fiz um TAC ao utero ás 6 semanas de gravidez e só descubri depois que estava grávida!! | De Mãe para Mãe

fiz um TAC ao utero ás 6 semanas de gravidez e só descubri depois que estava grávida!!

Responda
10 mensagens
Filipa Viegas -
Offline
Desde 21 Fev 2013

Meninas será que alguém me pode ajudar, que tenha passado por algo semelhante ou conheça alguém com caso parecido?

o caso foi o seguinte:
já sabia que tinha quistos em ambos os ovários. Foi me descoberto um mioma de 9 cm no utero (mas fora), ano passado, e fui ao médico, no continente. O médico disse para seguir a minha vida normal, e engravidar se quisesse. este ano arranjei ginecologista aqui na ilha e começamos a tentar, antes de irmos á primeira consulta. Na consulta não foi encontrado nada na ecografia, e foi me aconselhado a irmos primeiro para operaçao retirar o mioma, antes de engravidar. Começamos a fazer os papeis, fui na segunda fazer o TAC à barriga, com liquido, contraste intra venoso, passei no arco umas 7 vezes (a tecnica dizia que estava dificil de ver). Quer dizer, viram tudo de quistos, e não viram o feto!! Ontem na consulta com o médico, queixei me de dores do periodo constantes, fomos fazer a eco, e suspresa! Gravida de 6 semanas...

o médico tambem nao soube bem o que me dizer, porque com o meu historial, posso nao poder voltar a engravidar de forma natural, mesmo sem o mioma. mas a TAC foi feita com 6 semanas... os problemas poderão ser ao nivel do coração e TAC.
Vamos ter nova consulta quarta feira, para decidir o que fazer. Estou muito confusa... Qual verdadeiramente o risco de a criança sair com mal-formações?
Ver o coraçãozinho a bater dentro de mim é como um pequeno milagre... mas e se tiver problemas por isto e podesse ter sido evitado? estamos ambos sem palavras quanto a isto!

beijinhos*****

Liliya -
Offline
Desde 28 Mar 2011

Eu tenho uma familiar, que trabalha numa clínica de imagiologia, acabei de falar com ela e posso dizer, que normalmente o que as mulheres fazem quando descobrem que estão grávidas depois de realizar TAC ou RX, é solicitar a dose de radiação a que esteve sujeita, para que o obstetra decida se justifica ou não, o aborto.
Normalmente não é necessário, mas depende da zona onde foi o TAC, e qual a dose de radiação administrada.
A radiação em alguns casos provoca aborto espontâneo nos 1os meses, ou pode provocar malformações no caso do bebé já estar grandito...
De qualquer das maneiras, se não aconteceu nada na altura, é pensar positivo e falar com o obstetra para tirar todas as dúvidas.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos, Lilia

Sofia Cardoso P... -
Offline
Desde 13 Abr 2011

Olá Filipa,

É incrível, mas efetivamente posso falar-te na primeira pessoa. Antes de mais deixa-me descansar-te. As hipóteses de algo ter afetado o bebé são muito baixas, isto porque como disseste o coração já batia.
Estava a tentar engravidar, com testes de ovulação e tudo, e três dias depois da feucndação fui assaltada por umas dores de morte. Ninguém sabia o que se passava, foram semanas terríveis. Fiz de tudo, ecografias, radiografias, duas TAC's pélvicas (1 semana após a fecundação - 3 semanas de gravidez) com o contraste e tudo mais, avisei que pdoeria estar grávida mas ninguém sequer me sugeriu não fazer, chegaram mesmo a receitar-me medicamentos teratogénicos, um dos quais ainda tomei, e outros cheguei a comprar e quando li a bula optei por não fazer a medicaçaõ. Como se não fosse suficiente, ainda fiz uma colonoscopia com anestesia geral, ja com uns 15 dias depois da fecundação (portanto 4 semanas e meia de gravidez). Para a colonoscopia, andei dois dias sem comer, a tomar uma nhanha horrorosa para chegar ao ponto de evacuar já somente água. QUando estava para levar a anestesia da colonoscopia, avisei uma vez mais da possível gravidez. Disseram nao afetar. Descobri a gravidez com 5 semanas. Foi um misto de felicidade e panico. Por nao ter ainda consulta de OB marcada, fui no dia seguinte ao médico de família. Vim de lá uma lástima, aconselhou-me a abortar. Três dias depois tive finalmente a primeira consulta com um medico especializado em obstetrícia. Ele ouviu-me do início ao fim..levei a história contada de forma pormenorizada. No final apenas disse: você ainda está grávida, nao é?? Então é porque está tudo bem. A pior fase foi efetivamente aquela em que eu efetuei a TAC..estava a ocorrer a divisão celular da fase mórula..bastava um erro nessa divisão, que o resultado seria caoticamente erróneo, então jamais a gravidez teria vingado. Hoje tenho uma bebé com 14 meses perfeitamente normal. Vivi a gravidez toda em sobressalto na mesma, mesmo com as ecos normais, e com o que os médicos diziam..obvio..ficamos sempre com duvida, mas fui relaxando, e no final ja raramente me lembrava. Alem disso nao tive só a TAC, tive um conjunto mais de coisas que nao deveria ter feito. E repara que eu avisei que poderia com grande chance estar grávida.

O que te quero dizer é que nestas fases iniciais, é o tudo ou nada. Se existir um erro, a repercurssão dele será tão exponencial, que jamais terminaria num embrião com coração a bater e tudo e a evoluir normalmente. Dizes que fizeste a TAC com 6 semanas..com 6 semanas (4 após fecundação), o embrião já está formado, já passou a fase mais vulnerável. Claro que ainda estão em formação os orgãos, pois ainda nao estás na fase fetal...mas a probabilidade da radiação da TAC afetar esse desenvovlimento é baixíssima. Eu sei que não é isso que todos os avisos fazem transparecer, mas claro..tem de haver um excesso de zelo. Na altura chorei muito até à consulta de OB. Aqueles três dias entre a sugestão de aborto e a consulta de obstetrícia foram passados à procura de situações semelhantes. Apenas em sites americanos e alemães consegui encontrar situações semelhantes, e felizmente eram todas muito positivas, como a minha também foi.

Aconselho-te a relaxar e a não levares em consideração opiniões que não sejam de especializados na área..como vês mesmo um médico de clínica geral está muito alheado dos verdadeiros riscos destas situações. Acredita que tudo deverá estar bem, e desejo que sejas compensada por todas as preocupações e pelas dificuldades que adviriam do teu historial ginecológico. MAntém a calma durante as próximas semanas que em breve ficarás mais descansada.

Violeta, já não és o meu leitão preguiçoso porque a Patita não deixa, mas não te livras dos DOZE dias de renda que me deves!

Sofia Cardoso P... -
Offline
Desde 13 Abr 2011

Lilia, desconhecia a indicação de contactar as clinicas para obter a quantidade de radiação. Obrigada pela informação. Realmente na altura senti uma falta de informação tremenda sobre estas situações.

Violeta, já não és o meu leitão preguiçoso porque a Patita não deixa, mas não te livras dos DOZE dias de renda que me deves!

FaFa26 -
Offline
Desde 05 Out 2011

Eu trabalho na área e acho inadmissivel que te tenham feito exame mesmo existindo a remota possibilidade de estares grávida. É algo que pergunto sempre e se a pessoa hesitar por um segundo simplesmento não faço e peço para voltar quando menstruar.
Imagino a tua preocupação visto teres feito a TAC logo ao utero. O ideal é ires à clinica, eles são obrigados a mostrar-te a radiação a que estiveste sujeita. Depende muito do aparelho, mas acredito que a quantidade não tenha sido muita. Normalmente no inicio da gestação, se houver algum problema a gravidez resulta em aborto espontaneo e se está tudo bem com o bebé até agora, acho que deves ter pensamento positivo.

Espero que corra tudo pelo melhor

Beijinhos

Filipa Viegas -
Offline
Desde 21 Fev 2013

Deus, Sofia! que história a tua.... até fiquei arrepiada!

Lilia, vou ligar para o hospital a ver se consigo a informação... o médico que tenho ido é mesmo um ginecologista - obstetra, numa clinica privada, pois aqui no hospital publico é sempre a mesma coisa. O que ele me disse é que, se fosse nas primeiras 3 semanas, tranquilo, o risco era pouco, mas como eu já estava de 6 semanas quando o fui fazer... e a zona foi mesmo ao utero para se ver do mioma. Ele disse que até as 3 semanas era normal o aborto espontâneo, mas com este tempito, o mais provavel era não o aborto mas sim malformaçoes. curiosamente desde o dia da tac tenho sentido menos dores, tb poderia ter sido o stress por ir passar pela operaçao..
Penso que a decisão final só irei tomar no gabinete, quando falar outra vez com ele e souber tambem a opiniao dos outros especialistas da clinica, ele ontem disse que ia reunir para saber a opiniao dos colegas. de um modo ou outro comecei hoje a tomar os suplementos que ele mandou... nem sei!

Obrigada meninas!!

Sofia Cardoso P... -
Offline
Desde 13 Abr 2011

Filipa, depois conta-nos, seja qual for a decisão, aqui neste topico porque raramente venho ao fórum, e assim poderei saber.

Desejo que tudo corra pelo melhor...pelas dificuldades que poderias ter de passar para engravidar, seria muito revoltante outra situação. Espero também que não tenhas de esperar muito tempo para ter mais dados e esclarecimentos, a espera consome mesmo.

Violeta, já não és o meu leitão preguiçoso porque a Patita não deixa, mas não te livras dos DOZE dias de renda que me deves!

Filipa Viegas -
Offline
Desde 21 Fev 2013

Pois é. Foi uma semana terrivel, e hoje ainda está a ser. na sexta cheguei a ir falar com o medico de familia, que se mostrou contra eu seguir a gravidez, falou com um radiologista que tambem foi da mesma opiniao. Sai de lá de restos, mas depois no sábado fui recuperando... no domingo á noite comecei com um pequeno sangramento, tipo ranho, com bocadinhos castanhos... fiquei assustada, fiz repouso, mas na segunda começou pior... fui na urgencia aqui na vila, e apanhei outra vez o meu medico de familia na urgencia... confirmou me que era inicio de aborto espontâneo, e mandou me tomar uns comprimidos de buscopan, a dizer: se perderes, perdestes!!!

chamei logo o meu namorado, fomos para a cidade, à clinica, eco, e estava tudo bem com o embrião. até ouvimos o bater do coraçao!!!

Mas quis Deus que não fosse desta. mesmo com o repouso e a tomar a hormona, hoje de manha acordei com dores, ainda tentei me lavar e vestir, porque iamos´à cidade fazer as analises, mas só deu tempo de chamar pelo rapaz e capimba no chão! nem sei quanto tempo desmaiada, só tenho o galo na testa para contar historia.

isto nem ao pior inimigo se deseja! depois de termos aceitado seguir com a gravidez, perder assim, e as dores!!! quando cheguei ao hospital já estava tudo consumado.

Mais logo vou ligar ao ginecologista, ver se dá para marcar a operação para tirar o mioma de vez, e voltarmos a tentar. se engravidei uma vez, hei-de conseguir uma segunda.

Obrigada pelo vosso apoio, estas situações nunca são faceis, e esta gravidez estava cheia de "asneiras" desde o inicio....

beijinhos***

Liliya -
Offline
Desde 28 Mar 2011

Lamento muito a sua perda! Mas não desanimas! Vai chegar o teu dia! Mil beijos e um abraço bem apertado, Lilia

Sofia Cardoso P... -
Offline
Desde 13 Abr 2011

Filipa, lamento muito! Mas gostei de te ler, ainda assim, positiva no sentido que conseguirás novamente. E claro que sim. Espero que a remoção do mioma corra pelo melhor, e que há velocidade que tudo aconteceu, aconteça também uma nova gravidez sem percalços. E se puderes avisar aqui quando isso acontecer, ficarei feliz por ti. Tudo de bom e a correr bem daqui em diante.

Violeta, já não és o meu leitão preguiçoso porque a Patita não deixa, mas não te livras dos DOZE dias de renda que me deves!