IMG 26s - Mãe de um anjo | De Mãe para Mãe

IMG 26s - Mãe de um anjo

Responda
30 mensagens
Joanasg -
Offline
Desde 15 Nov 2019

Olá mamãs.

Quando estava grávida sempre acompanhei o "de mãe para mãe" e hoje resolvi inscrever me e partilhar convosco a minha história e também poder ouvir os vossos testemunhos, até porque já li imensos e ajudam a fortalecer e a pensar que "isto não me aconteceu só a mim", infelizmente...
Então, vou vos contar a história do Tomás..
Sermos pais para mim e para o meu marido sempre foi um sonho e desde setembro de 2018 resolvemos começar "os treinos", com alguma ansiedade no início, e depois deixando as coisas fluir lá engravidei passado 7 meses. E que sensação tão maravilhosa não é?
Tudo correu dentro do normal, às 13 semanas fiz a primeira eco com o rastreio onde a percentagem era baixa, até porque somos um casal de 26 anos, portanto aquela típica frase de "vocês são jovens, vai correr tudo bem" era várias vezes ouvida ...
A gravidez, como as vossas certamente, foi vivida intensamente, cheia de felicidade, a pensar no futuro, a pensar o que iríamos viver com o nosso filho, na alegria das compras para as mobílias do quarto , para as roupas, etc..
Foi também em setembro deste ano que o nosso castelo começou a desabar dia após dia. Na segunda eco, a morfológica, soubemos que íamos ter o tão desejado Tomás, e soubemos também que ele tinha uma fenda labial.
Nesse dia chorei compulsivamente, não queria acreditar que aquilo nos estava a acontecer, mas eu nem tinha a noção do que vinha por aí, hoje olho para trás e penso que isso seria o mínimo dos problemas.
Após encaminhados para a MAC para reavaliação , levámos outra chapada , pois a fenda era labial e palatina. Ficámos destroçados, mas sabíamos que esse problema tinha cura, que se ia resolver, que depois o Tomás ia ficar bem! Então, enchemo-nos de esperanças apesar de sabermos que o nosso bebê não vinha o idealmente "perfeito" como todos sonhamos.
Tivemos de fazer a amniocentese para sabermos se este problema era uma situação pontual ou se existia alguma problema de saúde por trás.
Primeiramente são analisados os cromossomas 18, 20, 21 e 23 onde nos disseram passado uma semana que estava tudo bem. Conseguem imaginar a alegria? Dei saltos tão altos!
Passadas 2 semanas fomos chamados novamente à MAC onde disseram que da 2a fase da análise, onde são vistos os outros pares de cromossomas, foi detectado um problema no cromossoma 22, ou seja, o nosso Tomás tinha uma doença rara, síndrome de phelan mcdermid...
Não vale a pena vos dizer os problemas deste síndrome , basta vos dizer que o Tomás só vinha ao mundo para sobreviver, não ia conseguir ser feliz... Meu deus!! Aquilo que mais desejávamos estava prestes a ter fim...
Foi assim que avançamos para a IMG.
Ainda tivemos uns dias até avançar com o processo , foi angustiante ... Saber que ia deixar de sentir o meu bebê , saber que o ia perder ... Só queria poder parar no tempo e ficar ali , com ele assim para sempre ...
Numa terça fomos de novo à MAC tomar um comprimido para preparar o corpo para o parto e para parar o coraçãozinho do nosso Tomás...
Mais um dos piores dias das nossas vidas. Saber que apartir daquele dia já não o ia poder sentir , saber que enquanto estava naquela maca o Tomás estava a "ir"... Ainda hoje dói.
Passados 2 dias fui internada para fazer o parto do meu bebê , e não preciso de falar desses 2 dias onde já não sentia nada (e sabem aquele bocadinho de vocês que só queria sentir mais um pontapé? Mesmo sabendo que era impossível)...
Tive em trabalho de parto também 2 dias , não sei o que doía mais, se a dor física se a psicológica , de ter o meu bebê assim dentro de mim à tantos dias , e de saber que estava tudo a acabar...
Foi na madrugada de sábado, às 3h20 da manhã , que o Tomás nasceu e nos deixou fisicamente...
Foi no dia 19.10.2019 que eu tive o meu filho no meu colo , pude sentir o peso dele nos meus braços, pude olha para ele... E foi a melhor decisão que tomámos, porque não queria ficar na dúvida de como ele seria , de como seriam as mãozinhas, a carinha ... E realmente já era um bebezão lindão.
E foi assim ... Vai agora fazer 1 mês que o Tomás nos vê lá se cima da estrelinha.
Nunca ninguém o vai substituir, será sempre o meu primeiro filho, sempre ! E será sempre amado! Sempre!
Só espero que no meio deste processo, ele não tenha sofrido e tenha aproveitado os últimos dias da sua vida da melhor forma na barriga da mamã.
Já chorei muito, e todos os dias o recordo, mas sei que esta dor vai passar e tenho de sorrir pelos momentos bons que ele me proporcionou...
Os 5 passos do luto são a negação, a raiva, a negociação , a "depressão" e a aceitação. Neste momento, posso dizer que só resta aceitar.
E a quem estiver a passar por algo idêntico , é normal que tenham estes sentimentos , e não se sintam sozinhas , infelizmente somos muitas , mais do que àquilo que eu pensava ...
Não vão por aquilo que os outros dizem para fazerem no vosso luto, cada um é como cada qual. Já me disseram várias vezes para desmanchar o quarto do Tomás. Acham que o fiz? Não. Pra quê... Será sempre o quarto dele.
Se tiverem que chorar, chorem, se tiverem que gritar, gritem!! Isso não quer dizer que não estejamos a "seguir em frente".
Batalhas destas são dadas às pessoas mais fortes, por isso não desistam dos vossos sonhos. Eu já sou mãe , sou mãe de colo vazio, sou mãe de um 👼. E em breve, quando tudo tiver normalizado, ele terá um irmãozinho ou irmãzinha , e ele/ela vai saber da existência deste mano que estará sempre connosco.

Força mamãs. Ainda seremos muito felizes.
Pensamentos positivos atraem energias positivas.

Para sempre, Tomás 💙

Mãe 2019 -
Offline
Desde 29 Mar 2019

Joanasg, chorei a ler o seu post... Estou sem palavras...
Muita força e um abraço bem apertadinho...

Sobre Mãe 2019

Mãe 2019

MACFernandes -
Offline
Desde 19 Ago 2019

Joanasg, fica um abraço apertadinho e um beijinho muito grande de quem também passou pelo mesmo. Também deixamos ir a nossa princesa Inês a 24 de Outubro e ainda dói muito. Estava de 17 semanas e ainda não a sentia mexer, mas já a amava tanto. Também será para sempre a nossa primeira filha.

Desejo que recupere bem e que tudo corra pelo melhor num futuro próximo. E pense sempre positivo.

Um beijinho grande e um abraço cheio de carinho.

Meu anjinho Inês - IMG 24 de Outubro 2019 (16s4d)

Leticia _29 -
Offline
Desde 12 Set 2019

Um beijinho muito grande para si e muita força.

MACC123 -
Offline
Desde 16 Nov 2019

Um abraço forte e um beijinho muito grande de força 😘

Joanasg -
Offline
Desde 15 Nov 2019

Obrigada pelo vosso apoio, mesmo.
Tenho lido várias coisas sobre luto perinatal e tambem tem ajudado. MACFernandes veja se a ajuda e se precisar de falar não hesite.
Queria também vos dizer que a maternidade Alfredo da costa é excelente , todos os profissionais, o acompanhamento , os cuidados que teem.. tudo. tivemos a oportunidade de trazer uma caixinha de recordações e tudo , com a gravação do pézinho e da mãozinha do Tomás 💙

Veronica Valente -
Offline
Desde 21 Jun 2019

Joana, ainda tou arrepiada de ler a sua história.
Um grande beijinho e muita, muita força 🙏
Fé e tudo correrá pelo melhor.

J.R -
Offline
Desde 02 Out 2019

Olá

Infelizmente também tive de interromper a minha gravidez.. estava de 19 semanas..já o sentia na barriga.. custa tanto..que dor inexplicável..só quem passa por tal nos compreende de verdade..

Não podemos desistir.. o nosso dia vai chegar..fé..força.. esquecer nunca vamos esquecer..vai ficar sempre a cicatriz da ferida..cada dia que passa aceitamos mais um bocadinho do que nos aconteceu.. mas custa muitoo..mas infelizmente a vida é mesmo assim.. temos que saber dar a volta por cima..

Um abraço muito apertadinho
Forcaa

Mariananogueira (não verificado)

Olá Joanasg, que história comovente.... fiquei com lágrimas nos olhos.
Eu tive um aborto retido às 9 semanas em julho e foi tão doloroso quanto mais assim tão tardio....
Só te posso mandar um beijinho e muita força e coragem!!

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Fico sempre de coração apertado e com um nó na garganta quando leio estes relatos. Ninguém devia passar por esta dor imensa. Eu tive um aborto retido na minha primeira gravidez e achei uma violência psicologicamente, imagino assim tardio. Deixo um forte abraço a todas e estou a torcer por voces 😘

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Um grande beijinho para todas vós. Nem devia ser permitido alguma mãe e bébé passarem por tal sofrimento. Que violência!
Tenham mta força , um dia serão ainda mt felizes ! 😘🙏🏻🥺

Just_ns -
Offline
Desde 18 Jul 2019

Um beijinho enorme e muita força. Nem consigo imaginar o que passaram e ainda estão a passar.

Joanasg -
Offline
Desde 15 Nov 2019

Obrigada meninas. Um dia de cada vez e tudo se irá recompor. Espero eu.
Só espero mesmo que depois disto, a vida nos reserve coisas boas.

J.R -
Offline
Desde 02 Out 2019

Breve estamos a dar boas notícias.. temos de acreditar e ter fé..pensamento positivo

Beijinhos meninas

Catarina Sousa ... -
Offline
Desde 28 Abr 2017

Olá Joana não consigo imaginar a tua dor ao ler este post tive que parar e respirar um bocadinho pois as lágrimas já eram muitas... Ninguém mesmo ninguém deveria passar por tal coisa. Muita força e coragem 🤗🤗🤗

Rakel Pereira -
Offline
Desde 28 Jan 2018

Um beijinho muito grande Joana.
Infelizmente somos muitas.
Eu tenho um Simão no céu que se foi às 23 semenas.
Dois anos depois ainda não há aceitação mas vamos vivendo com isso.
Muita força

A tentar desde 2015
1 fiv 2017 (+) - aborto as 23 semanas
2 fiv 2018 (-) 3 fiv 03/ 2019 (-) 1 tec 05/2019 (-) 2 tec 10/2019 (-) 4 fiv c/dpgi 06/20 (-) 😞
Um dia junto todas as pedras do caminho e construo um castelo 🍀

Joanasg -
Offline
Desde 15 Nov 2019

As mamãs que passaram por este processo por volta destas semanas de gestação, quando veio o primeiro ciclo é normal ser com bastante abundância?
Obrigada

MACFernandes -
Offline
Desde 19 Ago 2019

Olá Joana,
Faz hoje 4 semanas que fiz a IMG e ontem a médica disse que é normal que a primeira menstruação seja mais abundante que o normal.
Beijinho

Meu anjinho Inês - IMG 24 de Outubro 2019 (16s4d)

Rakel Pereira -
Offline
Desde 28 Jan 2018

Olá querida.
Penso que sim.
Até o organismo estabilizar ainda demora um bocadinho.

A tentar desde 2015
1 fiv 2017 (+) - aborto as 23 semanas
2 fiv 2018 (-) 3 fiv 03/ 2019 (-) 1 tec 05/2019 (-) 2 tec 10/2019 (-) 4 fiv c/dpgi 06/20 (-) 😞
Um dia junto todas as pedras do caminho e construo um castelo 🍀

Fico -
Offline
Desde 22 Nov 2019

Joana só lhe posso deixar um abraço muito apertadinho 😢❤️🍀
Perdi o meu a 15 dias com 8 semanas, e estou psicologicamente afetada, nem quero imaginar como estás meu amor. Muita força mesmo 🍀🍀🍀🍀 e tudo vai correr bem para nos todas que estamos a passar por isto. Beijinho enorme

Fico -
Offline
Desde 22 Nov 2019

Joana só lhe posso deixar um abraço muito apertadinho 😢❤️🍀
Perdi o meu a 15 dias com 8 semanas, e estou psicologicamente afetada, nem quero imaginar como estás meu amor. Muita força mesmo 🍀🍀🍀🍀 e tudo vai correr bem para nos todas que estamos a passar por isto. Beijinho enorme

Fico -
Offline
Desde 22 Nov 2019

Joana só lhe posso deixar um abraço muito apertadinho 😢❤️🍀
Perdi o meu a 15 dias com 8 semanas, e estou psicologicamente afetada, nem quero imaginar como estás meu amor. Muita força mesmo 🍀🍀🍀🍀 e tudo vai correr bem para nos todas que estamos a passar por isto. Beijinho enorme

Fico -
Offline
Desde 22 Nov 2019

Joana só lhe posso deixar um abraço muito apertadinho 😢❤️🍀
Perdi o meu a 15 dias com 8 semanas, e estou psicologicamente afetada, nem quero imaginar como estás meu amor. Muita força mesmo 🍀🍀🍀🍀 e tudo vai correr bem para nos todas que estamos a passar por isto. Beijinho enorme

Paula F.G. -
Offline
Desde 24 Nov 2010

Joana, sei exactamente como se sente. Passei o mesmo ás 22 semanas mas com uma sindrome diferente. Já se passaram 2 meses e foi muito difícil no inicio gerir interiormente todo o processo dessa perda e ainda hoje me lembro do quentinho do meu bébe...apesar da dolorosa tristeza que se sente há que ser forte e ter coragem para seguir a vida e abrir o coração para as coisas boas que nos cercam.
Muita força e coragem é o que lhe desejo e que logo logo haja alegria no seu coração.
Beijinhos!

Paula Guedes

Catarina_092 -
Offline
Desde 28 Jan 2019

Muita força minha querida!

Vinha de Raquel -
Offline
Desde 05 Nov 2019

Porque ninguém esquece um filho que não nasceu...
Vinha de Raquel - um fim de semana para curar a ferida, fazer o luto, lidar com a culpa e recuperar a harmonia e a paz interior. Um Retiro de cura psicológica e espiritual para quem passou pela dor do aborto. Veja os testemunhos em www.vinhaderaquel.org

RaquelEscorcioM... -
Offline
Desde 08 Dez 2019

Querida Joanasg,

Acabo de me inscrever no forum e dei com o teu testemunho que me deixou lavada em lagrimas. Eu e o meu marido passamos por uma situaçao muito parecida. Quando finalmente decidimos cumprir o nosso somho de ser pais,fiquei gravida rapidamente, parecia que ia tudo bem, tive uma gravidez santa. Ate que na segunda ecografia morfologica diagnosticaram ao nosso bebe Daniel labio leporino acompanhado de fenda palatina e um possivel quiste no instestini, pelo qual nos recomendaram uma amniosintese e uma ecografia fetal. Saí do consultorio em lagrimas, em estado de choque. Depois de falar com alguns familiares e medicos a esperança voltou e estavamos convencidos de que seria algo operavel e com soluçao. Quando chegou o día da ecografia fetal derectaram outras mal formaçoes. Achamos que nao tinhamos o direito de ser egoistas, tinhamos de aceitar que nao tinhamos o diereiro de decidir sobre a sua vida que nem sabemos como iria ser... as 25 semanas de gestaçao tinha uma autorizacao para interromper a gravidez. Dia 17 de Abril fui internada e pararam o coraçaozinho do Daniel nessa manha. As 18:00 dei a luz ao meu anjinho lindo. Depois de alguns meses decidimos tentar outra vez e estou gravida de 8 semanas. Apesar de tudo acho que o Daniel entrou nas nossas vidas para nos dar uma liçao de amor. Embora aterrada de medo, tenho fé de que tudo vai correr bem. Um beijo muito grande

dream24 -
Offline
Desde 13 Ago 2008

Olá Joana, acabei de ler o teu depoimento e as lágrimas caiem pela minha cara…… Como me revi em tudo o que viveste….. Mas eu não tive oportunidade de ter a minha menina nos braços, nem por um segundo se quer. Não desejo a ninguém a dor que se sente!
E também sempre disse como tu "Eu já sou mãe , sou mãe de colo vazio, sou mãe de um 👼", apesar de muita gente não concordar com essas palavras. Enfim, gente que não conhece esta dor.
Beijinho grande de força!

PS: Já passaram 5 anos e não consegui ultrapassar por completo

Marta Macheco -
Offline
Desde 15 Nov 2019

A Joana. Admiro a sua coragem para falar deste assunto e ao ler o seu depoimento estou lavada em lágrimas. Estou prestes a passar pelo mesmo aceitei hoje fazer IMG depois de muita angústia e muito sofrimento e indecisão. Embora os médicos me digam que o meu querido Matias tem mal formaçoes graves custa me aceitar e não me sentir culpada pelo que estou prestes a fazer.
Acredito que seja a melhor solução mas neste momento sinto me a pior mãe do mundo por não conseguir proteger o meu menino e não conseguir aceitar as sua diferenças e lutar por ele.
Está dor está a matar me. Só espero ter a coragem que teve e aguentar tudo até ao fim
Um beijinho e um xi 💕 apertadinho.

ana_cmagalhaes -
Offline
Desde 18 Out 2019

Um abraço muito apertado e cheio de força... Grande abraço

Ana Cláudia Magalhães

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?