A Futura Mamã - o que é que realmente necessitamos? | De Mãe para Mãe

A Futura Mamã - o que é que realmente necessitamos?

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Kowa -
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Desde 01 Mar 2020

Após ler milhares de Posts neste forum que tanto me ajudaram acho que chega altura para retribuir e usar o meu conhecimento profissional para ajudar as Futuras Mamãs ou até quem sabe mães de 2ªs e 3ªs viagens que queiram umas dicas.

Trabalhei directamente nesta área, mais concretamente no retalho para Mães, Bebés e Crianças o que se revelou uma grande vantagem quando eu mesma decidi envergar neste mundo. O conhecimento na área ajudou a tomar decisões mais conscientes e menos impulsivas que por vezes nos fazem gastar milhares de euros em coisas que mais tarde vimos a arrepender.
O "comércio maternal" é 99,9999% focado em usar sensibilidade emocional dos país, mas mais concretamente da mãe, para assim gerar o maior lucro possível.
Compras feitas por Futuras mamãs(em especial as de 1ª viagem) são, quase sempre, feitas em vista emocional e não funcional e eles contam com isso.
Hoje em dia essa tarefa começa a ficar mais dificultada pois a internet permite uma coisa maravilhosa que é a pesquisa, mas acreditem que até isso é usado contra nós. Como? Todos os Sites que visitamos, sem exceção, tem uns dispositivos que monitorizam a nossa atividade, chamados de Cookies, estes verificam que sites, imagens e até vídeos andamos a ver para vender essa informação as empresas para que as mesmas conheçam os nossos interesses e que da próxima vez que entrarmos em contacto tenham, quase por milagre, exatamente aquilo que procuramos(ou achamos que procuramos). Se estiverem bem atentas conseguem ver que, a partir do momento em que ficaram grávidas ou com interesse em ficar nas vossas páginas da internet começou a aparecer muito mais coisas relacionadas com bebés, no facebook de repente começou a aparecer imensas lojas de artigos para bebés, no youtube também... Mas engane-se quem acha que esta informação é só usada na internet, as empresas compram esta informação também para saber exatamente as "tendências" e desta forma podem produzir e oferecer produtos mais de acordo com esses dados.
Neste sentido este meu “Relato” irá servir para tentar ajudar as futuras mamãs a saber melhor o que devem ou não devem comprar de forma a puderem escolher os artigos que necessitam de real acordo com as vossas necessidades e não com aquilo que vos querem vender.
Então como escolher?
1º devemos questionar a nós mesmas:
Para que é que vou necessitar deste produto e este é mesmo indispensável?
Já tenho algo parecido que irá servir a mesma função?
O que tem este produto de diferente dos outros?
Qual é a vida útil que irei dar a este?
Existe alguma possibilidade de o meu bebé não vir de todo a usar este produto?(por alergias, por simplesmente não gostar/se adaptar)
O valor apresentado é o valor justo para este produto ou é muito provável que esteja inflacionado(por ser de marca X , por ser novidade ou simplesmente por ser um artigo de maternidade) ou exista noutro lugar mais barato?

Sim, são muitas perguntas, parece quase uma check list e quando estão às compras não se vão lembrar de tudo, mas se se lembrarem de alguns pontos já ajudará bastante a fazer uma compra consciente. Posto isto cada um é que sabe o que é melhor para si e o que irei relatar aqui são apenas dicas que podem ou não ser seguidas a minha intenção é apenas tentar ajudar e eventualmente tirar algumas dúvidas que possam existir. Espertalhão

Passando aos exemplos. Irei falar em vários tópicos diferentes para não ficar um post excessivamente grande.

Carrinho de bebé qual escolher?
No mercado existem milhares de opções, milhares de preços e na escolha de um carrinho temos de ter em conta os seguintes fatores entre eles:
Utilidade
Praticabilidade
Qualidade
Preço

Utilidade
Duo, Trio ou Carrinho individual?
--DUO – Composto por Carro + alcofa ou ovo
Estes por norma são economicamente mais vantajosos, mas nem sempre são a melhor escolha. Quando optamos por um DUO sujeita-mo-nos ao conjunto proposto, ou seja não pudemos escolher que Ovo ou Alcofa é mais conveniente, frequentemente os ovos/alcofas oferecidos nos DUOs são de qualidade fraca, mesmo nos preços mais altos, o que é especialmente preocupante quando falamos do Ovo, objecto que é suposto proteger o nosso bebé em caso de acidente. Acontece regularmente as marcas juntarem nos DUOs ovos que por exemplo nem redutor trazem, que é essencial para um recém nascido, que a nível de acolchoamento é praticamente insistente sendo pouco mais do que um pano a tapar plástico e que se limitam a ter os standards mínimos de segurança. Esta não é a regra, existem de facto alguns duos que vêm com Ovos minimamente seguros, mas por norma o preço desses carros é bem mais elevado e nem sempre compensa, quando comprando em separado. Se de facto as viagens de carro forem mínimas a segurança do Ovo não é tão preocupante, mas se for para andar regularmente de carro aconselho a pesquisar bem se o ovo que vem com o carrinho que pretendem é seguro, e se não encontrarem façam uma análise visual do mesmo, a criança vai confortável? Tem apoio para a cabeça e corpo? Tem o stiker laranja de segurança? O parece plástico parece rijo e resistente ou frágil?
A alcofa? Vou mesmo dar uso a ela? Ou na realidade vai andar mais no Ovo pois é aquilo que posso colocar no carro e tirar sem problema? Tenham em conta que as alcofas dão para pouco mais de 6 meses, algumas nem isso por isso é importante pensar exactamente em que situações iriam usar a alcofa se só vierem à cabeça 2 ou 3 possíveis situações de utilização se calhar é melhor investir o valor noutro artigo mais útil.
--TRIO – Carrinho + ovo + alcofa
É exactamente igual ao DUO à que medir a qualidade dos produtos oferecidos pelo preço apresentado bem como a utilidade que vamos dar a cada uma das peças e reflectir se é ou não a melhor opção.
--Carrinho individual
A vantagem dos carrinhos individuais é que pudemos optar exatamente por a combinação que for mais útil para nós. Caso sejamos “caseiras” e não tencionarmos dar grandes voltas durante os 1ºs 6 meses de vida do nosso bebé porque, por exemplo, irá nascer no inverno e não querem ir à rua nessa altura, só o carrinho pode ser uma opção visto que a maioria dos carrinhos só se pode usar a partir dos 6 meses. Mas se tencionamos dar umas voltas ao escolher este tipo de carrinho pudemos escolher, por exemplo, o ovo que achemos mais seguro e confortável para o nosso rebento. Hoje em dia muitos Ovos são compatíveis com carrinhos de marcas diferentes, basta para isso comprar os respectivos adaptadores, para terem a certeza podem sempre colocar a questão na loja de X Ovo é compatível com Y Carrinho e assim fazer uma escolha mais acertada. A desvantagem por vezes é o valor, comprar separadamente por vezes sai mais caro do que comprar conjuntos, mas pelo menos tem a certeza que compram exactamente o que vocês e o vosso bebé necessitam.

Praticabilidade – Tamanho, Peso e Facilidade de Uso

Tamanho – É importante verificar o tamanho do carrinho, em especial fechado pois os carrinhos podem ocupar muito espaço e muitas vezes é comprado um carrinho que fechado ocupa a nossa mala do carro toda o que nos limita no caso de querermos transportar outras coisas ou mesmo em casa nos fica a ocupar grande espaço o que torna difícil a sua arrumação. Deveremos também ver como ele fecha, se “em livro” ou “ao comprido” e determinar o que será mais prático para nós.
Testem sempre também se o carrinho pode ser fechado com a cadeira montada, pois por vezes significa que alem do chassi do carro tem de andar ainda mais com a cadeira atrás.
Peso – Este nem sempre é tido em conta quando comprado, somente quando vamos usar e temos de repente de subir umas quantas escadas com o mesmo mais uma criança é que nos apercebemos que afinal pesa.. e muito. Peso a mais pode significar uma tarefa árdua de cada vez que tenhamos que fechar e guardar o carro, seja na mala, seja em casa. (Exemplo de pesos: 15kg – Pesado, 8kg- Leve)
Facilidade de Uso – É fácil de fechar? Consigo fechar com uma só mão? Lembrem-se que provavelmente vão ter uma criança nos braços quando tiverem de fechar o carrinho por isso convém que o mesmo seja prático a fechar, mesmo usando 2 mãos, se for possível fechar só com uma melhor ainda!
É fácil de manobrar e de travar? É fácil de reclinar e voltar a por na posição sentada a cadeira? E a mesma fica em posição 100% Horizontal ou mesmo todo deitado a criança fica com as pernas dobradas? Por vezes as cadeiras são bastante fáceis de reclinar mas não tanto de voltar a por na posição sentada assim como a posição 100% horizontal é mais vantajosa quando a criança adormece no carrinho pois permite uma posição mais confortável.
Tem espaço para as minhas coisas? Um dos vossos melhores amigos nos carrinhos são os cestos por debaixo dos mesmos, vão querer aproveitar e colocar lá tudo e mais alguma coisa, dês da mala, à mala de maternidade, ao brinquedo que o rebento já não quer mais até mesmo às compras. Existem carrinhos onde o cesto é praticamente inexistente, como é o caso do Bandit da BeCool e isso é por vezes um grande inconveniente.
O apoio de braços/guiador é telescópico (só sobe para cima ou para baixo) ou dobra? Por norma o apoio é melhor quando dobra pois permite um melhor ajuste à nossa altura bem como ao peso transportado.
O cinto deve ser fácil de abrir e ajustar pois iremos mexer muito nele.
Caso seja para usar com Ovo ou alcofa o mesmo deverá puder ser feito de forma a permitir uma mão fique disponível para segurar o acento, não é uma qualidade fácil de encontrar infelizmente, mas testem tirar o ovo imaginando o peso extra da criança dentro dele e verifiquem se é prático de o tirar mesmo caso tenham de usar 2 mãos.

Qualidade – nem sempre um carrinho caro significa um carrinho com qualidade e por vezes mais qualidade significa mais peso, melhores materiais tendem a pesar mais, mas não é a regra, só testando e tocando pudemos ter uma melhor apreciação da qualidade. Pontos a ver: as rodas como são compostas? Plástico duro e “brilhante”? Por norma isto significa rodas mais fracas que se desgastam com facilidade em terrenos mais abrasivos como a rua. Rodas pneumáticas ou com amortecedores podem ser a melhor escolha caso tencionemos dar passeios longos ou por terrenos mais irregulares, caso seja só para andar no shopping, quase qualquer tipo de roda serve.
De que é composto o apoio dos braços/guiador? Espuma – tende a desgastar e a romper com o tempo mas é confortável. Pele - tende a desgastar, mas é mais resistente que a espuma, é confortável. Plástico – Tem maior durabilidade mas é pouco confortável.
Tecido do acento? É removível e/ou lavável? Se sim é a melhor opção, se não pudemos acabar com manchas ao final de algum tempo. É transpirável? Se sim é a melhor opção em especial nos meses mais quentes.
Preço – 200€ ou 1000€?
Tudo vai depender do valor que vocês possam gastar bem como todos os pontos que mencionei em cima, relembro que preço nem sempre é sinónimo de qualidade é mais importante selecionar algo que seja prático e util de facto para vocês do que escolher algo com base no preço ou mesmo marca. Raramente é justificável gastar + de 600€ num conjunto de carrinho + ovo, seja comprado junto ou em separado. Os carrinhos são quase todos muito idênticos nas formas de funcionar a minha experiência é que se o carrinho sozinho custa mais de 450€ estão a pagar marca e não utilidade. Isto não quer dizer que não existam carros caros que são de facto muito bons, mas tem de pensar se a utilização que vão dar se justifica gastar esse valor ou se não será melhor usar para outra coisa mais útil ao bebé. Acontece frequentemente pessoas comprarem carros como os da Cybex pois através de pesquisas verificaram que os seus Ovos são dos melhores a nível de segurança e por isso acabam por comprar o conjunto, mas estes carrinhos são por norma demasiado caros para o que oferecem e na realidade não há necessidade de optar por eles pois os ovos tem adaptadores compatíveis com muitos outros carrinhos disponíveis no mercado.

Exemplo de como escolher um carrinho:
---Moro num 3º andar, sem elevador, o meu carro tem uma bagajeira pequena(opel corsa, Citroen c1, fiat 500, …). Não costumo sair muito e quando ando fora é sobretudo dentro de shoppings.
Escolher um carrinho + ovo leves que ocupem pouco espaço, fácil de manobrar mas que não necessita de rodas reforçadas pois irá sempre andar em terreno liso.
---Moro numa vivenda com garagem/espaço para o carro, tenho um carro com bagageira generosa(3008, Tucson, sportage, carrinha ), as minhas voltas vão ser mais em parques e shoppings
Escolher um carrinho + ovo e/ou alcofa mais robusto mas ainda não demasiado pesados para ser fácil tirar e por no carro, com umas rodas um pouco melhores, fácil de manobrar.
---Moro numa casa térrea tenho um carro com bagageira média(Kaway, 2008, insígnia,…) gosto de fazer desporto/dar longas caminhadas
Escolher um carrinho com características todo o terreno com melhor apoio nos braços, rodas grandes e pneumáticas, com bom suporte para a criança e fácil de usar. Estes carros pela sua natureza são por norma maiores e mais pesados, mas mais estáveis.

---Fim da 1ª parte---
Dúvidas, criticas ou sugestões sobre algum dos pontos que mencionei? Sejam livres de perguntar Sorriso

MariaRNeves -
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Desde 11 Mar 2019

Uma informação extremamente útil para mães de primeira viagem pena que só tenha aparecido agora pois eu arrependi me imenso do carrinho que comprei. As vezes a marca não significa boa qualidade . Comprei um trio carrinho da bebé confort a um preço bem simpático num outlet. Na compra do duo oferecerem a alcofa. Fui pela marca pois é bastante falada no entanto não tive atenção ao ovo, não pesquisei e na altura não olhei para ele com olhos de ver pois não sabia realmente o que seria importante num ovo, pensei que fosse tudo igual. Como mencionou acima é basicamente pano a tapar plástico, nada acolchoado .Depois da minha filha nascer e a meter lá é que comecei a ter atenção a outro tipo de ovos e existem outros na mesma marca acolchoados com aspecto vem mais confortável que o que comprei . Quando quiser voltar a ter outro bebé mudarei de ovo concerteza .

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

MariaRNeves escreveu:
Uma informação extremamente útil para mães de primeira viagem pena que só tenha aparecido agora pois eu arrependi me imenso do carrinho que comprei. As vezes a marca não significa boa qualidade . Comprei um trio carrinho da bebé confort a um preço bem simpático num outlet. Na compra do duo oferecerem a alcofa. Fui pela marca pois é bastante falada no entanto não tive atenção ao ovo, não pesquisei e na altura não olhei para ele com olhos de ver pois não sabia realmente o que seria importante num ovo, pensei que fosse tudo igual. Como mencionou acima é basicamente pano a tapar plástico, nada acolchoado .Depois da minha filha nascer e a meter lá é que comecei a ter atenção a outro tipo de ovos e existem outros na mesma marca acolchoados com aspecto vem mais confortável que o que comprei . Quando quiser voltar a ter outro bebé mudarei de ovo concerteza .

Tenha só atenção a um pormenor, o qualidade do ovo não está no almofadado e sim no material dentro do ovo, aquela espécie de esferovite que absorve mais ou menos impacto... Às vezes olhamos para ovos que parecem robustos e fofinhos e o interior tem uma densidade fraca... Algumas esponjas que dão ar de conforto só servem pra asobre-aquecer o babé e o fazer transpirar... O ideal será sempre optar pelos que têm testes independentes como o Plus Test ou os ADAC...

Kowa -
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Desde 01 Mar 2020

MariaRNeves escreveu:
Uma informação extremamente útil para mães de primeira viagem pena que só tenha aparecido agora pois eu arrependi me imenso do carrinho que comprei. As vezes a marca não significa boa qualidade . Comprei um trio carrinho da bebé confort a um preço bem simpático num outlet. Na compra do duo oferecerem a alcofa. Fui pela marca pois é bastante falada no entanto não tive atenção ao ovo, não pesquisei e na altura não olhei para ele com olhos de ver pois não sabia realmente o que seria importante num ovo, pensei que fosse tudo igual. Como mencionou acima é basicamente pano a tapar plástico, nada acolchoado .Depois da minha filha nascer e a meter lá é que comecei a ter atenção a outro tipo de ovos e existem outros na mesma marca acolchoados com aspecto vem mais confortável que o que comprei . Quando quiser voltar a ter outro bebé mudarei de ovo concerteza .

É normal, acontece com todas nós acredite, não se sinta culpada a verdade é que não existe informação nas lojas a esse respeito, uma boa funcionária poderá alertar para esse facto, mas a grande parte não o fará o mercado dos DUOs e TRIOS está feito dessa forma.
Conforme a DanielaES referiu e bem o melhor é sempre fazer uma pesquisa por testes, infelizmente nem todos os Ovos tem testes independentes feitos o que não significa que sejam maus apenas ainda não foram testados por laboratórios externos. E sim, o importante é a camada protectora no interior(esferovite+agronomia+resistência dos plásticos) e não tanto o acolchoamento em si, este é importante para garantir que a criança fica devidamente segura com o menor movimento possível dada a sua fragilidade, não só em caso de colisão mas simplesmente na postura corporal durante a utilização do mesmo.Infelizmente nem sempre é possível verificar os componentes de segurança dependendo da forma como o Ovo foi construído, algumas capas simplesmente não saem especialmente em Ovos de DUO/TRIO, para quem trabalha todos os dias com eles é fácil identificar apalpando mas quem apenas conhece 1 ou 2 não consegue ver as diferenças. A realidade é que só testes poderão determinar a segurança ou não de determinado Ovo/Cadeira, por vezes ovos bem construindos a nível agronómico falham em coisas "banais" como por exemplo o bucle do Cinto se desmanchar com grande impacto o que inviabiliza toda a restante segurança que tenha por muito boa que seja. Quando chegar à parte das como escolher as Cadeiras Auto Explico mais a pormenor Sorriso

Kowa -
Offline
Desde 01 Mar 2020

DianaES escreveu:

MariaRNeves escreveu:Uma informação extremamente útil para mães de primeira viagem pena que só tenha aparecido agora pois eu arrependi me imenso do carrinho que comprei. As vezes a marca não significa boa qualidade . Comprei um trio carrinho da bebé confort a um preço bem simpático num outlet. Na compra do duo oferecerem a alcofa. Fui pela marca pois é bastante falada no entanto não tive atenção ao ovo, não pesquisei e na altura não olhei para ele com olhos de ver pois não sabia realmente o que seria importante num ovo, pensei que fosse tudo igual. Como mencionou acima é basicamente pano a tapar plástico, nada acolchoado .Depois da minha filha nascer e a meter lá é que comecei a ter atenção a outro tipo de ovos e existem outros na mesma marca acolchoados com aspecto vem mais confortável que o que comprei . Quando quiser voltar a ter outro bebé mudarei de ovo concerteza .

Tenha só atenção a um pormenor, o qualidade do ovo não está no almofadado e sim no material dentro do ovo, aquela espécie de esferovite que absorve mais ou menos impacto... Às vezes olhamos para ovos que parecem robustos e fofinhos e o interior tem uma densidade fraca... Algumas esponjas que dão ar de conforto só servem pra asobre-aquecer o babé e o fazer transpirar... O ideal será sempre optar pelos que têm testes independentes como o Plus Test ou os ADAC...

Correctíssimo, esse será sempre o melhor caminho a optar, com algumas excepções que depois mencionarei quando falar mais a fundo nas Cadeirinhas Auto, mas em caso de dúvida confiar sempre nos testes. Apenas mencionei o exame "visual" pois infelizmente há pessoas que pela sua condição financeira não têm possibilidades de optar por cadeirinhas de melhor qualidade, por isso irão em muito dos casos optar por um DUO e se assim for, apenas recomendo para fazerem um teste visual 1º para se certificarem que dentro do que podem que o ovo é minimamente seguro. Sorriso

ElisaCorreia -
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Desde 13 Mar 2020

Bom dia! Boas dicas. Eu vou para o meu segundo filho e vi um vídeo ontem que achei resumido e prático sobre o que comprar por exempla para o quarto do nosso filho. muito util. ela deve ser mae pela primeira vez, mas gostei da partilha. vou deixar o link

https://www.youtube.com/watch?v=CXFVLOzqsp0&list=PL1GV4aLo9vKr8ifA_B0M1M...

ElisaCorreia -
Offline
Desde 13 Mar 2020

Bom dia! Boas dicas. Eu vou para o meu segundo filho e vi um vídeo ontem que achei resumido e prático sobre o que comprar por exempla para o quarto do nosso filho. muito util. ela deve ser mae pela primeira vez, mas gostei da partilha. vou deixar o link

https://www.youtube.com/watch?v=CXFVLOzqsp0&list=PL1GV4aLo9vKr8ifA_B0M1M...

Kowa -
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Desde 01 Mar 2020

ElisaCorreia escreveu:
Bom dia! Boas dicas. Eu vou para o meu segundo filho e vi um vídeo ontem que achei resumido e prático sobre o que comprar por exempla para o quarto do nosso filho. muito util. ela deve ser mae pela primeira vez, mas gostei da partilha. vou deixar o link
https://www.youtube.com/watch?v=CXFVLOzqsp0&list=PL1GV4aLo9vKr8ifA_B0M1M...

ElisaCorreia - Obrigada por partilhar aqui, do que vi é sim um video bem esclarecedor! Tenciono eventualmente chegar a esse tópico também mas enquanto não chego esse video ajuda bastante, e mesmo depois há sempre informações a retirar =)

Desde já peço desculpa pela demora em publicar a 2ª parte mas esta é uma parte mais extensiva uma vez que se trata de Cadeirinhas Auto e não tinha tido oportunidade até agora de o fazer.

Kowa -
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Desde 01 Mar 2020

CADEIRAS AUTO
1º Antes de tudo é importante ter em noção o seguinte, as cadeiras auto servem para proteger o bebé/criança em caso de acidente uma vez estes sofrem muito mais com os impactos, por isso é muito importante escolher a cadeira certa e nesta categoria tentar deixar o preço um pouco de lado, mesmo havendo pouca disponibilidade monetária o que aconselho é tentarem cortar ao máximo em artigos de menor importância por forma a garantir que conseguem adquirir um equipamento que poderá significar a vida ou a morte da vossa criança.
Não pretendo ser demasiado brusca, mas é a realidade acidentes acontecem e não é só aos outros e não só o nosso cuidado a conduzir chega, nunca sabemos quem está no outro carro ou que imprevistos podem acontecer, por isso mais uma vez sugiro que quando fizerem a compra da/s Cadeira/s Auto o tentem fazer da forma mais consciente e segura possível.
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Pontos a ter em conta:
***Testes feitos
***Tipos/Grupos
***Características/Utilidade/Praticabilidade
***Preço
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***Testes feitos ***
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Quando entramos numa loja de Puericultura deparamo-nos muitas vezes com dezenas de Cadeiras Auto dos mais variados preços, começamos por olhar e ver que algumas delas parecem mais acolchoadas que outras e muitas vezes pensamos que se é mais acolchoada é com certeza melhor, ainda que isso possa estar ligado não significa que uma Cadeira mais rija não seja igualmente segura. Para isso é importante saber o seguinte: Esta cadeira foi testada? Se sim, como? Testes gerais, testes de marca ou testes independentes? Qual foi a avaliação que obtiveram? E por fim escolher então a cadeira com base nestes.
Existem então 4 tipos de testes:
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1 - O teste de homologação do Regulamento ECE R44/04 – Que basicamente atesta que aquela cadeira cumpre os requisitos mínimos de segurança e que pode circular na estrada. De referir que este regulamento foi fundado em 1982 tendo sido já revisto várias vezes mas a ultima revisão foi feita em 2005, pelo que há data de hoje, a meu ver, este sistema não se encontra atualizado o suficiente pois não é feito com vista a realidade da condução mas sim situações controladas a velocidades pouco realistas.
Deixo aqui os principais pontos vistos para obter a homologação para que tirem as vossas conclusões:
- Um teste de colisão frontal a 50 Km/h
- Um teste de embate traseiro a 30 Km/h
- Os testes do encaixe do fecho do arnês do sistema de retenção
- Uma análise do desenho da cadeira
- Um estudo do cinto ou arnês da cadeira
- Outros …

Esta homologação/certificação é possível constar pelo autocolante laranja presente nas Cadeiras Auto(foto demonstrativa abaixo), caso este autocolante não esteja presente na Cadeira/Ovo significa que a mesma não fez ou não passou nos testes de segurança e por isso não é segura nem legal para circular no carro.
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2 - I-Size - Tentando melhorar esta ultima regulamentação foi criada uma nova em 2013 chamada de UN R129 mais conhecida por I-size
Os principais objetivos nesta regulamentação são:
- Melhor proteção para a cabeça e pescoço de bebés e crianças devido ao transporte de costas para a estrada até aos 15 meses de idade.
- Adição de um novo teste obrigatório que reproduz uma colisão lateral com a intrusão de uma porta no interior do veículo e melhoramento de teste de colisão frontal, para uma melhor proteção da cabeça e do pescoço.
- Promover o uso de ISOFiX e, desse modo, reduzir o uso incorreto.
- Bonecos de teste mais avançados que imitam de forma mais realista o comportamento do corpo de uma criança durante um acidente.
- Escolha mais fácil da cadeira-auto correta devido à classificação do tamanho(deixa de se ter em conta só o peso passando a ser avaliado também pelo tamanho).
- Melhor compatibilidade entre os automóveis e as cadeiras-auto para criança.
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Como é possível ver esta nova regulamentação tem em vista garantir maior segurança sendo uma melhoria considerável referente à regulamentação/homologação ECE R44/04. Esta é igualmente apresentada por um emblema Laranja mencionando o facto de se tratar de uma cadeira I-Size.
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3 - Os testes das marcas – todas as marcas testam os seus produtos, algumas delas elevando a fasquia acima dos requisitos das Homolgações acima faladas, como por exemplo testando a maiores velocidades, mas o problema é que nem todas querem superar os testes querem apenas passar os mesmos, por isso idependentemente da marca que estejamos a falar, existem sempre cadeiras que são feitas a pensar em serem economicamente viáveis e apelativas para os clientes onde apenas o mínimo dos mínimos é cumprido este é o caso frequente com os Ovos dos DUOs ou as Cadeiras de primeiro preço/marca branca. Se a marca estiver realmente interessada em demonstrar a segurança de determinado produto irá disponibilizar nos seus Sites os testes realizados por eles para consulta, mas esta não é de todo uma situação muito comum e nem sempre 100% fiável dado que nunca se sabe ao certo quais foram os elementos/condições usadas de facto nos testes.
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4 - Os testes independentes – Estes são os melhores e mais fiáveis testes existentes uma vez que são realizados por empresas independentes que não tem em vista a comercialização das Cadeiras mas sim o seu estudo científico por forma a fornecer a informação mais relevante e realista uma vez que testam colisões em velocidades mais elevadas e em diferentes ângulos bem como segurança dos materiais por exemplo em caso de incêndio, entre outros.
**Exemplos de Estudos Independentes são: ADAC(Alemanhã) Plus Test(Suiça) Deco(Portugal e outros)
Estes estudos estão livremente disponibilizados na internet, pelo que poderão consultar se a cadeira que pretendem adquirir realizou algum destes testes e que pontuação teve bastando para isso procurar por exemplo: Nome da cadeira + Teste --- Cybex Aton ADAC
Alguns destes sites estão na sua língua oficial, pelo que sugiro carregar no “Traduzir esta página” apresentado ao lado do link do site que querem aceder no Google.
Em conclusão o que recomendo é, caso não tenham ainda nenhuma Cadeira em mente, dêem uma volta pelo Google e vários estudos para determinar que cadeira será mais segura dentro do orçamento que podem disponibilizar. Caso já tenham algumas em mente procurem essas em especifico para determinar se vale ou não a pena comprar.
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(NOTA IMPORTANTE: estes testes são de facto mais fiáveis e em caso de dúvida devem sempre ser tomados em consideração, mas como tudo na vida devemos olhar com um ar critico e colocar as nossas dúvidas e tirar as nossas ilações das informações que nos são dadas isto porque nenhum teste é infalível em tudo e muitas das situações testadas são feitas apenas a 70km/h máximo o que não representa a 100% o nosso estilo de condução, por isso é importante analisar todos os aspetos e se ainda tivermos dúvidas relevantes é porque provavelmente o nosso instinto está a funcionar e devemos confiar um pouco nele. Deixo aqui esta nota apenas para um caso em particular que é o da cadeira Cybex Pallas Gr 1/2/3 esta cadeira teve uma boa avaliação ADAC uma vez que desempenhou bem nos testes de colisão frontal devido à sua almofada de substituição dos Cintos de Segurança, mas por exemplo esta cadeira não foi testada em caso de capotamento, onde uma criança pode com facilidade ser projetada para fora da cadeira, nem foi testada a força exercida pela almofada em crianças mais pequenas, o que significa que a pressão causada pela mesma pode resultar em danos nos órgãos internos pelo que apesar de ter uma boa cotação eu não recomendo o uso deste tipo de cadeiras, sejam elas desta marca ou não.)
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Caso não encontrem nenhum estudo sobre a mesma não significa que a mesma é insegura apenas significa que ainda não foi testada a nível independente, por isso um exame visual minucioso é essencial, não garante a 100% mas já alivia significativamente.
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1º --- Verificar o tipo de homologação, se ECE R44/04 ou I-Size, tendo em conta que a ultima será sempre melhor à partida.
2º --- Tentar levantar, sem danificar, a cobertura da cadeira e procurar pela existência de esferovite em especial na zona da cabeça mas também é crucial ter na zona do corpo. ATENÇÃO: Existem algumas cadeiras que trazem um material plástico a imitar esferovite mas que se pode ver pela textura que não é, apesar de parecido não oferece a mesma proteção do esferovite.
3º --- Verificar o acolchoamento da cadeira bem como a existência de redutores quando aplicável uma vez que cada criança é diferente e há que, alem de garantir uma posição segura, garantir também é uma posição anatomicamente agradável.
4º ---No caso de uma cadeira de uso expectável até aos 18kg ou antes, verificar se a mesma possui reclinação suficiente bem como posição em contra marcha. Ainda que só seja obrigatório ir “virado para traz” até aos 9kg vários estudos revelam que é insuficiente e que o corpo da criança não se encontra preparado para suportar o impacto causado em caso de colisão sentido da marcha sendo frequente as fraturas no pescoço em idades inferiores a 18 meses.
Nota: a partir dos 2 anos sensivelmente a posição de contra marcha parece menos confortável uma vez que as crianças em algumas cadeiras levam as suas pernas algo fletidas a partir destas idades mas a nível de colisão vou deixar aqui uma fraze que me foi dita por um especialista na matéria que acredito relatar bem a diferença. “Uma perna partida eu consigo resolver sem grandes problemas, já um pescoço partido não há nada que eu ou alguém possa fazer”.
5º --- Verificar se a cadeira tem o sistema Isofix(explico mais à frende do que se trata) e saber se o nosso carro tem isofix(nota: carros anteriores a 2008 é raro terem Isofix mas não significa que não tenham, se tiverem dúvidas consultem o manual do carro ou procurem por entradas nos mesmos nos bancos traseiros), se tiver e puderem optem por este sistema uma vez que além de mais prático torna a instalação da cadeira muito mais segura.
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***Tipos/Grupos***
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-->Cadeira Com ou Sem Isofix <--
- Isofix é um sistema composto essencialmente de 2 argolas de metal fixas que alguns carros possuem nos bancos traseiros e ocasionalmente no banco da frende to passageiro, estes ganchos permitem a fixação de cadeiras com dispositivos Isofix que encaixam em forma de gancho nestes. Alem destas argolas é possível existir o uso adicional de base ligação chão do veiculo bem como um top tether(argola localizada nas costas do banco com isofix onde é presa um “cinto” especifico da cadeira) sistemas estes que permitem uma maior estabilidade da cadeira. Este sistema elemina o uso de cinto de segurança para prender a cadeira tornando assim a instalação mais prática e muito mais segura uma vez que elemina qualquer erro de colocação que possa ocorrer a colocar o mesmo bem como garante uma cadeira mais fixa e que em caso de colisão não se irá deslocar tanto do sitio suposto.
-->Grupos +0 , 1 , 2 e 3 (I-Size ou normal)<--
--I-Size – cadeira adaptável que pode ser ajustada conforme a altura da criança sempre apresentando intervalo de peso em como os centímetros onde pode ser usada.
--Normal - Cadeira estática sem regulação de altura
-
--Grupo 0/+0(Isize) – do nascimento aos 13kg (Ovo)
--Grupo 1 – dos 9kg aos 18kg – nem todas as cadeiras deste grupo tem reclinação, sobretudo as de valores mais em conta
--Grupo 2/3 – dos 15kg aos 36kg – Cadeiras com proteção lateral e da cabeça protegendo em caso de colisão lateral
--Acentos elevatórios - 15kg a 36kg sobretudo substituem o uso da cadeira quando a criança já tem peso mas não tem tamanho para ativar o cinto --- Não recomendo o uso destes pois não oferecem proteção adicional nenhuma apenas servem para fazer os cintos dos carros ativarem, nada mais.
--Grupos combinados:
+0/1 – geralmente encontramos mais desta variedade em I-Size mas também existe em regular, a vantagem de I-Size nestas cadeiras é a possibilidade de usar a cadeira em contra marcha até aos 18kg e puder ser usada numa posição mais reclinada do que as regulares, algumas destas permitem ainda virar o acento permitindo que este possa ser virado para a porta quando se está a colocar ou a tirar o bebé tornando a entrada e saída do carro mais fácil. Geralmente serve de transição do Ovo
+0/1/2 ou 1/2/3 ou +0/1/2/3 - são combinações para quem pretende ter tudo em 1 uma vez que combina os vários grupos de cadeiras numa só deixando assim de ser necessário comprar uma para cada etapa da criança e assim economizar. Quando são cadeiras compostas pelo grupo +0 por norma permitem a rotação da mesma facilitando as entradas e saídas do carro. Este tipo de cadeiras é composto por várias partes que vão sendo adicionadas, retiradas ou aumentadas conforme a criança vai crescendo.
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A escolha aqui vai depender das necessidades bem como as possibilidades de cada um, o ideal será usar o Grupo +0(ovo) até o mais tarde possível, e depois passar progressivamente para o +0/1 seguido de 2/3. Uma cadeira de grupo isolado é expectável ser mais segura do que uma cadeira “All-in-one” pelo simples facto de ser específica para X peso e por consequência mais focada na segurança daquele grupo em particular. Isto não significa que uma 1/2/3 seja de todo má, antes pelo contrário, pois se estivermos a falar de comprar 1 cadeira de cada, mas poupar no valor e qualidade por serem 3 é preferível usar esse valor e investir numa cadeira mais completa mas mais segura.
Posto isto é uma questão de escolher, no caso de comprar individualmente poderão ir vendo gradualmente conforme a criança cresce e escolher de acordo com o que necessitam, no caso de comprar uma Tudo em Um tem de fazer uma projeção de futuro e tentar escolher uma que se vá de facto adaptar às vossas necessidades durante os próximos anos tendo em conta o crescimento expectável da criança.
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***Características/Utilidade/Praticabilidade***
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A escolha de uma cadeira deve sempre privilegiar a Segurança em 1º lugar e o restante adicional é um acréscimo, algumas dicas para facilitar a vossa vida é procurar cadeiras que tenham funções como:
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---Peso – esta característica é especialmente importante no Ovo / Grupo 0/0+ se este for pensado em ser usado fora do carro, nos restantes grupos, a menos que seja para andarem frequentemente a mudar a cadeira de carro o peso é pouco relevante. Quanto ao Ovo torna-se importante pois temos de considerar que ao peso do Ovo temos sempre de somar o peso do bebé e tendo em conta que a maior parte dos Ovos tem um peso de aproximadamente 5kg com um bebé recém-nascido estamos a falar de carregar nos braços à volta de 8kg logo à partida e que todos os meses esse peso vai aumentar em cerca de 1kg a 2kg, tendo em conta que o ovo tem capacidade para ser usado até aos 13kg podem começar a ver o problema. No mercado existem ovos seguros de baixo peso, sendo que o mais reduzido que conheço como Ovo completo é, para já, o Concord Air com 3kg apenas e o novo Ovo Modular da Bébé Confor o Coral que basicamente é um ovo em que a parte acolchoada deste se destaca do “seu esqueleto” permitindo que não seja necessário andar com toda a cadeirinha, mas sim apenas a “alcofa” que pesa somente 1,7kg, até à data deste artigo ainda não foram publicados testes de segurança desta cadeira pelo que não sei o nível de segurança da mesma, mas que é a o mais leve até à data é. Estes últimos são apenas exemplos, não são recomendações, devem sempre escolher o que melhor se adequa a vocês, seja pelo preço seja por qualquer outro factor.
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---Reclinação – especialmente importante em crianças até aproximadamente 3 anos, com o cadeiras que englobem o grupo 0/0+ esta situação não deverá ser um problema, mas com cadeiras que não contenham este grupo devemos verificar se reclinam e se sim, se reclinam o suficiente. Durante as viagens o mais normal (e o que queremos que aconteça) é que as crianças adormeçam como consequência deixam de segurar as suas cabecinhas por isso a reclinação é essencial para garantir que as crianças mantem a cabeça numa posição confortável mas sobretudo Segura! Ter a cabeça inclinada para a frente além de desconfortável é especialmente perigoso para os bebés uma vez que podem bloquear a sua respiração, por isso há que garantir que estejam numa posição segura. Alem de ver se reclina à que tentar perceber se reclina o suficiente, infelizmente há algumas cadeiras, que reclinam muito pouco e que em termos práticos não fazem a diferença ou que por exemplo a Nado O3 da Be Cool a pesar de ser uma cadeira bem desenhada a nível de segurança, não reclina o suficiente para bebés recém-nascidos ficando os mesmos em posição demasiado sentada e como consequência o seu pescocinho cai para a frente, por este motivo esta cadeira não será aconselhada para crianças demasiado pequenas.
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---I-Size – Alem de ser mais seguro este tipo de cadeiras permite também um ajuste mais adequado para o tamanho do Bebé/Criança uma vez que “vão crescendo com a criança”, logo a criança fica mais bem alocada à cadeira e por consequência mais confortável também.
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---Rotação – Especialmente visível em cadeiras que englobem o grupo 0/0+, mas não só. Deveremos verificar se a cadeira tem a possibilidade de rodar, em especial rodar para a porta, pois isso irá nos facilitar bastante a vida quando tivermos de tirar e por a criança no carro.
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---Cintos – Os cintos podem, em algumas cadeiras(até ao grupo 1), ter a opção de ficar “presos” ou “estáticos” de lado depois de desapertados o que ajuda quando estamos a tentar tirar a criança da cadeirinha sem ter os mesmos a atrapalhar. Também devem ser fáceis de desprender mas não demasiado fáceis que uma criança com mais idade consiga com a própria força o fazer.
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---Redutores – As cadeiras podem, ou não, vir equipadas com redutores à semelhança do I-Size a função do mesmo é garantir que a criança “encaixa melhor” na cadeira prevenindo os movimentos com as curvas e o normal andamento do carro. Se a cadeira vier com redutores melhor, pois estes foram desenhados especificamente para aquelas cadeiras e serão por si mais seguros, mas se não vier ou se os que vierem continuem a não ser suficientes para a vossa criança existem à venda redutores universais e semi-universais que poderão comprar para que a vossa criança se sinta mais confortável e esteja mais segura.
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Dada a evolução dos tempos todos os dias surgem Cadeirinhas com novas e melhores características, quando estiverem a escolher uma procurem que características extra têm e determinem se acham que são uteis para vocês. Dificilmente irá existir uma cadeira que englobe tudo o que foi descrito aqui mas se tiver algumas destas funções já vos facilitará a vida.
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***Preço***
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Tal como já foi dito várias vezes, preço mais caro não é sinónimo de segurança, mas quando falamos das Cadeiras Auto dificilmente as cadeirinhas de “melhor preço” são suficientemente seguras. Relembro que se realmente tencionarem com alguma frequência andar de carro com os vossos rebentos e caso o dinheiro seja escaço, tentem poupar em coisas “menos uteis” como alcofas/ninhos/brinquedos/etc para puderem investir um pouco mais na segurança. Tentem procurar por os pontos que aqui referi e dentro deles tentem encontrar uma cadeira que vá de encontro aquilo que podem gastar. Uma dica é sempre procurarem em mais de que um local, se viram numa loja uma cadeira que gostaram, antes de a comprarem façam uma pesquisa na internet ou por outras lojas para tentar ver se a mesma não se encontra à venda mais barata noutro local.
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---Fim da parte 2---

ElisaCorreia -
Offline
Desde 13 Mar 2020

Obrigada pelas dicas das cadeiras auto! Muito boas! Sim eu também gostei do vídeo da rapariga. Está simples e prático.

SandyVi -
Offline
Desde 07 Jan 2018

Muito obrigada pelas valiosas dicas! Aguardo por mais de outros objetos, caso as tenha.

CCCF -
Offline
Desde 04 Jul 2018

Excelente post! Obrigada pela partilha. Isto para mães de primeira viagem é mesmo muito importante!

Sobre CCCF

Início 05/2018 ❤️🍀 * Biopsia testicular 02/01/2020 * TEF 02/2020 Beta (45) * 03/2020 Beta (2.4) 03/2020 🖤
TEC (1 ovinho kinder) 11/2020 (+) Beta (432) 💖

_cpcd_ -
Offline
Desde 22 Nov 2018

Estes dois posts da Kowa são ouro!
Obrigada pela informação preciosa e pelo tempo investido!
Eu própria já ando há uns dias a fazer esta mesma investigação sobre as cadeiras auto e carrinhos de passeio, e acho que vou optar por uma cadeirinha da cybex (i-SIZE ATON M)
e a dúvida mantém-se no carro de passeio. Pondero o uso verdadeiro que lhe vou dar (principalmente até aos seis meses e em tempo de pandemia) até porque queria comprar um sling ou marsúpio para transportar o bebé junto ao peito.
Além da bagageira do meu carro também ser pequena e isso ser outro factor a ter em conta.

Sobre _cpcd_

AR 11/2018 às 8 semanas
12/2019 Diagnóstico de infertilidade Casal AMH 0,43 + Trompas obstruídas + Fragmentação Espermática ADN >54%
Jul 2020 - FIV (-)
Ago 2020 - Laparoscopia
Jan 2021 - FIV (3 blastos B ) - 1 Transferido POSITIVO! BetaHCG: 562! 🤰❤️

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