Introdução alimentar antes dos 6 meses. Porquê ? | De Mãe para Mãe

Introdução alimentar antes dos 6 meses. Porquê ?

Responda
4 mensagens
Filipa Afonso G... -
Offline
Desde 27 Jun 2022

Tenho uma bebe com 4 meses que bebe leite adaptado e, na última consulta com a pediatra, está insistiu para introduzir a sopa e passadas duas semanas introduzir a fruta (tudo triturado).

Com a minha bebe mais velha aconteceu o mesmo e correu super mal. Acho que ela não estava preparada para a introdução alimentar tão cedo.

A justificação da pediatra é que, ao contrário do leite materno, o leite adaptado não é suficiente como fonte de alimentação única até aos 6 meses.

Alguém me consegue elucidar sobre este assunto,visto que a lata de leite menciona que deve ser dado exclusivamente até aos 6 meses assim como também é recomendação da OMS.

NOTA: contrariamente à recomendação da pediatra, ainda não iniciei a introdução de sólidos.

Obrigada pela ajuda

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Filipa, a sua pediatra está desactualizada. Leia as orientações da própria dgs neste Link
https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/alimentacao-saudavel-dos-0-aos-6-anos/
.
Eu vou iniciar a IA antes dos 6 meses, aos 5 meses e meio, mas é só porque o meu bebé vai para a creche aos 6 meses e meio e eu não quero que passe por tantas mudanças em simultâneo. Prefiro sermos nós, pais, a introduzir outros alimentos e que já vá familiarizado com outria alimentação para a creche. Mas isto é uma opção nossa. A recomendação é alimentação láctea até aos 6 meses.

Sansa -
Online
Desde 18 Jan 2018

" A justificação da pediatra é que, ao contrário do leite materno, o leite adaptado não é suficiente como fonte de alimentação única até aos 6 meses."
.
A pediatra necessita de se informar sobre os ingredientes que compöem o LA. O LA contém os nutrientes que säo fundamentais para o crescimento do bebé. Uma sopa, em comparaçäo, é pobre em termos de nutrientes tais como gordura e hidratos de carbono.
.
Embora seja essa a recomendaçäo da pediatra, nada a impede de fazer aquilo que considera mais adequado, e que até está alinhado com as recomendaçöes das principais organizaçöes de saúde.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Há variadas razões para se iniciar antes dos 6 meses.
Mas se nao quer, nao é obrigada a isso, pois o leite é suficiente.
Eu iniciei aos meus dois antes dos 5 meses. Mas muuuuito lentamente. Nao tive essa rigidez de dar passados 3 dias, uma semana ou 2 semanas.
No nosso caso, os meus filhos sofreram muitissimo de refluxo desde que nasceram ao ponto de vomitarem todo o (pouquissimo) leite que bebiam.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?