IMG 34 semanas - O depois | De Mãe para Mãe

IMG 34 semanas - O depois

Responda
19 mensagens
Inês Retorta -
Offline
Desde 20 Jun 2017

Olá a todas,

Venho aqui hoje para prestar o meu testemunho acerca de uma situação bastante dura e infeliz, que espero que venha a servir de exemplo para aquelas de vós que passaram ou passam pelo mesmo...

Em abril de 2017 descobri que estava grávida, e foi a alegria na família. Eu e o meu companheiro tratámos de imediato de tudo para receber o bebé. Na eco de confirmação, o batimento cardíaco era forte... Na eco das 13 semanas era um bebé super saudável e a crescer bem... Na eco das 22 semanas continuava forte e saudável... Era um menino, o nosso Noah. E eu iludida a pensar que de facto estava tudo bem: os movimentos dele eram normais, dava muitos pontapés... Quando fui para fazer a eco do terceiro trimestre em outubro começou o verdadeiro terror. Primeiro, a médica viu-se com sérias dificuldades em encontrar o coração do bebé, e depois quando encontrou... O mundo ruiu. Veio uma colega prestar assistência, mas nem isso tornou a situação melhor: o nosso Noah tinha hipoplasia do coração esquerdo (que para nós leigos é desenvolvimento baixo do lado esquerdo do coração). Esta é uma malformação muito grave e incompatível com a vida - a pessoa em Portugal que viveu mais tempo com esta patologia só viveu até aos 13 anos e depois de uma vida em hospitais. Eu não queria acreditar... Falámos com mais uma cardiologista pediatra, com o chefe de diagnóstico pré natal do hospital e com mais um monte de médicos e todos diziam o mesmo... Na altura lá nos puseram as cartas em cima da mesa: a incerteza que ele fosse sobreviver e as inúmeras operações, ou a IMG... Chegou a altura em que o caso estava tão grave que a recomendação foi a IMG (a artéria aorta não tinha fluxo de sangue). Fizemos um pedido à comissão de ética do hospital, vimos um psiquiatra - e a IMG foi aprovada .. Nesse mesmo dia chamaram-me ao hospital para iniciar a indução do parto, e fazer aquele que para mim foi o processo mais doloroso - parar o coração do bebé. Ao fim de dois dias estava de regresso ao hospital, às 34 semanas para ter o meu bebé. Bebé esse que nunca viria para os meus braços. A dor foi imensa mas cá nos aguentamos...

No pós parto foi tudo muito tranquilo, a médica pediu me para iniciar uma pílula em dezembro, que tomei até fevereiro e depois retirou-ma... Pelo meio fizemos uma avaliação genética para saber a probabilidade de voltar a acontecer.

A vontade de ter um bebé é imensa, mas o medo também é gigante.

Às mães, futuras mães e mulheres como eu que têm as suas estrelinhas no céu, espero que a vida vos traga tudo de bom e que os vossos bebés venham cheios de saúde.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Sinto muito Triste não consigo imaginar uma dor tão grande. Muita força. Um abraço no seu coração...

PatL -
Offline
Desde 18 Mar 2015

Não imagino a turbulência e, principalmente a violência desse período e do que lhe tem sucedido.

Tive 3 perdas, no entanto só na última gravidez é que consegui ver uma imagem concreta do meu pequenote, que não foi mais que o saco gestacional. Em nenhuma das vezes tive sequer possibilidade de idealizar o que quer que fosse sobre os meus filhos. As perdas foram muito precoces com gravidezes rodeadas de sobressaltos.

A dureza do diagnóstico que lhe caiu de forma inesperada deve ter sido terrível depois de tantas semanas a pensar que tudo estava bem.

Compreendo o seu medo, também tenho. Não sei se voltarei alguma vez a engravidar novamente, porque a infertilidade também é outro obstáculo que está no meu caminho.

Espero que não volte a passar por tamanha dor. Desejo-lhe muita força!

Sobre PatL

Início-11/11 inexpl. 6 IO 2013/14 cancel
IIU-05/15 cancel; 08/15 cancel
FIV-02/16(SHO) 12 embr; 04/18(SHO) 4 embr
PGT-A-09/19(SHO) 3 eupl
TEC-05/16(-); 09/16(+) grav BQ; 01/17(-); 05/17(+) AE; 10/17(+) AE; 06/18(-); 11/18(+) grav BQ; 02/20(-); 07/20(-) Basta!
http://seiquechegaras.blogspot.com

Vanessa Antunes -
Offline
Desde 12 Jun 2012

Muita força para o que passou e passa mas também para continuar! E continuar a acreditar que, apesar da dor, da próxima vez, vai existir um finaal feliz... Sorriso Eu perdi o meu bebé o ano passado às 20 semanas

MANV -
Offline
Desde 10 Set 2014

Eu infelizmente sei como se sente perdi o meu Salvador as 27 semanas... Também estava tudo bem o que eu não sabia era que eu própria tinha uma doença adormecida que causa uma baixa de plaquetas para valores horrivelmente baixos por falta de uma enzima que com a gravidez faz com que eu fique doente anémica e causou a morte do meu bebé e quase a minha. Eu tenho uma filha com quase 5 anos e dela não tive nada! Andei muito tempo sem saber o preposito disto e não há nada que possa fazer para mudar. É uma dor grande e que ninguém imagina

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Que horror... Triste lamento muito . As perdas são sempre dolorosas mas acredito que as perdas tardias sejam verdadeiros “lutos”
Um beijinho e mt força a todas as mães que um dia perderam os seus filhos , não devia ser sequer permitido que uma coisa dessas acontecesse ....

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Desculpe a pergunta e talvez nem queira pensar numa coisa dessas, mas não terá havido alguma negligência médica por não terem detetado o problema mais cedo?

Inês Retorta -
Offline
Desde 20 Jun 2017

Ansha escreveu:
Desculpe a pergunta e talvez nem queira pensar numa coisa dessas, mas não terá havido alguma negligência médica por não terem detetado o problema mais cedo?

Foi uma questão que colocámos logo á primeira aos médicos e todos disseram que não. Do segundo para o terceiro trimestre o desenvolvimento do coração atrofiou.

Inês Retorta -
Offline
Desde 20 Jun 2017

Obrigada a todas pelas palavras de apoio Sorriso

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Inês Retorta escreveu:

Ansha escreveu:Desculpe a pergunta e talvez nem queira pensar numa coisa dessas, mas não terá havido alguma negligência médica por não terem detetado o problema mais cedo?

Foi uma questão que colocámos logo á primeira aos médicos e todos disseram que não. Do segundo para o terceiro trimestre o desenvolvimento do coração atrofiou.


Ah ok. Beijinhos ines

Luz22 -
Offline
Desde 20 Nov 2012

Quero deixar-te o meu apoio e força neste momento tão dificil....tb passei por uma situação semelhante. Tive de fazer uma IMG às 23 semanas pq descobrimos na eco morfológica que o meu bebe tinha hidrocefalia incompatível com a vida. Tudo o que disseste desde a notícia, os porquês, a decisão de IMG, o parar o coração do bebé e o parto propriamente dito são cenas de terror que ficam marcadas para sempre na nossa cabeça. Perdemos um filho. Temos de fazer o luto. Mas eu todos os dias penso nele, é inivitável.
Não tenhas medo de partir para uma próxima gravidez! Eu ao inicio tb tinha esse sentimento, no entanto, já fiz 2 transferências após isso e que não deram em gravidez. O MEDO agora é de não conseguir engravidar novamente, pois já ando nestes meandros da infertilidade há alguns anos infelizmente.
Desejo boa sorte para o futuro.
Um grande beijinho

Sobre Luz22

Endometriose IV
1ª FIV 2015 (-)
2ª FIV out. 2016 (+) IMG Triste
2ª IMG 2020
Adoção

Tincs -
Offline
Desde 21 Jan 2018

Muita força, tb perdi o meu anjo as 15sem+2d... é uma dor sem fim. Foi uma gravidez sempre atribulada, entre corrimentos e perdas de sangue e um hcg e Papp-a demasiado baixos... infelizmente no passado dia 8/04/18 fui a urgência e o coração do bebé já não batia Triste
Imagino que com 34sem seja muito mais doloroso, mas seja em que altura for, perder um filho é um dor horrível.
Questiono-me todos os dias o porquê de ter acontecido, mas só me restam esperar pelos resultados que demoram 4/6 meses... pode ser que nos dê alguma pista do que possa ter acontecido.
Haja esperança, para que de uma próxima corra melhor.
Beijo grande e força.

Sobre Tincs

Jan/18 positivo
Abril/18 aborto retido às 15s+2 • meu anjo✨

And_Peq -
Offline
Desde 18 Set 2011

Muita força querida não estás sozinha nesta luta. Perdi a minha filhota às 32 semanas e é uma dor e sofrimento pela qual ninguém devia passar. No entanto falar com outras mamas que passaram pelo mesmo ajudou me bastante. Beijinho no ❤ alguma coisa estou aqui. 😘

Sobre And_Peq

Mariana, partiste cedo demais meu anjo, serás sempre a princesa da mamã!! Partiste às 32 semanas 01-01-2012.
Afilhada da guerreira Andreia Mendes Piscar o olho As nossas estrelinhas vão estar sempre a olhar por nós! Anjinho
Positivo a 18/03/13. Será que é desta!!??

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Quero apenas deixar um forte abraço. Não consigo imaginar tamanha dor... fiquei tocada com a sua história, também engravidei da minha filha em abril do ano passado e ela nasceu em dezembro, deduzo que andamos grávidas ao mesmo tempo e lembro-me perfeitamente das minhas 34 semanas e de como deve ser violento acontecer uma coisa destas. O parto por si só já é duro mas não consigo imaginar o depois, não ter o bebé nos braços. Isto não devia acontecer a ninguém...
Desejo-lhe tudo de bom e que tenha um bebé nos braços em breve.

Maria2506 -
Offline
Desde 08 Jun 2017

Eu perdi às 18 semanas e foi e é uma dor inexplicável. Sinto muito a sua perda e só desejo muita força para seguir em frente.
Um beijinho

Rakel Pereira -
Offline
Desde 28 Jan 2018

Ola meninas...Eu tambem perdi o meu Simao as 23 semanas...E um misto de sensacoes...Nenhuma mae e pai devia passar por isto...hoje 6 meses depois nao doi tanto falar sobre o assunto,mas esta no meu pensamento todos os dias 💙

A tentar desde 2015
1 fiv 2017 (+) - aborto as 23 semanas
2 fiv 2018 (-) 3 fiv 03/ 2019 (-) 1 tec 05/2019 (-) 2 tec 10/2019 (-) 4 fiv c/dpgi 06/20 (-) 😞
Um dia junto todas as pedras do caminho e construo um castelo 🍀

Rakel Pereira -
Offline
Desde 28 Jan 2018

Ola meninas...Eu tambem perdi o meu Simao as 23 semanas...E um misto de sensacoes...Nenhuma mae e pai devia passar por isto...hoje 6 meses depois nao doi tanto falar sobre o assunto,mas esta no meu pensamento todos os dias 💙

A tentar desde 2015
1 fiv 2017 (+) - aborto as 23 semanas
2 fiv 2018 (-) 3 fiv 03/ 2019 (-) 1 tec 05/2019 (-) 2 tec 10/2019 (-) 4 fiv c/dpgi 06/20 (-) 😞
Um dia junto todas as pedras do caminho e construo um castelo 🍀

sasac -
Offline
Desde 24 Jan 2011

Olá Inês!
Lamento muito! Também fiz IMG às 33 semanas. Infelizmente sei o que é tomar uma decisão dessas.
Já lá vão 6 anos! A dor nunca passa, mas o tempo ajuda a saber viver com a perda.
Beijinhos

Li Ky -
Offline
Desde 04 Maio 2016

Olá minha querida, infelizmente sei a dor pela qual passou e passa. Também a senti, e ainda hoje sinto. Sei que vou senti la a vida toda. Quero dizer que teve o maior ato de amor que uma mãe pode ter, e acredite que o seu bebé partiu a sentir esse amor. Quero dizer lhe também que por muito longa que a noite seja, o sol volta sempre a brilhar. Um ano depois da partida do meu bebé, engravidei de novo. Foi uma gravidez tão turbulenta e difícil, mas hoje graças a Deus tenho a minha bebé nos braços. Não desista, tudo tem um motivo, ainda que não entenda qual é, vai ser feliz. Deus a abençoe. Beijinho no seu coração

Sobre Li Ky

22.10.2012 * Kyara *
18.08.2016 * O meu Anjinho olha por nós * 26 semanas de amor!
23.04.2018 * Gabriela *