Histerossalpingografia | De Mãe para Mãe

Histerossalpingografia

Responda
15 mensagens
Bella_ -
Offline
Desde 04 Fev 2015

Olá a todas!

Tenho uma prescrição para realizar uma Histerossalpingografia. E basicamente já li (e ouvi) horrores sobre este exame... Ora então, estou bastante receosa em fazer. Também sei que depende da sensibilidade de cada uma, mas visto que tenho bastante sensibilidade à dor... estou preocupada Preocupado

Na IVI sugeriram-me dois médicos com que posso fazer o exame: Dr. Mesquita Guimarães (Hospital da Cruz Vermelha) e Dr. Arlindo Carvalho (Cuf Descobertas).

Alguma menina já fez este exame com algum destes médicos?

Obrigada!

Elisab -
Offline
Desde 02 Dez 2019

Olá! Já fiz. Sinceramente pensei que fosse pior. Deitada, injetam um líquido no útero que desentope/percorre as trompas. Ao mesmo tempo vão tirando radiografias. No meu caso caso senti imensas dores quando o liquido chegou as trompas mas é apenas 15 ou 20 segundos, depois passa.

moon_star -
Offline
Desde 10 Jul 2008

Olá.
Também fiz, mas não com os médicos que indicou. Eu fiz no Hospital de São João, no Porto. Também ia com bastante receio, mas aguenta-se relativamente bem. Não é propriamente confortável, mas também não considerei "que fosse morrer" Sorriso A minha trompa esquerda estava com permeabilidade baixa, foi preciso injectarem todo o liquido que tinham para tal, fazer pressão na barriga (do lado esquerdo) para verificarem se passava ou não...passou muito muito lentamente.
Portanto, ao injetarem-se o líquido há umas dores tipo menstruais, carregando na barriga doeu mais um bocadinho, mas tolerável. Acho que é pior o desconforto que a dor em si.

Sobre moon_star

Abril 2017- queremos ser pais
Outubro 2017- início de treinos
Novembro 2018- encaminhamento consultas de infertilidade
Março 2019- 1ªconsulta de infert.
Maio 2019- 2ªconsulta de infert.: baixa mobilidade de espermatozóides. Encaminhamento FIV.
Dezembro 2019- 1º atraso em 30 ciclos. Será?

Sara12345 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Tb fiz e pensei qdo saí de lá que não queria repetir. Entretanto ja fiz também histeroscopia. A parte psicológica pesa mto. Irmos com medo não ajuda mto. Nos mulheres passamos por mto... ecografias pélvicas, injeções, contrações, corte e cicatrizes. E aguentamos tudo !! Piscar o olho

LAMF -
Offline
Desde 07 Abr 2018

Olá, senti uma dor por segundos. Na verdade não custou nada.

Sobre LAMF

Início treinos 2016
Eu endometriose profunda, ele astenospermia
2017-2018 - 2 IIU's (-), FIV (0 embriões),
2019- 2021 - ICSI maio TEF (-), ICSI out TEF (-), TEC fev (-) e junh (-), ICSI out 1 embrião, TEC maio (-)
2022- ICSI fev e out sem embriões D5
2023 - doação de ovocitos

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Eu fiz duas, com dores suportáveis (e rápidas) em ambos os casos. Pode tomar um brufen antes do exame.

Lua1980 -
Offline
Desde 10 Mar 2020

Eu apenas fiz a histerosonografia. Como estavam permeáveis não foi preciso avançar para a histerossalpingografia. Porque é que mandaram fazer esse exame? Já li aqui que muitas meninas engravidam a seguir ❤️ Espero que contigo seja igual. Um beijinho 😘

A. Ferreira -
Offline
Desde 06 Mar 2020

Bom dia, também já fiz esse exame, mas fiz no hospital de São João. Tomei o brufen como me indicaram e não constou tanto como eu pensei(também me falaram que doía muito, e eu tenho pouca tolerância à dor), dor em si foi segu dos senti mais uma pressão.

Lurdinhas31 -
Offline
Desde 18 Out 2016

Ola tambem tive de fazer esse exame e tal como tu tinha lido horrores e no dia do exame ia em panico,quando chamaram o meu nome acho que perdi as forcas nas pernas e ainda fiquei pior porque antes de mim foi uma rapariga que vinha a queixar se muito.o que e certo e que a mim.nao me custou nada a serio,senti uma colica menstrual que durou cerca de 5 segundos e pronto.vai calma que eu ia em panico para nada.e um exame super rápido

A procura do meu milagre desde agosto de 2015
03/02/2020 IIU (-)02/08/2020 Fiv lusiadas
10/2020 TEC lusidas (+)
Apos 6 abortos a luta continua
Fiv IVI 02/09/2021..4 blastocitos.TEC(+)

tsfcfc -
Offline
Desde 22 Nov 2019

Olá Bella!

Eu fiz na CUF Descobertas. Fui fazer o exame com algum receio e confesso que doeu um pouco, mas passa rápido. E a enfermeira é uma querida ajudou-me a ficar calma.
Sais logo com o resultado.

Beijinhos e boa sorte

Bella_ -
Offline
Desde 04 Fev 2015

Obrigada a todas pelos testemunhos! Vou tentar ir calma porque a ansiedade não deve ajudar...

IsabelGG -
Offline
Desde 05 Maio 2019

Vai calma porque é um desconforto perfeitamente tolerável. Eu não tomei analgésico nenhum, apenas o antibiótico no dia anterior. A melhor parte é que engravidei logo nesse mês em que fiz a histerossalpingografia ☺☺
Boa sorte

senics -
Offline
Desde 23 Abr 2019

Olá!

Eu também fiz esse exame e não posso dizer que tenha doído, custa mais o desconforto. Se fores propensa a ter cólicas durante o período, é isso que vais sentir. Custou-me mais umas horas depois do exame, já em casa tive mesmo muitas cólicas, como se fosse um dia mau da M.

Toma um brufen duas horas antes do exame e outro 6h depois da primeira toma, ajuda muito.

Vai tranquila porque passa num instante Sorriso fecha os olhos e imagina que estás nas Caraíbas, que foi o que eu fiz! **

Bubbles82 -
Offline
Desde 16 Out 2018

Boa tarde,

Também tenho indicação para fazer esse exame e recomendaram me precisamente esses dois sítios, Cuf Descobertas ou Cruz Vermelha. Alguém sabe dizer quais os valores praticados e se alguém teve comparticipação do seguro?
Obrigada 😊

Dani_L -
Offline
Desde 27 Maio 2020

Olá Bella!
Também estava com muito medo do exame, tomei um Brufen 600 antes e foi mais fácil do que imaginava. Não vou dizer que não custou um pouco mas acho que o medo do desconhecido foi pior que o exame em si. Fiz antibiótico 3 dias por precaução (o médico prescreveu no dia do exame mas há quem comece antes).
A parte melhor da Histerossalpingografia é que engravidei... abençoado exame! Estive um ano e meio a tentar.
Apesar de eu ter permeabilidade tubular, o contraste deve ter aberto uma "auto-estrada" nas minhas trompas e isso deve ter ajudado imenso (o espermograma do meu marido não era muito bom).
Ânimo! Se soubesse o que sei hoje não tinha adiado este exame tanto tempo...

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?