Horarios trocados: como resolver? | De Mãe para Mãe

Horarios trocados: como resolver?

Responda
7 mensagens
A-A-A -
Offline
Desde 18 Nov 2009

ai, já não sei o que fazer.
tenho um bebé com 2 semanas. de dia é um anjinho que dorme em todo o lado sem qualquer dificuldade. está na sala comigo, com toda a luz natural, e o barulho da tv não incomoda minimamente o sono dele. acordo-o de 3 em 3 horas para mamar, mudo a fralda e 5-10 minutos depois volta a dormir.
o problema é à noite. tento fazer a mesma rotina, mas ele não dorme. a caminha dele está no nosso quarto quase encostada à nossa, mas depois de lhe mudar a fralda fica 1 hora a choramingar no escuro e só acalma ao colo. não quero criar habituação e estou a ficar desesperada porque o pai precisa mesmo de descansar e não consegue. ainda pensámos em deixar o pai a dormir na sala, mas a verdade é que ando tão cansada que nem ouço o choro do bebé e preciso do pai para me acordar.
que desespero! como é que vocês fazem/fizeram?

Helena B. -
Offline
Desde 23 Jan 2012

Olá AAA nem sei q te diga n passei pelo mesmo (espero q desta vez tb n vá passar) mas entendo o cansaço e o desespero...
olha estava a ler e a pensar pq é q durante o dia n o deixas a dormir no quarto? ele à noite pode chorar pq sente falta de "companhia" para adormecer, ou seja falta-lhe o som da tv, a luz e a presença de alguém (neste caso a mãe)
n concordo q se ponha os bebés a dormir às escuras durante o dia pq eles começam a baralhar td mas penso q no quarto dele (ou no vosso) com algum silêncio ou música calminha e baixinha e média luz seria o ideal...
e ele tem de ser acordado para mamar pq? tem baixo peso ou n acorda por ele?
olha só quem está lá é q sabe qto elas custam essa é q é a verdade... espero q corra td bem...

A-A-A -
Offline
Desde 18 Nov 2009

ele tem baixo peso, por isso temos que o acordar para ele comer. porque, em boa verdade, por ele dormia o dia todo sem acordar, mas não pode ser.
sempre pensei que o ideal fosse, durante o dia, ir dormindo com os ruídos normais e luz do dia na espeguiçadeira ou na alcofa e à noite fosse para a cama dele, no escuro.
se calhar não gosta da cama. será isso? mas o "ideal" é pô-lo a dormir o dia todo na cama dele ou noutro sítio?
que desespero mesmo...

Desde 17 Jul 2010

querida estas a fazer td correto! normalmente é isso que se faz, de dia luz e barulho e á noite escuro e sossego.
ele simplesmente tem os horarios trocados, tens de o tentar manter acordado durante o dia, vai passear, dá lhe um banho, anda com ele ao colo, faz coisas que o despertem, vais ver que á noite ele esta cheio de sono e dorme que nem pedra.
esta fase é sempre complicada, mas passa rapido vai ver. daqui a uns tempos ele ja nao quer colo nem os pais para nada Sorriso
Grande abraço

Patanisca e Patareca, duas filhotas lindas! Uma de termo e uma pre-termo (29semanas)
7 Abortos expontanios (um deles tardio ás 20 semanas)
Duas mortes neo-natais!
Em luta por um final feliz...

Evita Peron -
Offline
Desde 23 Ago 2010

Eu esfolava-me de cansaço mas tentava mante-lo a mexer durante todo o dia, banho, ou sei la, ou entao acordava-o de 2 em 2h de dia para ficar cansado e dormir de noite...Custa horrores mas penso que seja possivel endireitar.

Fora isso nao sera que ele tem um incomodo qualquer? será que se incomoda com o silencio ou o escuro? Nao sei que lhe diga.

Ou entao ele estranha a cama e deve gostar mais do lugar onde dorme de dia, ja pensou nisso? Será frio tambem?

"Um bebé feliz, tem papás felizes"

MFP -
Offline
Desde 05 Set 2011

Olá AAA Sorriso

Penso que estás a fazer tudo correctamente. Nas primeiras semanas é mesmo assim, os bébés não têm horários. Com o meu Santiago passou-se o mesmo. Ora comia de 2h em 2h ou de 3h em 3h, só tive mais sorte que de vez em quando lá fazia sonos de 4h à noite... Mas, nas primeiras 3 semanas passei poucas noites na minha cama :p foram a maioria deitada no sofá da sala com ele nos meus braços pois não havia maneira de o por a dormir na caminha dele... passei algumas noitadas aqui no "demaeparamae" Espertalhão

Entretanto, o pedi disse-me que eles têm 2 tipos de sono. Um profundo e um leve (mexem reviram e abrem os olhos e fazem umas caretas, uns sons e ficam irrequietos). Disse-me que devemos acorda-los quando eles estão nesse sono leve e mantê-los entretidos o máximo possível, nem que seja meia hora de cada vez, pois por cada minuto roubado a esse sono leve que eles têm de dia, o bébé vai ter que o dormir à noite, aumentando o tempo de sono.

O pedi também disse, que durante a noite não devemos acordar o bébé para comer, tudo o que ele precisa vai depois buscar durante o dia.

Devemos também criar uma rotina que é a hora de ir dormir e que o bébé se habitua a isso e vai associar à hora de dormir , seja o dar o banho, seguido da mamada, de um embalo pela casa ao som de uma canção cantada pela mãe...

A verdade é que desde a consulta, que temos feito isso e ele em menos de uma semana já está a dormir 5h seguidas de noite, acorda 10min para mamar e dorme mais 3h Sorriso

Beijinhos

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

Como te compreendo passei pelo mesmo, com meu mais velho, soluções não há, pelo menos não as encontrei com o meu, cheguei a conclusão ele queria dormir com barulho, eu não conseguia, foi tão cansativo! mesmo á noite, cheguei ao desespero de o meter a dormir na espreguiçadeira durante a noite, ao meu lado, a ver eu dormia alguma coisa de jeito!
durante o dia fazia a minha vida normal, estores abertos tv ligada puxava-o para a sala ele dormia na espreguiçadeira, a partir de determinada hora começava baixa-lhe os estímulos, banho relaxante, meia luz, musica calma de fundo, para evitar colo, ele habituou-se ser embalado no berço tinha rodas, olha era assim que o conseguia adormecer á noite, ele dava luta, nunca gostou nada de dormir, berrava que se fartava parecia que estavam a fazer mal, olha foi assim, muito mimo, mta paciência, 7 meses fui finalmente presenteada com noites de jeito!
bjos