Insensibilidade dos profissionais de saúde | De Mãe para Mãe

Insensibilidade dos profissionais de saúde

Responda
23 mensagens
Yudja -
Offline
Desde 18 Fev 2015

"O que eu vejo é um saco vitelino sem batimento cardíaco e uma placenta descolada." foram estas as palavras que a médica disse à outra médica que devia ser estagiária e que tinha acabado de fracassar redondamente numa tosca tentativa de me fazer uma eco endovaginal. Claro que me meti na conversa e disse "Ou seja está-me a dizer que o feto morreu, é isso?" ao que ela respondeu "Não estou a dizer que morreu, estou a dizer que é uma gravidez que não está a evoluir.". O episódio passou-se hoje de madrugada na urgência obstetríca do hospital de Cascais. Tenho de lá voltar daqui a uma semana para confirmar o diagnóstico, mas sei que não há nada a fazer. O pior são as dores e o risco de sensibilização, (sou O Rh- e o namorido é O Rh+) porque optaram por só me dar a vacina caso tenha uma grande hemorragia. Mas será que sou eu que estou hiper sensível ou será que estes profissionais de saúde faltaram às aulas de bom senso? Estou, ou estava de 7 semanas e meia. Alguém teve o infortúnio de passar por esta experiência e ainda por cima lidar com este tipo de insensibilidade?

Sobre Yudja

Positivo 18.02.3015 data prevista de parto 31.10.2015
18.03.2015 descolamento da placenta e saco vitelino sem batimento cardíaco, com 7 semanas e meia

SoraiaFilipa17 -
Offline
Desde 25 Ago 2014

Infelizmente sei bem o que isso é... aconteceu me exactamente a mesma coisa mas no hospital santa maria em Lisboa. Sei que não há nada que te fará confortar agora, mas desejo te muita força e um beijinho muito grande*

- Positivo a 27/03/2015 agarra te bem meu amor *.*
- 02/12/2015 nasceu o melhor da minha vida, o meu filho lindo, amo te muito bebé da mãe <3

Yudja -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Muito obrigada minha querida. Vejo que voltaste aos treinos e que não tens tido um percurso fácil... Fico a torcer para que seja desta! Quanto aos médicos, é mesmo preciso sorte com a equipa que se apanha. Beijinho grande e força!

Sobre Yudja

Positivo 18.02.3015 data prevista de parto 31.10.2015
18.03.2015 descolamento da placenta e saco vitelino sem batimento cardíaco, com 7 semanas e meia

Rachel_F -
Offline
Desde 15 Jan 2014

Ohhhh Triste sinto muito por teres que passar por isso, o que fizeram não está OK.
Não se admite que te tratem dessa forma deshumana, não é profissional e não é ético. Merecias no minimo receber a noticia com empatia e com cuidado.
Os médicos que vêm os pacientes como corpos ambulantes desprovidos de emoções não deveriam exercer. Merecias muito mais!
Um grande abraço neste momento triste, apoia-te na familia e amigos, não guardes para ti, perder um bebé é muito triste. Triste
Quanto ao risco de sensibilização, procura uma 2ª opinião, não confies cegamente nos médicos, se tens preocupações procura outro profissional.
Um grande abraço!

Sobre Rachel_F

MaeRachel

WolfC -
Offline
Desde 04 Fev 2014

Yudja, aconteceu me o mesmo um mês antes de conseguir engravidar e continuar com a gravidez!! Quando é uma gravidez muito recente eles desvalorizam completamente e nao nos explicam nada, eu acabei por ir depois à CUF de Sintra e o OB explicou me tudo e disse me que na primeira gravidez era possivel essas coisas acontecerem! É mais comum do que pensamos!

Sobre WolfC

1-07-2014 AE Gravidez Bioquimica✨
31-7-2014 Positivo

DPP: 7 de Abril de 2015 ❤

WolfC -
Offline
Desde 04 Fev 2014

Mas tambem na quarta passada, fui com uma amiga que tinha acabado de sangrar durante 3 horas seguidas e fui com ela às urgencias ja com 11 semanas ela tava a ser seguida na cuf, nao é que a médica ensinuou que ela tinha feito um aborto "em casa" (com comprimidos). Bem ela também nak se calou num momento tão sensivel respondeu à letra! Isso tudo no hospital de cascais!! Vai ser lá o meu parto! Mas pronto que corra tudo bem!! Eu penso quw só apanhamos pessoas infelizes que não têm gosto pelo que fazem!

Sobre WolfC

1-07-2014 AE Gravidez Bioquimica✨
31-7-2014 Positivo

DPP: 7 de Abril de 2015 ❤

steffy -
Offline
Desde 02 Out 2010

Eu tive la o meu primeiro filho e não tenho razões de queixa, no entanto TV tive um episódio de urgência nesta gravidez e não gostei muito da forma que fui atendida, só espero que na altura do parto seja como da outra vez. Não tens outro médico que possas consultar antes da ida ao o hospital? Assim se alguns cousa correr sempre vais mais preparada por um médico mais sensível e informa- acerca da vacina e toma nem que seja no privado porque e muito importante, mais vale tomar por precaução do que não tomar de todo. No entanto aconselho-te a não fazer esforços porque todos nos ouvimos casos em que mamas não conseguiram ouvir o coração as sete semanas porque na realidade estavam de menos tempo. Não percas a esperança... Boa sorte.

Catarina C. -
Offline
Desde 04 Maio 2014

Apesar de ter tido lá o meu filho e ter corrido tudo bem. No inicio da gravidez fui lá às urgências e demoraram uma eternidade que desisti e marquei consulta no particular (pelo seguro), e nunca mais pus os pés na urgência, só no dia para ter o meu filho. às vezes é preciso ter sorte com quem apanhamos, eles vêm disto todos os dias que ficam " insensíveis". Desejo-te tudo de bom e a correr pelo melhor. Beijinhos

O meu Miguel, nasceu a 13 de Dezembro de 2014 e tornou-se um anjinho dia 03 de Janeiro de 2015. Nunca te esquecerei, o meu coração e alma ficaram mais vazios sem ti....

T.Ornelas Silva -
Offline
Desde 10 Dez 2014

Durante a gravidez da minha filha, fui vista duas vezes nas urgências do Hospital de Cascais, mas nunca por causa da minha filha, sempre por mim... Não foram simpáticos, mas isso é o habitual. Já tinha estado grávida anteriormente e tive um aborto espontâneo, e a médica que me viu teve a delicadeza de um elefante a falar comigo.
Como pode ver pelo meu contador, a minha filha nasceu adormecida às 40 semanas de gravidez.
No dia em que me dirigi às urgências porque não a sentia mexer, foram todos impecáveis, desde médicos às auxiliares... Mas também era uma situação extrema.
A seguir a este episódio, o acompanhamento foi péssimo. Fui diagnosticada com uma trombofilia "comum", pelo que o Hospital de Cascais disse que não deveria ser medicada numa próxima gravidez, porque não poderiam afirmar que foi de facto a trombose nos três vasos do cordão que levou a minha Nô.
Estou novamente grávida e às 9 semanas foi detectado um pequeno descolamento.
Como supostamente sou uma grávida de risco, deveria ser vista pelo hospital desde o início da gravidez.
Quando lá cheguei, ouvi as seguintes e simpáticas frases:
"A perda da vossa filha foi um azar. "
" Os bebés morrem por tromboses, mas também morrem por hemorragias e com a medicação que está a fazer, é normal que tenha descolamento. "
" Já que está a ser vista pelo privado, escusava de vir cá ao hospital todos os meses e assim libertava espaço para outros utentes. Mais perto do parto, peça à médica de família que lhe volte a encaminhar. "

Depois de perder a Nô, fui a procura de uma GO no privado, sentia-me mais segura e confortável assim. Estou a fazer o Lovenox e o Cartia por prevenção, pois a minha médica disse que era demasiado arriscado partirmos para uma gravidez sem medicação.
Resta dizer que nunca mais voltei a por os pés naquele hospital, não confio a minha vida e a vida de um filho meu à eles. Sei que existem muitas mães muito satisfeitas com o atendimento, talvez eu tenha tido azar, de facto... Mas o meu maior azar foi ter cruzado com profissionais com tão pouca sensibilidade e humanidade.

Ensinaste-me o que é o amor para além do que os meus sentidos podem alcançar, ensinaste-me o que é amar com um céu de distância...
Nô <3

Pequeno Príncipe dos papás...
Kiko <3

SoraiaFilipa17 -
Offline
Desde 25 Ago 2014

Yudja escreveu:
Muito obrigada minha querida. Vejo que voltaste aos treinos e que não tens tido um percurso fácil... Fico a torcer para que seja desta! Quanto aos médicos, é mesmo preciso sorte com a equipa que se apanha. Beijinho grande e força!

Tentei esta semana que passou querida e não estou muito confiante que fique grávida. E se não ficar vou ver se a GO me faz um estudo. Beijinho grande qq coisa estou aqui*

- Positivo a 27/03/2015 agarra te bem meu amor *.*
- 02/12/2015 nasceu o melhor da minha vida, o meu filho lindo, amo te muito bebé da mãe <3

Mmaopb -
Offline
Desde 10 Abr 2013

"Mas será que sou eu que estou hiper sensível ou será que estes profissionais de saúde faltaram às aulas de bom senso?" - A questão é mesmo essa, eles não têm aulas de bom senso e há pessoas que só marrando a matéria, aprendem.
Sim, estarás sensivel mas a forma como informam é muitas vezes a forma como ao almoço nos dizem: Olhe, esse prato que escolheu já não há..
É triste e a meu ver e fazes muito bem em partilhar aqui com todas as meninas onde isso se passou. Aliás, se quiseres colocar os nomes de quem te atendeu, melhor.
Bons e maus profissionais há em todos os hospitais, privados e públicos. No entanto, revolta-me saber que jamais alguém o diria dessa forma num privado.
Também acho que ninguém precisa de ter um médico que dê beijinhos e abraços mas muitas vezes bastava um olhar nos olhos, uma escolha cuidada das palavras e um tom de voz empático.
Lamento o que passaste e desejo-te muita força.

Sobre Mmaopb

07/13: POSITIVO; 10/13: IMG
04/14: De volta aos treinos
01/15: PMA Lusíadas - Espermograma 1% formas normais
04/15 - ICSI - 2 pontinhos de luz transferidos.
05/15 - POSITIVO ; 01/16 - Nasceu
Madrinha: Vean, a doce e louca amiga + belo S.

Yudja -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Realmente existe algo de terapêutico na partilha de experiências. Nunca tinha tentado engravidar e considerei-me sortuda por ter tido essa bênção tão facilmente, que apesar de consciente de que algo poderia correr mal, acabei por tomar a gravidez como garantida. Já com 34 anos assusta-me um pouco a ideia de que afinal possa vir a ter dificuldades para ter um bebé saudável. Mas depois vejo testemunhos incríveis de mulheres tão corajosas, que me inspiram imenso e me fazem ter esperança de um futuro melhor. Por agora vamos fazer uma pausa nos treinos e desfrutar da nossa relação. Hoje é dia do pai, para o namorido não deve estar a ser fácil por isso vou-lhe preparar uma surpresa. A dor vem por ondas, é preciso aceitá-la quando vem e viver o melhor que posso quando me sinto melhor. Agradeço do fundo do coração as vossas palavras, que me inspiram, que me dão coragem e que não me deixam sentir sozinha nesta viagem. Desejo que todas vós se venham a juntar aos muitos casos de sucesso que já existem. Tenho a certeza que serão mães extraordinárias., mães guerreiras. E quanto às profissionais de saúde, esperemos que nunca passem pelo mesmo e que tenham a sorte de apanhar pessoas mais bem formadas no seu percurso. Um beijinho muito grande a todas e muito obrigada.

Sobre Yudja

Positivo 18.02.3015 data prevista de parto 31.10.2015
18.03.2015 descolamento da placenta e saco vitelino sem batimento cardíaco, com 7 semanas e meia

mem2012 -
Offline
Desde 26 Jul 2012

Infelizmente estas coisas acontecem com frequência. Quando fui às urgências a sangrar, olharam para mim como se eu estivesse louca: "Tem a certeza que está grávida? Na eco n se vê nada, só sangue...", "Fez o teste antes do atraso? Mas isso nunca se faz... como é que pode ter dado positivo?!"
Bem, enfim, é o que temos, temos de ser fortes.

carlone -
Offline
Desde 09 Jan 2015

My Good!!!! Que raivaaa!!! realmente é mesmo falta de ética!!!!! Onde está o Código Deontológico destes profissionais? A sensibilidade deixa muito a desejar!!!
Em momentos tão dificeis c noticias dificeis o minimo que precisariamos era um pouco de humanidade!!!!
bjocas meninas e mt força a todas!
Soraia vai correr td bem querida!

Sobre carlone

carlone

JfA -
Offline
Desde 05 Ago 2011

Já fui muito bem atendida e atendida por calhaus com olhos.

Desculpa a pergunta, fizeram te um beta hcg? Só pela eco podias ter engravidado mais tarde....

Eu da gravidez ectopica tratada com metotrexato, apanhei uma vez uma besta em que me levantei e disse que ia pedir o livro de reclamações, mudaram logo o tom e sabes que mais ? Pedi à mesma.

Sobre JfA

* Parto normal 05.03.2003 Sorriso * AR Maio 2008 (1ª Estrelinha) * Cesariana 03.04.2012 Sorriso * GE Junho 2013 (Mais uma estrelinha...) * Cesariana 22.09.2015 Sorriso * GE Junho 2016 (3ª estrelinha)
* IMG Dez 2016 (4ª estrelinha...) * AR Dezembro 2018 (e vão 5 estrelinhas)

Yudja -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Não me fizeram análises nenhumas, mas disseram que a placenta estava completamente descolada. Entretanto tenho estado com dores, corrimento cor de rosa e em cima disso tudo ainda tenho os sintomas de gravidez. Eles disseram para lá ir na terça às 18h para confirmar a gravidez não evolutiva, porque apanhava a mesma equipa. Só se fosse doida. Vou ao hospital de Vila franca de xira, aproveito e fico com uma opinião dos dois. Mesmo assim, quando me sentir mais forte vou reclamar. Lá porque perderam a sensibilidade por lidarem com estes casos todos os dias, nada lhes dá o direito de nos tratarem como se fossemos uma experiência de laboratório e de diminuírem a importância de um ser que acabou de falecer, que tanto quanto se sabe a ciência ainda não provou se sofre ou não com o processo. Respeito e dignidade, é o mínimo que se pode esperar numa situação destas. E se ninguém reclamar, as coisas nunca vão melhorar. Sinto muito pela tua experiência, e só fizeste bem em reclamar. Beijinho grande e obrigada pelo apoio.

Sobre Yudja

Positivo 18.02.3015 data prevista de parto 31.10.2015
18.03.2015 descolamento da placenta e saco vitelino sem batimento cardíaco, com 7 semanas e meia

Sofia33 -
Offline
Desde 06 Fev 2011

Querida não é só em Portugal aqui na Suiça é a mesma coisa, e olha que aqui nem tem urgência para mulheres gravidas. Os médicos consideram isso como "algo natural", pois acontece a muitas, mas muitas mulheres, estão tão habituados com essa situação que a frieza toma lugar, mas não é que não saibam do sofrimento da mãe, somente aprendem a serem diretos pois assim as mães jà se preparam psicologicamente. Eu tive perdas de sangue a fui aqui nas urgências e mandaram-me para a obstetrícia, la me consultaram com a maior calma e naturalidade, a médica não via meu caso como algo "alarmante", eu estava em sofrimento, nervosa, com medo, e ela falando comigo como a coisa mais natural do mundo. Eu estou no 3 mês, entrei hoje e ainda sinto muito medo, apesar do sangue ter parado completamente e só sentir os desconfortos normais de uma gravidez, quando vou ao médico ele leva a coisa como na desportiva, fala só que o bebe cresce (cresceu de 3cm para 6 cm) e por ali fica, mandou fazer analises, e fica ali dizendo sempre que a gravidez é um processo natural, e o que tiver ter ser o corpo é que manda, e ele sabe como agir. Para nós é como uma faca entrando no cora4ão, mas para eles é a ciência natural. Eu acho que deviam ser mais HUMANOS, mas acho que quem trabalha neste ramo, fica tão habituado que é ja uma rotina do dia a dia.

Yudja -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Eu aceito tudo isso, o que está em causa aqui é que a médica que me estava a fazer o exame nem sequer olhou para mim e enquanto ensinava a colega a mexer no aparelho, disse à colega o que estava a ver, como se eu não existisse e eu ouvi paralelamente. Eu sei que é a natureza, mas há formas e formas de se dizerem as coisas e darem-nos uma notícia dessas directamente, em vez de fazerem de conta que nós não estamos ali, é o mínimo que se pode pedir. Sinto muito pelo que estás a passar, tenta manter a calma para não piorar a situação, sei que é difícil, mas faz um esforço para te focares em coisas positivas e espero que corra tudo bem. Beijinho grande e muita força.

Sobre Yudja

Positivo 18.02.3015 data prevista de parto 31.10.2015
18.03.2015 descolamento da placenta e saco vitelino sem batimento cardíaco, com 7 semanas e meia

JfA -
Offline
Desde 05 Ago 2011

Depois dá-nos notícias!

Sobre JfA

* Parto normal 05.03.2003 Sorriso * AR Maio 2008 (1ª Estrelinha) * Cesariana 03.04.2012 Sorriso * GE Junho 2013 (Mais uma estrelinha...) * Cesariana 22.09.2015 Sorriso * GE Junho 2016 (3ª estrelinha)
* IMG Dez 2016 (4ª estrelinha...) * AR Dezembro 2018 (e vão 5 estrelinhas)

Sofia33 -
Offline
Desde 06 Fev 2011

Yudja escreveu:
Eu aceito tudo isso, o que está em causa aqui é que a médica que me estava a fazer o exame nem sequer olhou para mim e enquanto ensinava a colega a mexer no aparelho, disse à colega o que estava a ver, como se eu não existisse e eu ouvi paralelamente. Eu sei que é a natureza, mas há formas e formas de se dizerem as coisas e darem-nos uma notícia dessas directamente, em vez de fazerem de conta que nós não estamos ali, é o mínimo que se pode pedir. Sinto muito pelo que estás a passar, tenta manter a calma para não piorar a situação, sei que é difícil, mas faz um esforço para te focares em coisas positivas e espero que corra tudo bem. Beijinho grande e muita força.

Pois foi uma falta de consideração contigo, as vezes pensam que a gente não percebe, mas hoje com tanta informação nas redes sociais, livros etc, as pessoas jà estão informadas de muita coisa. Também já me fizeram isso aqui, as vezes pensam que como sou emigrante não entendo o que falam, enganam-se que até o dialeto deles eu entendo. Como disse acima, um pouco de humanidade é bom, pois apesar de ser "algo natural" somente quem passa sabe como doí, mesmo que seja um feto sem forma, é uma vida e é nosso.

Cecile -
Offline
Desde 08 Maio 2008

A mim foi ao contrario, no privado disseram-me que nao evoluia e fui à urgencia no mm dia e ela mandou-me aguardar 8 dias pois 98% seria de nao evoluir mas podia estar nos 2%. Amanha será o dia da confirmação. Boa sorte para ti.

Yudja -
Offline
Desde 18 Fev 2015

Sofia e Cecile, vão dando noticias, fico a torcer para que corra tudo bem.

Entretanto ontem comecei a sangrar subitamente e com alguma intensidade, liguei para o hospital e disseram que tinha de ir quanto antes à urgência. Naquele estado por estar mais perto, acabei por ir ao hospital de Cascais. Apanhei uma equipa completamente diferente que me restaurou a fé naquele hospital. Mas eles próprios disseram que devia ter levado logo a vacina. Fui muito bem atendida e isso faz toda a diferença. O diagnóstico: aborto retido. O médico optou e recomendou que aguardassemos que o corpo expulse naturalmente, porque quanto menos se mexer no útero da mulher, melhor. Mas se começar com hemorragia constante semelhante a uma menstruação, devo ir imediatamente à urgência. Já perdi bastante sangue, mas vem uma a duas vezes por dia e depois abranda. Mas isto tudo para dizer que a forma como nos tratam faz toda a diferença no processo de cicatrização tanto física como psicológica.

Sobre Yudja

Positivo 18.02.3015 data prevista de parto 31.10.2015
18.03.2015 descolamento da placenta e saco vitelino sem batimento cardíaco, com 7 semanas e meia

Sofia33 -
Offline
Desde 06 Fev 2011

Yudja escreveu:
Sofia e Cecile, vão dando noticias, fico a torcer para que corra tudo bem.
Entretanto ontem comecei a sangrar subitamente e com alguma intensidade, liguei para o hospital e disseram que tinha de ir quanto antes à urgência. Naquele estado por estar mais perto, acabei por ir ao hospital de Cascais. Apanhei uma equipa completamente diferente que me restaurou a fé naquele hospital. Mas eles próprios disseram que devia ter levado logo a vacina. Fui muito bem atendida e isso faz toda a diferença. O diagnóstico: aborto retido. O médico optou e recomendou que aguardassemos que o corpo expulse naturalmente, porque quanto menos se mexer no útero da mulher, melhor. Mas se começar com hemorragia constante semelhante a uma menstruação, devo ir imediatamente à urgência. Já perdi bastante sangue, mas vem uma a duas vezes por dia e depois abranda. Mas isto tudo para dizer que a forma como nos tratam faz toda a diferença no processo de cicatrização tanto física como psicológica.

Oh querida lamento muito pela tua situação, mas ainda bem que ao menos te trataram melhor desta vez, e estás a recuperar bem psicologicamente, infelizmente por mais difícil que seja temos que seguir em frente. Tive uma amiga minha que sofreu de eclâmpsia e teve que fazer uma cesariana com 26 semanas, infelizmente a bebe prematura não resistiu e faleceu, era a famosa Nôno, não sei se ouviste falar na história dela, agora ela esta grávida de um menino e tudo corre bem, deixo-te aqui o link: http://ourmadworld.blogspot.ch/2013/06/turbilhoes.html .Muitos beijinhos e muita força.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?