Fraldas Reutilizáveis | De Mãe para Mãe

Fraldas Reutilizáveis

Responda
14 mensagens
Patrícia 84 -
Offline
Desde 09 Set 2013

Prós e contras da utilização de fraldas reutilizáveis.
Sei que já há tópicos a abordar este tema mas de algum tempo atrás.
Mamãs que estão a usar, satisfeitas? onde adquiriram as fraldas?
Futuras mamãs, já começaram a pensar nessa possibilidade?
É um tema que me interessa bastante.
Partilhem experiências Sorriso

Pachi_Vivi -
Offline
Desde 16 Fev 2010

Usei e recomendo!
Durante a 1ª gravidez fiz mt pesquisa e acabei por comprar fraldas durante toda a gravidez Sorriso encomendei tudo pela net, principalmente de UK (há imensos sites, a oferta é imensa). Investi pouco mais de 500€ (se dividires por 9 meses, vês que não custou muito) e tenho 32 ou 33 fraldas!
O Santi começou a usar com 15 dias e NUNCA assou uma vez sequer!
A "parte boa" da história é que agora estou à espera do 2º filho Sorriso e o investimento está feito!!!!
Recomendo vivamente!!!
Não dão assim tanto trabalho e, para os bebes, é muito mais confortavel, uma vez que aguentam sempre sequinhos, sem irritações!
Se tiveres mais duvidas, é só dizer!!!
Boa sorte!

lipeta -
Offline
Desde 01 Set 2009

eu tbm estou tentada a comprar mas n sei encomendar nada nesses sites. essas fraldas tem tamanhos tambem ou ajusta?

Patrícia 84 -
Offline
Desde 09 Set 2013

De facto, tudo o que tenho lido sobre a utilização de fraldas reutilizáveis é positivo.
Tenho uma dúvida. Existem tamanhos para as diversas fases de vida do bebé? ou são ajustáveis?

Obrigada pela tua resposta Piscar o olho

Patrícia 84 -
Offline
Desde 09 Set 2013

Olá , eu andei a pesquisar e perto de mim, no Porto há uma lojinha que vende dessas fraldas. Não vou arriscar a mandar vir já da net sem saber como são utilizadas etc... quero pessoalmente falar com quem percebe do assunto Sorriso Reparei tb que existem toalhitas reutilizáveis.
Caramba, será que há 7 anos atras eu estava de olhos tapados?
Sorriso

loopdidoo -
Offline
Desde 30 Jul 2012

eu usei desde o nascimento mesmo na maternidade este mundo e imenso e para todos os estilos precos e escolhas ....

apesar de as marcas dizerem que as suas fraldas dao desde o nascimento ate ao desfralde elas nao dao... so dao la para os 3 meses porque os bebes recem nascidos tem perninhas muito magrinhas e normalmente fraldas de tamanho unico ( do nascimento ao desfralde) ficam largas nas pernas e provocam fugas... por isso aconcelho a usarem um sistema proprio para recem nascidos fica aqui um video otimo em ingles mas acho que da para terem uma idea do tipo de escolhas https://www.youtube.com/watch?v=aJFGUNJtAxg ja agora o canal dessa moca encinou me tanto mas tanto....

e fica aqui o nosso grupo no facebook de mamas que usam reutilizaveis nos seus bebes https://www.facebook.com/groups/416859318343150/

qualquer coisa ou duvida que tenham que eu possa ajudar disponham

e parabens por pensarem neste caminho...

Noiva -
Offline
Desde 30 Jan 2007

vou-me colar ao tópico, também gostava de saber mais sobre as fraldas.

Sobre Noiva

♥ Mamã de 1ª Viagem ♥
♥Inicio Treinos Março/14
♥♥♥Positivo 13/Abril/14 ❀❀❀DPP 21/12/2014❀❀❀DP 15/12/2014 Espertalhão

Patrícia 84 -
Offline
Desde 09 Set 2013

Obrigada pelo teu testemunho mamã, vou ver esse vídeo. Piscar o olho *

filipa19 -
Offline
Desde 29 Maio 2013

Eu já comprei as minhas :-). Se gastei 100 euros do muito, pois comprei as minhas em 2a mão Sorriso

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Eu usei com o piolho e agora estou a usar as mesmas com a mana. Comprei tamanho único e não tive problemas com fugas por causa disso, o único cuidado que tenho agora quando as uso com a mana é que evito as que têm o elástico mais lasso por causa de terem sido mais usadas pelo mano. De resto fugas, só por eu ou o papá as termos colocado mal porque eles passam pelas fases em que são autênticos polvos a trocar fraldas ou a vestir. As minhas são de bolso da Bumgenius, tenho de velcro e de botões, mandei vir de Inglaterra, 25 fraldas chegam-nos bem e as únicas assaduras que ele teve foram só na altura dos dentes, quando o cocó ficou mais ácido. De resto, cá em casa, não toco em cremes para o rabiosque há sei lá quanto tempo...

Quanto à menina que disse que tinha medo de mandar vir pela net por não saber utilizar, isso é simples de contornar - no youtube tens montes de vídeos a explicar e a mostrar a colocação. Nas de bolso, por exemplo, a parte mais grossa do absorvente muda de posição consoante é menino ou menina, por causa da direcção dos xixis.

É que a poupança entre mandar vir ou comprar em loja pode chegar aos 5 euros por fralda, é muito!

JLC -
Offline
Desde 24 Mar 2014

Boas,
sou nova nesta aventura das fraldas reutilizáveis... mas iniciei-a após uma saída ao estrangeiro, onde a minha pequena ficou com o rabinho assadinho.
Estou a fazer CD (cloth diapering - utilização de fraldas de pano/reutilizáveis) há 2 semanas.
Posso dizer-te... o investimento inicial é "penoso"... com as fraldas que comprei podia ter comprado decartáveis para meio ano... ou talvez um pouco mais... mas na minha opinião vale a pena. Presumo que maior ganho vai ocorrer se as utilizar com um segundo(a) filho(a), para além de estares a ser ambientalmente consciente.
Posso-te adiantar, no entanto, da minha experiência que não é tudo só rosas e que obriga a alguma disciplina.
Bem, os modelos que eu experimentei/estou a experimentar:
1)- Bungenius 4.0 one size e de bolso [pocket style] (desde os +/-4kg até aos 16 Kg - supostamente até ao desfralde)
-->> Acho-as boas, fáceis de utilizar/ajustar em tamanho mas volumosas. Não gosto dos absorventes em microfibra, porque embora absorvam rápido o xixi são propensas a fugas se os absorventes forem comprimidos - devido ao bebé estar sentado ou deitado sobre a fralda. Acabei por comprar absorventes em cânhamo da "Thirsties" (certamente existem ouras marcas com o mesmo estilo de absorventes). Utilizo 1 de cânhamo e 1, que vem com a fralda, de microfibra para recém nascido (embora a minha bebé não seja recém nascida) por cima. Funciona perfeitamente! A microfibra absorve rápido o o de cânhamo mantém-ma seca. Esta solução funciona perfeitamente para a noite! Para o dia, também funciona... mas por as achar volumosas... opto pela segunda versão durante o dia.
2)- Grovia hybrid capa + absorvente grovia "stay dry" com cânhamo (supostamente também até ao desfralde) - minha principal opção durante o dia (pouco no nº de capas e o sistema é mais fácil de "montar")
-->> Acho-as boas, fáceis de utilizar/ajustar em tamanho e bastante confortáveis por serem menos volumosas que as anteriores. Tive algumas fugas, mas sobretudo por causa de não conhecer bem o processo de preparação dos absorventes. Neste momento, já não registo as fugas que tinha inicialmente (ou tornei-me mestre nestas fraldas ou os absorventes finalmente começaram a absorver mais, ou ambos ;P - Gosto de pensar que é a combinação das duas coisas!). Outra vantagem desta solução sobre a anterior é que quando se tem de mudar a fralda apenas se tem de trocar o absorvente (desprender as molas e voltar a colocar o novo prendendo as molas) e, desde que a capa não esteja molhada (atenção que molhado não é ressoado) ou suja pode ser reutilizada. A marca refere que pode ser usada até 4 vezes. Eu uso 2 a 3 vezes no máximo a capa, porque quando a capa tem o cheiro a xixi, já não consigo colocá-la na minha pequenina.
3)- Grovia hybrid capa ou capa "thirsties" + fraldas em bambu pré-dobradas (supostamente o bambu absorve mais)
-->> Não gostei... absorvem e não tive fugas em momento nenhum.... mas tive uma assadura na minha filha que lhe apanhou o rabinho todo e parte das costas . O motivo para mim é óbvio, enquanto que as anteriores se se passar a mão na fralda quase não se sente a humidade (até se verificar o interior dos absorventes das fraldas grovia ou retirar os absorvente do bolso das fraldas da bumgenius) nestas a humidade é evidente. Ou seja, a humidade é mantida em contacto com o rabinho do bebé. Para mim estas estão excluídas por este motivo. (Estou a pensar experimentar reutilizá-las colocando um "liner" reutiliável e feito por mim [para ser mais barato] em "fleece" [não sei o nome em português] --- Mas ainda nada posso dizer sobre este sistema).
Esta é a minha experiência.
Mas aproveito para referir que além do investimento nas fraldas tem de se considerar o investimento que é feito mensalmente me lavagens das mesmas e no detergente que deve ser especifico para estas, de modo a não as danificar e a prolongar o tempo de vida destas. Tem de ser um detergente ecológico (sem enzimas, sem amaciadores, sem branqueadores) que também não é propriamente barato.
A quem quiser começar CD eu recomendo, especialmente se orçamento for apertado, a fazê-lo em "part-time". Ou seja, combinar as fraldas descartáveis com as reutilizáveis até se conseguir entre cerca de 12/14 fraldas para cada 2 dias (para não se fazer as máquinas de lavar trabalharem só com metade da carga e todos os dias).
Recomendo também o uso de "liners" (desculpa mas não sei o nome em português) - descartáveis ou não - por cima das fraldas, para que quando hajam outro resíduos além do xixi seja mais fácil removê-los das fraldas.
As más notícias, na minha opinião, são duas:
-- obriga a disciplina diária ou de 2 em 2 dias para coordenar as lavagens das fraldas e fazer valer a pena o esforço e investimento;
-- o investimento inicial é enorme (eu digo isto e não tenho nem meia gaveta cheia delas). estas fraldas e os absorventes são caros.
O único sitio em Portugal em que vi as fraldas que uso foi online (na ecologicalkids - http://www.ecologicalkids.pt/). Tentei ver no amazon mas não encontrei os meus modelos a preços minimamente decentes.
Sei que existem outros modelos (Fuzzibunz, Blueberry, Piriuki, Charlie banana, TotsBots) mas não os experimentei, por dois motivos: tal como referiram aqui, gosto de tocar as fraldas (só consegui isso com as bumgenius, com as grovia foi um tiro no "escuro") e segundo, porque quando alguma coisa resulta, em lugar de andar a experimentar outras e poder piorar os cenários... prefiro poupar e manter o sistema que já possuo.
Quero ressalvar que o que resulta para mim e para a minha bebé pode não resultar para os outros... cada um deve encontrar o seu sistema, mais barato ou mais caro, com a certeza que não existe nenhum completamente infalível.
Espero que o meu contributo possa ajudar alguém... e boa sorte, dedicação e paciência para esta aventura!

Sobre JLC

** JLC **

Pachi_Vivi -
Offline
Desde 16 Fev 2010

Olá de novo Sorriso
Todas as fraldas que tenho são ajustaveis e realmente deram desde os 15 dias (por opção, por causa do cócó inicial, usei descartaveis nos 1ºs dias)até ao desfralde! Na altura do desfralde,optei por comprar descartaveis, tipo cueca, apenas pq era mais fácil para ele se habituar à ideia de "cueca"!
As unicas vezes que tivemos fugas, foi por má colocação!
Qd ele cresceu e começou a fazer mais xixi, passei a usar 2 absorventes e o problema resolveu-se, mesmo durante a noite! Sorriso
Tenho várias marcas,mas as minhas preferidas são as bumgenius Sorriso para mim, são as melhores do mercado!!! Com molas ou velcro!
Não se esqueçam de adquirir pelo menos 2 sacos para as fraldas: são óptimos e não deixam passar cheiros desagradaveis! Eu comprei 3, de tamanhos diferentes: um grande para ter em casa, um médio, para levar para a escola e um pequeno, para andar no saco dele!
Bj

Luabranca -
Offline
Desde 09 Ago 2009

amfr escreveu:
Eu usei com o piolho e agora estou a usar as mesmas com a mana. Comprei tamanho único e não tive problemas com fugas por causa disso, o único cuidado que tenho agora quando as uso com a mana é que evito as que têm o elástico mais lasso por causa de terem sido mais usadas pelo mano. De resto fugas, só por eu ou o papá as termos colocado mal porque eles passam pelas fases em que são autênticos polvos a trocar fraldas ou a vestir. As minhas são de bolso da Bumgenius, tenho de velcro e de botões, mandei vir de Inglaterra, 25 fraldas chegam-nos bem e as únicas assaduras que ele teve foram só na altura dos dentes, quando o cocó ficou mais ácido. De resto, cá em casa, não toco em cremes para o rabiosque há sei lá quanto tempo...

Quanto à menina que disse que tinha medo de mandar vir pela net por não saber utilizar, isso é simples de contornar - no youtube tens montes de vídeos a explicar e a mostrar a colocação. Nas de bolso, por exemplo, a parte mais grossa do absorvente muda de posição consoante é menino ou menina, por causa da direcção dos xixis.

É que a poupança entre mandar vir ou comprar em loja pode chegar aos 5 euros por fralda, é muito!

Eu também tenho muitas de bolso e realmente os elásticos ficaram mais lassos com o tempo, o que considero normal. Mas arranjei os elásticos das minhas bumgenius todas e nem sou grande artista. No youtube tens lá vídeos interessantes. Basta procurares por : " repair", " bumgenius", " elástic". Estou a usá-las no meu mais novo com muito sucesso.

Sobre Luabranca

Bjs

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Agora que falas nisso, lembro-me de há imenso tempo alguém aqui do fórum ter falado nisso de reparar os elásticos - secalhar até foste tu Sorriso Obrigada pela dica, vou procurar e ver se me dedico a essa causa antes de terminar a licença Sorriso