IIU na MAC | De Mãe para Mãe

IIU na MAC

Responda
5 mensagens
Lua_29 -
Offline
Desde 29 Maio 2020

Olá a todas! Hoje trago uma questão muito específica. Estou sem com quem falar sobre isto e estou um pouco confusa!
Estamos a tentar engravidar à 1 ano e estamos inscritos na MAC pois através do centro de saúde e médico de família percebemos que o procedimento é assim e de facto não temos razão de queixa de acompanhamento e não levou muito tempo a sermos chamados para a 1.a consulta de apoio à fertilidade. É aqui que está a minha ansiedade toda. Decidimos engravidar mas não estabelecemos um prazo para acontecer e gostaríamos de fazer acontecer da forma mais natural possível mas ao longo do tempo fomos levados a querer que alguma coisa poderia não estar bem connosco pois ainda não tinha acontecido. Temos levado o assunto de forma saudável entre casal, sem culpas e sem obrigações. Fizemos alguns exames ao longo do ano e nada revelou problema. Ainda nos faltam alguns considerados importantes no processo, como a histerossalpingografia que ainda não fiz.
Acontece que na 1.a consulta falaram nos em exames que vamos ter que fazer e faláramos logo em inseminação artificial. Fiquei a tremer. Foi uma consulta para ouvir e não para falar e colocar questões. É por isso que recorro a vocês!
Quem passou pela 1.ª consulta de apoio à fertilidade e fez exames que não revelaram problemas de fertilidade fez iiu logo?! A médica disse que dali a acontecer era 1 mês.
Eu quero perceber o que se passa comigo ou connosco para a gravidez natural acontecer, não queria passar por cima disso e fazer iiu.
A minha dúvida é, antes da iiu, se os próximos exames que fizer relevarem que está tudo bem, qual é o procedimento da MAC? Existe algum método (medicação que eles achem suficiente) para trazer para casa, tomar e experimentar fazer acontecer a gravidez por relações sexuais em casa? Ou vão nos tratar como casal iguais ao outros que têm problemas com ovulação, poucos espermatozóides, ect... faço-me entender?
Tenho a sensação que daqui ao próximo passo vai ser um instante e estou a ficar ansiosa! Triste
Queremos muito ter um bebé e é para ele que trabalhamos todos os dias.

Obrigada <3

Arevonline -
Offline
Desde 16 Ago 2017

O facto de não haver un diagnóstico não quer dizer que não haja um "problema". A fertilidade não é como a matemática: uma ciência exacta. Há, inclusive, aquilo que se chama de "infertilidade inexplicável", quando os exames de não revelam nenhuma condição de "doença", mas a gravidez não acontece naturalmente.
.
Há, antes da IIU, uma outra alternativa, que é o coito programado. Induz-se (ou não), a ovulação, e o casal tem relações sexuais programadas e "monitorizadas". É "engraçado", porque isso sempre foi o que eu disse que era o que não faria. Precisamente por estar a mecanizar aquilo que sentia que devia ser só amor e vontade.
Aqui a questão é saberem o quanto é importante a paternidade e estarem conscientes de que o tempo não é amigo da fertilidade feminina. Depois, tomarem decisões conscientes e informadas.
.
Aquilo a que chama tratarem-vos como um "casal igual aos outros"... é isso que são a partir do momento em que, pela via natural, não conseguem conceber. Desculpe-me a "crueza" das palavras. É preciso confiar nas equipas que vos seguem. O resto é ciência e sorte à mistura (mas, como é óbvio, a fertilidade responde a um determinado protocolo que os profissionais de saúde da área cumprem).
.
Tenho uma filha com 19 anos, de quem engravidei à primeira tentativa. Em 2017, ao fim de mais de um ano a tentar, achei que íamos precisar de ajuda. Fizemos todos os exames e estava tudo óptimo. Nunca aconteceu! O Gabriel é fruto de 4 IIU e uma FIV. Não é menos filho que um bebé concebido de forma natural. Além da ajuda da ciência, é só feito de amor. Felizmente tivemos o privilégio de poder usufruir de técnicas de PMA.
.
Boa sorte!

17 Janeiro: IIU Lusíadas (-) 2 Fevereiro
9 Abril: IIU Lusíadas (+) 20 Abril; AR 4 Junho
24 Agosto: IIU Lusíadas (-) 10 de Setembro
23 Janeiro 2019: IIU Lusíadas (-) 8 Fevereiro
12 Julho: FIV Lusiadas (+) 25 Julho: 150/ 2 Beta 27 Julho: 362 ❤❤❤❤❤

Lua_29 -
Offline
Desde 29 Maio 2020

Arevonline ♥️
Obrigada por esta resposta! Sim, tem toda a razão no que diz. Toda!
Eu confio nas equipa que nos seguiram até agora, e irei seguir todas as recomendações que nos forem dadas e vamos aceitar toda a ajuda pois não a teriam pedido!

Falou em coito programado. Também nunca colocamos essa hipótese para nós assim como IIU e FIV mas se essas forem as soluções para nós não vamos dizer que não nunca!

O coito programado é um método sugerido pela MAC antes da IIU? É com eles que eu posso ter acesso a esse método? Não consigo tirar as minhas dúvidas agora, e quando lá for vou direita ao laboratório, não vou passar por nenhuma médica que me tire está dúvida e a 1.a consulta como disse em cima foi para ouvir e não para falar (15 minutos)..

Gostava mesmo de percebe qual é o procedimento, passo a passo.. não me foi dada (ainda, não sei se irei ter) consulta com psicóloga.. e assim de tudo quero tomar decisões consciente.

E sim, para mim, independente da forma como será concebido será sempre um filho. Um primeiro filho que farei tudo o que está ao meu alcance para o ter.

Vejo tantas mulheres aqui, com tantas experiências diferentes.. com tempos de espera infindáveis, com imensos tratamentos, com auxílio a medicações.
Nunca fiz nenhum tratamento, nunca tomei nada. Nada mesmo.. as vezes fico com a sensação que estou a saltar degraus.

Lua_29 -
Offline
Desde 29 Maio 2020

E já agora pergunto!
Alguma menina por aqui que tenha feito Coito Programado através da MAC?

Beijinhos

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Olá Lua,
Não tenho nenhuma resposta às suas inquietações, mas venho só dizer que partilho várias das suas ansiedades, não obstante também a certeza de que independentemente da forma como o nosso bebé vier, será o melhor das nossas vidas.
Nós temos ambos 35 anos, estamos a tentar há um ano, sem sucesso. Também levamos isto bem como casal, não temos problemas de comunicação e não somos pessoas de alimentar culpabilizações.
Mas eu passei os últimos meses numa ansiedade muito grande com o espectro das consultas de infertilidade. Eu sei que representam a ajuda de que precisamos, mas a verdade é que toda a inocência e toda a construção de um ideal sobre como a concepção e a descoberta da gravidez devem acontecer acabam por ser arredadas a partir do momento em que transitamos para os procedimentos de ajuda médica. Enfim, para mim foi difícil gerir esse passo. Teve uma carga simbólica nada fácil de encaixar, digamos assim. Agora que já o fiz (aguardamos a chamada para a 1ª consulta) já estou muito mais relaxada. Andava num stress de testes de ovulação e medição de TB só para ver se conseguiamos e evitar a PMA, mas a verdade é que desde que recebi nota da inscrição, a minha cabeça (e o meu coração) entraram em modo de descanso. Veja as coisas assim: seja por IIU, FIV o que seja, a partir do momento em que se agarrar a nós será tudo igual ☺️ É nisso que penso. E que vem aí ajuda e posso estar mais descansada.
Esteja também e aproveite a ajuda. Ela é preciosa. ☺️

Outros tópicos relacionados

Indecisa infantario
Olá, estou indecisa em qual infantario por a minha filha, fui ver dois em setubal As Joaninhas ou a Andorinha Nova embora um seja comparticipado as mensalidades sao muito parecidas. Gostaria de saber algumas opniões sobre estes infantarios para...
ama
Olá mamas, tenho duas filhas uma de 5 anos e outra de 12 meses. Desisti de trabalhar para ficar com a minha filha por isso vou tomar conta de crianças pois e algo que adoro. Se precisarem contactem so comecei agora e estou a espera de um menino que...
ofertas na feira de santiago
Ola meninas, hoje fui a feira de santiago (setubal) e estão a oferecer alguns productos da Nestle, no saco vinha um pacote de farinha pepitas de chocolate apartir dos 15 messes (valido ate 02/2012, uma embalaem (dois pacotes)de cereais lacteos de...
o que fazer?
Olá meninas, quero batizar a minha princesa e queria que fosse no proximo mes mas estou com um problema e que não sou batizada. Alguem sabe se eu poderia ser batizada ate ao batizado dela ou como sou adulta tenho que fazer catequese ou algo do...
espaço batizado
Olá, mais uma vez venho pedir o vossa ajuda. Estou a organizar o batizado da minha princesa, iria ser ca em casa até ja começei a comprar as coisas so que a lista de convidados aumentou e tenho receio que nao caibam todos e nao da para excluir...
indecisa
Olá a todas, como ja disse num outro tópico, vou batizar a minha bebecas, sera no dia 18 deste mês. Depois de muito procurar arranjei um espaço, tem tudo incluindo decoração, acontece que agora a minha tia arranjou um outro espaço muito mais barato...

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?