Hipertireoidismo - medicação | De Mãe para Mãe

Hipertireoidismo - medicação

Responda
9 mensagens
JayS -
Offline
Desde 13 Fev 2012

Mamãs e futuras mamãs, bom dia!

Precisava de testemunhos de mamãs com hipertireoidimo ou que tiveram durante a gravidez.

Eu descobri há cerca de 2anos o meu problema. Para além do hiper com TSH baixissima (cheguei a 0,001 numa escala referencial normal entre 0.27min-4,20máx), tenho nódulos. Fui logo medicada com 2 comprimidos tiamazol metibasol mas como passei para hipo em 1 mês de tratamento (TSH 8,95) suspenderam e andei bem um ano até ter despoletado novamente o hiper.

Ora novamente tiamazol (2 comprimidos) e sem nada o fazer prever porque tomei precauções lá vem um baby a caminho. O meu endocrino pediu para suspender a medicação pois diz que há casos até de melhorias de diagnostico e ando vigiada mensalmente sem tomar nada, porém a TSH está baixissima novamente e em cada análise os valores baixam mais sendo que agora até a T3 e T4 estão no limite alto. Ele já me informou que se continuar assim vou tomar uma dose baixa de medicação e para informar a minha GO na proxima consulta.

Acontece que fui ao hospital fazer eco e o GO q me fez a eco quando soube que não tomava nada passou-se, que tenho de zelar pela saude do meu bebé e senti-me a pior mãe do mundo. A minha GO calculo que ache que eu esteja bem acompanhada e até agora nunca se manifestou nem a favor nem contra (ainda não lhe disse que o endocrino quererá começar a medicação mas farei na consulta que agora terei com ela). O medico de familia acha que não devo tomar NADA e como tomei inicialmente anda super preocupado que o bebé tenha algum problema e eu ando aqui a ouvir de todo o lado tipo às aranhas.

Engordei 2kg em 12 semanas por isso tambem acredito que as coisas não estejam péssimas e sintomas só mesmo as arritmias e tremores mas tenho de passar por alguma situação stressante por ex. para sentir qualquer sintoma.

Alguma mamã que tenha hiper ou teve na gestação que me conte a sua história?

Nem vou à net ler... que é só desgraças!

Desculpem o testamento!

Beijinhos e obrigada!

Sobre JayS

UPM - 18/01/2017 - Positivo - 09/02/2017 - DPP - 23/10/2017 - Nasce o nosso menino, de parto normal, a 31/10/2017 às 00h52 Sorriso
UPM - 18/02/2012 - Positivo - 14/03/2012 - DPP - 21/11/2012 - Nasce a nossa menina, de parto normal, a 03/12/2012 às 18h25 Sorriso
Amor a 4 <3

Alexa Monteiro -
Offline
Desde 09 Abr 2013

Olá JayZ, eu nao tenho hipertireodismo mas tenho hipó.. Descobri quando queria engravidar do segundo filho. Comecei a tomar medicação logo quando descobri e quando engravidei continuei a medicação e até tive de aumentar a dose. Não tem qualquer problema tomar durante a gestação medicação para a tireode. Contudo aconselha-te com o teu endocrinologista. Eu fui acompanhada a gravidez toda pela endo e fazia análise quase todos os meses no primeiro e no segundo trimestre. Vai correr tudo bem. Tudo de bom

Dracaena -
Offline
Desde 26 Out 2016

Eu tambem tenho problema de tiroide, mas hipo. Sou acompanhada pela endocr e a obstetra e todos os meses tiro sangue para ver se tudo esta bem e as duas comunicam entre si os resultados. So tive de aumentar a dose e para ja corre normalmente.

Sophie222 -
Offline
Desde 07 Set 2014

Olá Jays,
descobri que tinha hipertireoidismo quando tentava engravidar e vimos que havia um descontrolo da tiróide. Fiz tratamento com medicação (propicil) durante 9 meses. Durante esses tempo fui fazendo análises e ajustando a medicação até a tiróide estabilizar e não haver qualquer problema para engravidar.
Quando engravidei fiz consultas e análises regulares para verificar os valores. A doença estagnou com a gravidez, e por isso deixei de tomar a medicação pois já não fazia falta. Até os sintomas que tinha (arritmias) desapareceram.
O meu bebé faz hoje 7 semanas e na próxima semana tenho consulta para saber se os valores estão normais ou necessito voltar a tomar medicação.
No meu caso não necessitei de medicação durante a gravidez mas a minha médica disse-me que se precisasse era perfeitamente compatível com a gravidez, desde que devidamente acompanhada.
Não te preocupes, pois tudo irá correr bem. Aliás, o stress em nada ajuda à doença nem à gravidez.
Beijinho e tudo a correr bem Piscar o olho

JayS -
Offline
Desde 13 Fev 2012

Agradeço de coração a todas pelas vossas respostas e carinho <3 assim temos noção de quanto os problemas da tireoide afectam tantas mulheres (e homens). Efectivamente se houver um bom acompanhamento as coisas correm o seu rumo e tudo fica bem, quero mesmo crer que estou nesse caminho.

Na semana que vem repetirei análises e voltarei ao endocrino e talvez ele me medique. Preciso de ter a confiança/certeza que estou a fazer o melhor pelo meu bebé e quando me disseram que não tomando a medicação que estou a por em risco, fiquei doente e super preocupada Triste mas também confio no meu endocrino e no que ele acha melhor. Mas na cabeça de mãe tem sido uma dualidade Triste

Obrigada uma vez mais pela vossa ajuda e palavras!

As maiores felicidades vos desejo e aos vossos <3

Sobre JayS

UPM - 18/01/2017 - Positivo - 09/02/2017 - DPP - 23/10/2017 - Nasce o nosso menino, de parto normal, a 31/10/2017 às 00h52 Sorriso
UPM - 18/02/2012 - Positivo - 14/03/2012 - DPP - 21/11/2012 - Nasce a nossa menina, de parto normal, a 03/12/2012 às 18h25 Sorriso
Amor a 4 <3

felizarda_81 -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Ola, Jay!
A minha tiroide começou a "funcionar" mal após a gravidez!
Fiquei com trab a 4.81 (0.00-1.50), TSH a 0.01 (0.3-4.7) e t3 livre a 5.7 (2.8-5.3). resultados das primeiras analises, quando estava gravida de 12 semanas!
A médica mandou-me a um endrocrino, e ele pediu-me a repetição das analises, porque segundo ele, há uma glandula às 12 semanas de gravidez que pode induzir em erro, e pensarmos que é tiróide, e não ser nada!
Infelizmente não foi o meu caso! As analises confirmarão Hipertirodismo (doença de graves)... razão pela qual eu emagreci 5 quilos nas primeiras semanas de gravidez!
Entretanto comecei a tomar metabisol, 5mg, um comprimido por dia! Repetição de analises 6 semanas depois, e fiquei com T#livre normal, Trab reduzido para 2.55 e tsh continua nos 0.01. Por agora estou a continuar a toma de 1 comprimido dia, e terei de repetir as analises daqui a uns dias!
No entanto queria te dizer, que meu bebé esta com quase 29 semanas e esta bem de saúde! Até está um pouco acima da linha, e acredito que vai correr tudo bem! Por isso, pensamento positivo, vai tudo dar certo!
Beijinho e boa sorte!

HV -
Offline
Desde 05 Mar 2017

Olá mamãs, deixo aqui o meu testemunho, tenho tiroidite de hashimoto na forma de hipotiroidismo, já há cerca de 3 anos que sou seguida por um endocrinologista e depois de acertar na medicação tem-se mantido sempre estável. Desde k estou grávida (17 semanas), fiz as análises á tiroide ás 12 semanas +- e os valores estavam todos normais pelo que tenho continuado a medicação k já tinha (levotiroxina 50 e 75 mg dias alternados) e o endoc só me mandou voltar lá depois do bebé nascer. No entanto vou perguntar ao medico d familia se a medicação da tiroide ñ pode ter contribuido p o valor da alfa-fetoproteina elevado há 2 semanas atrás?

JayS -
Offline
Desde 13 Fev 2012

Olá novamente meninas!

Peço desculpa pela demora mas nem sempre consigo cá vir!

Felizarda, a tua TSH está tal e qual a minha: 0.01. Felizmente a T3 e T4 voltaram ao normal nestas ultimas análises. Já fizeste novas? Tens resultado?

Por curiosidade, o teu endocrino não te falou no propycil? Digo isto porque a pedido da minha GO que estava preocupada com o bebé, fui a outra endocrino que ficou possessa porque é que eu não estava a tomar nada para a tireoide. Disse-me que o meu bebé era um sobrevivente pois podia tê-lo perdido com a falta da medicação e com as alterações tão graves que tinha Triste receitou-me o propycil 0.5comp 2x dia.

HV, não sei se haverá relação com a medicação mas fala tanto com o teu MF como com o teu GO. Alguma conclusão hás-de chegar. Interessa sim que estejas a ser bem acompanhada e que tudo esteja bem convosco as 2!

Como disse à Felizarda fui a outra endocrino a pedido urgente da minha GO e vim de lá com medicação propycil e com o coração nas mãos porque efectivamente como ela me descreveu o quadro acho que o facto de ter estado 14 semanas sem tomar nd foi mesmo MUITO mau Triste A minha GO na ultima consulta não quis esperar mais e encaminhou-me porque estava mesmo preocupada. Acho que esta segunda opinião era essencial.

Vamos agora aguardar novas analises já com a medicação e ver o que acontece. Entretanto devo ficar-me por esta nova endocrino porque haverá entre ela e a GO uma comunicação interna e isso nesta fase é o que mais preciso, comunicação entre eles e coerencia!

Beijinhos as 2!

Alexa, Dracaena, Sophie beijinho tb!

E obrigada uma vez mais!

Beijinhos aos vossos bebecas!

Bom fim de semana!

Sobre JayS

UPM - 18/01/2017 - Positivo - 09/02/2017 - DPP - 23/10/2017 - Nasce o nosso menino, de parto normal, a 31/10/2017 às 00h52 Sorriso
UPM - 18/02/2012 - Positivo - 14/03/2012 - DPP - 21/11/2012 - Nasce a nossa menina, de parto normal, a 03/12/2012 às 18h25 Sorriso
Amor a 4 <3

felizarda_81 -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Por agora os últimos resultados que tenho são T3 e 4 livres normalizados, Trab reduzido para 2.55 e tsh continua nos 0.01, continuo a toma um um comprimido por dia!
Começei a fazer medicação logo que foi confirmado o hipertirodismo pelas 16 semanas de gravidez!
Entretanto, fui encaminhada para o hospital publico pela minha GO, porque agora tenho diabetes gestacionais... e então já tenho nova consulta próxima quinta feira de endocrino e ai vão me dizer o que devo continuar a fazer com a tiróide e os diabetes gestacionais!
Em relação á medicação, minha GO concordou com o metabisol, e a obstetra que me deu consulta ontem no publico, disse que estava a tomar o metabisol porque realmente minha tiróide estava muito louca, e tinha de ser esta medicação!
O bebé apesar de tudo está muito bem, segundo a minha GO, até está um pouco acima da linha!
Enfim...que fazer com estas hormonas??!
Depois vou dando noticias! Beijinho e tudo de bom!