Infecções Urinárias | De Mãe para Mãe

Infecções Urinárias

Responda
19 mensagens
SOliveira -
Offline
Desde 13 Jul 2008

Desde à cerca de 2 anos tenho tido infecções urinárias recorrentes.
Não se detecta nenhuma batéria na análises à urina, contudo os sintomas são tipicos de uma infecção urinária: ardor ao urinar, pressão no ventre, micção frequente (sensação de incontinência) e por vezes até sangramento.

Não entendo o que é, só sei que ancontece quase sempre após 48h de uma relação sexual.

Os médicos mandam-me lavar antes e depois de cada relação, não usar pensos higiénicos, beber muita água, não me lavar com Aseptal porque "estraga" o ph da "zona"....e embora faça tudo isso...volta a acontecer...não percebo.

Mesmo sem detectarem nada e já a começar a inventar com a desculpa do stress, a médica receitou-me MONURIL 3Gr. São 2 saquetas que se tomam em jejum separadas de 24 h. Como é uma profilaxia tomo 1 saqueta por semana.

Realmente tem ajudado, mas mesmo assim às vezes lá volta a acontecer.

Ando a pensar engravidar e embora a médica diga que não há problema em tomar o MONURIL o que é facto é que é um antibiótico e tenho medo.

Gostava de saber se existe alguém neste forum com o mesmo tipo de problema e como o resolveu.

Obrigada

Sobre SOliveira

A vida é Bela!

Rita- -
Offline
Desde 30 Maio 2008

Não te posso ajudar com a miha experi~encia pq felizmente nunca tive uma infecção urinária...
Mas olha, fiz aqui uma pesquisa no google "monuril e gravidez" edeu-me logo relato de meninas que estavam grávidas e foi esse medicamento que tomaram.

Beijokas Beijinho

Sabrina Veiga -
Offline
Desde 23 Fev 2007

O meu problema e um pouco diferente do teu. Desde os 15 anos que faco colica renal. As infeccoes urinarias sao consequencia de uma pequena deficiencia renal que me causa as colicas e por sua vez apanho infeccoes mais frequentemente. A minha principal causa e ter o rim esquerdo mais pequeno que o direito que obriga o rim direito a trabalhar mais que o normal e este por estar sobreecarregado de vez em quando lembra se de dar sinal da sua desgraca, mas tenho que viver assim.
O meu problema nunca foi impeditivo de engravidar e sendo assim hoje estou gravida de 29 semanas. O meu maior medo era o meu bebe ter o mesmo problema que eu, mas nao. Deus aliviou o meu medo e na ecografia morfologica, tive a confirmacao que a minha bebe nao tem qualquer indicio de deficiencia renal que fosse genetica.
Durante as 29 semanas de gravidez, ja apanhei 2 infeccoes urinarias e ambas foram tratadas com Monuril tambem. Para mim foi um alivio este medicamento. Se fosse projudicial para a minha bebe, o medico nao me receitava este medicamento, tenho a certeza disso.
Nao te esquecas que existem antibioticos que nao fazem mal ao bebe desde que o medicamento seja administrado pelo medico e tomado nas devidas quantidades recomendadas.
Espero ter ajudado em alguma coisa e nao tenhas medo.
Beijinho e que tenhas o teu presente sem medo.

Eu e a Leonor - 29 semanas e muitos pontapes!

Sabrina/Ricardo
e
Borboleta
:o)

little_ -
Offline
Desde 10 Mar 2008

Olá SOliveira

Também sofro de infecções urinárias e, pelo que a minha médica explicou, é um mal frequente em mulheres que tenham predisposição para isso - como deve ser o nosso caso. Triste

Uma das ginecologistas por quem fui seguida aconselhou-me tomar o Urovaxom, uma vacina para evitar a infecção por Echi Coli. Ainda não tinha acabado o tratamento e tive uma infecção com outra bactéria (Pneumoniae Klebsiella). Entretanto, ela dizia para tomar 2 Furandantina a seguir a cada relação sexual, como profilaxia.

A minha avó, enfermeira-parteira reformada, arregalou-me os olhos e disse para mudar de médica dado que isso não fazia muito sentido... E, o que é certo é que tanto as 2 ginecologistas a quem costumo ir actualmente, tanto o meu médico de clínica geral me disseram o mesmo.

Da última vez, fiz análises à Clamidia, exsudado vaginal e ecografia renal - felizmente não acusaram nada de grave. A ginecologista deu-me os seguintes conselhos:

- Deixar de usar pensinhos diários, como ela diz funcionam como uma "auto-estrada" para as bactérias;
- Fazer a lavagem da zona vaginal com sabão de glicerina, porque tem PH neutro e não desequilibra a flora;
- Tomar 1 actimel de 3 em 3 dias, dado que tem lactobacilus, os bichinhos bons que combatem as infecções na zona vaginal (o meu exsudado dava ausência destes bacilos);
- Em caso de prática de sexo anal, ter cuidados extremos com a higiene e nunca fazer sexo vaginal a seguir - as bactérias que provocam as infecções estão presentes no intestino;
- Trocar as toalhas de banho com frequência e deixar secar ao sol, para matar eventuais fungos (porque também costumo sofrer de candidíases);
- Usar roupa interior de algodão, para promover o arejamento da zona (fibra não deixa transpirar);
- Urinar sempre a seguir às relações sexuais, para expulsar as bactérias que ficam na uretra antes que se desenvolvam rapidamente.
- Lavar a zona vaginal antes e após a relação sexual (e convém que o parceiro também tome um banhito antes);
- Beber litros de água todos os dias, para ir limpando, e sempre que se tiver vontade de urinar não conter por muito tempo.

O meu marido, apesar de não ter sintomas nenhuns, também fez o tratamento para a candidiase e andou a limpar o dito cujo com o Betadine bactericida (embalagem amarela) durante 5 dias, a seguir ao banho.

Inicialmente, isto do lava antes / urina / lava depois, etc etc etc, fazia-me confusão, porque parecia que estragava o momento. Mas, entre marido e mulher não tem de haver estes problemas... e sinceramente, nós é que sofremos na pele com isto! Espertalhão

Ela diz que, sempre que tiver os sintomas, começo logo a tomar Buscopan para evitar o desconforto (ou Uripás, mas em caso de possível gravidez o buscopan é preferível), faço a análise à urina e depois de detectada bactéria, escolhe-se o antibiótico mais adequado.

Também vim de lá um pouco desconsolada, porque sinto que não há nada de concreto que possamos fazer... e também estou a tentar engravidar...

Espero ter ajudado! Eu sei bem a dor de cabeça que isto é... Beijinho

Sobre little_

"É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão."
A tentar ser mãe desde 28 Nov. 2007 - Fui mãe em Novembro de 2012
ICSI Fev. 2012 IVI (-); TEC Março 2012 IVI (+); Gravidez espontânea Dez. 2015

mimami.org

Cristiana -
Offline
Desde 29 Jan 2007

Qunado vi o teu relato, revi-me por completo...
Desde os meus 16 amos até há cerca de 2 anos atrás vivi constantemente com infecções urinárias, tinha entre 12 a 15 infecções por ano o que para pessoas tão novas não é normal. Fui a vários médicos, fiz vários exames e diziam sempre que estava tudo normal e prescreviam alguns medicamentos e aconselhavam alguns cuidados a ter. Por várias vezes dei entrada no hospital porque não aguentava o ardor e o incómodo constante que as infecções provocam, muitas vezes quando sentia que estavam a começar enchia-me de antibióticos, de contrário quase não conseguia sair de casa. Uma das noites e já depois de não aguentar andar assim há tantos dias a minha mãe levou-me às urgências do hospital e bendito o médico que me atendeu. Examinou-me, pediu análises e não acusavam nada a não ser a infecção mas restava saber a causa, perguntou-me se eu já tinha efectuado algum exame aos rins e eu disse que já tinha feitos tantos exames que nem sabia ao certo a quê... Disse-me para ir à minha médica e pedir uma eco aos rins. No outro dia de manhã liguei à médica e ela prescreveu-me o exame e fui logo marcar, na semana seguinte já tinha os resultados, fui à consulta mostrar e a médica não fez boa cara, a primeira coisa que fez foi: virou-se para a minha mãe e disse: Aurora vou indicar-lhe um óptimo especialista em urologia e deve marcar uma consulta o mais rápido possível. Mal saímos do consultório fomos lá. Passados 2 dias já estava na consulta. Resultado: a eco mostrou várias areias nos meus rins que estavam a formar uma grande pedra. Quando fui ao urologista foi-me indicado beber 4 litros de água por dia, comecei logo a efectuar um tratamento e tive de ir fazer um exame especifico que demora cerca de 1.30 hora para verificarem o funcionamento dos rins. O médico alertou-me logo, que se no espaço de 3 meses não melhorasse teria de ser operada. Fiquei em pânico, segui o tratamento à risca, até bebia mais água do que o que devia apesar de me custar imenso. Acredita que o tratamento acabou por resultar e a partir dessa altura nunca mais tive 1 infecção e já lá vão 2 anos. Acredita que é um alivio tão grande mas se aquele médico não tivesse dado aquela indicação provavelmente hoje estaria sem um rim, porque iriam acabar por ser retirados...
Consulta um bom médico e coloca todas as hipóteses porque compreendo perfeitamente o que deves sentir.
Espero ter ajudado com o meu testemunho e se precisares de conversar estás à vontade!
Um beijinho muito grande e as melhoras.

Cristiana Alves

Sobre Cristiana

Cristiana
Madrinha e Afilhada da Vani13 Apaixonado Apaixonado

SOliveira -
Offline
Desde 13 Jul 2008

Olá Cristina,

Obrigada pelo teu comentário. Já fiz ecografia aos rins e bexiga e está tudo bem. Não tenho pedras (ainda bem por um lado, mas o misterio continua).
Nunca nenhuma análise acusou nada e as ecografias também revelaram que estava tudo bem.
Já procurei um urologista, passou-me um antibiótico que tinha tantos efeitos secundários que nunca tomei. Agora tomo Monuril ajuda mas não resolve.

bjs

Sobre SOliveira

A vida é Bela!

Vâniaaaa -
Offline
Desde 23 Fev 2008

Peço desculpa pela intromissão...

Mas eu tbm me revejo em alguns relatos... eu basta apatecer fazer xixi, e demorar mais 5minutos a ir k pronto: infecção!! É horrivel! ardor, vontade de fazer xixi de 2 em 2 minutos, chegar ao wc e sairem 2 ou 3 gotinhas DOLOROSAS!!!

No dia antes do meu casamento, a infecção era de tal modo k a medica disse k eu tinha k ir pro hospital pk ja tinha sangue na urina... (mas eu nao fui)..

neste momento tenho de novo uma infecçao.. confesso que bebo pouquissima água, mas a agua parece k nem passa... nem com o calor.. (ate me dá vomitos s beber em excesso)

um dia fui pelas urgencias ao centro de saude, e a medica olhou pra mim com cara de PARVA e disse: QUANTOS COMPANHEIROS É K JÁ TEVE???? e eu disse a verdade: 1!!!

deu-me uma coisa qualquer e eu perguntei: mas isto vai.me aliviar a dor e o ardor (é k eu geralmente fico logo cheia de dores nos rins)? e ela disse: acho k sim, mas se nao passar vai ter com a tua medica de familia e ela que resolva......

:s

Enfim...

Bjokas a todas e desculpem meter-me

Beijinho

Sobre Vâniaaaa

Nova vida em mim ♥ AFONSO ♥ POS: 25/05/2011 ♥ DPP: 28/01/2012 ♥ DN: 03/02/2012 - 3200gr, 48,5cm
Madrinhas mais que especiais: Carla Marques e A Sousa
09/03/2010: o dia mais feliz da minha vida!!!
♥ O meu amor pequenino nasceu com 3.450Kg e 51cm..a minha vida!!♥
..TENHO AS MELHORES MADRINHAS DO MUNDO: Carla Marques, Solange, Aixa, Catia Capucho, Aitax, Ipangel, Alexandra Vale e Giluz

SOliveira -
Offline
Desde 13 Jul 2008

Pois é ....tenho todos esses cuidados recomendados e ao fim de tanto tempo, tanta lavagem antes e depois ...por vezes estraga o momento romântico...enfim, como dizes entre marido e mulher tem de haver muita cumplicidade e compreensão e que sofre somos nós as mulheres.

A Furandatina é até ao momento o antibiótico mais eficaz,mas a minha médica diz que só podes tomar apartir do 3º mes de gravidez.

Por isso é que lhe perguntei: "Se não posso tomar nada, e se não tomar sei que vou ter infecção, então como faço para engravidar?"

Foi aí que ela me disse para tomar o Monuril que não tem problema (mas nós nunca sabemos, não é?)

A vacina é boa mas é só para um determinado tipo de bactéria. Como no meu caso nunca se detectou nada a médica não me receita a vacina.

O tópico do Actimel, parece-me bom, vou tentar!

Obrigada.

Sobre SOliveira

A vida é Bela!

SOliveira -
Offline
Desde 13 Jul 2008

Pois é Vania, eu também não sou muito dada a beber àgua...

O que me irrita é que quando apresentamos este problema a um médico, temos sempre a sensação eu o médico ou nos acha "porcas" e que não nos lavamos ou que temos mmmmuuuuiiitttaaasss amizades coloridas. Esse sentimento é irritante!! Destesto !!! Como médicos que são deviam avaliar a situação sem julgamentos. Sou muito lavadinha e na vida só conheci uma pessoa que hoje é o meu marido, por isso....não me julguem....

Eu até confesso que adorava fazer como vemos nos filmes, muito amor e depois ficar deitada na cama e dormir....mas não...toca a lavar antes, e xixi depois e mais uma lavagem....é por demais!

Sobre SOliveira

A vida é Bela!

Vâniaaaa -
Offline
Desde 23 Fev 2008

podes crer.. a medica quase que me mandava ser apedrejada por tar com uma infecção!!!

Já um medico k eu fui, k apanhei nas urgencias por acaso, foi muuuito simpatico... achava k eu tava gravida, (n tava), mas por via de duvidas, deu-me um medicamento k dava pra gravidas e nao gravidas!! (eu so tinha 18anos e ele nao me julgou nem uma unica vez)...

Linda, tas a tentar engravidar? ha meninas k falam no truque da almofada por baixo e pernoca no ar durante 30min.. mas cmg n da pk eu tbm tenho candidiase... começa logo "tudo" a inchar.. é horrivel mesmo.. do pior... ate choro de indisposição...

Mas tu andas melhor linda?

Bjinhos

Beijinho

Sobre Vâniaaaa

Nova vida em mim ♥ AFONSO ♥ POS: 25/05/2011 ♥ DPP: 28/01/2012 ♥ DN: 03/02/2012 - 3200gr, 48,5cm
Madrinhas mais que especiais: Carla Marques e A Sousa
09/03/2010: o dia mais feliz da minha vida!!!
♥ O meu amor pequenino nasceu com 3.450Kg e 51cm..a minha vida!!♥
..TENHO AS MELHORES MADRINHAS DO MUNDO: Carla Marques, Solange, Aixa, Catia Capucho, Aitax, Ipangel, Alexandra Vale e Giluz

PBC -
Offline
Desde 01 Abr 2008

A minha sugestão é que vás a um urologista, eu no 1º ano casada tive 6, fazia resistÊncia aos antibióticos, apesar de ter quase tdos os cuidados descritos...até que fiz vacina de 3 meses, todos dias de manhã um comprimido (não me lembro nome, mas a caixa era amarela e branca), depois disso, e já lá vão 2 anos não voltei a ter, estou grávida e apesar de ser muito frequente ainda não tive (espero não ter), uso para higiene pessoal soforele. Boa sorte...

Vâniaaaa -
Offline
Desde 23 Fev 2008

Bigada linda... vou tentar marcar a dita consulta no urologista.. o GO perguntou se eu tinha infecções com muita frequencia,eu disse k sim, mas ele nao disse nada.. tbm fui consultada por 2 estagiarios.. sorte de cão..lol

Bigada pelos conselhos, mts Beijinho e PARABENS pela estrelinha k carregas... Sorriso

Sobre Vâniaaaa

Nova vida em mim ♥ AFONSO ♥ POS: 25/05/2011 ♥ DPP: 28/01/2012 ♥ DN: 03/02/2012 - 3200gr, 48,5cm
Madrinhas mais que especiais: Carla Marques e A Sousa
09/03/2010: o dia mais feliz da minha vida!!!
♥ O meu amor pequenino nasceu com 3.450Kg e 51cm..a minha vida!!♥
..TENHO AS MELHORES MADRINHAS DO MUNDO: Carla Marques, Solange, Aixa, Catia Capucho, Aitax, Ipangel, Alexandra Vale e Giluz

little_ -
Offline
Desde 10 Mar 2008

Pois é, meninas... desculpem lá a frontalidade, mas se os médicos nos acham porcas é por ignorância deles! Sei bem o que isso é... Se não ligam ou se fazem comentários parvos, mais vale trocar de médico.

Não conheço o Monuril. É como dizes, a furandatina é eficaz na maior parte das bactérias, mas não em todas (pdf em anexo), e as contra-indicações/possíveis efeitos secundários fazem com que alguns médicos não gostem de receitar.

Eu confesso que já caí na tentação de tomar antibiótico logo que começo a sentir os sintomas... mas já levei um raspanete e agora tomo sempre o uripás.

Vânia, já experimentaste este? É que o antibiotico cura mas demora alguns dias a fazer efeitos, enquanto que o uripas ou o buscopan aliviam de imediato os sintomas (mas não curam). E a água é mesmo mesmo muito importante... Piscar o olho Para a candidíase, que muitas vezes teima em aparecer a seguir aos antibióticos, há uns óvulos bons em conjunto com o fluconazol, de toma única... E o teu companheiro também deve tomar, senão volta tudo ao mesmo. Piscar o olho

Beijinhos e bom fim-de-semana Beijinho

(PS: Já alguém pensou na acupunctura?? No site do Choy há um caso de sucesso de infecções urinárias com um bébé de 10 meses...)

Sobre little_

"É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão."
A tentar ser mãe desde 28 Nov. 2007 - Fui mãe em Novembro de 2012
ICSI Fev. 2012 IVI (-); TEC Março 2012 IVI (+); Gravidez espontânea Dez. 2015

mimami.org

calim -
Offline
Desde 22 Jul 2008

Olá!

Eu também tenho esse problema das infecções urinárias recorrentes. Fui a um urologista q me receitou um medicamento q só tomei durante 2 dias pq deixou-me completamente ko (era suposto tomá-lo durante 4 meses...). Depois fui ao GO q me receitou o Monuril. Fiz um tratamento intensivo (penso q foram 2 meses a tomar um por semana) e há um ano q estou bem! Claro q além de beber muita água, tenho um pacotinho de reserva para o caso de haver uma recaída. O meu GO tb me disse q caso engravidasse o poderia tomar. Espero q contigo também resulte!!! Gargalhadas

SOliveira -
Offline
Desde 13 Jul 2008

Pois é...no passado domingo lá aconteceu outra vez. Foi fazer análise na 2ªfeira e hoje finalmente soube o resultado E-Coli! Finalmente acusou alguma coisa e não estou maluca nem é stress Sorriso
Como tomei o Monuril após a análise agora estou bem (até à próxima). Também já comprei o Saforelle - é um sabonete liquido optimo.

bjs

Sobre SOliveira

A vida é Bela!

shemoves -
Offline
Desde 16 Out 2006

O Monuril corta o efeito da pilula?Alguem sabe?

Angélica Cardeal -
Offline
Desde 12 Ago 2009

Cristina, bom dia.

Desculpa mas estou desesperada pois tenho o mesmo problema que tu, gostava que me pudesses dizer qual foi o exame que fizeste que durou 1h30m e a que médico foste.

Diz me por favor, pois já estou assim há tres anos e tambem me foram detectadas areias nos rins.

Obrigado

Angélica Cardeal

inesmcg -
Offline
Desde 02 Out 2011

Boa tarde a todas! Antes de mais queria dizer-vos que me identifico com quase todos os depoimentos, pois desde há um ano e meio que tenho uma infecção quase todos os meses - e às vezes algumas apenas com uma semana de intervalo, como é o caso...Já tomei diferentes tipos de antibiótico, embora a minha nova médica recomende MONURIL, pois dizem ser o mais indicado (depende da bactéria). O único conselho que vos posso dar, que pelo menos me ajudou um pouco, foi o de ir para o duche e lavar-me com água quente, deixar o chuveiro até alguns minutos com pouca pressão e água muito quente (sem queimar!) alivia-me imenso os sintomas de ardor e pressão..Até costumo fazer algumas vezes no mesmo dia, para variar a estadia permanente na retrete. Depois há o chá de barbas de milho, que facilmente se encontra em farmácias e dietéticas, que também e é uma ajuda principalmente para aquelas que toleram melhor infusões do que água. UM DESEJO DE MELHORAS PARA TODAS e para mim também...espero encontrar uma causa, porque realmente agonia não saber (vou experimentar o actimel de 3 em 3 dias, tenho também muita diarreia regularmente e secalhar até está relacionado...)

Filha da Linda -
Offline
Desde 26 Fev 2015

Boa tarde. Isto do actimel resultou? Triste

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?