Hábito de recolher brinquedos | De Mãe para Mãe

Hábito de recolher brinquedos

Responda
10 mensagens
Desde 10 Jun 2019

Olá! Sou aluna de desenho Industrial, e estou desenvolvendo um projeto relacionado a tarefa de recolher brinquedos e o envolvimento dos pais e filhos nessa atividade.

Pensando nisso, queria pedir a ajuda de vocês sobre esse assunto, respondendo essa pergunta!

Por que acha que é difícil as crianças aderirem a tarefa de recolher os brinquedos? Existe o incentivo? Alguns pais recolhem os brinquedos por achar que as crianças ainda são muito pequenas, e não conseguiriam executar a tarefa, ou por julgarem mais rápido dessa forma, o que acha disso?

é bem rapidinho e eu iria agradecer demais! Bjs

suzisabel -
Offline
Desde 13 Fev 2014

Ca por casa do primeiro eu que apanhava tudo ate aos 5 anos, depois comecei a dizer que se nao apanha se ia tudo pro lixo 🤫 resultou.
Das meninas apanhei ate a Kyara ter cerca de 2 anos a partir dai dizia para ela apanhar e ela sempre teve esse habito de á noite arrumar os brinquedos todos a irmã como a via a arrumar ja com 1 aninho a imitava agora com 3 e 4 anos depois do banho e dos dentes lavados elas ja sabem que tem de apanhar os brinquedos antes de ir pra cama.

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Ah, esse tipo de recolher brinquedos....
Por aqui ainda é muito novo para isso mas vou aproveitando quando está numa de desarrumar/ arrumar (em loop), e digo para ele pôr as coisas no sítio, e vou dando os brinquedos, livros, etc, um a um. Depois só o tenho de distrair para ele não desarrumar de novo xD.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Por aqui sou eu que recolho. Acho que ainda não entende.

Janis_ -
Offline
Desde 11 Mar 2016

Lá por casa já se vai incentivando para que guarde os brinquedos nas caixas que temos para o efeito, fazemos ao mesmo tempo que ele e ele mostra-se interessado na tarefa. A ideia é ir entrando no ritmo e aos poucos passar a ser uma rotina dele.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Olá,
inicialmente de facto as crianças podem ser demasiado pequenas para a tarefa (a minha filha ainda nem caminha quanto mais arrumar o que espalha..), mas quando passar a ter essa destreza pretendo criar esse hábito, como qualquer outro, como lavar os dentes, como secar o cabelo… No final da brincadeira tenciono arrumar os brinquedos com ela, mas depois gradualmente passará a fazer sozinha… Acho que tem que se encarar como um outro qualquer hábito diário.

Lilliana -
Offline
Desde 31 Maio 2011

Olá.
Sempre tentei incentivar a minha filha a arrumar. Fosse brinquedos, fosse a roupa dela ou mesmo as compras nos armários.
Mas nem sempre foi fácil.... até que descobri o truque do tempo.
Basicamente dizia-lhe: "Aposto que não consegues arrumar isto tudo em 2 minutos"... Este método de desafio funcionou milagrosamente. Por vezes meto o temporizador do telemóvel a contar e ainda lhe dá mais pica ganhar.
Agora já tem 8 anos e já percebe que preciso de ajuda, ainda mais agora com a bebé.
Mas por vezes ainda usamos este truque, por exemplo para o banho. É uma maneira de não levar meia hora debaixo de água. 
Todas as crianças são diferentes, umas funcionam com castigos ou ameaças, outras com incentivos. A minha funciona bem com desafios deste género.

Sobre Lilliana

02/12/2010 - Um grande dia!

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Mas referes-te a alguma idade em particular?
Eu ainda não me preocupo muito. Mas já noto, que em determinadas situações, ela percebe que tem de arrumar os objectos que usou. Por exemplo, no ginásio, já assisti várias vezes no fim da aula, a ela ir arrumar alguns objetos que foi buscar ao armário, e que não faziam parte das actividades. No entanto, em casa, nunca a vi arrumar nada lolol a não ser colocar o lixo no caixote. Já é um começo.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Por aqui tem 2 anos e ha muito que introduzimos esse habito. com os brinquedos mas tb com outras coisa (tipo ser ele a ir colocar a fralda suja no lixo).
Claro que nem sempre resulta, pois ainda é pequeno, mas ja lhe introduzimos essas pequenas tarefas/responsabilidades.
A da fralda ele adora, a dos brinquedos tem dias! Gargalhadas

Carina_mamãdoV -
Offline
Desde 31 Out 2017

O meu já arruma os brinquedos, temos umas caixas proprias e nós dizemos que está na hora de guardar os brinquedos e ele coloca na caixa. O mais difícil é fazer com que ele não os tire de lá novamente, pois sempre que arruma quer desarrumar de seguida