Introdução precoce de alimentos aumenta obesidade | De Mãe para Mãe

Introdução precoce de alimentos aumenta obesidade

Responda
6 mensagens
Desde 02 Jul 2009

Introdução precoce de alimentos aumenta obesidade
Introduzir alimentos muito cedo na vigência do uso de leite artificial aumenta risco de obesidade infantil

Introduzir alimentos antes dos 4 meses aumenta dramaticamente o risco de obesidade infantil. Um novo estudo publicado no periódico científico Pediatrics mostrou que bebês que tomam leite artificial ou bebês que foram desmamados antes dos 4 meses e começaram a comer alimentos sólidos antes dos 4 meses tem 6 vezes mais chances de serem obesos aos 3 anos do que os que iniciaram a alimentação complementar mais tarde.

Pesquisadores dizem que obesidade infantil é a causa número 1 de problemas de saúde nas crianças, e esses resultados sugerem que estratégias de prevenção se iniciando na primeira infância são necessárias.

"Os primeiros meses após o nascimento podem ser uma janela crítica para o desenvolvimento da obesidade," diz a pesquisadora Susanna Y. Huh, do Hospital para Crianças de Boston. "Práticas de introdução de alimentos pelos pais durante a primeira infância, como hora de introdução de sólidos, podem ser determinantes da obesidade infantil."

O estudo analisou a conexão entre a hora de introdução de sólidos (antes de 4 meses, entre 4-5 meses, e aos 6 meses ou mais tarde) e o risco de obesidade infantil em 847 crianças. Aos 4 meses de idade, cerca de dois terços dos bebês eram amamentados e um terço tomava LA. Os bebês amamentados do grupo que começaram a comer sólidos antes de 4 meses não tiveram tendência a obesidade maior do que os bebês que começaram a comer antes disso. Só os que tomaram leite artificial é que tiveram risco aumentado na obesidade, ambos antes e depois de 4 meses, indicando uma diferença nutricional extraordinária entre fórmula e leite materno.

A Academia Americana de Pediatria, a OMS e vários outros grupos recomendam a amamentação exclusive por 6 meses. Pesquisas mostram que somente 75 % dos bebês americanos iniciam a vida sendo amamentados, e somente metade desses estão sendo amamentados por mais que 4 meses.

De acordo com um estudo publicado em 2005 no Journal of the American Medical Association, trocar formula por leite materno reduz a chance da criança se tornar obesa em 20%. Aleitamento materno também tem efeito protetor contra infecções, de acordo com um estudo publicado em 2010 de um grupo de pesquisadores gregos.O estudo mostrou que essencialmente a amamentação exclusiva por 6 meses funciona melhor que vacinas contra algumas infecções.

Fonte- http://pediatrics.aappublications.org/cgi/content/abstract/peds.2010-074...

Timing of Solid Food Introduction and Risk of Obesity in Preschool-Aged Children.
Huh SY, Rifas-Shiman SL, Taveras EM, Oken E, Gillman MW.
Pediatrics. 2011 Feb 7. [Epub ahead of print]

VanyBv -
Offline
Desde 21 Jul 2009

hj em dia ha imensos estudos sobre a alimentação dos bebés, no entanto antigamente n havia cá essa historia de darem os alimentos solidos somente apartir dos 4 meses, introduziam antes e no entanto a obesidade infantil é mto maior neste tempos q corre do q nos tempos dos nossos avós.

Carimax -
Offline
Desde 17 Out 2008

VanyBv escreveu:
no entanto antigamente n havia cá essa historia de darem os alimentos solidos somente apartir dos 4 meses, introduziam antes e no entanto a obesidade infantil é mto maior neste tempos q corre do q nos tempos dos nossos avós.

Por isso há tanta gente a sofrer de alergias e problemas no intestino! Preocupado

Comparar o antes com o hoje não serve de argumento porque, entre várias questões envolvidas, os próprios componentes químicos adicionados à comida são outros, logo provocam outras maleitas Piscar o olho

A obesidade é maior porque o fast-food foi introduzido muito recente na dieta mediterrânica e a vida sedentária agudizou-se! enfim...de qualquer forma, enchufar comida só provoca predisposição para a obesidade, como é lógico! Sorriso

dodoca -
Offline
Desde 03 Set 2010

concordo e n concordo, a obesidade é uma doença do século XXI,
e depende de mts factores,
o meu filho tomou LA desde o nascimento e no entanto n tem peso a mais....

Sobre dodoca

*****27 de maio de 2010, pelas 12h55m, com 3772gr e 53cm, parto normal nasceu o nosso traquinas, VALENTINO****
*****18 de dezembro 2012 esperamos ensiosos pela chegada da nossoa princesa, MAFALDA****

Desde 02 Jul 2009

dodoca escreveu:
concordo e n concordo, a obesidade é uma doença do século XXI,
e depende de mts factores,
o meu filho tomou LA desde o nascimento e no entanto n tem peso a mais....

em relaçao ao tomar la, e so k tem mais propensão a ser obeso e n k va ser...se fosse assim portugal era 90 por cento obeso rsrsrs

a minha 1º filha tbm tomou la e n e obesa, tem 6 anos e é de estatura magra...akilo e so uma estimativa...e ´e mais sobre a introduçao precoce de solidos ou seja antes dos 6 meses

VanyBv -
Offline
Desde 21 Jul 2009

mas estamos a falar de obesidade e n de outros problemas, a questão n é encher a criança c alimentos assim a torto e a direito. pode haver mtos a sofrerem de intestinos e alergias e n ter nada a ver c as questoes alimentares na infancia, isso é a msm coisa q relacionarmos o cancro do pulmao ao tabaco kdo ha imensas pessoas c essa doença e no entanto nunca fumaram.
**
falando em LA, a minha bebecas bebe LA e no entanto n sai do percentil 50 kdo ha bebés q bebem exclusivamente LM e estao no percentil 70 ou mais, é tudo uma questão de metabolismo da criança.