Hiperactividade | De Mãe para Mãe

Hiperactividade

Responda
9 mensagens
gil1980 -
Offline
Desde 06 Nov 2012

Olá a todas.Eu sou lá do forum de anossavida.
Bom o que me trouxe aqui foi muitas duvidas a respeito do meu filho.

Tenho um menino de 4 anos e uma menina de 5 anos, minha filha é uma menina tranquila e sossegada e muito timida, mas muito inteligente.
O meu filho é o oposto, sempre bem aberto as pessoas desde bebe, abria um sorriso a toda gente e ia com qualquer pessoa.
Andou muito rápido, com 10 meses já andava a casa toda,e assim que começou se levantar não parava mais quieto, sempre mexia em tudo.Com mais ou menos um ano ele mesmo começou fazer xixi no pote sozinho, me lembro como hoje de esta na sala e ele vim com o pode posou no chão sento e fez xixi.Dai por diante sempre fez sozinho e logo tmb tirei as fraldas nouturnas, e logo ja fazia sozinho tmb na sanita.
Ele sempre foi muito independente,semprew dormio sozinho e na hora certa, por volta das 9 menos um quarto, sempre comeu muito bem de tudo,adoro legume se saladas, se não tiver ele não come.

Ele foi crescendo e cada dia ficando mais terrivel,não para um minuto, eu achei que era uma fases, a minha médica de familia recomendou coloca-lo em actividades e assim fiz.Ele tmb tem dificuldades na fala, um grande problema de dicção, coloquei 2 x por mês na terapia da fala.

Mas nada disso passou e ele agora com 4 anos está pior, bagunça os brinquedos e a casa toda e não brinca com nada, não da um minuto de sossego.
Ele sobe no frigurifico igual gato, sobe na banca da cozinha, não pede para fazer as coisas, faz ele sozinho mesmo se estiver no alto sobe em bancos e pega qualquer coisa.
Na escola tmb notaram a mudança, a educadora dele disse que ele esse ano está pior, e que tem grande dificuldades de aprendizado.

Eu levei ele a consulta com a médica de familia e ela ficou espantada com ele, acho ele mesmo muito diferente, bem pior, na verade ele sempre foi assim, mas ela so o via no consultorio não se apercebeu como ele era agitado.
Ela então pediu uma consulta com médicos especializados.
Fui semana passada a essa consulta no hospital santo antonio no porto.O que a médica me disse

Que ele apresenta uma perturbação de défice de atenção e hiperactividade e uma perturbaçao de oposição e desafio(esta ligeira).
Apresenta uma perturbação da articulação verbal, pelo qual ele necessita de realizar terapia da fala com uma frequencia de 1x/semana.

Ela ainda pediu uma consulta com psecologo, estou a espera da carata e tmb marcou consulta novamente com ela no memso hospital para agosto.
Tmb disseque não ia medica-lo ainda mas que para o ano ele vai tomar medicação por uns bons anos.
Eu não percebo nada disso, já estive a ler na nete e pelo que lhe têm 4 tipos..
Alguem aqui passa pelo mesmo?
E possivel ela ter diagnosticado ele hiperactivo mesmo sem exames?
Agradeço a vossa ajuda, pois estou muito preocupada.
Meu filho é muito danadomas ao memso tempo é uma criança meiga e carinhosa por demais..
Grata..Gil

Orchid -
Offline
Desde 25 Mar 2009

Respondendo directamente à tua pergunta: Não, não é possível fazer um diagnóstico garantidamente acertado só numa consulta.

Mas, se calhar por isso mesmo é que ela encaminhou o menino para a psicóloga, que fará avaliação e será um meio complementar para diagnóstico, não?

Muito força e paciência!

Sobre Orchid

05-09-2009... chorei porque não sabia sorrir tanto!
Sessões fotográficas pré-mamã, bebé, familia...
www.caixadeluz.pt http://www.facebook.com/caixadeluz
[email protected]

gil1980 -
Offline
Desde 06 Nov 2012

Orchid escreveu:
Respondendo directamente à tua pergunta: Não, não é possível fazer um diagnóstico garantidamente acertado só numa consulta.

Mas, se calhar por isso mesmo é que ela encaminhou o menino para a psicóloga, que fará avaliação e será um meio complementar para diagnóstico, não?

Muito força e paciência!

Muito obrigada!

sylviemarinha -
Offline
Desde 16 Nov 2009

Leva também o menino a uma consulta de otorrino. Ele pode estar a ouvir mal (o que poderia ajudar a justificar a fala) e pode ter as adenoides (e até amígdalas) muito grandes e cada vez mais se está a relacionar esse fato com ligeiros distúrbios de hiperatividade (que no fundo acaba por não o ser).
Boa sorte

flor_de_rosa -
Offline
Desde 18 Mar 2010

a hiperatividade não se consegue diagnosticar antes de entrar para a escola primaria e demora meses ate se conseguir concluir o diagnostico...

25 de Outubro de 2005 nasceu o joao pedro começa o encanto e a felicidade bateu a porta outra vez a 5 de outobro 2010 quando nasceu a rozinha....
sou a afilhada mais babada do mundo, Celokinha é uma madrinha linda
tenho as afilhadas mais fofa do mundo... sofia.miguel e a marisa1989

3 Pirralhetes -
Offline
Desde 09 Out 2012

Bem para começar não diagnosticam hiperactividade numa só consulta.A minha filha andou num psicologo 7 meses e ia de 15 em 15 dias ao psicologo até que ele a mandou para um pedeupsicologo mas já com o diagnóstico de Hiperactividade.Então ela tem Transtorno da Hiperatividade com défice de atenção.Medicação antes dos 6 anos ele disse logo que não concorda .Até á próxima consulta que é em Julho mandou dar-lhe um café expresso longo todos os dias de manhã,quem é hiperativo diz que faz o efeito de acalmar,muito sinceramente não vejo melhorias.A minha pitusca vai para a escola em setembro não sei se é medicada antes ou depois de ir para a escola,logo se vê na próxima consulta.Sei o que estás a passar são crianças que não param sossegadas 1 segundo,só quem passa por isso é que sabe dar valor.Se precisares de alguma coisa e eu te puder ajudar diz.Bjinhos e muita força mamã.

05/04/2007 á 1h41-38+4-Cesariana de urgência.A minha princesa nasceu com 3,295kg e 47,5 cm.
07/02/2013 ás 22h14-38+2-Parto normal c/forcepts.O meu principe nasceu com 3,080kg e 49,5 cm.
10/11/2014 ás 21h20-39+5-Parto normal.O meu principe nasceu com 3,435kg e 49 cm

FM88 -
Offline
Desde 23 Maio 2012

Ola mamã Sorriso

É o seguinte, normalmente os médicos numa consulta fazem esse diagnóstico, porque vão ver os critérios da perturbação, e se preencher os critérios eles fazem o diagnóstico. Os médicos funcionam assim, porque é a visão deles - sintoma, patologia, diagnóstico. Ele fez bem encaminhar te para um psicólogo, pois o psicólogo tem outra perspectiva, vai tentar compreender o desenvolvimento da criança, a historia familiar, a dinâmica pais-filhos, etc. Quanto aos exames para diagnóstico, não há exame físico para detectar hiperactividade (ex: análises, tac ou coisas do género), mas o psicólogo deverá pedir para pais e/ou professores/educadores preencherem um questionário sobre o comportamento da criança, e/ou fará uma entrevista com eles. Penso que a Hiperactividade não deve ser diagnosticada antes da entrada no 1.º ciclo, se depois se confirmar o médico poderá receitar medicação, mas a criança também deverá ter acompanhamento psicológico para a ajudar a controlar-se melhor, aumentar a atenção, etc.

Não desanimes! Tudo tem solução Piscar o olho

aprendiz -
Offline
Desde 19 Ago 2009

Gil, não te assustes com esse diagnóstico, afinal ainda não é definitivo, ainda para mais é muito cedo para efetivar a hiperatividade numa criança! Por outro lado, trabalhando conjuntamente com um bom psicólogo, os pais conseguem "dar a volta" à hiperatividade sem chegar à medicação, pois aprendem técnicas para isso.
*
A primeira coisa que pensei quando li o que escreveste foi: vai ao audiologista para verificar a audição dele. Como professora do 1º ciclo, já tive casos de miúdos que estavam a dispersar porque estavam ficando distantes dos outros, pela falta de compreensão, reagindo então para obter toda a atenção.
Por outro lado, o ideal para estas crianças "elétricas" é não passarem o dia inteiro na escola, quanto menos tempo melhor! Meio turno na escola, meio turno em casa, ou na companhia de avós, faz milagres!

gil1980 -
Offline
Desde 06 Nov 2012

Meninas agradeço a todas pela atenção.
Sandra, olha que meu filho ia adorar um cafe lol ontem mesmo apanhei o tomando um resto de café no chavena.
Aprendiz acho que ele não tem problemas de audição pois ouves muito bem ate de mais.
Foi por isso que pedir a vossa ajuda, pq pelo que lhe na nete a hiperactividade so se é mesmo medicada apartir dos 7 anos.

Sandra é mto dificil, tem que ter muita paciência mesmo, andar a correr para todos os lados.Outra dificuldade é sai com eles para casa de amigos como eles, a minha sogra so agora fica com ele e por pouco tempo, uma horinha com ele e ela ja nos liga super esressada, a reclamar.
Outra coisa que me preocupa é que ele é mais virado para coisas de guerras, espadas, pistolas e policia.
Ele fala em guerras como se ja estivesse em uma, acho estranho pq aqui em casa ninnguem deixa ele ver ou ter algo assim.
Eu não sou espirita, mas vendo como ele fala e age como se estivesse
lutando, me faz pensar que ele veio de algum pais de guerra lol