Ivg, sim ou não? | De Mãe para Mãe

Ivg, sim ou não?

Responda
7 mensagens
Joana Ferreira2 -
Offline
Desde 29 Jul 2018

Olá, o meu nome é Joana. Tenho 16 anos e descobri que estou grávida de 6 semanas. Já contei aos meus pais e ao pai, ambos estão dispostos a judar mas querem que eu aborte. Ainda não me decidi, por um lado sei que não tenho quaisquer condições para poder ter um bebé, por outro, sei que não vou ser a mesma depois da ivg. Pensar que irei por um fim a uma possível vida parte me o coração. Dar para adoção seria uma hipótese mas não quero causar tal sofrimento a uma criança, eu própria cresci sem mãe e sei que é bastante complicado. Além do mais não iria encarar o facto de um filho meu andar por aí e eu não o conhecer. Preciso de aconselhamento, deram me 3 dias para pensar, mas começo a achar que é pouco.

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Só tu é que podes decidir.
Seja qual for a opção que tomes, vais ser sempre uma pessoa diferente depois da decisão tomada.
Pensa apenas no que é melhor para ti e para a tua vida e no que queres realmente.
Se preferires podes enviar mp

Elle14 -
Offline
Desde 30 Jul 2018

Olá.
A decisão só pode ser tomada por ti, ninguém te pode obrigar a abortar. Qualquer decisão que tomes vai mudar a tua vida a todos os níveis.
Na minha opinião, a adoção não é boa solução, para ninguém.
A decisão a tomar será avançar ou não com a gravidez, mas só tu podes decidir.
Qualquer coisa diz
Força!

Sobre Elle14

Julho 2018: Início ácido fólico
Agosto 2018: Consulta pré-concepcional
Setembro 2018: Início dos treinos 🍀
07/10/2018: Positivo 🙏🏼

Desde 13 Set 2012

Olá Joana!

Mas que confusão que por aí vai... os teus pais dizem que te ajudam. mas só ajudam se abortares ou ajudam seja qual for a decisão que tomares? E que se te ajudam, não vejo nenhum motivo para fazeres algo que não queres fazer de facto. Se tiveres o apoios dos teus pais e do pai do bebé, tens o mais importante, se a isso juntares uma vontade jenuina de assumires essa gravidez.

És novinha, é verdade, não é o ideal na tua idade, mas se tens maturidade para iniciar vida sexual, também suponho que serás capaz de ser boa mãe, desde que, obviamente, tenhas o apoio necessário. Um filho pode adiar alguns projetos, mas aos 16 anos há margem para adiamentos. Podes prosseguir estudos, podes trabalhar, podes continuar a ter vida. Isso de estares na idade da farra, olha, cada um sabe de si, e há pessoas que não dão assim tanto valor a noitadas. Portanto, é contigo e é a ti que cabe a decisão final. E sim, ficarás sempre diferente depois desta fase. Mas ficar diferente não quer dizer que ficas pior. Um filho é um filho e nada no mundo é mais nosso do que um ser que gerámos. é nosso mas sem nos pertencer.

Se decidires interromper, fá-lo com convicção e, depois disso, segue a tua vida sem te recriminares. Não te culpes. Se o fizeres, fá-lo com a convicção de que o fazes porque consideras que é o melhor para ti e não por falta de opção ou alternativa. isto também te ensina que incidentes não acontecem só aos outros. É preciso fazer um planeamento familiar eficaz, usar anticoncecional adequado e planear filhos quando se pretende.

Se precisares de falar mais, manda mail para

[email protected]

p.s. Adotar não é boa solução para ninguém? Isto é que não percebi. Há tantos casais que pretendem adotar e tantas crianças que precisam desesperadamente de ser adotadas.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

MariaLuisa87 -
Offline
Desde 08 Mar 2017

Essa decisão depende apenas de ti e de mais ninguém...

Uma coisa é certa, ela vai-te mudar para o resto da tua vida, por isso pensa bem antes de fazeres algo que te possas arrepender.

Reza e pensa muito bem, um credo de preferência https://banhospoderosos.info/oracao-do-credo/

Múrias -
Offline
Desde 22 Set 2017

Alô Joana.
Tal como te dizem acima ninguém pode tomar essa decisão se nao tu.
Já fiz isso. E quando tive que tomar a decisão o meu marido esteve ao meu lado mas disse me que só eu poderia tomar a decisão final pois era o meu corpo e a minha mente mas que iria estar ao meu lado qual fosse a decisão.
Portanto ninguém mas mesmo ninguém te pode obrigar.
Tens que pesar várias coisas. A tua vida actualmente. A relação com o teu namorado. E a relação com os teus pais. Vais ficar em casa com o bebé e os teus pais vão te sustentar ou vais acabar de estudar e os teus pais ficam com o bebé/ou vai para a creche? Em relação a estares preparada para ser mae não adianta entrares por aí porque a mulheres feitas que querem muito e não estão preparadas. Ninguém está. Por mais que se pense que sim. Tens que meter tudo na balança. O processo de ivg não é fácil. Nada mesmo. Mas ser mãe também não é. E quem já passou pelos dois é mais fácil fazer a ivg que ser mãe. Mas ser mãe é algo que te vai enriquecer o coração de uma maneira inimaginável. Atenção na minha opinião só é válido pensares em avançar se a questão da ivg se prende com a idade. E querendo ou não, avançando ou não vais amadurecer bastante com a situação. Qualquer dúvida que tenhas podes me enviar mensagem privada.

lisa santos -
Offline
Desde 04 Nov 2009

Ola joana
Passei pelo que estás a passar quando engravidei do meu filho, à cerca de 9 anos. Tinha acabado de entrar na faculdade, estava numa relação instável e para piorar tudo sou epiléptica, os medicamentos que tomava eram prejydiciais para o bebe. Tinha tudo contra mim, no entanto fui para a frente, não consegui fazer o aborto. O que te posso dizer é que foi a melhor coisa que fiz. Estive a ser pressionada , pelo hj meu actual marido, para abortar durante 3 meses. Os meus pais acabaram por se acostumar à ideia e hj amam o neto de forma louca. Somos uma familia unida e penso que o meu filho foi a melhor coisa que aconteceu. No entanto com os filhos vêm as atitudes tinha 18 anos e rive de amadurecer e por o meu filho em primeiro lugar em tudo. Não desisti da faculdade pelo contrario continuei e estou quase a terminar. Um filho e uma parte inalienável da nossa vida, eu senti me mae logo que soube que estava gravida e lutei pelo meu filho. Se te sentes mae luta e veras a recompensa de ter um filho, no entanto luta tb pelo teu amadurecimenro pessoal e por tudo o que acarreta. Nao precisas de adiar os teus estudos vê os como parte da tua luta para proporcionar uma vida ao teu filho. Ser mãe significa crescr mas também enfrentar a vida com muito amor do nosso lado. Boa sorte.