Gravidez química, de novo 😢 | De Mãe para Mãe

Gravidez química, de novo 😢

Responda
4 mensagens
estrela_do_oriente -
Offline
Desde 17 Abr 2008

Olá meninas 🥰

Vinha ouvir as vossas experiências, antes de engravidar do meu filho tive uma gravidez química , na altura diagnosticaram hipotireoidismo e comecei a por progefikk e a tomar Eutirox. Engravidei dele e correu tudo bem 🙏

Agora voltamos aos treinos, estávamos desde setembro é este mês veio o positivo e … novamente gravidez química 😢 não estou a ser medicada para tiróide porque os exames pré natais que fiz davam os valores de referência, acontece que estava a tomar um suplemento com iodo e o go onde fui diz que não era aconselhava porque não sabemos até que ponto a gravidez não dá alterar a tiróide 🤷‍♀️

Fico só a pensar porque ele diz que isto nem sequer é considerado um aborto dado que não existe embrião, contudo acho que se deveria valorizar mais isto porque a verdade é que a mulher engravida, e pode haver algo que não esteja a fazer com que o embrião se fixe.

Mais alguém que já tenha passado por isto mais do que uma vez ?

😞

Treinante desde Set/17
29 Nov 2017 positivo 😍❤
07 Dez 2017 Gravidez não evolutiva 😢🙏👼
21 Abr 2018 positivo ( agarra-te bem meu amor ) ❤🙏🤞
15 Janeiro 2022 positivo 🙏 24 Janeiro 2022 Novamente não evolutiva 🥺😢

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Não passei mais do que uma vez, mas uma vez bastou para andar sempre em cima da tiróide por recomendação médica.
Os valores de referência da Tsh para uma mulher que tenta engravidar não são os normais, mas sim os usados no primeiro trimestre de gravidez. A endocrinologista sempre me disse que com a tsh acima dos 2.5 ia ter mais dificuldade em engravidar ou manter a gravidez e a verdade é que só voltei a conseguir engravidar quando a Tsh estava abaixo dos 2.5.
Também é verdade que mulheres com história de hipotiroidismo não podem tomar iodo, porque tende a pressionar mais a resposta autoimune da tiróide e a piorar o quadro de hipo.
Deixe de tomar esse suplemento de iodo, consulte um endocrinologista ou faça como a ob recomenda. Talvez deva voltar a fazer uma pequena dose de eutirox para minimizar riscos.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

A questão da tiróide é muito importante ver, porque é fundamental para engravidar. Consulte um endocrinologista e veja essa situação.
Entendo o que diz, mas considera-se "normal" a gravidez química. Se não me engano estima-se que uma mulher tenha 3 na sua vida.
Como disse o médico não consideram gravidez, porque o útero não teve nenhum função/alteração nessa gravidez, é como se tivesse havido uma tentativa e tivesse falhado. A maior parte das mulheres não sabe se já teve ou não, é algo que passa muito despercebido.

Aialves -
Offline
Desde 07 Mar 2014

Olá estrela_do_oriente,

Tal com o já foi dito aqui, deve consultar um endocrinologista.
Eu tenho hipotiroidismo há vários anos, sou acompanhada regularmente por uma endocrinologista. Mesmo antes de sequer pensar em tentar engravidar, em todas as consultas a mensagem era sempre a mesma "se um dia engravidar, avise-me assim que souber!".
Quando iniciei o meu processo de infertilidade, deu sempre visibilidade à endocrinologista de todos os tratamentos que fiz e que medicação fazia. Houve sempre uma preocupação da parte dela em manter os valores dentro do correcto. Consultas e análises mais regulares, com acertos de dosagem sempre que fazia sentido.
Para além disso a minha GO não me deixa avançar com nenhum tratamento sem ter estes valores dentro do normal.

Os valores até podem estar normais antes de engravidar, mas isso só quer dizer que a quantidade hormona produzida é suficiente para si e para as necessidades do seu corpo. Assim que engravida o bebé também necessita desta hormona e o "consumo" passa a ser maior levando a que os valores fiquem rapidamente desregulados.

Tendo sido diagnosticada com hipotiroidismo no passado não deve colocar este assunto de parte. E de acordo com a minha Endocrinologista, as alterações de dosagens só são visiveis nas análises após 3 meses.

Espero ter ajudado.

Sobre Aialves

2019 - 3 IO (-)(-)(+), AR 8sem;
02/20 - IO (-); 10/20 - TEC(+), IMG 14sem;
03/21 - TEC(-); 04/21 - TEC(Canc); 05/21 - TEF(-), Miom; 11/21 - TEC(-) Trombofilias(+)
02/22 - TEC(-); 07/22 - ICSI (7 emb), PGT-A (1 euploide); 10/22 - TEC (+), AR 6sem