Histerossalpingografia (HSG) Lusíadas alguém fez? | De Mãe para Mãe

Histerossalpingografia (HSG) Lusíadas alguém fez?

Responda
6 mensagens
I. Alexandra 89 -
Offline
Desde 23 Dez 2016

Bom dia Sorriso

A minha GO passou o exame de histerossalpingografia para fazer... ~
Andei a informar-me e nos Lusíadas fazem, mas gostaria de saber se alguma de vós já o realizou lá e como foi.
Há quem diga que é muito doloroso, outras pessoas dizem que não...
É necessária alguma preparação para o exame?

Beijinhooos bons treinos e muitos positivos para todas***

Diana Mar -
Offline
Desde 16 Abr 2011

bom dia
eu fiz, embora não aí
teoricamente deves fazer um clister (babygel ou microlax, por ex) umas horas antes e, cerca de 2 h antes, tomar um benuron
Há mulheres que se queixam, comigo foi tranquilo, o pior foi mesmo meter o espéculo
De qqr forma, eu fui acompanhada pois tinha medo de passar mal (e aconselho te a ires acompanhada)e levei mais benuron para tomar, caso tivesse dores, mas não foi preciso
Boa sorte!

Sobre Diana Mar

David: Amor da mãe, Adoro-te!!!

ruiva78 -
Offline
Desde 20 Ago 2016

Eu fiz nos Lusíadas,a mim só indicaram tomar brufeen 600 30m antes do exame. Comigo foram anteciosos não tenho nada a apontar. Não esperei muito para o exame mas tive à espera quase 1h30 para consulta que foi muito rápida porque não vou fazer tratamentos lá foi só mostrar o resultado. O exame não é muito agradável mas aguentei.

SF88 -
Offline
Desde 19 Fev 2017

Bom dia I. Alexandra 89,

Eu vou fazer a minha no dia 13 de Março nos Lusíadas que é onde estamos a ser seguidos.

Tenho que tomar 2 antibióticos no dia anterior, ao jantar, e um brufen 30 minutos antes do exame.

Depois do exame posso dizer como correu.

Beijinho

SF88 -
Offline
Desde 19 Fev 2017

Boa tarde a todas,

Fiz hoje o exame com o Dr. António Neves. No caso da PMA dos Lusíadas, temos que ir até à PMA, tirar uma senha de Atendimento Geral, esperar que nos chamem e fazer a admissão. Depois temos que ir para a Imagiologia, entregar os documentos que nos dão na PMA ao administrativo (não é necessário tirar senha), responder a um inquérito por causa do exame que vamos fazer e assinar um termo de consentimento.
Depois é aguardar que nos chamem.
Quando nos chamam, entramos numa salinha pequena (o vestiário), despimos a roupa, ficando apenas de soutien, e vestimos uma bata.
Quando nos chamam, subimos para um aparelho que roda em 90º deixando-nos deitadas. Com os joelhos flectidos e para o lado (posição ginecológica), o médico coloca um espéculo para manter o canal vaginal aberto e procede à desinfeção com betadine (sente-se incómodo tal como quando fazemos o papanicolau).
Depois custa um bocadinho: sente-se algo a beliscar o colo do útero e provoca dor (deve ser a introdução do catéter). Depois sente-se um líquido e umas dorzinhas parecidas com as menstruais e depois acabou.
Estava à espera que demorasse muito mais. É 1 min de uma dor mais intensa e uns 2 minutos de umas cólicas (pelo menos foi o que me pareceu). E já está.
Depois vamos à casa de banho limparmo-nos e colocar um penso e aguardar para fazer um novo raio-x mas geral à zona do útero.
Depois vestimo-nos, esperamos pelo resultado (5/10min) e vamos novamente para a PMA esperar que nos chamem para a consulta.
Eu perdi sangue mas é normal isso acontecer depois do exame.
Confesso que estava nervosa mas não é nada insuportável e é tão rápido que não custa.

Espero ter ajudado.

beijinho

JL79 -
Offline
Desde 17 Nov 2017

Olá!
Eu fiz o meu exame no Hospital dos Lusíadas e estava tão nervosa que, antes de fazer o exame com o Dr. Luís Vicente, lhe pedi uma consulta para que me pudesse esclarecer sobre todas as minhas dúvidas e dissipar os meus medos. O Dr. Luis Vicente foi muito esclarecedor e transmitiu-me uma calma e serenidade que me permitiu enfrentar os meus medos e avançar para o exame.
Deixo aqui o meu relato pois estava muitissimo assustada e queria testemunhar que não se justificou tamanho nervosismo.
O exame foi um pouco doloroso tendo em conta que tinha ambas as trompas obstruídas, mas foi extremamente bem acompanhado pela equipa médica e de enfermagem e foi muitíssimo rápido. A cólica é forte mas dura apenas segundos - não é motivo suficiente para adiar ou não realizar o exame.
Estou muito grata ao Dr. Luis Vicente e à equipa.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?