

Responda
32 mensagens
Desde 29 Jul 2020

Ola!
Não excluindo as mamãs acima dos 30, mas sinto que há imenso preconceito quando digo que tenho 26 anos e que vou ser mãe. Muitas vezes oiço que sou muito nova, mas já tenho a minha vida. Como lidam com isso? Alguém na mesma situação?
Já agora a minha dpp é 22.02.21

MSANDRAMB -
Offline
Desde 12 Jan 2016

Eu fui mãe pela primeira vez com 26 anos.
Cheguei a ouvir esse tipo de comentários algumas vezes, não muitas. Simplesmente ignorei. Quando alguém insistia em moer me o juízo passei a dizer "agradeço a sua profunda preocupação com a minha vida mas não se preocupe que eu também não".
Fui mãe na altura que quis e bem entendi e ninguém tinha nada que dizer.
Agora tenho 31 anos e as vezes ouço " caramba 31 e já vais no segundo" ou "grávida outra vez?"
Se irrita? Claro que irrita... E volto a dizer "não se preocupe que eu também não".

TâniaFernandes26 -
Offline
Desde 25 Jul 2020

Olá linda, eu fui mãe com 21 e agora serei com 27. Nova? Nada disso.. Na minha opinião não à uma idade certa para se ser mãe (claro que nem 8 nem 80).

Desde 24 Maio 2017

Cedo? Olha eu aqui com 29 anos grávida pela terceira vez! 💪😄
Antigamente as mulheres tinham filhos a partir dos 16/18 anos, na geração a seguir a partir dos 18/20 anos, no tempo dos nossos pais entre os 22/28 anos e mulheres que tinham filhos depois dos 30 já ouviam comentários de que eram velhas para isso. Hoje em dia, o mais comum é terem filhos depois dos 30... Mas à excepções à regra. Depende da vida de cada um. Ninguém tem nada a ver com isso. Ignora e usufrui da tua gravidez em pleno.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Eu não acho nova, mas entendo o raciocinio, entre os 25 e os 30, é um pouco aquela idade em que não se é nova, não se é adolescente, mas ainda se tem muito tempo pela frente, então há um pouco a ideia do "já agora aproveita mais uns 4 ou 5 anitos".
Não se deixe melindrar por isso, aproveite a juventude.
Eu comecei a trabalhar muito cedo, detestava que usassem a minha pouca idade para tudo e uma altura uma colega disse-me: deixa lá, passa tão rápido que daqui a nada ninguém diz que és nova, usa isso a teu favor.
Olhe, daqui a pouco tenho 40 e não tarda já estão a usar a minha velhice para tudo 🙊

DanielaSMoreira -
Offline
Desde 08 Abr 2020

Eu fui mãe há 1 mês, com 25. Mas pareço mais nova, o que faz muita gente ficar a olhar mas normalmente não dizem nada. Só uma enfermeira no hospital quando me viu a dar a mama me perguntou que idade tinha, e a minha sogra que se saiu com um fantástico "alguma vez pensaste em ser mãe tão cedo?" quando ela casou aos 17 e tentou logo engravidar do marido por anos a fio 😂
O nosso coração é que nos diz o momento não é a sociedade. Felicidades

Desde 31 Jan 2020

Eu fui mãe com 17,só fiz agora em junho 18, na famIlia nunca ouvi esse tipo de comentários , mas na primeira eco apanhei uma dica que me disse "a sério? Até vai parecer sua irmã?" Nunca me esqueci disso e acho mesmo que nunca vou esquecer , é verdade que foi mesmo muito cedo ser mãe mas as vezes são coisas que evitamos e mesmo assim aconteceram e temos que lidar com isso, já tenho casa com meu namorado/pai da bebê , carro , ele no dia seguinte de descobrirmos a gravidez começou a trabalhar na empresa do pai e etc ...ainda só tem falámos disso , do que com agora 18 e ele 19 anos conquistamos mesmo muitas coisas juntos , foi cedo? Muito , se pudesse adiava mas digo que a minha filha é a luz dos meus olhos e não a abdicava por nada na vida.
Eu desejo-lhe felicidades e não ligue, se fosse depois dos 30 já diziam que é velha, as pessoas estão sempre mal com a vida quando isso não muda nada na vida delas

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Mande à merda.
Pronto.... com educação.
Desfrute.
Quem me dera ter tido a vida organizada antes dos 30 para ser mãe.
Parabéns!
Cada um sabe de si.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Nova? Eu gostava sinceramente de perceber o que passa pela cabeça das pessoas que afirmam tal absurdidade.

Muguet -
Offline
Desde 26 Jul 2020

25 anos e a tentar o 1°filho 😊
Não ligues. Quem vai cuidar és tu, quem paga as contas és tu..
Haverá sempre pessoas a falar.
Deixá-los falar!

Beijinhos e tudo a correr bem 😊 😘

ALES88 -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Isso é porque a maioria dos casais hoje em dia não consegue ter a vida organizada antes dos 30. Muitos ainda nem saíram da casa dos pais com essa idade, geralmente os que até tem mais estudos ficam até mais tarde. Eu casei aos 27, engravidei aos 29 e fui mãe um mês antes de fazer 30. Acho que até fui mãe cedo, pelo menos a maioria das minhas amigas ainda não têm filhos,e só duas é que casaram/vivem juntas. O resto ainda namora ou nem namora, embora já tenham a vida relativamente organizada, acho que só serão mães bastante mais tarde. Se soubesse o que sei hoje teria sido mãe mais cedo. A minha mãe foi mãe aos 19, aos 23 e depois aos 35. Quando foi aos 35 foi considerada “velha” porque já tinha dois filhos com 16 e 12 anos e já ninguém tinha filhos com aquela idade no tempo dela. As minhas amigas de escola tinham todas pais mais novos que os meus. São outros tempos por isso ha pessoas que acham que é cedo, hoje em dia a maioria só tem filhos depois dos 30

carlaces -
Offline
Desde 03 Jan 2012

Eu fui mãe aos 22 e agora aos 34 estou no processo de FIV-ICSI para o segundo. Senti um bocadinho de complacência na altura do parto porque apesar de ter 22, aparentava ser muito mais nova e naturalmente que estava assustada. Mas de resto, nunca permiti esse tipo de comentários sobre a minha vida, até porque eu e o meu marido criámos o nosso filho sozinhos sem qualquer tipo de ajudas - e era o que faltava ainda darem palpites!
Agora, aos 34, e a passarmos pela infertilidade secundária, continuo a não permitir. Embora ocasionalmente ouça (até da minha médica de família) comentários sobre a diferença de idade que um segundo filho terá em relação ao nosso pré-adolescente, sobre a idade do meu marido (temos 20 anos de diferença) e sobre o seu estado de saúde (tem uma neoplasia mieloproliferativa controlada com tratamentos).
Resultado - 15 anos de um casamento feliz, um filho de 12 anos, uma luta contra a infertilidade e outra contra a neoplasia, e se Deus quiser, um segundo filho muito desejado e muitíssimo planeado.
As pessoas vão falar sempre querida, mas é a NOSSA VIDA e as NOSSAS ESCOLHAS. Um beijinho

Sobre carlaces

Fev 06 - AE 12s 😢 / Nov 07 - Positivo / Ago 08 - bem-vindo, Diogo!
Dez 19 - Cns Infert / Jan 20- eg c baixa mob
Mai 20 - 1ª cons Ginemed/ Jul 20 - ICSI 19/07
TEC 1 Blasto - Ago 20🙏🏻 Positivo 💚 AE 5s 😢
TEC 2 Blastos - Jan 21 🙏 Positivo 💚 AE 6s 😢
TEC ÚLTIMO EMBRIÃO - ?

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Por acaso, não tinha nada essa ideia. As minhas amigas sempre se queixaram de se sentirem pressionadas pelos pais e avós para casar e ter filhos a partir dos 25/26 (eu já tinha uma filha). Antes disso sim, acho que existe bastante preconceito. Mas diria que, pelo menos à minha volta, entre os 26 e os 30 até é a idade considerada ideal por muita gente para ter o primeiro filho.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Mas.olhem que quem tem filhos depois dos 40 também ouve muita coisa...

Andreissse -
Offline
Desde 13 Nov 2015

Eu fui mãe aos 27 e não ouvi comentários nenhuns Sorriso Apenas me sentia um pouco deslocada porque as outras mães eram todad bastante mais velhas do que eu:) Mas é uma idade óptima para mim. Aos 35 anos a minha piolha já terá 8 anos, posso tirar um doutoramento, uma pós graduação para complementar a minha área com a vantagem de já ter a maturidade mecessaria no campo profissional para fazer melhores escolhas (assim espero). As pessoas tem sempre que opinar aos 20 és nova, aos 40 és velha, se tens filhos seguidos meu deus, se tens filhos com 11 anos deus do céu tb... Haja paciência. Disfrute muitooooo da sua gravidez. Eu se for ao 2 filho será por volta dos 38 e será intencional q nunca quis filhos próximos tb devem vir as bocas xD

Daniela P Mendes -
Offline
Desde 16 Maio 2013

Tenho 27 anos e sou mãe de dois meninos um com quase 4 e outro com com 14 meses ... Nunca ouvi comentários de ser nova para ser mãe ... Isso é uma decisão de cada um o que para uns pode ser sedo para outros não. .. não liguem ao que os outros dizem façam o que vos vai no coração ... Beijinhos

16/09/2016 Nasceu o nosso menino❤️
Papas orgulhosos 😍
Vem mais um menino ♥️♥️ nosso mundo azul 💕💕
28/05/2019 Nasceu o nosso menino ❤️

_FIL -
Offline
Desde 15 Fev 2018

Quando a minha filha mais velha nasceu tinha 29 anos e só uma enfermeira do CS teve um comentário infeliz por achar que eu era muito mais nova, como se isso fosse da conta dela. Diziam que atualmente era normal ser mais tarde, mas ter menos de 30 era visto como algo bom. Na familia não houve comentários pela idade. A maior parte dos amigos foi também +- por essa altura, mais ano menos ano.
.
Mas o melhor é mesmo estar sempre preparada porque na maternidade tudo é motivo para comentários, pelo menos o que me aconteceu: Primeiro os comentários é que estava na hora de ter um filho. Depois de ter a 1ª começaram logo a dizer que tinha que ter o 2º, porque para os outros não se pode ter só 1. Depois logo a seguir tive o 2º e para toda a gente foi um acidente, e o ridículo é que perguntam isso como se fosse da vida deles, até o MF perguntou sendo que levei as análises pré concepcionais! Como era outra menina tivemos azar porque o casal era melhor por isso agora temos que ir ao terceiro para sair o menino (!?!?), mas se tiver o 3º muitos comentários vão ser que somos malucos porque tem que se ter só 2 filhos e não 3. Eu por acaso quero ter 3, mas o 3º muito provavelmente mais perto dos 40 anos, então os comentários vão ser que já sou velha e que foi um acidente, porque os filhos planeados para as pessoas têm que ter entre uns 3 e 7 anos de diferença. Para não falar que se for menina outra vez ainda vou ouvir que fomos ao 3º para tentar o menino mas tivemos azar...
Portanto não adianta...também não percebo porquê mas no que respeita à maternidade as pessoas acham que têm o direito de opinar sobre tudo.
.
E se não começou já também é melhor ficar preparada para começarem a dizer na gravidez que está a comer pouco/muito ou está muito gorda/magra, ou que tem que comer isto ou aquilo.. E depois então com o bebé são todos os comentários possíveis e imagináveis.

_FIL -
Offline
Desde 15 Fev 2018

Ah e na gravidez comentar também o tamanho da barriga, porque tem sempre defeitos, ou é grande/pequena, redonda/empinada, descaída/subida...

Margarida_2017 -
Offline
Desde 31 Jul 2019

carlabrito escreveu:
Mande à merda.
Pronto.... com educação.
Desfrute.
Quem me dera ter tido a vida organizada antes dos 30 para ser mãe.
Parabéns!
Cada um sabe de si.

Concordo completamente com a carlabrito .
Fui mãe antes dos 30 e sempre disse que queria ser mãe antes dos 30 .

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Eu fui mãe aos 30 ouvi que era cedo, a minha irmã foi aos 33 e ouviu que era tarde 😀 o melhor é mesmo não dar importância nenhuma.

Desde 24 Maio 2017

_FIL escreveu:
Ah e na gravidez comentar também o tamanho da barriga, porque tem sempre defeitos, ou é grande/pequena, redonda/empinada, descaída/subida...

Mesmo!!!!

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

E quando tentas ser agradável e dizes: ah, estás mesmo gira. E levas logo com: não acho nada estou inchada aqui ou acolá, tenho uma espinha enorme nas costas, etc, etc.

SílviaSantosMarques escreveu:

_FIL escreveu:Ah e na gravidez comentar também o tamanho da barriga, porque tem sempre defeitos, ou é grande/pequena, redonda/empinada, descaída/subida...

Mesmo!!!!

Isabel3 -
Offline
Desde 18 Fev 2020

Para que nao se sinta mal por isso , tenho 26 anos e estou na quarta gravidez 😂😂😀😀😀😀😀

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Margarida_2017 escreveu:

carlabrito escreveu:Mande à merda.
Pronto.... com educação.
Desfrute.
Quem me dera ter tido a vida organizada antes dos 30 para ser mãe.
Parabéns!
Cada um sabe de si.

Concordo completamente com a carlabrito .
Fui mãe antes dos 30 e sempre disse que queria ser mãe antes dos 30 .

Eu fui mãe aos 33 e aos 35 (quase 36).
E só nao fui mais cedo porque não tinha a minha vida organizada para isso e nao queria depender de ninguém.
Acabei o curso aos 26. Na altura namorava já há uns anos com um rapaz com o qual não estava a ver um futuro.
Conheci o meu atual marido.
Aos 27 já estava efetiva e o marido também, mas financeiramente tinhamos muitos gastos (assuntos extra que já foram ultrapassados).
Pelo meio decidimos emigrar, só porque sim, e eu quis cimentar ainda mais a minha carreira profissional. Com isto já cá estavam os 33.
Mas foi sem dúvida a melhor altura. Tudo estava perfeitamente organizado.
Mas se pudesse tinha sido mae mais cedo.
A minha irma, por exemplo, foi mae depois dos 40.
Se somos nós que tomamos conta deles e pagamos as contas, somos nós de decidimos quando os temos.

Vânia Moreira1 -
Offline
Desde 25 Out 2019

Olá no meu caso vou ser mae aos 30, sempre disse que era a idade que queria e olha com sorte aconteceu. Acho que ser cedo ou não depende muito das perspectivas de vida e objetivos de cada um. Eu terminei o mestrado aos 25 entre crescer profissionalmente, casar, comprar casa foi o tempo de chegar aos 30. No meu caso penso que foi a idade perfeita porque houve tempo para tudo, aproveitar a universidade, formar-me, sair muito com os amigos, fazer viagens a dois.. Mas sendo sincera acredito que tudo se faz com filhos E havendo apoio familiar! Algumas pessoas valorizam crescimento profissional, outras valorizam iniciar uma família rapido, outras querem aproveitar a juventude. Tudo é relativo e tudo é certo desde que seja consciente do que é ser mãe. Um beijinho 😘

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

MisaL escreveu:
E quando tentas ser agradável e dizes: ah, estás mesmo gira. E levas logo com: não acho nada estou inchada aqui ou acolá, tenho uma espinha enorme nas costas, etc, etc.

SílviaSantosMarques escreveu:

_FIL escreveu:Ah e na gravidez comentar também o tamanho da barriga, porque tem sempre defeitos, ou é grande/pequena, redonda/empinada, descaída/subida...

Mesmo!!!!


Na verdade, o reverso da medalha é que com algumas grávidas /mães nada do que se possa dizer é a coisa certa😁

mmmargarida -
Offline
Desde 17 Out 2018

Hello!

Por aqui, grávida com 28 mas comecei a tentar engravidar aos 26. O que descobri com a gravidez é que nós dizemos ao mundo que estamos grávidas mas o que as pessoas entendem na realidade é que somos uma caixa de sugestões e estão constantemente a mandar o seu palpite. Por mais que nos enerve, o melhor é mesmo cada uma de nós viver a sua vidinha e mandar os outros viver a deles. Simples assim. E se parecermos snobes e mal-educadas, paciência, que não digam barbaridades que já ninguém lhes torce o nariz.
Beijo grande e desfrute da gravidez 😘😘

MariPopi -
Offline
Desde 20 Fev 2016

Olá!
Olha, fui mãe do primeiro aos 25 e do segundo aos 27. Agora com 29 já estou a planear o terceiro!
Havendo condições e vontade, nada de pode ser apontado!
Infelizmente as pessoas têm sempre algo a dizer. Acredita que se não fosse porque tens menos de 30, era porque tinhas mais do que trinta.
No que toca a ser mãe, és presa por ter cão e por não ter, vai-te habituando Gargalhadas
Só passei por uma situação em que achei mesmo que não podia aceitar, que foi uma GO no Hospital da Luz que a meio de uma consulta deixou bem claro que lhe fazia confusão eu ter 25 anos e estar grávida. Cancelei todas as consultas que tinha com ela e nunca mais lá voltei.
Não ligues, mantém a cabeça no sítio, o sorriso na cara e bola para a frente!
Muitas felicidades! Beijinhos

Sobre MariPopi

*Fev 2016 - Positivo | *Out 2016 - Nasceu o 1º tesouro | *Out 2016 - Atonia Uterina
*Set 2017 - Positivo | * Maio 2018 - Nasceu o 2º tesouro

*Mãe de dois piolhinhos lindos, a desejar ter mais um*

MariPopi -
Offline
Desde 20 Fev 2016

Olá!
Olha, fui mãe do primeiro aos 25 e do segundo aos 27. Agora com 29 já estou a planear o terceiro!
Havendo condições e vontade, nada de pode ser apontado!
Infelizmente as pessoas têm sempre algo a dizer. Acredita que se não fosse porque tens menos de 30, era porque tinhas mais do que trinta.
No que toca a ser mãe, és presa por ter cão e por não ter, vai-te habituando Gargalhadas
Só passei por uma situação em que achei mesmo que não podia aceitar, que foi uma GO no Hospital da Luz que a meio de uma consulta deixou bem claro que lhe fazia confusão eu ter 25 anos e estar grávida. Cancelei todas as consultas que tinha com ela e nunca mais lá voltei.
Não ligues, mantém a cabeça no sítio, o sorriso na cara e bola para a frente!
Muitas felicidades! Beijinhos

Sobre MariPopi

*Fev 2016 - Positivo | *Out 2016 - Nasceu o 1º tesouro | *Out 2016 - Atonia Uterina
*Set 2017 - Positivo | * Maio 2018 - Nasceu o 2º tesouro

*Mãe de dois piolhinhos lindos, a desejar ter mais um*

Teresa384 -
Offline
Desde 05 Mar 2020

Meu deus….
Realemente o povo gosta muito de opinar…
Fui mae aos 23 e agora quase aos 30 estou a planear o segundo.
Tive direto a tudo.
"A menina é a sua irma?"
"Ah! Ja tem uma filha!"
"Mas tem que idade"
A serio que acaba por se tornar insuportavel ouvir este tipo de comentarios.
Ainda bem que fui mae aos 23. Daqui a 10 anos terei 40 anos e uma filha com 16anos. Poderemos ter uma relaçao super complice.
Cada uma sabe de si, ponto!
Antes dos 30, depois dos 40. O que que isso importa?! O que interessa é todos estarem felizes e terem as condiçoes adequadas para receberem os filhos e existir paz e amor na familia.

Desde 24 Maio 2017

Eu tive a minha primeira filha a dois meses de fazer 20 anos e também ouvi o "são irmãs", mas levava a mal. Sou mãe e com muito orgulho!