lidar com agressividade nas crianças | De Mãe para Mãe

lidar com agressividade nas crianças

Responda
4 mensagens
Tatiana Alexand... -
Offline
Desde 16 Mar 2019

ola, sou nova por aqui mas vim porque preciso de umas ajudinhas, tenho um menino de 3 anos (Gustavo) ultimamente ele tem estado muito agressivo, não podemos chama lo a atenção que ele começa a chorar a gritar e a bater. da socos, chapadas, dentadas e pontapés. fico muito frustrada porque não sei como lidar com ele nestes momentos, nem faço a mínima ideia onde ele foi buscar esta agressividade toda. No infantário já ,e chamaram a atenção porque ele distrai se muito não toma atenção ás historias que a educadora ou a auxiliar costuma ler, e também já me chegaram a dizer que ele levanta a mau na escola quando o chamam a atenção. preciso de ajuda não sei como lidar com estas atitudes do meu filho alguém que tenha mais experiência que eu ou que já tenha passado pelo mesmo. onde nos vamos ele faz birras.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

É complicado lidar com o comportamento agressivo, mas fica descansada que é bastante comum.
Sugiro que leias este artigo https://observador.pt/especiais/sera-este-o-melhor-programa-parental-do-... e pondera se é algo para ti.
A aquisição de competências para lidar com comportamentos indesejados podecser feita através de programas de treino (como o que é apresentado no link) ou através da procura de informação, existem sites com boas dicas e existem livros muito úteis que ensinam a lidar com a agressividade nesta fase da vida da criança.
É importante a criança sentir-se ouvida e compreendida, assim como é fundamental ensiná-la a identificar as emoções que sente de forma a poder comunicá-las melhor. Também se deve redirecionar a agressividade da criança, por ex. Bater o pé no chão em vez de bater ou morder.

Vanessa R -
Offline
Desde 01 Set 2015

Bom dia Tatiana, na escola o comportamento é semelhante. As educadoras já fizeram algum comentário nesse sentido?

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Pode ser só uma fase, pode estar a testar os limites, e aí o meu conselho é que sejam muito firmes e instituam regras muito claras que a criança perceba. Deve haver uma consequência para o mau comportamento, que pode ser privá-lo de um brinquedo por x tempo, não ir ao parque, não ver tv, ou algo semelhante. Tem é de ser uma consequência imediata, porque nessa idade não vai perceber que não pode ver tv logo à noite se o mau comportamento foi de manhã, por exemplo.
Ter comportamentos agressivos com 3 anos é normal, mas se forem consistentes acaba por passar.