Luto ajuda | De Mãe para Mãe

Luto ajuda

Responda
14 mensagens
mylittleprincess -
Offline
Desde 03 Abr 2018

Olá meninas Beijinho
Questão delicada: como ajudar o nosso marido a lidar com o processo de luto.
Já falei sobre isto aqui. O meu sogro teve um AVC faz esta semana 1 ano em que acabou por falecer na semana anterior ao natal.
Para o meu marido foi um ano muito complicado mas agora já o notava finalmente melhor.
Acontece que agora quando entrou Novembro voltei a senti-lo cada vez mais em baixo.
Anda triste e muito calado mas não fala no assunto.
Claro que eu imagino que seja por causa da aproximação das datas mas não sei como ajudar.
Costumamos sempre montar o Pinheiro de natal no meio de Novembro e pensei que podíamos fazer este fim de semana ou no próximo. Quando sugeri levei logo com uma resposta torta e diz que não quer montar pinheiro nenhum este ano.
Sei que a época vai ser difícil mas é o primeiro natal da filhota e quero manter as nossas tradições além de que não há forma de ele fugir desta época pois daqui a nada já está tudo enfeitado.
É mais um desabafo do que outra coisa mas se alguém tiver experiência pessoal ou com alguém próximo que possa partilhar algumas dicas para facilitar esta época que coincide com o primeiro aniversário da morte e o natal ao mesmo tempo.
Quando é que as coisas melhoram?

TâniaS Neves -
Offline
Desde 29 Mar 2014

Olá querida. É de facto uma altura complicada para ele, e na minha opinião acho que ainda está tudo muito "fresco", se ele não quer montar uma árvore porque não se sente no espírito acho que não devias insistir. 1o porque ainda é muito cedo, e porque a tua bebe não vai dar valor ou lembrar das tradições. Acho que ajudar, é respeitar a ideia dele e apoiar. Se lá para dezembro vires que a tua menina gosta do piscar das luzes, compras uma daquelas pequeninas de por em cima de uma mesa de apoio, só para a bebe. Não o forces porque é pior, para ele é como senão entendesses a dor dele, e por causa de uma árvore não vale a pena chatearem se. Para o ano a bebê já é maior, já começa a dar um pequeno valor, já passou mais tempo e ela mesma vai começar a puxar pelo pai, e ele vai querer recomeçar a fazer as coisas para a filha. Da lhe tempo, é a minha opinião

19.04.2013- começou o nosso sonho, apenas dois meses de tentativas
10.12.2013- nasce o nosso príncipe as 39+4 semanas
08.03.2017- começou mais um sonho, apenas dois meses de tentativas

AnaRitaND -
Offline
Desde 10 Jan 2018

Alo querida! Lamento a vossa perda!
Acho que nunca se ultrapassa o meu avô morreu a 9 anos no dia 22 de dezembro e desde ai o Natal nunca mais foi o mesmo.. a minha mãe detesta-o desde ai mas sempre nos deixou montar a arvore e viver o Natal!
Este ano nao sei se por obra do destino e do meu avô que está la em cima estou grávida e tenho DPP para 29 de dezembro mas está toda a gente a apostar que este bebe vai vir no dia 22!
Nao há muito a fazer.. o processo de luto é complicado mas onde quer que o teu sogro esteja ele ia concerteza quer ver a neta a brincar e a aproveitar o seu primeiro natal Sorriso vais ver q o teu marido vai acabar por melhorar!
Diz-lhe q a vossa pequenina tmb precisa dele e de ter um pai forte como concerteza ele teve!
Muita força para vocês
😘

CatarinaSa26 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

TâniaS Neves escreveu:
Olá querida. É de facto uma altura complicada para ele, e na minha opinião acho que ainda está tudo muito "fresco", se ele não quer montar uma árvore porque não se sente no espírito acho que não devias insistir. 1o porque ainda é muito cedo, e porque a tua bebe não vai dar valor ou lembrar das tradições. Acho que ajudar, é respeitar a ideia dele e apoiar. Se lá para dezembro vires que a tua menina gosta do piscar das luzes, compras uma daquelas pequeninas de por em cima de uma mesa de apoio, só para a bebe. Não o forces porque é pior, para ele é como senão entendesses a dor dele, e por causa de uma árvore não vale a pena chatearem se. Para o ano a bebê já é maior, já começa a dar um pequeno valor, já passou mais tempo e ela mesma vai começar a puxar pelo pai, e ele vai querer recomeçar a fazer as coisas para a filha. Da lhe tempo, é a minha opinião

Olá mamã.
Subscrevo cada palavra.
É mesmo uma situação delicada e um ano é muito pouco tempo. Tente apoia-lo dizendo que se ele não quer fazer a árvore tudo bem, que compreende e que só quer que ele saiba que está sempre do lado dele e o quer ajudar no que poder, que pode sempre contar consigo.
Cada pessoa faz o luto à sua maneira e se não lhe for dando este tipo de apoio, cada vez mais o seu marido se sentirá incompreendido e sozinho…
O tempo não cura, mas ajuda, é mesmo a realidade. E infelizmente, o primeiro ano custa imenso porque é um ano cheio de primeiras vezes...
Beijinhos e felicidades.

Mother of two ❤
6-4-2014 # Positivo
9-12-2014 | 11:05h
13-10-2016 # Positivo
10-6-2017 | 6:30h

Wait a miracle -
Offline
Desde 02 Out 2018

Eu perdi os meus sogros de forma trágica o ano passado nos incêndios. Tem sido muito difícil, tanto para o meu marido como para a minha cunhada.
Adoro o Natal, ver tudo enfeitado, a alegria, tudo isso.
O ano passado fizemos apenas uma árvore pequena (tinha 1 m) , com meia dúzia de bolas e uma fita. Foi mais para a entrevista que fizemos, mas acho que ajudou um pouco a entrar na época natalícia.
Juntámos a família toda como sempre fazíamos, mas faltavam eles. Foi inevitável recorda-los. Contámos muitas histórias dos anos anteriores.
Quando fez um ano, foi diferente. O peso que nos caiu em cima no ano anterior voltou e mil vezes pior. Ainda por cima, para piorar, tive um aborto espontâneo nesse dia. O mundo estava mesmo contra nós.
Já estávamos todos a ser seguidos tanto em psicologia como em psiquiatria, mas precisámos de um valente reforço.
Isto tudo para dizer que vamos ter mais um Natal completamente diferente dos outros que tínhamos... mas o mais importante, e é essa a mensagem que lhe devia passar são as recordações que o seu marido tem do pai! Têm de "seguir em frente" (atenção, eu sei que não é fácil, há um ano e meio que ouço isso) mas tem de o fazer. Por ele, por si e pela vossa filhota. Se conseguir, convença-o a falar com um psicólogo, fazem maravilhas.
Tudo de bom 🙏🙏

Mia. -
Offline
Desde 12 Set 2013

O meu marido perdeu o avô, que era um pai para ele, dias antes do Natal, há mais de 10 anos. Desde então, em casa dele, nunca mais se fez árvore de Natal nem comemorou nada dessa época. Quando nos juntámos e casámos, eu perguntei, e ele disse que não queria mesmo fazer árvore de Natal...e como eu também não ligo muito à época, respeitei e não insisti. Ainda hoje não fazemos.
No entanto, se para ti for importante, pergunta-lhe (num dia em que o notes calmo e tranquilo) se ele se importa que tu decores a casa ou faças alguma coisa. Explica-lhe que o entendes, que estás com ele, que conta contigo, mas que gostarias de criar algo para a vossa filha, de começarem a criar o vosso Natal. Às vezes a questão pode ser só mesmo ele não se querer ver metido nesse processo, e não o censures.
É normal que ele esteja agora a retroceder: está a chegar o aniversário da morte. É difícil. Tempo, paciência e carinho... em Janeiro volta a melhorar. Sorriso

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Ainda é cedo, foi o pai, e isso é muito marcante. Ainda por cima numa época com tanto sentimento.
De qualquer modo ele não pode ficar toda a vida contra o Natal ou a festa/simbolismo em si.
Terá que fazer o luto, erguer a cabeça e seguir em frente.
Até porque têm uma filha. Este ano a menina não percebe nada, mas nao próximo já irá vibrar com as coisas.
É dar tempo ao tempo.
Este ano é o primeiro ano. Talvez ele não vá reagir bem.
Mas acho que devem manter as tradições.
Se ele continuar a não querer montar a árvore de Natal, monte-a você.
Ou uma árvore mais pequena. Só para não passar em branco.

lilifaria -
Offline
Desde 28 Jan 2018

Tenta ser compreensiva. Já estive no lugar do teu parido e posso dizer te que o que ele está a passar é muito muito difícil! A época de natal passa a trazer sempre alguma tristeza por não termos mais essa pessoa presente e então o primeiro natal é de uma dor horrível! Eu também não queria nada que me lembrasse o natal no primeiro natal sem a minha mãe. Custou-me horrores ter de enfrentar tudo isso e só o fiz pelas minhas pirralhitas que já tinham 2 a ninhos e mereciam um natal com tudo a que um natal tem direito. Como a tua bebé ainda é pequenina e não percebe tenta abdicar de algumas coisas. Acho que deves fazer a árvore mas não faças tão cedo e não o faças sentir-se obrigado a participar em nada. Deixa o refugiar se no quarto enquanto se monta a árvore ou se trocam prendas se ele assim entender. Não faças uma festa tão grande se ele não quiser. Ouve o sempre mas não o obrigue a falar no assunto se não tiver vontade. É difícil para toda a gente enfrentar o natal sem aqueles que amam e é difícil para todos o aproximar da data da morte então nem imagino como seja quando as duas coisas coincidem ao mesmo tempo. Um ano ainda é muito pouco tempo e o primeiro ano é sempre o mais difícil! Acredita que com o tempo ele vai melhorar e voltar a festejar o natal. Nunca mais vai ser igual para ele mas vai voltar a encontrar o magia do natal e a princesa a crescer vai ajudar nisso. Por agora muito compreensão, muito mimo e nada de o forçar a nada.

MartaSofia83 -
Offline
Desde 11 Set 2017

Deve estar a ser muito difícil para o seu marido. Ele está a ter apoio psicológico? Podia ser que ajudasse a ultrapassar esta fase. Falem com calma porque não faz sentido que não possam decorar a casa para o natal.Mais cedo ou mais tarde ele vai ter de enfrentar esse trauma.

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Infelizmente, percebo muito bem o que o seu marido está a passar. Eu também perdi a minha mãe em Fevereiro e, sem dúvida que toda a época de Natal vai ser muito difícil (ainda mais do que os últimos meses).
Eu sempre adorei o Natal e, em qualquer outro ano, por esta altura, já teria quase todas as prendas compradas, playlists de Natal a tocar no carro e já estaria ansiosamente à espera dos dia 1 de Dezembro para fazer a árvore (sou muito pior do que as crianças com o Natal). Este ano, ando a evitar sequer pensar no assunto.
Honestamente, não sei como ajudar. Cá em casa, vamos manter todas as tradições, mas única e exclusivamente por causa dos miúdos. Não seria justo estragar-lhes o Natal. Se não fosse por eles e pelas minhas sobrinhas, acho que nem faríamos nada de especial este Natal. Não tenho dúvidas de que nos vai custar imenso a todos estar a celebrar o Natal com aquele lugar vazio à mesa.
Percebo perfeitamente que a mylittleprincess queira montar a árvore e manter as tradições, ainda para mais sendo o primeiro Natal da vossa filha, mas talvez possam arranjar um meio termo (por exemplo, talvez este ano possam montar a árvore só em Dezembro). Acho que devem mesmo ter uma conversa sincera sobre o assunto.

mylittleprincess -
Offline
Desde 03 Abr 2018

Obrigada meninas 😘
Estes dias têm sido difíceis. O meu marido anda mesmo impossível.
Ainda não tive coragem de voltar a tocar no assunto.
Não me interpretem mal. Tudo o que eu mais quero é conseguir ajudá-lo, mas não me imagino a deixar passar em branco à época natalícia.
Quero poder ter boas recordações do primeiro natal da minha pipoquinha.
Vamos lá ver o que se consegue.
Se ele ao menos se abrisse comigo!

mylittleprincess -
Offline
Desde 03 Abr 2018

Moranguita2017 escreveu:
Boa noite.
O falecimento de um familiar tão próximo(nesse caso ,era pai) nunca é fácil.
Eu dia 30 de outubro de 2018 perdi um familiar muito "proximo" a mim e no caso do meu famíliar já não havia cura (porque já tinha derrames de cancro por todo o corpo ,só não tinha na cabeça de resto já tinha praticamente todo o lado) e o meu famíliar ainda esteve internado e os médicos sempre disseram que não havia cura, para nos irmos preparando porque a duração de vida podia ser de curto tempo iria depender do coração e assim...
Com isto quero lhe dizer ,por mais que nos digam para nos irmos preparando para o pior ,na verdade nunca estamos preparados para a perda de um familiar,até podem dizer que talvez tenha sido melhor assim para que o doente não estivesse a sofrer mas custa sempre.
Cada pessoa depois acaba por encarar a situação de forma diferente e acaba por fazer o luto há sua maneira.
O meu conselho é :Deia apoio ao seu marido mas se ele quiser espaço deia-lhe pra que ele faça o luto da forma que quiser .
Tenha calma e muita paciência.
Se quiser falar pode mandar-me mensagem privada há vontade
Beijinhos e força

Tenho tentado fazer mesmo isso. Apoiar e dar espaço, mas é difícil saber o que ele precisa em cada momento.
Lamento muito a sua perda.
Imagino que esteja a passar um mau bocado.

mylittleprincess -
Offline
Desde 03 Abr 2018

Wait a miracle escreveu:
Eu perdi os meus sogros de forma trágica o ano passado nos incêndios. Tem sido muito difícil, tanto para o meu marido como para a minha cunhada.
Adoro o Natal, ver tudo enfeitado, a alegria, tudo isso.
O ano passado fizemos apenas uma árvore pequena (tinha 1 m) , com meia dúzia de bolas e uma fita. Foi mais para a entrevista que fizemos, mas acho que ajudou um pouco a entrar na época natalícia.
Juntámos a família toda como sempre fazíamos, mas faltavam eles. Foi inevitável recorda-los. Contámos muitas histórias dos anos anteriores.
Quando fez um ano, foi diferente. O peso que nos caiu em cima no ano anterior voltou e mil vezes pior. Ainda por cima, para piorar, tive um aborto espontâneo nesse dia. O mundo estava mesmo contra nós.
Já estávamos todos a ser seguidos tanto em psicologia como em psiquiatria, mas precisámos de um valente reforço.
Isto tudo para dizer que vamos ter mais um Natal completamente diferente dos outros que tínhamos... mas o mais importante, e é essa a mensagem que lhe devia passar são as recordações que o seu marido tem do pai! Têm de "seguir em frente" (atenção, eu sei que não é fácil, há um ano e meio que ouço isso) mas tem de o fazer. Por ele, por si e pela vossa filhota. Se conseguir, convença-o a falar com um psicólogo, fazem maravilhas.
Tudo de bom 🙏🙏

Lamento imenso!
Os incêndios do ano passado destruíram tantas vidas..
O nosso Natal do ano passado foi literalmente inexistente. Não festejamos sequer.
Claro que eu compreendi, foi um choque gigante para todos o que aconteceu, mas não queria repetir isso.
Agora temos a nossa filhota. É preciso seguir em frente!
Já tentei sugerir ajuda psicológica l, mas foi outra conversa que não correu nada bem.
Não sei mesmo como o ajudar.

mylittleprincess -
Offline
Desde 03 Abr 2018

Ana Svensson escreveu:
Infelizmente, percebo muito bem o que o seu marido está a passar. Eu também perdi a minha mãe em Fevereiro e, sem dúvida que toda a época de Natal vai ser muito difícil (ainda mais do que os últimos meses).
Eu sempre adorei o Natal e, em qualquer outro ano, por esta altura, já teria quase todas as prendas compradas, playlists de Natal a tocar no carro e já estaria ansiosamente à espera dos dia 1 de Dezembro para fazer a árvore (sou muito pior do que as crianças com o Natal). Este ano, ando a evitar sequer pensar no assunto.
Honestamente, não sei como ajudar. Cá em casa, vamos manter todas as tradições, mas única e exclusivamente por causa dos miúdos. Não seria justo estragar-lhes o Natal. Se não fosse por eles e pelas minhas sobrinhas, acho que nem faríamos nada de especial este Natal. Não tenho dúvidas de que nos vai custar imenso a todos estar a celebrar o Natal com aquele lugar vazio à mesa.
Percebo perfeitamente que a mylittleprincess queira montar a árvore e manter as tradições, ainda para mais sendo o primeiro Natal da vossa filha, mas talvez possam arranjar um meio termo (por exemplo, talvez este ano possam montar a árvore só em Dezembro). Acho que devem mesmo ter uma conversa sincera sobre o assunto.

Lamento imenso Ana!
Vejo pelo meu marido o quanto uma perda dessas é dolorosa.
Tudo o que eu mais quero é ajudá-lo mas anda muito difícil de falar com ele e às vezes até tenho medo de falar para não o fazer sofrer mais.
Queria muito que ele conseguisse também entender-me como a Ana entende.
Eu sei que ele está a sofrer muito e quem me dera poder acabar com esse sofrimento mas também tem de pensar na filhota e no seu primeiro Natal.
Muita força!