Gravidez ectópica - laparoscopia - trompa direita | De Mãe para Mãe

Gravidez ectópica - laparoscopia - trompa direita

Responda
16 mensagens
Cat Girl -
Offline
Desde 02 Mar 2009

Olá a todas,
Venho dar o meu testemunho, pois os testemunhos de outras meninas em todo este processo foram muito importantes para mim...
Após quase 3 anos de tentativas, finalmente o meu teste deu positivo. A felicidade durou menos de uma semana, pois no passado sábado acordei com sangue rosa, que rapidamente se transformou em vermelho vivo. Além disso, sentia uma dor do lado direito.
Fui às urgências do hospital público. Fizeram-me logo uma eco, e nessa eco encontraram o útero vazio. Depois fiz análises ao sangue e o beta hcg já ia em 2.500, logo havia gravidez. A médica mandou-me voltar segunda feira. Na segunda fiz o mesmo, nova eco, novamente sem nada no útero. Novas análises, com o valor de 5.000. Ou seja, gravidez evolutiva, mas fora do útero. Já não me deixaram sair do hospital. A gravidez ectópica é muito séria. Quando está fora do útero, salvo raras excepções, não é de todo possível continuar com a gravidez, pois traz problemas graves à mãe, que incluem morte caso não seja tratada a tempo. A minha mãe também passou por isto, na altura dela era tudo mais complicado, rebentou-lhe a trompa e não morreu por muito pouco.
Na terça feira as dores do lado direito intensificaram-se. Fiz nova eco. Nada no útero. Trompa direita dilatada com vascularização e muitas dores cada vez que o aparelho da eco tocava desse lado. Fui operada por laparoscopia e como já me tinham informado anteriormente, tiraram-me a trompa direita. Levamos anestesia geral e fazem 3 ou 4 furos na barriga. Nesse dia à noite já me fizeram levantar e comer. Na quarta feira tiraram o soro e à noite vim para casa. E agora é recuperar... muito lentamente... Em casa estou a tomar benuron de manhã e à noite e não posso dizer que tenho muitas dores. Tenho é a barriga inchadíssima, parece um balão. Já vi no youtube um vídeo deste tipo de operação e eles colocam ar na barriga, daí estar assim. Já perguntei à minha médica e ela diz que não há nada a fazer, só esperar....
E pronto, este é o meu relato físico, a frio, de como as coisas aconteceram.
A verdade é que a história não é bem assim... Por mais fortes que sejamos, esta situação é mesmo muito triste, e ultrapassá-la não vai ser fácil. Chorei estes dias todos, até chegar a casa, mas quando cheguei a casa fiquei mais forte psicologicamente, até porque o meu filhote estava cheio de saudades da mãe e está a adorar ter-me sempre aqui por casa.... já que não lhe dou um irmão, tenho de ser eu a brincar com ele Piscar o olho
Queria pedir às meninas que já passaram por isto que me dissessem como foi a recuperação... fácil? complicada? podemos fechar as calças depois de quanto tempo :)? quando poderei voltar a conduzir? não me explicaram muito sobre recuperação, e só vou ter a consulta da alta, lá no hospital, daqui a umas 6 semanas... e com a go também só para janeiro...
Desculpem o testamento Sorriso
Beijinhos e obrigada desde já pela resposta

Sobre Cat Girl

Mamã babada do Tiago Miguel (04/10/2011)
***
Filhote és o amor dos teus papás!

S. Martins -
Offline
Desde 26 Jun 2016

Olá Cat!
Estou solidária com o teu sofrimento... desde que decidi engravidar que tenho ouvido muitas histórias de gravidez ectópica! E muitas delas terminaram com uma nova gestação bem sucedida!
Não te posso ajudar quanto à evolução da tua condição física mas espero que recuperes rapidamente!
Um beijinho grande... o corpo recupera mas o coração terá sempre algumas cicatrizes!

Cat Girl -
Offline
Desde 02 Mar 2009

Obrigada S. Martins. Mas sabes, não vou desistir! Mesmo com todas as dificuldades, vou continuar a tentar! Beijinhos

Sobre Cat Girl

Mamã babada do Tiago Miguel (04/10/2011)
***
Filhote és o amor dos teus papás!

S. Martins -
Offline
Desde 26 Jun 2016

Claro que sim, temos de continuar atrás do nosso sonho!
Posso te dizer que tenho duas raparigas próximas de mim cuja primeira gravidez foi ectópica e agora uma já tem uma menina com 4 aninhos e outra um bebé com meses. Para além disso a prima de uma amiga minha, foi-lhe detectada gravidez ectópica em junho na altura em que tb tive a minha primeira gravidez, e soube à pouco tempo que esta grávida novamente e desta vez o embrião está no sítio certo!!
Há muitos casos de sucesso... é sarar o corpo e o coração e quando tiveres luz verde da GO é voltar aos treinos Piscar o olho

BBBB -
Offline
Desde 24 Out 2012

Olá,

Fiz há um ano uma laparoscopia para retirar um quisto de ovário.
Fui operada num hospital privado e se bem me lembro não tive alta no dia da operação. Só no dia seguinte.

De qualquer maneira. A barriga inchada é normal, é o gas que usam durante a operação. Acabará por desaparecer nos próximos dias. Há quem se queixe de dores nos ombros, por causa da subida do gas no organismo, mas eu não tive isso.
Usei leggings durante uns tempos e, embora já não estivesse inchada, acho que levei umas 2 semanas a sentir-me normal. Ficava muito cansada a andar na rua, não sei porquê.
O que mais me doeu foi o umbigo, mas também é uma questão de dias.
Acho que em geral não é uma recuperação difícil.
O médico a mim deu-me um mês de baixa e lembro-me que no fim ja estava farta, porque me sentia bem e pronta para trabalhar.
Não me lembro de quando voltei a conduzir, mas tenho ideia de que levei talvez uns 10 dias a voltar a fazer a vida normal.
Quando fui tirar os pontos estava tudo bem e na consulta de revisão também.
Esteticamente não me incomoda nada. O umbigo ficou igual, pouco se nota, e os outros furinhos estão escondido pelas cuecas.

Não passei por uma situação como a tua (ectopica). Passei por outra, e por um susto relacionado com a minha saude, que me levou a fazer essa operação.
Lamento saber da tua perda. Mas é importante não esquecer que a remoção de uma trompa não impede a gravidez.
No meu caso os médicos decidiram não retirar o ovário, mas explicaram-me que mesmo que o retirassem poderia engravidar normalmente.

O meu médico deu luz verde para voltar aos treinos 2 meses depois da operação.
A laparoscopia é uma coisa muito simples e o corpo recupera muito bem.
Passei também um mau bocado nessa altura, por outras razões, mas neste momento tenho finalmente um maninho a caminho!!
Espero que consigas o teu positivo em breve.
Desejo uma boa recuperação e felicidades
bjs

Cat Girl -
Offline
Desde 02 Mar 2009

Olá BBBB,
Muito obrigada pela tua resposta. Espero que a minha recuperação corra tão bem como a tua! Já não estou a tomar nada há 2 dias e ontem já fui ao cinema e passear um bocadinho e correu bem... A barriga é que ainda está um balão, embora me pareça que hoje estou um bocadinho melhor. À noite é que fica sempre pior.... E amanhã já vou tirar os pontos. Espero que corra bem!
E depois é esperar a recuperação do resto...
Espero que corra tudo bem com o teu bebé!
Um grande beijinho

Sobre Cat Girl

Mamã babada do Tiago Miguel (04/10/2011)
***
Filhote és o amor dos teus papás!

Patyy -
Offline
Desde 30 Jun 2010

Olá Cat,
Em junho passado também fui operada por laparoscopia a uma gravidez ectópica com remoção da trompa esquerda. Já estava em treinos há 18 meses...Entretanto a recuperação correu bastante bem e agarrei-me à minha filha de de 4 anos para não pensar muito na situação. O médico cirurgião disse-me que poderia voltar aos treinos sem problema assim que tivesse a primeira menstruação e foi o que fiz. Para grande surpresa minha engravidei no mês seguinte à cirurgia, tendo sido vigiada logo de início para descartar a hipótese de nova ectópica. Felizmente tratou-se de uma gravidez normal e estou actualmente de 21 semanas Sorriso tudo tranquilo. Um bjs e tudo de bom!

Cat Girl -
Offline
Desde 02 Mar 2009

Patty,
A sério? Que bom!!! Fico muito feliz por ti!
Eu tb já estava a tentar engravidar à bastante tempo, inclusive acho que engravidei agora porque troquei de GO e tinha começado à 1 mês a tomar um medicamento para equilibrar as hormonas... que pelos vistos funcionou à primeira... Agora ser desta forma é que não foi nada bom Triste
Mas pronto, nada de perder a esperança!
Entretanto comecei a perder sangue, ainda andei fraquinha durante um dia a pensar que talvez algo estivesse a correr mal, mas cheguei à conclusão que foi o período. Tudo normal, ao fim de 3 dias, desapareceu. Espero que seja bom sinal, o corpo já está a funcionar como habitual... Ainda não fui à consulta da alta no hospital, mas a carta da enfermagem dizia para evitar engravidar nos próximos 3 meses.
Grande beijinho e que tudo corra bem

Sobre Cat Girl

Mamã babada do Tiago Miguel (04/10/2011)
***
Filhote és o amor dos teus papás!

Desde 24 Out 2016

Olá , logo logo se Deus quiser vc está um bebê lindo e saudável... Com quanto tempo vc descobriu que era ectópica ?

Solprateado -
Offline
Desde 28 Dez 2016

Olá meninas,
Eu passei por essa cirurgia, tiram-me a trompa esquerda que rebentou e estive em risco de vida.
Também me fizeram 3 furinhos. E a recuperação física demorou 15 dias dias (atenção que somos todas diferentes). Conduzi passado 1 semana, tinha dores a levantar-me e tomava ben u ron. Passados 15 dias vestia calças apertadas e normais. Para mim o pior é a parte psicológica.
MUITA FORÇA é o que eu desejo. Infelizmente cada vez mais sei destes casos e venho dizer que passados 2 meses da cirurgia começamos a tentar engravidar novamente e hoje já tenho o meu bebé, GRAÇAS A DEUS.
Vai ver que rapidamente vai ter o seu bebecas junto de si:)
beijinhos e tudo de bom

Anitah gomes -
Offline
Desde 31 Jan 2012

olá a todas....era membro assíduo da página mas desde setembro que deixei de cá vir mas ag parece que senti novamente a necessidade de falar com alguém que tenha passado pelo mesmo.....vou contar a minha história: em Fev do ano passado dp de várias dúvidas eu e o meu namorado decidimos que estava na altura de termos o nosso bebé....deixei de tomar a pílula nesse mês a e verdade é que a 11 de Abril descobri q estava grávida (pelo positivo do teste pois uma semana antes eu já dizia ao meu namorado que estava grávida pois havia algo que não sabia explicar mas que tinha mesmo essa sensação)...liguei para uma amiga enf na maternidade q me disse para aguardar até dia 2 de Maio pois estaria de pouco tempo e não se via nada mas caso sentisse algo anormal para ir logo para a maternidade.....até dia 2 tudo correu ás mil maravilhas, apenas algum cansaço e azia mas nada de especial...a gravidez perfeita, o sonho a cada dia que passa era cada vez mais real, já idealizávamos tudo....o quarto, os nomes possíveis, já era o nosso bébé.....até que tudo desmoronou naquele dia 2 de Maio de 2016.....qd fiz a eco não viram o bebé, fiz uma eco noutra máquina e foi aí que descobriram o meu bebé com 8 semanas e 5 dias, já com o coraçãozinho a bater e perfeitinho mas na minha trompa direita Triste não havia nada a fazer ;( já não me deixaram sair da maternidade pois corria o risco da trompa rebentar....aquelas duas horas à espera foi angustiante...tinha perdido o meu bebé que era tão perfeito e ía ficar sem uma trompa....tentaram cm tu por furinhos mas não conseguiram pois a trompa já estava mt danificada e então a seguir tiveram de abrir a barriga....já n bastava a marca psicológica para ag tb ter a marca de uma cesariana sem bebé para me lembrar para sempre.....tive de ficar um mês de repouso e depois aí sim começar a fazer a minha vida normalmente mas devagarinho.....só que depois nem tudo correu mt bem pois em agosto e ainda tinha muitas dores e sangrava todos os meses a meio do ciclo....apesar de me dizerem na maternidade q era normal decidi ir a um particular onde viu q tinha uma infeção onde fui operada Triste mas ag graças a Deus ando melhor e não tenho sangrado mas o psicológico ainda é mt difícil....e á medida que se foi aproximando do dia estimado para o parto pior ainda.......a verdade é q já passaram faz hj 8 meses e lembro-me cm se fosse hoje.....por mais q digam q "não tinha de ser" ou "ag vai correr bem", etc, a verdade é q custa pois desde q sabemos que estamos grávidas p mais pequenino q seja já é o nosso bebé e depois depende de pessoa para pessoa.....com as outras pessoas raramente demonstrei a minha tristeza e sei que até reagi bem mas a verdade é q há situações e momentos que lembram ainda mais o momento e custa e choramos e acho que assim é que tem de ser pois temos de "aceitar" mas tb entender q precisamos de desabafar e chorando é a forma de libertar esta mágoa.....

Desde 23 Out 2016

Ola meninas,
Nós estamos nos treinos à mais de 3 anos. Fizemos exames e está tudo bem com os dois.
É desesperante...
Este ano no mês de Abril, comecei a ser seguida no hospital público. Marcaram me um exame laparoscopia, agora dia 19 de junho.
Estou um pouco receosa com o que possam descobrir, ou como vai ser a recuraçao (dores), mas tudo por um bom motivo.
Que me podem dizer?
Grata

Desde 23 Out 2016

Ola meninas,
Nós estamos nos treinos à mais de 3 anos. Fizemos exames e está tudo bem com os dois.
É desesperante...
Este ano no mês de Abril, comecei a ser seguida no hospital público. Marcaram me um exame laparoscopia, agora dia 19 de junho.
Estou um pouco receosa com o que possam descobrir, ou como vai ser a recuraçao (dores), mas tudo por um bom motivo.
Que me podem dizer?
Grata

Desde 23 Out 2016

Ola meninas,
Nós estamos nos treinos à mais de 3 anos. Fizemos exames e está tudo bem com os dois.
É desesperante...
Este ano no mês de Abril, comecei a ser seguida no hospital público. Marcaram me um exame laparoscopia, agora dia 19 de junho.
Estou um pouco receosa com o que possam descobrir, ou como vai ser a recuraçao (dores), mas tudo por um bom motivo.
Que me podem dizer?
Grata

Sara12345 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá. Passei por isso o ano passado. 2a tentativa de gravidez, que durou uma semana. Acordei com perda de sangue e dores de barriga. Ainda fui 3 vezes para casa antes de ser operada e fazer laparascopia. Fiquei internada 3 noites...
Depois vim para casa e fiquei um mês em casa de repouso mas sem dores. A barriga demorou esse tempo todo ou mais a ir diminuindo mas claro que a primeira semana foi a mais chata. Era verão também e por isso vestidos e leggins foram a solução. Logo que pude (antes do mês) fui para a praia, com cuidado por causa da areia e água do mar. Hoje só tenho mm uma pequena Cicatriz... as outras nem se vêem. Acordei sobressaltada alguns meses, a lembrar me que perdi uma trompa. Não sei se isso afecta ou não a futura maternidade, mas tentei não me prender muito a isso, porque do que tinha realmente medo era de passar por outra ectopica e ficar sem trompas. Depois disso já fiz novamente o exame a trompa esquerda e tudo indica que ela é permeável, por isso esse medo desapareceu. Ainda não consegui engravidar e por isso não posso dizer que já esteja em paz com o tema mas já perdi o trauma da ectopica.
Fisicamente o meu primeiro aborto retido foi mais difícil.
Muita força nesta fase e aproveita para descansar. Eu fiz isso e percebi que precisava de dar uma calma diferente a minha vida se quero ser mãe. Um bj

J F -
Offline
Desde 04 Jan 2016

Olá meninas, foi-me detectado um teratoma em Abril no ovário direito, no relatorio indicava que deveria seguir-se uma ressonância para confirmar a situação... hospitais publicos... ignoraram... quando fui à clinica onde iria iniciar novo tratamentos para outra IA, confirmaram que realmente tinha um teratoma e não era propriamente pequeno ao ponto de ignorar... depois de muito esforço lá consegui nova consulta na maternidade e hoje tive consulta... querem rir-se? Daqui a um mês vao ver quando podem marcar a ressonância!!!!!! Ok, tentando ultrapassar essa parte, lá terei de ir pelo privado, agora a parte mais deprimente é que a médica depois de ver as ecos e ver que na histerossalpingografia dá a trompa desse lado totalmente obstruída, acha que deve ser para retirar tudo desse lado... fiquei tão em baixo, tem me acontecido tanta coisa. Talvez amanhã volte a ter força de vontade!

Sobre J F

1ª IIU 18/6/16 (+) DPP 12/3/17; IMG 29/11/16 25 sem
IIU 24/12/17 (-); IIU 29/3/18 (-); IIU 5/18 canc; IIU 27/6/18 (-); FIV/ICSI 22/8/18 transf adiada (1 embrião D5); TEC 5/10/18 (+)