Idade Mínima para ser madrinha | De Mãe para Mãe

Idade Mínima para ser madrinha

Responda
9 mensagens
dme -
Offline
Desde 07 Jul 2012

Olá mamãs:)

Qual é a idade mínima que se pode ter para ser madrinha de baptismo. ?Estou a referir à parte de assinar os papeis nas Igreja

JNunes -
Offline
Desde 04 Jan 2011

eu fui madrinha com 12 anos, mas já foi há muitos anos, acho que agora exigem os 16 anos.

Sobre JNunes

espreitem a minha lojinha:
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/84443

lisacarina -
Offline
Desde 04 Abr 2012

Olá

Para se ser padrinhos tem que se pelo menos o crisma. Eu fui madrinha com 10 anos, foi uma sorte, pois o padre achava piada. Hoje em dia alguns nao aceitam, os padrinhos da minha filha só o puderam ser porque eram casados pela igreja, se nao fosse assim nao dava pois nenhum era crismado Triste
Mas vai á paroquia onde queres batizar e pergunda quais as condições.

Beijinhos

Mariana a 3/05/2011 com 3.380, 50 cm as 38 semanas Sorriso És a minha razão de viver...amo-te bebé Sorriso

Sofica_s -
Offline
Desde 19 Nov 2009

Eu batizei o meu filho no Sabado passado, e fui a duas igrejas, a idade minima é 16 anos e algumas igrejas não exigem crisma mas outras exigem...

Espero ter ajudado...:)

Beijinhos...

carlamsc -
Offline
Desde 10 Fev 2012

Mamã isso depende de paróquia para paróquia por exemplo eu vou batizar a minha menina em Dezembro e o padrinho vai ter 16 anos com o crisma efectuado e a madrinha 15 e sem o crisma, o padre so exigiu que um fosse crismado, e uma delaraçao de idoniedade passada pelo paraco da freguesia de cada um?
Mas é como te digo tens que perguntar na tua paróquia.

Sobre carlamsc

A Leonor tem DPP para dia 03-09-2012 é a luz da minha vida

Visitem a minha lojinha: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/133595

patfer -
Offline
Desde 13 Abr 2012

desculpem entrar a meio da conversa...

mas então eu nunca poderia ser madrinha, só tenho baptismo :):):)

acho isso uma palhaçada, tanta exigência por parte de alguns padres não sei pra quê, mas pronto... Mas ainda bem que alguns padres já começam a ter uma postura mais aberta Sorriso

Sobre patfer

Início de treinos - Fins de Junho 2012
DPC - 26 Julho 2012
Positivo - 14 Agosto 2012 Sorriso Muitooo Feliz...
DPP - 13 Abril 2013
Nascimento do Santiago - 13 de Abril de 2013

deh_sofia -
Offline
Desde 11 Jun 2012

Ola mamas
Tambem estou com esse problema em relação aos padrinhos que escolhi para a minha bebecas, pois so tem o baptismo mesmo sendo maiores de idade.
Há algumas paroquias que aceitam apenas o baptismo outras que exigem o crisma. Como so penso baptizar a minha bebecas daqui a um ano quando ela tiver mais ou menos 8 meses, tenho tempo de procurar bem essas informações Por acaso calhou em conversa com a Madrinha da piquena e ela prontificou-se logo em fazer o crisma para poder ser madrinha o padrinho nao sei se assim o fará se necessário já que nao ando satisfeita com algumas atitudes dele.
Veremos como corre.
Isto tudo para dizer que realmente depende muito da paroquia que escolheres. Caso nao tenhas qualquer tipo de afinidade com a paroquia ou padre que escolheste talvez possas procurar noutra em que as condições te agradem mais

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Quando pedimos o Baptismo para os nossos filhos, é no pressuposto de que vão ser educados na religião em que escolhemos baptizá-los.
A Igreja Católica tem regras sobre quem pode ser padrinho/madrinha, porque essas pessoas devem sera a garantia de que, no caso de acontecer alguma coisa mã ao pais, as crianças vão ser educadas catolicamente.
Os critérios para definir se as pessoas são capazes e de confiança para assumir essa responsabilidade são vários: devem ter idades/maturidade suficeinte, e serem católicos de vida de fé comprovada.
O que é que isto quer dizer?
Que em princípio não podem ser pessoas de outra religião; não podem ser pessoas divorciadas e re-casadas/juntas; ou pessoas que pela sua vida pessoal, social e/ou moral demonstrem não ser adequadas à reponsabilidade (subsituir os pais na educação religiosa das crianças).
Há várias maneiras de um padre comprovar isso: pode conhecer os candidatos a padrinhos porque são pessoas que praticam a fé na sua própria paróquia; pode pedir para conversar com eles, e percebe logo se são pessoas que t~em mesmo fé e boas intenções; pode pedir um "certificado de vida cristã" (que é uma espécie de declaração passada pelo padre da paróquia em que os candidatos a padrinhos vivem...) ou pode ir pela via mais fácilo para ele, que é despachar pedindo o comprovativo do Crisma!
Cada padre é que decide o que lhe parece melhor, caso a caso.
Quanto a idades: regra geral, espera-se que pelo menos um dos padrinhos seja maior de idade (18 anos). Mas não é "obrigatório", podem ter por exemplo 16 e 17 anos, e darem provas de maturidade e responsabilidade, percebem?
Mas se um deles tiver 12 ou 13 anos, já convém que o outro seja um adulto consciente.
Mais uma coisa: não é obrigatório que seja 1 padrinho e 1 madrinha! POdem ser 2 madrinhas, ou 2 padrinhos... E até podem ser mais de 2!! Têm de conversar isso com o Padre.
Sem querer dar conselhos a ninguém: lembrem-se por favor que os padrinhos devem ser aquelas pessoas em quem vocês verdadeiramente confiariam para educar os vossos filhos! Os padrinhos são "os segundos pais"!
Ás vezes, vejo pais que querem que o seu melhor amigo seja "padrinho" - mesmo que seja um tipo que só serve para as borgas, uq egosta é de uns canecos, e que nuna pensou em ter uma família dele - quanto mais responsabilzar-se pelos filhos dos outros!!
A sério: não escolham padrinhos porque são os vossos irmãos, ou amigos, ou... Escolham porque são as pessoas em que vocês acreditam que seriam capazes de amar, proteger e educar os vossos filhos ce acordo com aquilo que vocês, pais, acreditam ser o Melhor!
SE não for assim, não vale a pena...

Beijinhos e felicidades para todos os vossos bebés!

Maria do Porto

nelma.m -
Offline
Desde 19 Maio 2012

ola , so queria dizer que gostei de ler a tua resposta , principalmente na parte de escolher bem os padrinhos Palmas! Palmas! quase ninguem pensa nesse GRANDE PROMENOR beijinhos

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?