Licença de Parentalidade Partilhada - 180 dias | De Mãe para Mãe

Licença de Parentalidade Partilhada - 180 dias

Responda
7 mensagens
raquelalao -
Offline
Desde 22 Mar 2011

Boa noite,

Preciso de saber se algumas de vós optaram pela licença de parentalidade partilhada de 180 dias e qual a vossa experiência. Tenho algumas dúvidas quanto ao montante pago pela segurança social. No site referem 83% da remuneração de referência, mas isso aplica-se a ambos os pais durante a totalidade dos 180 dias? Ou quer dizer que o progenitor que se encontra em casa em dada altura é aquele que vê a sua remuneração de referência paga a 83%? Por exemplo, se eu ficasse com o bebé durante os primeiros 150 dias e o meu marido os remanescentes 30, perderíamos 17% do nosso rendimento conjunto durante todo o período de licença, ou eu ganharia os 83% durante os 150 dias (enquanto ele ganharia, obviamente, o seu salário por inteiro dado estar a trabalhar) e depois ele ganharia os 83% nos remanescentes 30 dias (e eu o salário por inteiro dado ter regressado ao trabalho)?
Eu imagino que isto seja muito simples e que eu esteja a fazer uma grande confusão, mas as hormonas andam a privar-me de alguma lógica...

Muito grata pela vossa ajuda e esclarecimentos!
Raquel

pipas. -
Offline
Desde 26 Ago 2011

boa noite...

pois a situação é bastante simples!

a mãe fica 150 dias em casa a receber a 83%, da SS enquanto o pai trabalha e recebe o seu ordenado normal do patrão! quando for os 30 dias do pai, ele recebe os 83% da SS enquanto a mãe recebe o ordenado normal do patrão

PS: não é tão linear, dizer que é 83% do ordenado, pois sao feitos uns cálculos com base em 6 ordenados anteriores ao nascimento - está explicado no site da SS

Sobre pipas.

Tia-madrinha babada de um menino lindoooo!!! Apaixonado

raquelalao -
Offline
Desde 22 Mar 2011

Muito obrigada Pipas!

Eu calculava que assim seria, mas é sempre melhor ter a referência de quem passou por isso. Sim, sei bem que não é tão linear quanto "83% do ordenado". Sorriso

Muito obrigada!
Raquel

tania_fernandes -
Offline
Desde 17 Set 2014

também estou a pensar em usar esse modo de licença.De qualquer maneira o pai tem smp direito aos 10 dias aquando o nascimento certo? e os 30 dias do pai ñ é preciso serem seguidos pois não? é que dependendo da data do nascimento o meu companheiro iria ter 15 dias de férias no mês seguinte ao término da minha licença, ou seja no mês correspondente a ele. assim será que ele poderá tirar metade da licença, ir de férias e dps tirar a outra metade?

anaibj -
Offline
Desde 24 Ago 2008

Sim, pode. Os 30 dias do pai não têm de ser seguidos. Podem ser dois períodos de 15 dias. Nesses dias vai a mãe trabalhar (ou então mete férias)

pipas. -
Offline
Desde 26 Ago 2011

tania_fernandes escreveu:
também estou a pensar em usar esse modo de licença.De qualquer maneira o pai tem smp direito aos 10 dias aquando o nascimento certo? e os 30 dias do pai ñ é preciso serem seguidos pois não? é que dependendo da data do nascimento o meu companheiro iria ter 15 dias de férias no mês seguinte ao término da minha licença, ou seja no mês correspondente a ele. assim será que ele poderá tirar metade da licença, ir de férias e dps tirar a outra metade?

bom dia...

atenção...não têm que ser seguidos, desde que a mãe fique de licença no lugar dele!

por exemplo, NAO pode ser:

* a mãe tira todos os 150 dias, o pai tira 15 dias, o pai mete ferias, + 15 dias!!

PODE ser:

* a mae tira 135 dias (mete ferias/vai trabalhar), o pai tira 15 dias, a mae tira os ultimos 15 dias dela (o pai tira ferias/vai trabalhar), a mae vai trabalhar e o pai fique os ultimos 15 dias!

ou seja, o pai não pode "suspender" a licença dele, só para tirar ferias, caso a mãe já tenha completado os 150 dias dias!!

não tenho a certeza se esta era a sua duvida, mas pelo que li do seu texto foi o que me pareceu! mas mesmo assim, espero ter ajudado em alguma coisa!!

ah e o pai tem sempre direito a 20 dias, úteis, ao mesmo tempo que a licença da mãe! 10 obrigatórios sendo 5 logo a seguir ao nascimento + 5 no 1º mês do bebe, e + 10 facultativos, que têm que ser tirados enquanto dura a licença da mãe!

a grande maoiroria, pelo que vejo por aqui, tira os 20 dias todos seguidos e assim fica praticamente 1 mês em casa!

Sobre pipas.

Tia-madrinha babada de um menino lindoooo!!! Apaixonado

tania_fernandes -
Offline
Desde 17 Set 2014

Obrigado!!! era mesmo essa a minha duvida!!! =D assim já fico esclarecida para escolher os dias!!

Muito obrigado =D

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?