Gravidez e Alimentação | De Mãe para Mãe

Gravidez e Alimentação

Responda
9 mensagens
Meg Almeida -
Offline
Desde 15 Jun 2011

Olá a todas as mamãs e futuras mamãs!
Eu estou grávida de 13 semanas. Está tudo a correr bem. Mas de vez em quando surgem-me algumas dúvidas sobre alimentos que não posso comer.
Eu sei que não sou imune à toxoplamose. A médica avisou-me dos cuidados que tenho que ter e dos alimentos a evitar (enchidos, marisco, carne mal passada, fiambre...).
Mas será que posso comer arroz de cabidela e moelas? Adoro estas comidas, mas tenho receio. Não tenho a certeza se posso comer ou não.
Qual a vossa opinião?

marlene kika -
Offline
Desde 23 Ago 2010

parabens...tal cm tu tb n sou imune...e tem s semp tendencia a ter medo...mas olha a minha enfermeira disse k s pode cmer d td desd k bem cozinhado...ou seja podes pois cmer moelas...o preferivel é seres tu a cozinhar e tar mt mt tempo na panela =) olha eu farto m d cmer keijo e fiambre...em tosta mista k adoro...o segredo é cozinhar mt bem td assim c o calor n ha problema...eu o k m tem apetecido é piza...e como...=) podes comer carnes desd k n tenham sangue...por isso mt bem passado...

Belita Fernandes -
Offline
Desde 26 Dez 2012

Olá mamã Sorriso

antes de mais muitos parabéns pela gravidez e ainda bem q tudo está a correr bem.
Relativamente à alimentação, tb não sou imune à toxoplasmose e tenho cuidados com a alimentação, no entanto como um pouco de tudo(menos marisco), como carne bem passada, ovos bem passados, evito os enchidos mas de vez em quando ponho chouriça na comida lool, já comi mcdonalds (1x), francesinhas(2x), pizzas(2 ou 3x) e tb já comi arroz de cabidela e soube me bem Espertalhão
Mas de resto tenho uma alimentação saudável, muita fruta, peixe grelhado, sopas, carnes bem passadas, legumes etc.

Espero ter ajudado Piscar o olho

Beijinhos

POSITIVO - 23 DEZEMBRO 2012
DPP - 23 AGOSTO 2013
CESARIANA MARCADA - 16 AGOSTO 2013
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/170941

sreis1979 -
Offline
Desde 05 Mar 2008

A minha médica disse-me que fiambre pode-se comer, é um alimento cozido. OS enchidos é que é diferente porque não são cozidos são curados a fumo, em fumeiro.

Mesmo mariscos podes comer desde que compres congelado e sejas tu a cozer.

Tem que se ter muito cuidado é com carnes em sangue (mal passadas) e com legumes ou frutas mal lavadas. Eu ponho tudo numa solução de vinagre com água e a fruta mesmo assim só como descascada.

Já me apercebi que cada médico sua sentença... Sorriso

É só uns mesinhos, depois tudo passa e já voltamos a comer de tudo.

Não queiram é ser umas enjoadinhas como eu que passo a vida a comitar. Triste

Sobre sreis1979

Início dos treinos- 22 Setembro de 2012
POSITIVO: 13/01/2013
Nasceram a 09/09/2013 Sorriso

A.L. -
Offline
Desde 23 Fev 2010

Continua a haver muita falta de informação acerca deste assunto, e o pior é que às vezes vem da parte dos médicos que informam as grávidas erradamente e assustam mais do que informam. Mas se fizerem pesquisas no google vão encontrar vários artigos sobre o assunto, mas atenção com os artigos que escolhem ler, procurem algo fidedigno.
O fiambre não é uma carne crua, é cozida, devem é comprar embalado pois assim não é cortado no mesmo sítio que as carnes cruas.
O marisco não tem nada a ver com a toxoplasmose mas sim com as intoxicações alimentares, com bactérias e excesso de mercúrio, por isso se deve comprar ultracongelado e cozinhar em casa pois é mais seguro sabemos de onde vem.
A toxoplasmose é transmitida através das fezes de felinos. Pode por isso ser encontrada nos alimentos que crescem na terra, que devem ser bem desinfectados quando consumidos crus, e também nos animais que consomem tudo o que cresce da terra por isso se deve cozinhar bem a carne que se consume.
Os ovos também têm de ser bem cozinhados devido às salmonelas, não comam nada que leve ovos crus (certos bolos e doces levam).
E tudo o que seja alimentos lácteos e seus derivados devem ser sempre pasteurizados ou ultrapasteurizados devido à listeriose. Atenção aos rótulos dos queijos, consumir os que foram feitos com leite ultrapasteurizado.
Fica aqui um artigo sobre a Listeria (listeriose) que infelizmente não é muito falada.

http://perdagestacional.forumeiros.com/t422-a-listeria-saiba-como-a-evit...

Outra coisa que me esqueci, o vinagre não desinfecta, apenas lava, "os antigos" têm a mania que o vinagre desinfecta mas isso é falso, a lixívia é que desinfecta (quando fazemos limpezas e queremos desinfectar a casa de banho usamos lixivia e não vinagre, certo?), basta umas gotas numa tigela com água ou se não se sentirem seguras a usar a lixívia usem Amukina.

Felicidades

Meg Almeida -
Offline
Desde 15 Jun 2011

Muito obrigada a todas pelos vossos comentários. As vossas opiniões foram bastante esclarecedoras e admito que já fiquei mais tranquila com o que tudo o que li.
Vou continuar a ter os cuidados necessários, mas vou tentar relaxar um pouco mais com este assunto e não ficar obcecada com "o que devo" e "não devo comer".

Tudo de bom para vocês e para a vossa gravidez.
Muitas felicidades.

Vexepmump -
Offline
Desde 04 Ago 2022

Cannabidiol Cigarettes as Adjunctive Treatment for Psychotic Disorders A Randomized, Open Label Pilot Study [url=http://buylasixon.com]is it safe to take lasix while pregnant[/url] In yet another embodiment the resulting composition is or contains disordered crystalline material, i

TDMS -
Offline
Desde 28 Jun 2022

É a minha segunda gravidez. Sempre comi tudo...
Excepto coisas com ovos crus: mousse de chocolate caseira por exemplo. Apenas desinfecto a alface em água e vinagre e fruta sem casca. De resto, todos os queijos, molhos, camarão, enchidos... Desde q seja bem cozinhado. Não é preciso cair em exageros, é bom senso 🤷🏼‍♀️

Vexepmump -
Offline
Desde 04 Ago 2022

We ve been married 14 years [url=https://nolvadex.one]nolvadex without prescription[/url]