Indução: sim ou não? | De Mãe para Mãe

Indução: sim ou não?

Responda
18 mensagens
RCS87 -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Olá!!!
Estou de 34 semanas e as dúvidas e inseguranças já começam a ser mais que muitas.

Uma amiga q teve um bebe há pouco e com quem falo mais sobre estes temas, tem uma visão mt naturalista do parto. Não quis epidural, não quis episiotomia, não quis indução do parto... etc. esta é a experiência mais próxima e o exemplo mais próximo que tenho.

Ora, qd fui à consulta na obstetra, ela disse q o mais provável era o meu bebe chegar aos 3,5 kg e o ideal era antecipar o parto, pq se chegasse as 40 semanas, provavelmente sairia mt grande. No início até me pareceu uma boa ideia, mas depois comecei a ler sobre indução, descolamento de placenta e já não me parece tao boa ideia! Do que li dizem q o parto costuma ser bem mais complicado, com recurso a fórceps e ventosas, ou até msm termina em cesariana. Dizem também ser bastante mais doloroso. Em relação ao bebe, tb li que ele sofre mais por estarmos a tirá-lo antes dele estar preparado, dificultando assim todo o processo de amamentação, por exemplo.

Qual é a vossa experiência? Também tiveram os bebés com partos induzidos, só por causa do bebe ser grande de mais (apesar de que pelo que vi, esse peso nem é tanto assim)

Joana123 -
Offline
Desde 31 Maio 2016

Nenhum dos meus partos foi induzido, o primeiro foi às 40+5 e o segundo às 39+5. O meu primeiro filho nasceu com 3460g e a segunda com 3570g, sem necessidade de nada, partos normalíssimos, super tranquilos, tudo de bom mesmo. A segunda então podia ter nascido em casa, a minha obstetra nem me tocou e fui eu que a tirei. Nunca ninguém me propôs indução (nem eu quereria, diga-se). Vinham uns ricos bebés, o que foi óptimo porque a amamentação de facto não correu bem e assim quando perderam peso na primeira semana continuaram 'bem'. 3500g é um peso normalíssimo para um bebé Sorriso

Desde 24 Maio 2017

Vais ouvir muitas histórias dos partos, sobretudo histórias dramáticas. As pessoas adoram exagerar... Em relação ao parto induzido, muitas vezes pode não ser a escolha da mãe mas o bem estar do bebé. Eu também gostava de ter entrado em trabalho de parto espontaneamente mas como tenho tendência a tensões altas na gravidez o que faz com que a placenta fique envelhecida precocemente e o desenvolvimento o que faz com que prejudique o bebé, e, em caso de uma eventual pré eclampsia, tiveram que me induzir os partos. 2 formas de indução diferentes e ambas sem epidural. Correram maravilhosamente bem. Tive um bebé de 3,500kg o que é um peso normal não é um exagero e nem levei pontos. Descontrai e usufrui ao máximo da gravidez que o que tiver que ser, será. Uma horinha pequenina.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Eu tive dois mas por razões médicas. Acho que não faz sentido só pelo tamanho do bebé. ( Ou você tem uma estrutura assim muito muito pequena? ). 3.5 k.. não é assim tanto.
Só para exemplo, um induzido às 38 com 3.8 kilos, a outra às 39 com 3.7 KL..
Não tive dores mas acabou em cesariana

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Eu tive indução mas porque cheguei às 41. É realmente chato pois o bebé não estava preparado para sair (e ainda estava muito subido e tinha o braço numa má posição) e saiu de ventosa. Felizmente (para mim) não precisamos de ir a cesariana. Nasceu com 3600.
Acho que se me falassem em 4kg, se calhar aí pensava em induzir mais cedo, não sei.... 🤔

Alex B. -
Offline
Desde 05 Jan 2020

Meu parto não foi induzido mas teve de ser acelerado uma vez que tive rotura da bolsa e a obstetra estava com medo das infecções. Fizeram me as carradas de ocitocina que não queria na altura(eu que tenho uma cardiopatia e uma tendência incrível para taquicardias). Pra ser sincera desde a rotura da bolsa ao nascimento passaram apenas 9h. Correu tudo as mil maravilhas.
Relativamente à dor não tenha medo o máximo que senti foi o equivalente a uma dor menstrual e quando me chatiei pedi a epidural que é a coisa mais maravilhosa do mundo😊...como é bom viver no século XXI 😄!
A episiotomia se for necessária tem que fazer também são uns pontinhos que cicatrizam em menos de nada...o segredo é carradas de gelo e uma boa higiene. Mas há exercícios que pode fazer pra preparar o perineo para o parto e evitar a episiotomia.
O meu filho nasceu com 3kg e eu sou pequeníssima...mas sei de partos vaginais de bebés com 4kg. Penso que o peso de 3,5kg é normalíssimo a menos que tenha uma bacia muito estreita.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Tal como a Alex, o meu não foi propriamente induzido mas acelerado, porque às 36 semanas rebentaram as águas sem ninguém esperar e devido às infeções e perda de líquido, o bebé tem que nascer durante as 24 horas seguintes.
O meu conselho..... não leia nada, muito menos na Internet e siga o que a médica lhe disser.
Vai ouvir mmmmmuuuuitas histórias diferentes, algumas até com começos iguais.
Eu tenho uma opinião, mas cada mãe tem a sua.
O bebé nascer antes das 40 semanas não é um problema.
Não dê demasiados ouvidos à sua amiga, como a outra pessoa qualquer.
Siga o que você quer, de acordo com as indicações da sua médica.
Tudo transparente.
Vai correr tudo bem!

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Eu tenho dois partos maravilhosos, mas os meus eram pequenos, não sou exemplo 😛
Tenho duas amigas com partos vaginais: 4.100kg(foi difícil) e 4.400kg(saiu muito bem e nem levou muitos pontos).
Não tenho essa visão tão naturalista da sua amiga. Tenho pavor à hipótese de cesariana e acho que nada se compara à sensação de os sentirmos sair, mas não sou tão contra "a ajudas" e embora me sinta capaz de não pedir epidural, acho que a epidural torna tudo muito mais bonito.
Para mim a resposta é "nim". Vou dizer-lhe o que penso na sua situação, acho que deve decidir mais perto para ver a evolução. Se chegar às 38s e se notar que está tudo muito atrasado, o bebé está muito subido, etc, a única questão é ser grande, não induzia por essa razão. Mas se chegar ao fim já tudo muito avançado, eu às 36s já tinha 3cm de dilatação e os meus encaixam e descem pelas 30 semanas, é uma questão de avaliar, às tantas nem precisa de indução é só "dar o mote" que ele nasce.
A minha médica dizia que me ia "induzir": olha, das 3 saltos e uma corrida e isso está feito. Uma altura disse-me: cuidado com os espirros fortes que induzes o parto 😛
Isto para dizer que há indução e indução...uma coisa é provocar tudo, quando nada está preparado para tal, e isso não acho boa ideia se não houver uma razão forte, outra é ter meio caminho andado.
A mim depois da epidural colocaram-me ocitocina, isso é indução, mas já tinha 7cm de dilatação e ele já queria nascer, não é igual a colocar ocitocina para começar o trabalho de parto.

vera semedo -
Offline
Desde 18 Out 2007

Olá RCS85, eu tive um parto induzido às 37+1, e correu lindamente.
Tal como disse uma mamã, vais ouvir muitas histórias.
Quanto mais lemos pior é, e na realidade pode nem ser necessário indução.
A questão é, se tiver mesmo de ser não podes fugir a isso, ele vai sempre ter de sair 😉.
Quanto às episiotomia, foi uma das coisas que pedi para não fazerem, e a equipa disse logo que isso já não se fazia, não há cortes para ninguém (maternidade Alfredo da Costa).
Cada mulher é uma mulher e cada parto é um parto.
Vai correr tudo bem 😉

05/06/2010

jp2017 -
Offline
Desde 18 Nov 2019

olá!
eu tive parto induzido. tive algumas horas com oxcitocina para induzir o parto. no meu caso porque tinha ruptura da bolsa e zero contracções, teve mesmo que ser induzido.
e correu muito bem! não tenho nenhuma ma recordação do parto! só peço um parto igual para este bebé Sorriso

Desde 13 Set 2012

Bom dia;

Nem tanto ao mar nem tanto à terra, era o que dizia a minha avó e ela já morreu muito velha e há muitos anos...

A indução é um recurso clínico, como o é também a cesariana. Num mundo perfeito, estes recursos só seriam utilizados se tivessem como base uma justificação clínica. Agora, com as modernices, parece que toda a gente opina e diz que quer assim ou assado. Não acho mal, mas parece-me que se deve ponderar sempre no que é ou não adequado. Mesmo na classe médica, parece haver profissionais com imaginação muito fértil. Desde quando um bebé com 3,5kg é demasiado grande para parto vaginal? E desde quando às 34 semanas se adivinha o que vai acontecer às 38? Há que dar tempo ao tempo, há que respeitar os parâmetros, verificar o desenvolvimento fetal e e a saúde da mãe antes de se começar com ideias brilhantes de facilitismos desnecessários. Já li por aqui histórias de obstetras que sugerem a indução antecipada e até mesmo cesarianas eletivas apenas porque vão de férias na data provável do parto e isso não lhes dá jeito. Em fim, é o preço a pagar pela disseminação dos recursos técnicos. Posto isto, vou deixar a minha experiência.

A minha filha nasceu em 2004 às 36 semanas e apenas porque lhe apeteceu nascer. Eu já estava em casa, não fiz esforço algum, não fiquei doente nem ocorreu nada que pudesse explicar aquela entrada em trabalho de parto antecipada. Tudo bem, a menina nasceu com 2,78kg e sem complicação alguma... inicialmente também não queria epidural mas as circunstâncias forçaram-me a alterar as minhas prioridades. eu não conseguia controlar a força para expulsar, estava literalmente a empurrar a miúda contra uma parede que ainda não tinha abertura suficiente para ela passar. Com tantos empurrões, a pequena começou a dar sinais de entrar em sofrimento e, quando estamos prestes a dar à luz a um filho, o termo sofrimento obriga-nos a mudar as prioridades... a obstetra de serviço disse-me que a epidural ia facilitar este processo e então aceitei na hora! tive que reconhecer que a médica tinha razão. Com a epidural eu já não fazia força descontrolada e o processo de dilatação decorreu sem problemas. 5 horas depois, a pequena Joana chegava ao mundo gritando a plenos pulmões. Tirando a icterícia, normal em 50% dos bebés, tudo decorreu como esperado. Quanto a mim, 2 pontos apenas e tudo ok!

9 anos mais tarde, em 2013, Nasceu o pequeno Duarte. Gravidez tranquila, de risco a partir das 23 semanas devido a uma ligeira hipertensão e aos meus 40 anos, mas tudo bem. Acontece que o pequeno Duarte não era assim tão pequeno. às 38S e 4D, numa das consultas de termo, eu cheguei ao hospital com um ar de sofrimento que o médico nunca tinha visto em mim. realmente, nesse dia acordei com edemas que ainda não tinha tido, com dores articulares nas virilhas e ancas que praticamente me impediam de andar. Depois de me observar e observar o garoto, ele disse: mãe, o Duarte está bem mas o mesmo não posso dizer de si. Parece exausta e abatida e não gosto da forma como se arrasta. Ele está grandinho. Não me agrada antecipar antes das 39 semanas, mas estamos a meio da semana 38. Vamos induzir? Faremos isso mais por si do que por ele mas parece-me adequado. Eu de facto não podia negar que estava já muito desconfortável e exausta e concordei. Iniciamos a indução às 10 da manhã, mais uma vez com recurso à santíssima epidural, e o o pequeno nasceu por volta das 8 da noite com uns belos 3,9kg e 52cm. Era grande? Era pois, mas nem por sombras demasiado grande para um parto vaginal. Olhe, nem um único ponto levei porque realmente não foi preciso.

quanto aos fundamentalismos de quem quer tudo ao natural, em fim, cada um sabe de si, mas eu gostava de saber se essas pessoas tão naturalistas também o são quando vão ao dentista desvitalizar dentes ou mesmo extraí-los. Será que o fazem a sangue frio? Há que ponderar nas decisões tomadas e não ir em ondas só porque estão na moda. Nascer é um acontecimento natural; isto não invalida que não se melhore este acontecimento do ponto de vista da segurança e conforto da mãe e bebé. É aqui que entra a ciência! Antes nascia-se em casa e morria-se mais do que se admite. Agora temos todos os recursos e achamos que devemos deixar tudo nas mãos da mãe natureza e logo se vê. Realmente os seres humanos são muito esquisitos!

Desejo-lhe uma reta final muito feliz e que tudo corra pelo melhor, decida o que decidir.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

paula-alex -
Offline
Desde 28 Set 2010

Olá Sorriso
A minha filha foi induzida às 39 semanas porque tinha diabetes gestacionais. No entanto o parto foi fácil sem recurso a episotomia, forcepes ou ventosas, mas não dispensei a epidural.
A única coisa que lhe digo é que se aconselhe com a sua médica e não ouça o que os outros lhe dizem. Os outros são os outros. Eu ouvi muita coisa, muitas delas terríveis, e no entanto tive um parto 5* e rápido , sem problemas nenhuns. A amamentação correu bem, no entanto devido à inexperiência no inicio foi mais difícil, mas depois resolveu-se. Ouça o seu coração e informe se bem com o seu médico Sorriso

Treinante a Out/2014 Positivo a 23/4/2015 ❤My Baby❤26/12/2015
Treinante a Jun/2019 Positivo a 29/2/2020 ❤MY Baby❤ 07/11/2020

XanaCD -
Offline
Desde 13 Jan 2013

jp2017 escreveu:

eu tive parto induzido. tive algumas horas com oxcitocina para induzir o parto. no meu caso porque tinha ruptura da bolsa e zero contracções, teve mesmo que ser induzido.

Eu também. Mas no dia em que fui para o hospital já sentia umas mini contrações. Mas isso de nada valeu. Foram 24h desde que tomei o comprimido a nascer.
Passado 1hora ou 2 de tomar o comprimido comecei com contracoes fortes. Deram me epidural a qual correu bem. Nem sei como se consegue não levar epidural aquando de uma inducão. Será que não têm dores fortes?
Depois por suspeitas de infeção o meu filho ficou internado a tomar antibiotico.

Elisabete_Silva -
Offline
Desde 16 Jan 2020

A internet é terrível.... quanto mais lemos pior é!
A minha sugestão é que não leia muito e seleccione bem os sites onde procura informação!
Eu tive rutura da bolsa, mas não tinha contrações, deram-me medicação para acelerar a coisa, tomei epidural e o meu baby está cá todo fresco a deixar-me os cabelos todos branquinhos!

summer2017 -
Offline
Desde 18 Nov 2016

Olá Sorriso tive 2 partos e ambos foram induzidos por motivos diferentes.
Sempre tive o sonho de ter um parto de inicio espontaneo... pode ser que ainda se realize!
O primeiro parto foi induzido as 40+5 pela idade gestacional e a minha tensao que sempre foi de passarinho começou a subir. Foi induzido as 9 da manhã e eram 17:13 qd conheci a minha princesa com 3110 kg. Não levei pontos e uma expulsão rápida.
O meu segundo parto foi induzido por ter Diabetes gestacional as 40+2. A indução foi as 9:30 3 as 18:37 conheci o meu principe com 3770 kh e 4 pontos.
Ambos os partos correram bem e tive boas recuperações. Se provocam mais dores, nao sei pois n tenho meio de comparação.
Acho q deves decidir o que o teu coraçao te diz, pois é um momento teu (vosso) e unico e quanto mais tranquila tiveres e "sem medos" melhor corre! Na minha opiniao ajuda muito a mãe estar tranquila ,"preparada", e convista q ela é capaz ! Sim porque se somos capazes de gerar uma vida q é tao complexo e o fazemos "sozinhas" durante 9 meses (sendo a termo) pq n haveremos de ser capazes de parir ? Piscar o olho ainda por cima temos la o marido a apoiar... vá que faça qualquer coisa n é so ficar a ver a barriga a crescer :p ah e tb dizer " faz força " lol
beijinhos e tudo a correr bem

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá
O pior é quando nos calha a nós.
Para mim induzido NUNCA mais (claro que na altura logo se verá, como já não é o primeiro parto é mais fácil).
Todos os casos que conheço de parto induzido acabaram em cesariana, exceto o meu que terminou com fórceps. Mas recuperaram bem... eu não.
Primeiro filho... 4 kg... induzido... Saiu com a ajuda dos forceps e uma valente tesourada.
Demorei meses a recuperar (nunca a 100%) e 3 anos para aceitar as mudanças no meu corpo (e não estou a falar de estética). Mas podia ter sido bem pior.
Culpei-me por tudo e chorava sempre que relembrava o parto.
Fiz as pazes comigo própria mal após a expulsão do meu segundo filho. Aquele sim foi um parto lindo (e doeu bem mais). Naquele momento percebi a magia que é parir.
Tenho muito respeito pelo parto, mas já não tenho medo.
Aprendi que as coisas más não acontecem só aos outros, os médicos não sabem tudo, mas não é por isso que deixarei de viver. De tal maneira que quis um segundo parto normal e teria mais. E acho que parir é lindo.
No dia em que engravidei do segundo comecei a preparar-me para o parto (mental e fisicamente), recusei-me a parar.
Recusei toques maldosos, aceitei a epidural aos 8 dedos de dilatação (45 min antes da expulsão). Doeu mais que o primeiro parto porque a dose de epidural foi pequena (a meu pedido), mas passou. Recuperei rapido.
Neste parto fui EU que conduzi o parto, fui EU que pus o bebé "na rua". No primeiro estava totalmente a leste.
Principal diferença: as contrações num parto induzido doem mais; o risco de cesariana ou parto instrumentalizado aumenta.
Peço desculpa se choquei alguém, não é todo o meu objetivo. Ainda hoje ouvi uma senhora a contar que a filha tinha perdido o utero porque entrou uma bactéria durante a cesariana. Acontece! O pior é quando somos nós. A vida é um risco, não é por isso que deixamos de fazer as coisas.
Cada caso é um caso. Se irá correr bem? Quem sabe? Provavelmente sim.
Felicidades!!

N-F-G -
Offline
Desde 12 Nov 2013

O meu parto foi indução às 38+ 5 por estar a ficar com o liquido amniótico no limite. Posso dizer-lhe que foi maravilhoso, a minha médica avisou-me que iria proceder de forma lenta e calma, para ser tudo o mais natural possível. Portanto, tudo depende do seu corpo e da forma como a "operação" seja conduzida.

RCS87 -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Obrigada pelos vossos testemunhos. O problema aqui e felizmente p vocês, da a sensação que induziram o parto por motivos clínicos. No meu caso, imagino que queiram fazer o descolamento da membrana por acharem q o bebe vai ser grande, qd na realidade tem um peso normal.

Assusta-me a frieza dos médicos e também sei q eles n gostam qd são questionados ou orientados por nós. Estão habituados a q as mães aceitem as decisões deles sem questionar. Óbvio, que como mãe de primeira viagem e com mt medo do parto, preferia q o meu bebe viesse as 38 pq pelo menos tinha a ilusão de q ele nasceria mais pequenito e seria tudo natural. Agora mais medo que isso, tenho de um parto instrumentalizado e do pânico q isso pode criar. De qlq forma, já tomei a minha decisão. Vou recusar toques maldosos, vou recusar a indução, a não ser claro que seja msm necessário p ele não nascer as 41.

Obrigada!