Gravidez após os 35 | De Mãe para Mãe

Gravidez após os 35

Responda
14 mensagens
Vanessa Cristin... -
Offline
Desde 19 Nov 2024

Boa tarde.

Tenho 35 anos e dois rebentos de 8 e 5 anos. Eu e o meu companheiro decidimos avançar para um terceiro filho (1º dele), começando as tentativas a partir de fevereiro, altura que terei consulpa para remover o diu de cobre.
Confesso que estou um pouco nervosa pela minha idade e por isso queria aqui testemunhos de pessoas que tenham sido mães com 35 ou mais anos. Demoraram muito tempo a engravidar? Notaram que demorou mais tempo que das outras gravideses ( caso tenham mais filhos)?

Obrigada.

A Duarte -
Offline
Desde 27 Abr 2022

Tenho 42 quase 43 e gravida. Antes de comecar a tentar faça um check up completo e a toma do ácido folico pelo menos 3 meses antes para garantir as reservas adequadas

Vanessa Cristin... -
Offline
Desde 19 Nov 2024

A Duarte escreveu:
Tenho 42 quase 43 e gravida. Antes de comecar a tentar faça um check up completo e a toma do ácido folico pelo menos 3 meses antes para garantir as reservas adequadas

Desse departamento está tudo ok. Ja fiz análises e ja estou a tomar ácido fólico.
Obrigada

A Duarte -
Offline
Desde 27 Abr 2022

Então é relaxar e deixar acontecer Espertalhão

Joana987 -
Offline
Desde 12 Fev 2024

Engravidei aos 38 anos no primeiro mes de tentativas mas infelizmente tive aborto retido. Depois quando pude voltar a tentar demorei mais tempo, engravidei ao 6o mes de tentativas. Mas estava obviamente muito mais stressada e pressionada apos o aborto por isso nao sei se prejudicou a situação.

Nemeyssia -
Offline
Desde 21 Jan 2024

Olá,
Tenho 42 anos e desde os 39 que tentamos. Já tenho um filho com 12 anos. Efetivamente consegui engravidar duas vezes, mas infelizmente em ambas não evoluiu. Da última perda demorei mais tempo para recuperar por isso estou a iniciar o terceiro ciclo de tentativas. Do meu filho engravidei quase sem querer, foi muito rápido, estás últimas duas gravidezes, levei 9 ciclos para conseguir, em ambas.

sscmartins -
Offline
Desde 06 Out 2011

Olá! Tenho 40 anos e a tentar 2º filho desde os 38.
Tenho uma filha com 10 anos em que engravidei logo no primeiro mês de tentativas.
Entretanto, nos ultimos 2 anos já engravidei 3 vezes (2 abortos retidos pelas 7 semanas e 1 gravidez anembrionária).
Ainda não desisti mas já começo a desmotivar bastante.
Força para todas!

MariaSalpica -
Offline
Desde 14 Set 2010

Olá a todas!
Estou no mesmo barco.
39 anos. Tive 2 filhas aos 31 anos com um ex-companheiro e recorremos a PMA por causa de questões de infertilidade masculina.
Mas tentar agora uma gravidez "normal" está a deixar-me cheia de dúvidas.
Estou a tomar GestaCare 35+ por sugestão da Ginecologista.
Alguma outra recomendação vossa? Controlam a oculação?
Obrigada!

ICSI - Fevereiro 2016
TEC - Maio 2016 - Positivo!
Sobre a infertilidade, a gravidez, e as gémeas: www.ourtechbaby.blogspot.com

Endswith -
Offline
Desde 17 Out 2024

Bom dia. Por aqui também tenho mais de 35 anos. E quando decidimos ter mais um filho, engravidei no primeiro ciclo de tentativas. Infelizmente tive um aborto espontâneo no mês seguinte. Entretanto, após luz verde , voltei a engravidar no primeiro ciclo de tentativas. E para já está tudo a correr dentro dos parâmetros normais. Sorriso conhecer bem os nossos ciclos ajuda muito em sermos “assertivas”. Vai correr tudo bem. 🍀

zaq -
Offline
Desde 31 Maio 2023

Tenho 41 anos e estou grávida pela terceira vez. Até agora está a correr bem. Já tenho 2 meninos e vou ter a tão desejada menina.
Aos 30 engravidei em 4 ciclos, aos 33 bastou um descuido e agora voltei a demorar 4 ciclos. Desta vez notei, pela primeira vez na vida, alterações nos ciclos. Um muito curto e outro em que não detetei a ovulação (nada de muco, libido, picadas nos ovários). Qdo engravidei tive esses sintomas bem intensos.
Fora o gestacare 35 e o ferro (estava com anemia) não fiz nada de especial.
O nosso corpo muda com a idade, mas costuma dar sinais. Não havendo problemas poderá engravidar com a mesma facilidade.
É tentar.
Boa sorte!

Nemeyssia -
Offline
Desde 21 Jan 2024

sscmartins escreveu:
Olá! Tenho 40 anos e a tentar 2º filho desde os 38.
Tenho uma filha com 10 anos em que engravidei logo no primeiro mês de tentativas.
Entretanto, nos ultimos 2 anos já engravidei 3 vezes (2 abortos retidos pelas 7 semanas e 1 gravidez anembrionária).
Ainda não desisti mas já começo a desmotivar bastante.
Força para todas!

Olá,
Após a minha segunda perda, falei com o obstetra, no público, para que me orientasse para tentar saber as causas, e ele marcou-me consulta com ele próprio. Acabou por ser um processo um pouco demorado porque tive alguns percalços ainda decorrentes do aborto, continuava com espessamento, depois tive uma hemorragia, depois ainda tinha espessamento mas já não o suficiente para justificar uma curetagem, enfim, fiz a expulsão em junho e só me passou as análises em novembro. Fiz às trombofilias, que revelou que estava tudo bem, e mandou-me tomar progesterona na segunda metade do ciclo. Não procurou saber o que se passa? Pergunto porque tenho visto muitas meninas a queixar-se que no público só após a terceira perda é que investigam, mas essa legislação mudou, agora é após a segunda.
Boa sorte

Espera milagre 78 -
Offline
Desde 16 Jan 2025

Tenho 46 e um filhote de 17! Nunca é tarde mas obviamente estamos cientes da extremamente reduzida probabilidade de acontecer. Optamos por uma ovo doação com icsi, embora a minha mülleriana estivesse até com valores altos, dada a minha idade. Já temos dadora e começamos o processo no início de Fevereiro. Entrego e confio! O que tiver de ser... será! Beijinhos 😗 a todas nós

CatarinaDN -
Offline
Desde 26 Fev 2021

Olá!
Tenho 35 anos (faço 36 em maio) e estou grávida de 12 semanas do meu segundo filho. Não tive problemas nenhuns e, tal.colo da primeira vez, demorei menos se 6 meses a engravidar. Mas duas gravidezes apresentei o resultado bioquímico com risco baixo (mesmo já tendo 35 desta vez).
A única diferença é que agora estou a fazer aspirina para prevenir a pré-eclampsia, pois as minhas tensões mínimas andavam nos limites e a ginecologista decidiu jogar pelo seguro.

windomearle -
Offline
Desde 18 Out 2020

Olá Vanessa, parabéns pela decisão de tentar ser mãe novamente. Eu engravidei 2 vezes, uma aos 33 e outra aos 34. Aos 33 engravidei à primeira, e tive um aborto espontâneo às 8 semanas, do qual demorei um pouco a recuperar fisicamente e psicologicamente. Parece que os abortos espontâneos, durante o 1º trimestre, são super comuns. Aos 34 engravidei à primeira (tentámos 2 dias seguidos), e aos 35 fui mãe da minha bebé arco-íris. Durante a gravidez tomei o Natalben Supra, mas se fosse hoje, como já tenho 36 anos, tomaria o Natalben Supra+ https://www.natalben.com/pt/natalben-supra-mais-gr%C3%A1vidas-35-anos-ou... que é para grávidas com 35 anos ou mais. Além disso recomendo fazeres o teste genético trust https://genetyca-icm.com/trust-teste-genetico-rastreio-pre-natal/trust-p... quando engravidares para ter a certeza que está tudo bem com o bebé. A percentagem de fiabilidade desse teste é superior ao que é feito no SNS. Precisa de prescrição e não é invasivo (é uma análise de sangue). Eu fiz e deu-me paz de espírito. Fica a sugestão. Boa sorte!