Incentivar mastigação - atraso na fala | De Mãe para Mãe

Incentivar mastigação - atraso na fala

Responda
5 mensagens
Andreia Marina ... -
Offline
Desde 26 Set 2016

Olá mães. A minha filha tem 2 anos e fala muito pouco e o pouco que fala, fala mal. Está na terapia da fala neste momento. Percebemos que quando come não mastiga a comida, engole a comida mais pequena e pedaços maiores parece que deixa amolecer. Contaditoriamente se lhe dermos pão, ela mastiga.. não sei o que fazer! A terapeuta diz que o não mastigar bem implica o atraso na fala. Como posso ajudar a ensiná la a mastigar? Obrigada a quem puder partilhar ideias!

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

A terapeuta da fala tem razão, a mastigação e a fala estão associadas (por isso é tão importante que se ofereça sólidos desde cedo). No entanto, ela é que tem de a ajudar nesse campo, com estratégias e técnicas. Há crianças que vão para a terapia da fala precisamente para aprender a mastigar.

Mariana87 -
Offline
Desde 12 Set 2018

Também sempre ouvi dizer que estavam as duas ligadas, existem sim técnicas que ajudam, penso que seja na terapia ocupacional. Eu também atrasei imenso a introdução de sólidos por culpa minha é da minha super proteção e ele agora com 13 meses é um preguiçoso de primeira, também não mastiga, chupa os alimentos. Tente dar lhe pedacinhos de fruta qq coisa para ela ir mordendo. O meu as x tb come inteiro e até bolsa depois, é frustrante!

Anete Silva -
Offline
Desde 06 Fev 2019

Olá, por aqui uma luta com os sólidos, enrola na boca, esgasga-se e muitas vezes cospe, gosta de tudo passado... no entanto fala imenso e super bem explicado. Quando fui à consulta dos 18 meses no centro de saúde também me fizeram a conversa que com a dificuldade em mastigar ia atrasar a fala e não noto nada... ela fala tudo, frases completas super explicadas, imita tudo o que dizemos, não se atrapalha em nada na fala no entanto comer sólidos é uma batalha, mesmo!

hugbi -
Offline
Desde 06 Nov 2011

O meu filho tem dois anos e já fala pelos cotovelos mas no que toca a mastigar é um castigo, se for bolachas, pao ou um croissant mastiga perfeitamente se for comida embola na boca e só alternando com fruta consigo que engula alguma coisa.