girar sobre si proprio, abanar as mãos... normal? | De Mãe para Mãe

girar sobre si proprio, abanar as mãos... normal?

Responda
8 mensagens
Mag_ -
Offline
Desde 11 Fev 2012

Olá.
Tenho andado preocupada com o meu filho de 20 meses... por vezes tem as chamas esterotipias: abana com as mãos (como se fosse um passarinho) e roda/gira sobre si próprio. É por breves segundos e se o chamar facilmente o consigo distrair e ele passa a fazer outra coisa. Não deixo no entanto de me preocupar. Sei que pode estar associado a autismo e sei que tb pode não ser nada. Considero que tem um desenvolvimento normal... talvez um pouco atraso na fala, mas vai dizendo algumas palavras, aponta, faz adeus, dá abraços, beijinhos, dorme e come bem, é bem disposto... O que eu gostaria é que partilhassem se os vosso filhos também passaram por alguma fase em que tinham estas estereotipias.

Agradeço desde já.

CSNCosta1 -
Offline
Desde 03 Nov 2016

Olá. O meu tem quase 16 meses e também abana as mãos assim mas acho que é mais pr dançar. Gosta de fazer coisas repetidas por exemplo vai do sofá para o móvel depois volta e dá beijinho e anda assim umas poucas de vezes até se fartar e se distrair com outra coisa. Eu acho que é normal. Mas se estiver muito preocupada é melhor falar com o pediatra.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

É perfeitamente normal. As crianças gostam de repetir as mesmas coisas vezes sem conta, é assim que aprendem a dominar certas habilidades. E muitas vezes é porque acham graça. Se fazer uma determinada coisa os diverte, é de se esperar que o façam muitas vezes.
TUDO pode estar associado a autismo. Por isso não vale a pena se preocupar porque quanto mais comportamentos procurar, mais vai encontrar. Não há razões para preocupação até haver razões para preocupação.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Normalissimo. O meu adora fazer isso Sorriso

mama_dica -
Offline
Desde 22 Nov 2015

Tenho um primo que quando era pequeno também tinha muitas estereotipias, principalmente o abanar as mãos quando ficava excitado, parecia que queria voar. No entanto, teve um desenvolvimento perfeitamente normal e por volta dos 8/10 anos isso passou-lhe. Se tudo o resto é normal acho que não tem porque se preocupar.

Mag_ -
Offline
Desde 11 Fev 2012

Obrigada pelas vossas experiências…
Mais alguém com histórias para partilhar? Sorriso

JCCFerreira -
Offline
Desde 12 Jul 2015

Boa tarde,

Posso aproveitar este tema para perguntar como está o desenvolvimentos das crianças que tinham o chamado Flapping (esvoaçar com as mãos), normalizou ou manteve-se com o tempo?

Obrigada

AndreiaSPA -
Offline
Desde 28 Maio 2012

Boa tarde mamã Mag_!
Esse estereótipo chamado de Flapping, é mesmo muito específico. Por isso é preciso ter cuidado, com esse tipo de verificações/constatações.
O meu filho tinha um tique até mais ou menos a idade do seu...que era abanar as mãozinhas quando ficava muito excitado/nervoso com alguma coisa, voltou a fazer uma vez um pouco mais tarde...mas nada de especial. Filmei e enviei à pediatra, e aquilo que ela me disse, é que o movimento que ele fazia, era apenas rodar as mãozinhas, não mimificava o voar de um pássaro,
Se a mãe está com a pulga atrás da orelha, deve despistar esse medo, até porque, pode meio mundo vir dizer que é normal, se na sua cabeça não o é....vai continuar com essa ideia!
Acho que cheguei a colocar aqui posts sobre isso, tenho ideia.
Beijinhos e tudo a correr bem!

2 IIU no HSM; A caminho da FIV-IVI(exatamente 5 anos depois, será agora?- SIM FOI AGORA!!!!!! )
Porque o que não nos destrói, torna-nos mais FORTES!