Inclusão dos bebés no seguro da mãe para serem protegidos logo no momento do parto caso necessitem de cuidados neonatais | De Mãe para Mãe

Inclusão dos bebés no seguro da mãe para serem protegidos logo no momento do parto caso necessitem de cuidados neonatais

Responda
10 mensagens
UrsinhaLinda -
Offline
Desde 30 Ago 2017

Boa tarde a todas,

estou a ficar um pouco preocupada quanto à questao do parto e dos seus possíveis custos nos hospitais privados.

O meu receio prende-se com a eventual necessidade de o bebé ter de ser submetido a cuidado neonatais (por exemplo, ficar em observação na incubadora durante alguns dias). No Hospital da Luz, onde estou a pensar ter o bebé, foi-me dito que este tipo de cuidados prestados ao bebé nao está abrangido pelo seguro da mãe.

Confirmei com a minha seguradora (Advancecare- Sams Sul e ilhas) e disseram-me o mesmo: que o bebé só pode ser abrangido pelo meu seguro após o nascimento, e que portanto se necessitar de cuidados no momento em que nasce, que ainda não está abrangido.

De acordo com o preçário que me deram , os cuidados neonatais começam em 450 euros e podem ir até sabe Deus quanto... dependendo do tipo de problemas que a criança tiver.

Gostaria de ouvir testemunhos de pessoas que tenham tido estes problemas e saber como posso tratar disto antes do parto, por forma a incluir o bebé, ou se de facto só posso tratar a seguir ao parto, pedindo algum reembolso das despesas já pagas.

Como disse, o meu seguro é o SAMS Sul e Ilhas (através da Advancecare). Era ótimo ter mamãs que também tivessem este seguro e testemunhassem, embora qualquer testemunho seja bem-vindo e quantos mais melhor Sorriso

Obrigada.

Beijinhos

JoansJojo -
Offline
Desde 15 Set 2015

Boa tarde,

Tive o meu bebe no Hospital dos Lusíadas em Lisboa e tinha as mesmas dúvidas e receios. O meu bebe nasceu com 34 semanas por isso teve de estar na incubadora dois dias e estivemos no hospital durante 5 dias. O meu seguro era da Multicare e o que me explicaram é que enquanto a mãe estiver internada o bebe está incluído no seguro da mãe. Quando o bebe nascer é preciso anexa-lo logo ao seguro e enquanto o bebe não tiver cartão/número de processo penso que continuaram a considerar a minha apólice de seguro para fazer as cobranças (inclusive a da primeira consulta do bebé após saída do hospital).

Aconselho a falar não só com o seguro mas também com os serviços hospitalares que já devem estar habituados a estas situações.

Felicidades.

sopena -
Offline
Desde 17 Jul 2010

ola

Eu tenho Multicare e fiz a inclusão da minha filha por voltas das 24/25 semanas, na hora do parto se o bebe precisar de cuidados neonatais esta abrangido pelo seguro, se não, não esta. só pago a parte do seguro da bebe quando ele nascer e fizer a inclusão definitiva, se não fizer após o nascimento não pago nada, e fico sem seguro.

No meu caso funcionou assim

Citab -
Offline
Desde 24 Ago 2016

olá, no meu caso, a minha bebecas nasceu no hospital da luz e teve de ficar internada, mas eu tenho o seguro da multicare e foi tal e qual o que uma mamã acima já referiu, ela ficou incluída no meu seguro, no entanto como o meu plafond não era muito grande para o parto e foi de cesariana, tive de pagar o excedente.
não accionei seguro antes do nascimento porque o seguro que tenho como é por empresa o bebé é inserido no seguro após o nascimento, mas enquanto eu não tive alta caía tudo no meu seguro e não dela, assim que tive alta, o seguro dela foi activado.
no entanto os valores na neonatologia, dependem muito dos cuidados que o bebé precisa, não sei quem lhe falou dos valores, mas no meu caso paguei 175€ por dia que era o valor por estar na incubadora sem outras necessidades e noutros casos penso que era 250€ caso precisa-se de ventilação ou ligado a outras máquinas.. mas pode informar-se no hospital, assim como os valores do que a sua seguradora lhe paga nessas eventualidades

Psousa1986 -
Offline
Desde 28 Dez 2016

Boa noite,

Tive o meu bébé na CUF Porto, o meu seguro é Médis, também andei a informar-me dessas situações e no caso da Médis desde que ele nascesse ápos o periodo de carência era logo considerado aquilo que eles chamam bébé Medis e ficava incluido no meu seguro. O meu bébé teve de ficar um dia a fazer fototerapia só me deram alta quando ele acabou a fototerapia e por isso ficou incluido no meu seguro e não no dele.

SoraiaMilho -
Offline
Desde 28 Set 2017

Olá mama , não tenho seguros mas posso te informar sobre isso pois trabalhei na advancecare , enquanto a mãe não tem alta tudo fica incluído no seguro da mãe , apartir da data em que a mãe tem alta e o bebe não aí sim vai cair tudo no seguro do bebe , se ainda não tiver o seguro ou seja se não tiver número do cartão atribuído ou número de beneficiário no caso do SAMS vai depender do bom senso do hospital se puder aguardar para faturar e pagar só a sua parte se o hospital não quiser aguardar e tiver de cobrar aí a pessoa irá ter que pagar e depois solicitar o reembolso mas atenção mamas , o hospital nunca pode cobrar valores particulares mesmo pagando na totalidade tem de pagar os chamados valores de tabela advancecare para quando pedir o reembolso ser reembolsada como dentro da rede , no caso do SAMS como não há reembolsos o hospital e obrigado a fazer o acerto da fatura

Espero ter ajudado futura mama

UrsinhaLinda -
Offline
Desde 30 Ago 2017

Olá a todas,
queria agradecer os vossos contributos, pois auxiliaram-me muito. Em especial aqui a ultima mamã (SoraiaMilho), por ter trabalhado na Advancecare conseguiu esclarecer de modo mais detalhado a minha dúvida.
Resta rezar para que nada aconteça aos nossos bebés no momento do parto nem depois.

Entretanto tinha falado com uma amiga minha que o filho nasceu na CUF Descobertas, e ela disse-me que o bebé precisou de ficar uma noite na incubadora e que ela não teve de pagar mais nada. Achei isso tao estranho. O seguro dela é o mesmo que o meu (sams - advancecare). Neste caso pergunto-te, SoraiaMilho: se o meu bebé tiver de ficar na incubadora durante o tempo em que eu ainda n tive alta, esse custo considera-se coberto pelo meu seguro, isso eu ja percebi, mas está incluído nos valores do parto ou é um valor à parte, ainda que coberto pelo seguro?

Outra dúvida q tenho tem a ver com o que disse, SoraiaMilho:

quando diz que "o hospital nunca pode cobrar valores particulares mesmo pagando na totalidade tem de pagar os chamados valores de tabela advancecare para quando pedir o reembolso ser reembolsada como dentro da rede",

quer dizer que se o bebé ainda n tiver seguro (o que em principio n terá pq acabou de nascer) eu posso exigir pagar os valores tabela da advancecare?

SoraiaMilho -
Offline
Desde 28 Set 2017

Peço desculpa só vi agora a sua mensagem , se ainda não teve alta mesmo que o bebe fique na incubadora isso está incluído no seu plafond de parto , exatamente pode e deve exigir os valores de tabela e no caso do sams se o bebe precisar de algo já depois da alta eles terão que aguardar o número de beneficiário para poder faturar porque a advancecare não reembolsa sams , e so desconto direto , até pode pagar mas assim que tiver o número de beneficiário do bebe e caso o sams não lhe queria reembolsar terá que expor a situação à advancecare e eles resolvem com o pretador , se tiver algum problema depois com isso do seguro entre em contacto comigo que tento ajuda lá , deixo lhe aqui o meu email [email protected]

UrsinhaLinda -
Offline
Desde 30 Ago 2017

Muito obrigada, Soraia!

Um grande beijinho

Nini Riky -
Offline
Desde 10 Nov 2010

Boa noite,
em geral em todos os seguros (antes de engravidar fiz uma pesquisa exaustiva de todos os seguros e existe aqui tópicos relacionados com este tema) em que a pessoa segura tenha a opção de parto (após período de carência, caso o tenha), o bebe ao nascer esta seguro pela seguradora ate num prazo de 15 ou 20 dias de vida (dependendo das seguradoras), após o nascimento e com os papeis da certidão de nascimento (o Hospital da luz tem este serviço no hospital) vai a uma seguradora e faz um seguro normal para a criança. independentemente se nasce as 30, 35, 40 semanas. Se vai precisar de cuidados na neo ou não. Muito tambem vai dependendo do valor que esta associado ao plano da pessoa segurada (normalmente hospitalização). Ha 4 anos apos as minhas pesquisas resolvi pelo Multicare (plano personalizado) pois tinha um plafon quase ilimitado no que se referia a parto e hospitalização, já a pensar num parto complicado, internamento durante a gravidez, internamento do bebe, exames, estadia do marido no hospital caso fosse preciso. Mas os próprios médicos/meninas da recepção/hospital tambem vao ajudando no processo