Gravida com despejo .. | De Mãe para Mãe

Gravida com despejo ..

Responda
8 mensagens
Isabel3 -
Offline
Desde 18 Fev 2020

Boa tarde mamas .. não sei se sera o sítio certo , má com certeza que haverá aqui alguém que já tenha passado por o mesmo infelizmente .. os meus avós tem um casa que tem 3 andares , e a delas foi me dada para eu morar .. desde pequena que moro aqui .. fui casada tive 3 filhos , separei me .. entretanto há uns meses atrás tive uma discucao grande com os meus avós e sai .. acabei por voltar .. já estou aqui a uns meses com o meu actual namorado .. e os meus filhos como tive que sair daqui da casa porque praticamente fui expulsa , ficaram acompanhados pela assistente social , e com o pai .. claro que cumpro sempre com a minha vez de ficar com eles .. apena estao com o pai até que eu arranjaste sítio .. entretanto quando voltei para aqui as coisas já não foram as mesmas e houve sempre discucao .. agora recebi uma carta este mês , como tenho que sair este mês ainda da casa , porque vão vender a casa .. só que .... Estou grávida .. eles podem obrigar me a sair daqui ?? Não teem que me dar tempo para encontrar sítio para morar .. não tenho contrato sempre ajudei a minha avó com dinheiro para a renda mas tudo em mão 😔 .. o pior e que veijo maldade nisto , porque foi mesmo por maldade , puseram uma placa na casa para venda , coisa que já pedi a várias pessoas para ligarem e despacham as pessoas , oque me dá a entender que e apenas desculpa para me despejar daqui .. o interesse de vender a casa não e nenhum .. a minha questão apenas é , tenho que sair ????

Milady_ -
Offline
Desde 18 Jun 2014

Bom dia.
Antes de mais felicidades pela sua gravidez. Não quero julgá-la, mas esta gravidez foi planeada? Pergunto porque me parece estar numa situação complexa a nível de habitação e até diz que os seus outros 3 filhos não estão consigo de momento...
Quanto à sua questão em concreto, eu não sou advogada, mas estou a pensar apenas em termos gerais, que é , a Isabel mora numa casa que não é sua, não tem contratos etc, pelo que percebi... Assim sendo, eu penso que qualquer pessoa pode “despeja-la” da casa porque a casa não é sua, não tem documentos legais nem direitos, diria que é a mesma coisa que eu receber cá em minha casa um familiar e depois pedir para ele ir embora. Mas atenção, como eu disse eu não sou advogada, podem existir aspectos da lei que eu não considere porque realmente desconheço.
Ainda assim, o melhor conselho que lhe posso dar é mesmo começar a procurar uma casa para si e seus filhos, porque mesmo que tenha direitos legais de estar nessa casa, pelo que diz do ambiente e da má vontade, eu não quereria estar aí.
Felicidades!

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Quer continuar num sitio onde não é desejada?
Onde há discussões diariamente?
Eu sempre ouvi aquele ditado "quem casa quer casa" e é apropriado. As pessoas quando se tornam independentes têm de ir à vida e não esperar que os pais (ou avós ou outros) cuidem sempre de si.
Lamento se soo rude, mas querer obrigar alguém a mante-la em sua casa não é correcto. Principalmente se as relações já estão minadas.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

sobre a sua pergunta, só um advogado poderá responder de certeza, mas eu já fui senhoria e não vejo porque não poderia vender a minha própria casa (claro que daria o tempo de pré-aviso por lei).

Penso que tem de parar um pouco para pensar, deve delinear um plano de ação a longo prazo...porque isso assim não é vida...desejo muita força porque vai precisar mesmo de muita força ..

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

A questão legal provavelmente é mais complexa do que parece - não basta querer vender uma casa para poder expulsar os arrendatários e, apesar de não haver um contrato escrito, é possível que tenha adquirido alguns direitos simplesmente por habitar a casa. (Os contratos de comodato existem para isso, para que uma pessoa possa emprestar uma casa a outra garantindo legalmente que essa pessoa não adquire direitos sobre ela).
Mas o facto de os seus avós terem enviado uma carta (possivelmente escrita por um advogado) mostra que eles estão a procurar fazer tudo direitinho para não terem problemas legais consigo. Quer mesmo meter-se numa batalha legal com os seus avós, com enormes probabilidades de perder?
Quanto ao estar grávida, não é responsabilidade deles, é responsabilidade sua e do seu namorado. A única opção que faz sentido é procurarem uma casa que possam pagar. Quando muito, peça-lhes o mês de julho para procurar casa com mais tempo.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Não sei exatamente o enquadramento legal. Estar grávida ou não, não creio que pese. Já me aconteceu uma situação semelhante e o prazo foi 120 dias, 30 parece-me muito pouco.

Andreissse -
Offline
Desde 13 Nov 2015

Sem contrato de arrendamento infelizmente não tem a lei do seu lado... Os avós poderão manda-la embora quando bem entenderem. Boa sorte

Mc500 -
Offline
Desde 27 Jun 2019

ola mãe!
não tem contrato de Arrendamento, nem provas como pagamento de rendas que comprovem o tempo de habitabilidade na casa, para todos os efeitos " nunca morou na casa" legalmente, não tendo poder nenhum...poderia imperar o bom senso mas como a relação já esta difícil e com discussões acho difícil conseguir alguma coisa.
tente arranjar/ organizar a sua vida o mais rápido possível mãe!.