Introdução alimentar | De Mãe para Mãe

Introdução alimentar

Responda
11 mensagens
Daniela Oliveira1 -
Offline
Desde 28 Jul 2017

Olá Sorriso
Queria saber com que idade vocês começaram a introduzir papas e sopa não alimentação do vosso bebe. Uns dizem aos 4 outros aos 6, já falei com mães que introduziram as sopas ao 3 meses.
Sem sabes o que fazer ...

Citab -
Offline
Desde 24 Ago 2016

olá mamã,
depende muito de como o bebé está a ser alimentado e até do pediatra.
Bebés com LM iniciam por norma aos 5/6 meses, no nosso caso é só LM, mas por indicação da pediatra iniciamos sopa aos 5 meses para se ir habituando à colher, agora na consulta dos 6 meses é que vamos falar de alimentação a serio e papas nem sei se ela vai recomendar, uma vez que a minha bebecas é gorduxa.
Bebés com LA por norma iniciam sopas ou papas aos 4 meses, embora agora recomendem sempre a sopa primeiro pois o doce é fácil de eles gostarem, então recomendam primeiro sopas.
no entanto sei de casos em que bebés com LA só iniciaram AC aos 6 meses também, por isso como lhe disse varia muito de quem segue o bebé.
o que lhe recomendaram?

PaulaANP -
Offline
Desde 08 Jul 2016

Olá Daniela,

Quando é que vai voltar ao trabalho?
A recomendação é leite materno até aos 6 meses em exclusivo mas se for trabalhar antes dessa data ou consegue extrair leite e armazenar para dar na sua ausência ou de facto vai ter de introduzir alimentação complementar.
Para além deste aspecto, existem bebés em que a AC é feita mais cedo e isso pode ter haver com o seu peso por exemplo...
Portanto depende do bebé e da mamã.
No meu caso fui trabalhar aos 5 meses e por isso aos 4,5 meses comecei a introduzir AC.

jujunho -
Offline
Desde 18 Jan 2011

Segundo a OMS, as normas no momento sao LM ou LA ate aos 6 meses em exclusivo, mas isso podera ser alterado por entrada para a creche por exemplo, em que se introduz a sopa e depois a fruta no horario de almoço. Papas so sao aconselhadas em bebes de baixo peso e sempre caseiras preferencialmente, mas isso cada pediatra aconselha de forma diferente.

claudiarl -
Offline
Desde 21 Set 2017

Eu amamentei em exclusivo até aos 6 meses e depois iniciei sopa, de seguida fruta, papa e carne na sopa. Foi um primeiro mês muito intenso!! Aos 7 meses iniciei sopa ao jantar e o peixe.
Tanto a LA como a LM as indicações da OMS são para continuar com o leite até aos 6 meses e só depois iniciad a alimentação complementar.
Mesmo que tenha de ir para a creche pode só fazer a introdução da alimentação complementar aos 6 meses. Se estiver a LA mantenha, se estiver a LM tente tirar com a bomba o necessário para deixar a quem cuidar do bebé.
A minha bebé sempre esteve no percentil 3 até aos 6 meses e continuou sempre a LM até aí. E começou a alimentação complementar com a sopa.
Claro que cada pediatra aconselha da sua maneira mas o mais indicado seria manter o leitinho até aos 6 meses. Da minha experiência, os bebés estão muito mais preparados para comer nessa altura. O intestino está muito mais amadurecido, já sabem sentar, aceitam melhor a colher.
O que eu fiz para a minha pequena se ir habituando à colher foi, por volta dos 4/5 meses de vez em quando dava-lhe um bocadinho do meu leite (que tirava com a bomba) na colher. Aos poucos e poucos foi-se habituando a ter a colher na boca e não estranhava. Usei uma de silicone, são moles.

Daniela Oliveira1 -
Offline
Desde 28 Jul 2017

Olá mamas , eu vou começar a trabalhar em novembro. O meu bebe vai ter 5 meses , ele já nasceu com 4,180kg , é um bebe de muito sustento. Agora já tem 7kg e Ainda só faz 3 meses dia 5. Ele só mama LM, pelo médico era até aos 6 meses só a mamar exclusivo , mas tenho medo que mesmo tirando leite ele não fique bem, pq durante o dia ele manda de livre demanda, já de noite e de 3 em 3 horas.
Estava a pensar introduzir pelo menos a sopinha ao almoço aos 4 meses.
Que acham?

Citab -
Offline
Desde 24 Ago 2016

Eu comecei a trabalhar aos 4 meses da minha bebecas e deixava 2 biberons para ela que eram o suficiente até eu chegar e ela também estava a LM exclusivo e livre demanda e nunca foi necessário deixar leite a mais, no entanto ela tb nunca precisou de mta quantidade, ainda hoje já a fazer os 6meses deixo apenas biberon de 125ml e é sempre suficiente embora a pediatra na altura me tivesse dito que era pouco para ela, a verdade é k já deixei a mais e ela acabava por deitar fora,sempre deixei isso pk tb nunca consegui tirar mto mais que isso mas tb percebi k esse era o suficiente para ela pk nunca reclamou por mais...pk n experimenta extrair o leite e ser outra pessoa a dar-lhe os biberons ( para ela nao sentir o seu cheiro) como se a Daniela já estivesse a trabalhar para ver como corre e se ele fica satisfeito?quanto tempo aguenta de uma mamada até à seguinte durante o dia?a minha por exemplo tanto aguentava 3h como ia até as 4hrs,por isso sempre deixei só 2 biberons pk só me ausento por 6hrs...

claudiarl -
Offline
Desde 21 Set 2017

Daniela, comece a tirar leite e pode congelar para deixar ao seu bebé. O seu médico tem toda a razão em indicar leite materno em exclusivo até aos 6 meses. Como pode ver pelo crescimento do seu bebé ele está óptimo e só com a mama. Aconaelho a começar a tirar leite para fazer um bom stock para poder ir trabalhar descansada e saber que leitinho não vai faltar. E quando estiver com o bebé ao chegar a casa dê-lhe muita mama para compensar a ausência. Acredite, vai tudo correr bem.?

Daniela Oliveira1 -
Offline
Desde 28 Jul 2017

Olá , obrigada pela ideia. Durante o dia ele um dia que ficou com a minha mãe aguenta 3h mais ou menos, mas lá está se estiver comigo sente o meu cheiro e por ele estava sempre a mamar. Vou fazer isso , como um treino.
Ele quando mama no peito não fica mais que 20 minutos a mamar , e a vez que deixei ele mama 90ml.
Obrigada mama Sorriso

Daniela Oliveira1 -
Offline
Desde 28 Jul 2017

Olá , sim vou começar a fazer isso. Se tiver congelado sei que nunca vai faltar Sorriso
Dói sempre saber que vai ficar sem nos Confuso , mas tem que ser , temos que ganhar a vida.
Obrigada Sorriso

Citab -
Offline
Desde 24 Ago 2016

sim, a minha é igual, por ela estava sempre a mamar, mas depois é uma gulotona e acaba por vir muito fora...
é normal que nas primeiras vezes, choramingue um pouco no fim do biberon, pelo menos com a minha aconteceu no inicio e eu pensava que era ela que ainda não estava satisfeita, mas não, pois como disse, cheguei a deixar-lhe mais quantidade e vinha fora quando arrotava, nunca arranjei explicação, mas penso que era por ser mais fácil de conseguir o leite, e não ter de se esforçar muito para mamar que fazia isso..
a minha por norma só mama uns 10 min. e as vezes nem isso..também tenho sempre reserva de leite congelado para alguns dias quando não consigo tirar, tanto em minha casa, como na casa da avó para alguma necessidade de que eu não consiga chegar a horas de lhe dar.
Aconselho mesmo a que nunca seja a mamã a dar-lhe o biberon para ela poder perceber a diferença, entre quem dá o biberon e que a mãe dá mama.
tudo a correr bem Sorriso