leite materno + suplemento | De Mãe para Mãe

leite materno + suplemento

Responda
12 mensagens
Dorah -
Offline
Desde 24 Jan 2012

Olá mamas..

Quero perguntar, se alguem souber responder, quando é que efetivamente é necessario acrescentar suplemento (depois da maminha) a um bebe..ou seja.. Como é que se sabe que se deve dar suplemento ao bebe..que pontos é que eventualmente a pediatra tem em conta para dar esta indicação.. Esta questao vem no seguimento de um outro post que fiz aqui ha uns meses.. Estou com isto na cabeça desde dai e preciso mesmo ficar esclarecida!

Obrigada a todas

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

Por norma a mamã produz sempre quantidade suficiente p alimentar o bebé, mas pode acontecer por ex por uma questão de cansaço, da mamã passar a produzir menos e poder ser necessario complementar c LA, o q n quer dizer q se abandone o LM. Ou tb em casos em q o bebé n esteja a aumentar de peso, ou q a mamã precise tomar medicação (nesse caso suspende-se o LM plo tempo necessario).

Por ex no meu caso foi preciso complementar entre os 3 e os 6m pq eram gémeos e por essa altura bebiam muita quantidade e muitas xs ao dia, e eu andava estoirada (nos primeiros meses mamavam de 3 em 3h de dia e de noite e...eram 2...lol) pq tb coincidiu c o meu regresso ao trabalho. Por isso recorri ao LA cm complemento mas no meu caso era facil de perceber a quantidade pois na maior parte das xs eles bebiam a biberon. Claro q cada caso é um caso, mas p teres uma ideia calcula-se mais ou menos cerca de 30ml por kg de peso do bebé. Se aguentar menos q 3h entre mamadas ou beber tudo em 3 mamadas seguidas então está na hora de aumentar a dose mais 30ml. E se n houver LM complementa-se c LA. Mas conforme indicação do pedi, por pouco LM q haja deve-se dar sempre primeiro o LM e se possivel em todas as mamadas e so depois o LA.

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

giselle marques -
Offline
Desde 14 Jan 2010

Comigo meu menino quando nasceu nao engordava,então a medica passou o LA,eu dava uma quantidade indicada por ela primeiro e depois dava a mama dai era até ficar satisfeito. bjinhus

andrea.gui80 -
Offline
Desde 18 Out 2010

Olá! Eu comecei a dar suplemento a partir do primeiro mês, porque a minha Maria Rita adormecia na mama, não mamava o suficiente e consequentemente, eu não produzia o que devia. Resultado: ela acordava de hora em hora com fome e eu andava sempre de mama de fora. Estava a ficar estoirada. Comecei a dar suplemento mas sempre depois de dar mama. Neste caso, dava das duas mamas e depois é que dava o suplemento.

Andrea Santos

pekibia -
Offline
Desde 15 Abr 2012

Meninas, se puderem ajudem-me!
Tenho um amenina com quase 15 dias e infelizmente logo na maternidade ela não pegou no meu peito porque eu tenho os mamilos pouco salientes, um deles é mesmo invertido... foi logo um stress porque ela é muito comilona e não conseguia tirar o suficiente do meu peito para ficar satisfeita. Os primeiros dias de vida foi sempre a berrar e fome... Comecei a dar suplemento (Aptamil Ha) após a mama. Como ela não pega no meu peito eu tiro sempre com a bomba a média de 60 ml de ambos os peitos, mas ela não fica satisfeita... dou-lhe então mais 30 ml de suplemento, mas nos últimos dias ela quer mais e berra como se não houvesse amanhã!!!! Demoro 1h a adormecê-la a tentar "enganar" com a chucha, mas isto não é sistema porque nem ela dorme, nem eu durmo... E sinto-me mal porque ela fica com fome e eu estou a negar alimento... Triste A minha questão é, para além dos 60ml do meu leite, quanto é que se pode dar de suplemento a uma bebé de 15 dias? Só 30 ml, 60 ml será demasiado? è que as opiniões divergem, há quem diga que eles têm o estômago pequeno e não se deve dar mais que certa quantidade, e há quem diga que se deve dar a até o bebé estar satisfeito!!

Sobre pekibia

DPP 12-02-2013

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

A quantidade depende do peso do bebé, mas seria ate melhor confirmares c o pedi. Qto ao tirar LM c a bomba eu sempre fiz assim e conseguia bem mais q isso pelo q se for apenas pela questão da quantidade acredita q é possivel evitares o LA. O q recomendo é uma boa bomba electrica, muita agua (cerca de 3litros por dia) e o maximo de descanso q puderes.

Tb podes experimentar comprar os mamilos de silicone q assim ela consegue mamar diretamente da maminha, mas atenção q nem todos os bebés se adaptam a eles.

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

pekibia -
Offline
Desde 15 Abr 2012

Obrigada pela tua resposta! A verdade é que espremendo ao máximo o meu leite não dá mais que 60 ml de 3 em 3h ...:( Fico tão triste por não poder amamentar, e já chorei tanto por não o poder fazer em condições... Já tentei de tudo, a tortura começou logo na maternidade! Chegaram a pôr uma substância qualquer com sacarose nos meus mamilos a ver se ela pegava, mamilos de silicone de vários tamanhos, estimular com a bomba... eu sei lá... Só lhe consigo dar leite materno tirando com a bomba e depois dar pelo biberão... mas como ela é de alimento, oos 6 ml de 3h em 3h não a satisfazem, ontem no centro de saúde disseram que eu podia ir até aos 30 ml de suplemento após o leite materno, mas ela comia mais!
Amanhã já tenho consulta no pediatra e espero que ele me apazigúe que isto é um tormento... não quero que a miúda passe fome!

Sobre pekibia

DPP 12-02-2013

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

Pois...o problema na minha opinião é essa pressão q sentes em cima de ti. Acredita q o pior inimigo do leitinho é o stress. Preocupado

E depois há algo q o pedi dos meus (q ja anda nisto ha uns anos bons...lol) disse e q eu nunca esqueci... amamentar tem de ser bom p ambas as partes, plo q a partir do momento em q a mamã esteja em sofrimento ja n é tb bom p o bebé. E tinha razão. Pq eles n precisam apenas do nosso leite...precisam de nós, nina.

Daí eu ter sentido necessidade de recorrer ao LA sem qq peso na consciencia qd reparei q o q produzia n era suf p os 2, mas apesar das vozes contra (mta gente dizia q ja n valeria a pena) continuei a dar o LM q conseguia. E compensou pq depois dos 6 meses voltaram ao LM em exclusivo. Notava-se a nivel dos intestinos q qd estavam em exclusivo a LM n tinham prisão de ventre, e notava-se na saude deles q tb n ficaram doentes durante o 1º ano.

Mas a dada altura tive mesmo q deixar de amamentar pq sentia q ja me saía do corpo. Estava magrissima, ja n tinha força p pegar neles e estava a passar por uma situação tb complicada a nivel pessoal e profissional pelo q apos os 14 meses fui diminuindo gradualmente a quantidade ate q deixei mesmo de amamentar aos 16m. Se podia ter ido mais além? Se calhar podia, mas se calhar tb teria estoirado... e isso servia p q??

Claro q so tu poderás avaliar em q situação te encontras mas na minha opinião por 60ml q seja em cada mamada ja vale a pena SE n andares tb stressada e estoirada c isso. E n te esqueças q a tua Catarina nasceu ainda ha mto pouco tempo e nos tb demoramos um pouco a habituar-nos a essa nova rotina de acordar de 3 em 3h e de ter alguem ao nosso cuidado q depende de nos. Para mim por exº notei q os primeiros 2 meses foram os mais complicados, mas depois criamos as nossas rotinas, os nossos ritmos, e isso ajuda a descansar mais e stressar menos e aí juro-te q a produção so pode aumentar.

Em relação à bomba ve tb se a estas a usar da forma mais correta, mas isso tb depende mto da bomba q tenhas pq ha umas bem mais potentes e confortaveis q outras. Eu c a minha chegava a tirar c a maior das facilidades 200-500ml de cada vez, mas experimentei a Medela e n tirava nem metade, e c a NUK fazia doer horrores plo q juro-te q se tivesse essa tinha desistido logo...lol

jokas e no q precisares estou ao dispor Beijinho

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

Dorah -
Offline
Desde 24 Jan 2012

Mamas..voltando à minha questai Eu pus este tópico porque dou suplemento desde o 2 mês, por indicação da pediatra..sendo que nessa ultima semana Primeiro mandou-me dar duas vezes ao dia.. Mas fui teimosa e porque ela tb nao quis agarrar no biberão continuei a dar só maminha.. Ganhou 220 gr essa semana.. Mesmo assim e pedi disse que tínhamos de dar suplemento pois ela tinha ganho pouco no total do mês.. E foi assim que iniciei o suplemento.. Ela disse depois na consulta seguinte que era pra continuar e depois ja me custou a mim tirar pois via que ela ficava mais facilmente saciada.. A minha pergunta é.. E o que quero saber é em que condições é que normalmente a pedi indica suplemento. Por exemplo ha alguma regra no peso apos um mês de nascimento? Ou o bebe tem que manter percentil que tinha qd nasceu.. Entendem? O que eu quero saber é se fiz mal em dar suplemento. Deveria ter sido mais persistente? Na altura achei que a minha persistência nao alimentava a minha filha e nao quis prejudica-la confiando obviamente na pediatra.. Percebem a minha questao? Obrigada mais uma vez.

melekita -
Offline
Desde 21 Mar 2013

Twin_mummy escreveu:
Pois...o problema na minha opinião é essa pressão q sentes em cima de ti. Acredita q o pior inimigo do leitinho é o stress.

Não sabe como o seu testemunho me ajuda neste momento. Luto para ser exclusivamente LM desde o primeiro momento. Estou a perder essa guerra.
Qual era a sua bomba?

E depois há algo q o pedi dos meus (q ja anda nisto ha uns anos bons...lol) disse e q eu nunca esqueci... amamentar tem de ser bom p ambas as partes, plo q a partir do momento em q a mamã esteja em sofrimento ja n é tb bom p o bebé. E tinha razão. Pq eles n precisam apenas do nosso leite...precisam de nós, nina.
Daí eu ter sentido necessidade de recorrer ao LA sem qq peso na consciencia qd reparei q o q produzia n era suf p os 2, mas apesar das vozes contra (mta gente dizia q ja n valeria a pena) continuei a dar o LM q conseguia. E compensou pq depois dos 6 meses voltaram ao LM em exclusivo. Notava-se a nivel dos intestinos q qd estavam em exclusivo a LM n tinham prisão de ventre, e notava-se na saude deles q tb n ficaram doentes durante o 1º ano.
Mas a dada altura tive mesmo q deixar de amamentar pq sentia q ja me saía do corpo. Estava magrissima, ja n tinha força p pegar neles e estava a passar por uma situação tb complicada a nivel pessoal e profissional pelo q apos os 14 meses fui diminuindo gradualmente a quantidade ate q deixei mesmo de amamentar aos 16m. Se podia ter ido mais além? Se calhar podia, mas se calhar tb teria estoirado... e isso servia p q??
Claro q so tu poderás avaliar em q situação te encontras mas na minha opinião por 60ml q seja em cada mamada ja vale a pena SE n andares tb stressada e estoirada c isso. E n te esqueças q a tua Catarina nasceu ainda ha mto pouco tempo e nos tb demoramos um pouco a habituar-nos a essa nova rotina de acordar de 3 em 3h e de ter alguem ao nosso cuidado q depende de nos. Para mim por exº notei q os primeiros 2 meses foram os mais complicados, mas depois criamos as nossas rotinas, os nossos ritmos, e isso ajuda a descansar mais e stressar menos e aí juro-te q a produção so pode aumentar.
Em relação à bomba ve tb se a estas a usar da forma mais correta, mas isso tb depende mto da bomba q tenhas pq ha umas bem mais potentes e confortaveis q outras. Eu c a minha chegava a tirar c a maior das facilidades 200-500ml de cada vez, mas experimentei a Medela e n tirava nem metade, e c a NUK fazia doer horrores plo q juro-te q se tivesse essa tinha desistido logo...lol
jokas e no q precisares estou ao dispor

Débora Barros -
Offline
Desde 13 Jul 2019

Olá,
Qual é a marca da máquina de leite?
Tenho da Medela e realmente não consigo tirar muito o que chato pois para além de dar de mamar ao bebé em seguida dou o leite materno que extraiu da máquina como forma de suplemento.
Obrigada

Beatriz Nóbrega1 -
Offline
Desde 17 Jul 2019

Débora Barros escreveu:
Olá,
Qual é a marca da máquina de leite?
Tenho da Medela e realmente não consigo tirar muito o que chato pois para além de dar de mamar ao bebé em seguida dou o leite materno que extraiu da máquina como forma de suplemento.
Obrigada

Olá Débora, sou uma mãe que tem de extrair o leite com a bomba, pois por vários motivos a minha menina já não gosta lá muito da mama... Dá muito trabalho mas estou focado em o fazer até dar Sorriso tenho uma bomba da medela, e noto uma diferença brutal do do mês passado para este. Temos de aprender a usar a bomba, temos de estimular a maminha com massagens e facilitar a ordenha com a mão, a bomba não faz tudo por si própria... Tenha paciência, nos primeiros dias / semanas so tirava no máximo 50ml.
Não se esqueça quanto mais vezes tirar leite mais vai produzir. Tente colocar sempre purelan ou bepantene nos mamilos antes de usar a bomba, pois a bomba também estraga os mamilos (isso se utilizar muito).